Quando a maquina falha...

Piwiqui

New member
Muitos de nos sabem a chatice que é ficar apeado, a confiança abalada nos nossos bolides, as pragas rogadas a marca!!

Sera que ja aconteceu a muita gente?!

Começo eu...
Eu como tenho o defeito terrivel de andar sempre no casco, ja fiquei sem gasosa algumas vezes, felizmente, já não me acontece há muito.

O meu Alfa 146 1.9 Td ja me deixou mal duas vezes, numa foi a bateria que deu o berro e outra foi na ultima noite de natal ( que grande xatice!!!), foi um cabo que liga ao alternador que descarnou e bateria descarregou ( arranjo : 20 Euros!!).

Tmb tenho uym Lancia Delta 1.3 LX, que me deixou mal umavez, mas culpa minha, não troquei correia de distribuição quando devia ( La foram mais de 600 euros!!), de resto sempre se portou bem

NUNCA fiquei de pragas rogadas à marca. "nunca digas nunca", mas acho que dificilmente o farei.

ja fiquei em relaçao a concessionarios (tipo esquecerem-se de apertar velas ou uma peça da suspensao)

a maior parte das vezes...sao meras avarias a que qualquer um está sujeito. nao interessa o preço que paga ou quanto gosta ou odeia a marca X, TODOS correm o mesmo risco.

na vez em que nao me apertaram a suspensao, empenou a suspensao, saimos de lá com uma factura de 9000€...paga por eles:D coisa pouca, tendo em conta que batemos com o espelho a 90km/h num poste...a tentar evita-lo depois da suspensao se partir.
eles ainda queriam por so um amortecedor, um triangulo, etc etc...mas um rapido telefonema pra casa-mae pos logo tudo na linha, pagaram tudo.

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

NUNCA fiquei de pragas rogadas à marca. "nunca digas nunca", mas acho que dificilmente o farei.

ja fiquei em relaçao a concessionarios (tipo esquecerem-se de apertar velas ou uma peça da suspensao)

a maior parte das vezes...sao meras avarias a que qualquer um está sujeito. nao interessa o preço que paga ou quanto gosta ou odeia a marca X, TODOS correm o mesmo risco.

na vez em que nao me apertaram a suspensao, empenou a suspensao, saimos de lá com uma factura de 9000€...paga por eles:D coisa pouca, tendo em conta que batemos com o espelho a 90km/h num poste...a tentar evita-lo depois da suspensao se partir.
eles ainda queriam por so um amortecedor, um triangulo, etc etc...mas um rapido telefonema pra casa-mae pos logo tudo na linha, pagaram tudo.

Tu não vives em Portugal pois não ? É que aqui a culpa seria sempre tua e nunca da marca!

Nunca fiquei apeado (espero nunca ficar) nem ninguém na minha família directa ficou. Felizmente esse azar nunca nos bateu à porta, talvez por culpa de ter-mos um vício grande por Hondas e Toyotas... Entretanto o 3 Citroëns que o meu pai já teve tem sido muito fiáveis e a Fabia apesar de muitos problemas nunca me deixou a mim ou à minha agarrados na estrada!

Já chamei o reboque por causa de um... canhão de ignição que bloqueou: foi no Panda já com 100mil kms, na altura tinha passado há pouco para a chave de reserva tal o desgaste. Aproveitei e meti um jogo completo de fechaduras e canhão para ficar na mesma com uma chave para tudo, se bem me lembro pouco passou dos... 130€! :D (com aplicação, de origem e na marca)

E no Punto chamei o reboque uma vez porque a bateria simplesmente... morreu!

Por uma avaria "grave", digna desse nome nunca precisei.

Já fiquei na estrada umas quantas vezes... culpado: Rover 214 [xx(]

Sintomas: Cabo de embraiagem partido (1 vez), sobreaquecimento no motor (várias vezes!!) uma das quais o motor teve de ser substituído, falha no alternador (várias vezes) até mesmo com o novo cheguei a ficar na estrada passado 1 semana de o ter comprado!!
Além de uma série de reparações extras (muitas!!) que o carro estava sempre a pedir... :(

O meu problema foi mandar arranjar cada vez que tinha um problema, deveria ter colocado o carro de lado muito antes do que o cheguei a fazer! Foi literalmente dinheiro jogado fora... [xx(]

Já precisei do reboque duas vezes.

