Qual o problema do meu motor???

blind3

New member
Boas gente,
Já ando para esclarecer esta dúvida há algum tempo mas nunca o fiz.

É o seguinte, o meu Honda Civic 1.4 GL de 91 tem andado com uns problemas que não consigo descobrir o que se passa por mais voltas que dê.

Sintomas:
- Quando está muito frio, especialmente de manhã, o carro custa-me sempre a pegar, só depois de muitas tentativas é que pega ajustando a posição da alavanca do ar.
- Até o carro atingir uma temperatura normal de funcionamento, o carro anda aos soluços ao acelerar, engasga-se todo.
- Indicador de rotações instável com o carro frio.
- Condensação pelo tubo de escape (visível com o tempo frio e com o motor já quente).
- Pequeno aumento de consumo de combustível.

Coisas feitas até ao momento para melhor funcionamento do motor:
- Substituição das velas para velas aconselhadas da marca NGK;
- Substituição dos cabos das velas;
- Substituição dos filtros de ar;
- Substituição de filtro de óleo;
- Substituição de óleo do motor;
- Purgar liquido do radiador e substituir por liquido anti-congelante sem aditivos e não muito forte para prevenir fugas em possíveis tubos com desgaste;
- Substituição de correia de alternador e correia de distribuição;
- Removi o motor de arranque e verifiquei as escovas e contatos (contatos já um pouco gastos mas nada de preocupante);
- Afinação do distribuidor para a posição de fábrica (Distribuidor estava todo atrasado);
- Vedantes novos na tampa do motor (óleo numa das velas);
- Ajuste do ralenti.

O que acham que será pessoal? Eu tenho receio que possa ter a junta da cabeça queimada e acabei de comprar o carro há cerca de 1 mês, mas por outro lado não me parece vir dai.
O carro quando está quente puxa sempre bastante bem e desenvolve que é uma maravilha, não me sobre-aquece, ventoinha disparara, sofagem sempre quente e não noto perda de liquido refrigerante ou óleo no mesmo.

O carro apenas está a precisar de uma afinação das válvulas pois já se houve o bater das mesmas e de uma limpeza nos carburadores pois as velas já estão pretas nos contatos, o que me parece que seja as borboletas nunca limpas e já bastante sujas.

HELP! [s)]

Não conheço muito bem a mecânica desse carro, mas esses sintomas em muitos carros relacionam-se com sensores etc, como o tps, caso o teu carro tenha, que é o sensor que detém o ponto de rolantim do carro, entre outros sensores, alguns dos quais podes tentar limpar antes de comprar novo

Não conheço muito bem a mecânica desse carro, mas esses sintomas em muitos carros relacionam-se com sensores etc, como o tps, caso o teu carro tenha, que é o sensor que detém o ponto de rolantim do carro, entre outros sensores, alguns dos quais podes tentar limpar antes de comprar novo

Eu para a semana vou desmontar os carburadores pois já precisam de uma limpeza fundo. Sinal disso é o facto de quando acelero o ralenti ficar acelerado e só puxando o acelerador com o pé para cima é que baixa novamente a rotação. Ele está bem ajustado o cabo mas devido á sujidade prende no ajuste de ralenti.
Já vi á pouco num fórum Inglês que pode ser o relé principal, mas acho que o meu carro não tem isso pois n tem ECU.
Sabes onde posso localizar esses sensores?

Boas gente,
Já ando para esclarecer esta dúvida há algum tempo mas nunca o fiz.

É o seguinte, o meu Honda Civic 1.4 GL de 91 tem andado com uns problemas que não consigo descobrir o que se passa por mais voltas que dê.

Sintomas:
- Quando está muito frio, especialmente de manhã, o carro custa-me sempre a pegar, só depois de muitas tentativas é que pega ajustando a posição da alavanca do ar. isto parece-me normal... se o carro é de carburador com o tempo frio precisas de puxar o ar para que ele pegue...
- Até o carro atingir uma temperatura normal de funcionamento, o carro anda aos soluços ao acelerar, engasga-se todo. mais uma vez parece normal... acontece com o meu fiesta de 89
respondido a cor....

respondido a cor....

Uma coisa é puxar e ele trabalhar logo, outra é puxar e levar algumas 10 tentativas ou mais para finalmente o conseguir por a trabalhar..

Sim pode ser normal, mas o único aspeto que me deixa de pé atrás é o facto dos soguetes valentes que ele me manda que mal consigo andar com o carro porque mais parece um touro bravo [8b]

É o teu primeiro carro a carburador..?