Uma por falta da embraiagem (no R19) na área de serviço de Alcacer do Sal na A2, a 2ª vez quando o circuto de gasóleo do AX desferrou à porta de casa.

O Clio também já ficou sem bateria à porta de casa e no 1º fim de semana que o tive os amortecedores saltaram em andamento do local de fixação superior em plena serra da Arrábida. Apertados à mão e siga para bingo.

Eu já fiquei 3 vezes :o 2 no meu Passat e 1 na A4.
No Passat foi o cabo do acelerador que partiu da 1ª vez e a correia de distribuição que rebentou da 2ª.
Na A4, foi qualquer coisa da bomba de gasóleo que vertia, e então fiquei apeado em Ponte de Lima, depois de uma noite de Feiras Novas às 7 da manhã com mais 4 marmanjos no carro, depois de levar mais 4 pessoas até ao carro delas.. Pelo menos o carro parou mesmo ao chegar ao outro carro [:D]

dos carros que tive o unico que me deixou apeado foi à pouco o Ibiza Comercial que tinha o cabo de alimentação do motor de arranque partido, resolvido prontamente pela assistencia seat!
de resto tenho tido sorte :)

Eu felizmente nunca fiquei a pé em 70M kms e 1 ano e tal de carta...

Mas nunca digas nunca! :sh)

Até agora só um dos carros que passou cá por casa é que foi difamado e praguejado, contudo o carro mereceu bem os insultos que "ouviu" lol deixou o meu pai apeado umas 3 vezes lololol.

Rover 214 SLI

Ora.. Eu fiquei apeado com o Saxo..
1ª vez - Relé foi à vida.
2ª vez - Bateria descarregada por culpa minha, mas nada que um empurrãozito não tenha resolvido.

Não rogo pragas a' marca, pois tirando isso nunca deu outro tipo de problemas, e as vezes que fiquei apeado.. foi a escassos metros de casa, portanto não me chateei muito.

Antes de mais cumprimentos a todos.

Segue ai a descrição do meu actual veículo e das vezes que me deixou apeado. Clio 1.5dci de 2002, actualmente com ~120.000:

1ª - Com 800km gastou todo o depósito de óleo. Meti um litro e levei à oficina. Levou um motor novo.
2ª - Com 1200km novamente o depósito de óleo vazio. Mesmo procedimento. Descobriram que a fuga era no turbo e não no motor(renault telheiras tem uns mecânicos muito bons...). Turbo novo.
3ª - Imobilizador estava a actuar quando não devia, e não dava ignição, era cortada por este. Fui para o trabalho de transportes, ao fim do dia funcionou e nunca mais deu o mesmo problema.
4ª - Partiu uma peça no pedal do acelerador. É uma espécie de rolamento mas feito em plástico... Esta foi particularmente grave porque estava a meio de uma ultrapassagem no ip3, e fiquei sem acelerador...
5ª - A bomba(?) do depósito de gasóleo (uma espécie de cilindro em plástico) ganhou folga e metia ar nos tubos de gasóleo e parava o motor quando o depósito andava a menos de metade. Esta já foi fora da garantia e custou-me, só a peça que era pouco mais do que um bocado de plástico, 350€!
6ª - O tubo de re-admissão de ar do turbo soltou-se na auto-estrada e o carro perdeu muito rendimento, como não sabia se era algo mais grave foi de reboque para casa.

Como podem ver sou um gajo cheio de sorte... :(

Esta a Rover a ganhar por pouco!!![:p]
Essa de um tipo comprar um carro novo e começar a dar logo xatices é que me parte todo!![8b][8b] , espero nunca ter esse azar

Fiquei pela primeira vez apeado, graças a um tubo de gasolina que vai para um injector que se soltou. O carro andava, mas vertia gasolina e esta escorria para o escape, ou seja, um acidente à espera de acontecer.