Não companheiro, só tive 1 carro de injeção, este já é o meu 4º a carburador, mas nunca tive nenhum que tivesse tamanha dificuldade a pegar a frio e tanto soluçar e condensação.
Agora se é normal, é da maneira que fico mais descansado, apesar de não estar a ver um carro ser muito normal com estes aspetos.

Hoje estive a dar uma limpeza no carro e quando o meti a trabalhar acontece que o fumo branco passou a fumo mais escuro que me sai da panela, para não falar do cheiro a gasolina!

De qualquer maneira deixo um vídeo que fiz ainda agora, para verem o que acham:

Verifiquei também que nos tubos dos carburadores se houve uma espécie de fuga e ao tocar nos tubos deixa de fazer aquele PSSSSS..

Última edição:
Problemas em circuitos elétricos fazem-se sentir mais neste tempo muito frio em carros mais antigos, falo por experiência no meu Corsa A.

Eu tentaria ver várias coisas: velas, bobines, distribuidores, verificar a mistura no carburador, etc ...
Começar pelo mais fácil pode ser que ajude.

O que isso precisa é de uma bela afinação,
os carburadores precisam de limpeza e afinação
mas não é serviço de "bricolage", essa de por o
distribuidor no ponto de origem revela muita ignorancia.
o melhor e mais barato é leválo ao mecanico.

Tambem ajuda mas a quente também sentia qualquer coisa.

Verdade, mas conheço um que se embrulhava todo a frio e que era apenas válvulas.

Como demora a pegar... já não me parece tanto. Mais parece um carburador a não funcionar correctamente a frio. O sistema de "puxar o ar"...

Falta saber se o circuito de refrigeração esta isento de ferrugem, etc..

Ou se a correia está a ponto.. um dente é o suficiente para queimar mal, dificuldade em pegar..

A regulação de ralenti com o ajuste ao distribuidor de forma incorrecta.

Última edição:
O que isso precisa é de uma bela afinação,
os carburadores precisam de limpeza e afinação
mas não é serviço de "bricolage", essa de por o
distribuidor no ponto de origem revela muita ignorancia.
o melhor e mais barato é leválo ao mecanico.

"Tens toda a razão" em chamar de ignorante ao meu mecânico rapaz.. [;)]

Isso de assumir que os outros fazem o trabalho sem ter noção de nada, sim é de completa ignorância.

Mas passando á frente... quanto ás afinações serão feitas para a semana em princípio, tal como referi acima que já estaria a precisar.

Última edição:
Se já mudaste os cabos, velas e distribuidor... como estava o carro antes de mudares a posição do distribuidor?

Isso foi feito a semana passada, levei o carro ao mecânico para ele próprio dar uma volta com ele e me dizer o que achava.

Ele deu uma volta e viu que um dos problemas que eu lhe tinha indicado que era ao chegar as 4000 rotações o motor soluçar um bocado, realmente não era normal.

Foi levado o carro para oficina e quando chegamos reparamos que tinha óleo numa das velas. Foi tirada a tampa e limpo e colocado novos vedantes e ele disse que o problema de soluçar poderia ser derivado ao distribuidor.

Foi colocado o distribuidor no ponto de origem e regulado o ralenti e o problema desapareceu. Já faço em 1ª ou 2ª se for preciso as 8000 rotações sem haver soluços e tal como lhe disse a ele: "Se antes andava, agora voa!"

Ficou impecável a puxar em todos os sentidos com estas pequenas coisas.

Atenção que não falo do problema de soluçar a frio e sim ao chegar as 4000rpm

Ou se a correia está a ponto.. um dente é o suficiente para queimar mal, dificuldade em pegar..

Quanto ao circuito de refrigeração, não notei partículas de ferrugem ou de outras impurezas quando foi feito o purgamento do liquido velho, mas é provável que um carro com esta idade já tenha acumulado alguma coisa.
Não noto rigidez nenhuma também nos tubos.

A correia do alternador parece-me estar no sitio, apenas foi esticada mais um pouco pois não estava no ponto, mas irei verificar novamente.

Vou ver se amanhã passo na oficina para saber o orçamento das afinações, apesar de já saber o das válvulas (15€) e digo logo para me fazer uma revisão geral ao motor.

Quanto ao circuito de refrigeração, não notei partículas de ferrugem ou de outras impurezas quando foi feito o purgamento do liquido velho, mas é provável que um carro com esta idade já tenha acumulado alguma coisa.
Não noto rigidez nenhuma também nos tubos.

A correia do alternador parece-me estar no sitio, apenas foi esticada mais um pouco pois não estava no ponto, mas irei verificar novamente.

Vou ver se amanhã passo na oficina para saber o orçamento das afinações, apesar de já saber o das válvulas (15€) e digo logo para me fazer uma revisão geral ao motor.

Voltar
Superior