Fico algo lixado com estas coisas, que tiram ao carro a sua principal funcionalidade: levar-me de A para B em segurança

Vamos lá a ver se a Rover ganha isto. [:p]

Nos últimos 10 anos só me lembro de ter ficado apeado num Rover, mais marca nenhuma. Também é verdade que há mais de 13 anos que não compro de outras marcas portanto é natural que só estes me deixem ficar mal...

O 111 branco acho que ficou uma vez sem gasolina, foi logo ao princípio de o ter, para aí um ou dois anos, e ainda não estava muito familiarizado com aquela reserva que é de uns 8 litros até chegar ao estado seco. Mas não foi preciso reboque porque meti as perninhas ao caminho e fui buscar um bocadinho de gasolina.

Muitos anos depois foi o cabo da embraiagem que decidiu partir-se lá pelos 130 mil km numa Sexta-feira lá pelas 17H30 quando as oficinas já estão para fechar. Chamei o reboque da assistência em viagem, mas, como estava a demorar muito, resolvi olhar bem para aquilo e ir à drogaria quase em frente comprar um cabo de aço, uns esticadores e uns serra-cabos exactamente como fazemos com os estendais da roupa.

Ao fim de algum tempo, lá chega o reboque quando eu já estava a meio do trabalho. Como ele também não trazia nenhum cabo de embraiagem para aquilo, lá o mandei embora e terminei a instalação do cabo improvisado.

Improvisado mas que ainda deu para regressar a casa, andar todo o fim-de-semana com o carro nas voltas normais (apesar de ter que esticar o cabo aí todos os 30 km ou assim) e ir na Segunda-feira de manhã ao concessionário mudar para um cabo original (que, por acaso, até havia lá).

Portanto este escapou sem reboques.

Vem o Rover 45 novo e logo aí no 2º ano o motor de arranque decide não trabalhar mais. Lá vem o belo do reboque, confirma que não é nada de bateria fraca e lá vai de charola para o concessionário. Não sei se mudaram o motor se quê, nem me interessa, no dia seguinte estava pronto e até hoje nunca mais deu sinal de doença, como é de se esperar num motor de arranque.

Aqui há uns 2 anos decidi adicionar-lhe um determinado aditivo para limpeza do sistema de injecção e passada aí uma semana o carro começa a ter sintomas esquisitos de fome... até que um dia decide mesmo não continuar o caminho e obriga-me a encostá-lo na berma. Lá vai de reboque para o concessionário.

Velas foi o veredicto dos artistas e aquilo até andou bem durante 2 dias... mas depois voltou ao mesmo. Desta vez ainda lá conseguiu chegar pelos próprios meios, embora com a luzinha alarmante acesa.

Desta vez conseguimos entendermo-nos todos e lá se verificou que era o filtro de gasolina entupido. Mas aí uma semana depois estava na mesma... mau... lá vai de reboque novamente.

Como os sintomas eram precisamente os mesmos, lá vão ver o que se passa com o filtro e constata-se que estava novamente entupido... coisa estranha um filtro de gasolina entupir numa semana... (aí é que me lembrei que lhe tinha posto o aditivo maravilha há uns 15 dias atrás...[:D] ). Mas, como são uns gajos porreiros, lá trocaram este filtro em garantia.

Até hoje nunca mais deu sinal, mas acho que também nunca mais utilizei desse aditivo. [:p]

Last edited:
O aditivo é muito bom, por isso é que limpa, mas convém estar atento para esta possibilidade de a porcaria libertada ficar aprisionada no filtro de gasolina (é para isso que ele lá está) e colmatá-lo mais ou menos rapidamente consoante a quantidade de lixarada existente no sistema de alimentação.

Trata-se de um Winn's Injection Power para motores a gasolina. Também há 2 para Diesel (old school e new school) e existe um outro ainda mais agressivo para os casos muito bicudos.

Back