quantas declarações (daaa) já preencheste?

Tecauto

New member
ora bem, a intenção deste tópico é saber quantas declarações amigáveis de acidente automóvel já preencheram/assinaram na totalidade[:p]
eu tenho carta há 12 anos e até ver este está a ser o meu ano mais azarado. sem nunca ter tido sinistros em 12 anos, este ano já preenchi duas declarações, uma na qual tive culpa e outra sem culpa.
outra questão: quando a culpa é do terceiro preenchem sempre a daaa e qual o limite de estragos para o fazerem? um risco mínimo no pára-choques, uma amolgadela na chapa que vos façam exigem o preenchimento da daaa em qualquer circunstância, se for coisa mínima 'não tem importância' adeus, ou nesse caso tentam resolver as coisas sem papeis?

Apenas tive que preencher e assinar 1 vez.

Desde que ambas as partes estejam de acordo com o ocorrido, é para isso que servem. Caso o sinistro seja mais grave ou dúbio, mais vale chamar as autoridades.

Quanto a danos, já me deram um toque quando estava parado num stop, não tinha nada e foi adeus...

Nos últimos 2 anos ando com azar !!
Acho que já preenchi umas 5.

Duas delas fui claramente o culpado! A última foi a semana passada quando arranquei para entrar numa rotunda mas o senhor da frente não arrancou [8b]

Nos últimos 2 anos ando com azar !!
Acho que já preenchi umas 5.

Duas delas fui claramente o culpado! A última foi a semana passada quando arranquei para entrar numa rotunda mas o senhor da frente não arrancou [8b]

[:)] Então, pensavas que isso tinha o botãozinho como o KIT...joking

Preenchi a primeira este ano, um gajo a fazer manobra meteu-me a porta para dentro. Apesar de me pagar em dinheiro, fiz questão de preencher o papel não fosse ele armar-se em esperto. Nem que fosse 1 risco...preenchia.

Eu (ainda) não preenchi nenhuma. Thank God!

O unico "acindente" foi um Sr. a fazer marcha atrás que bateu com o retrovisor na minha mala, "Oh amigo, vá-se embora", disse eu, fiquei com um traço vermelho na chapa...

O carro já veio para as minhas mãos cheio de riscos por isso nem valia a pena concertar...

Eu já preenchi 2, uma das vezes não preenchi na totalidade e arrependi-me amargamente pelo que a partir de agora preencho sempre.

Então foi assim,

Primeiro acidente, outro condutor não parou num stop, como não sabia como proceder chamei a policia e fiz declaração amigavel, com a ajuda dos agentes. Com isto perdi mais de 2 horas. No final o Senhor não queria participar ao seguro, pelo que passamos no mecânico para o orçamento e deu-me de imediato o dinheiro em Mão. Rasgamos a DAA, Cumprimentos, adeus e um abraço.

Da segunda vez tive um acidente com uma condutora que ia a sair de um parque de estacionamento em contramão (!)
O Pai da menina da-se logo como culpado, e disposto a pagar para não participar no seguro.
Com isto preenchemos o DAA à pressão, sem croqui, só mesmo para ficarmos com os dados um do outro, confesso que como perdi imenso tempo com o preechimento da DAA e espera pela policia na primeira situação, aqui facilitei e muito.
Quando informei o orçamento disse que era muito alto pelo que iria participara à companhia. Fui à minha companhia, entreguei a DAA, levei logo na cabeça por estar mal preenchida mas a Surpresa ainda me estava reservada.
Não é que o fulano não só não se deu como culpado como manipulou o croqui para dizer que o culpado era eu?!!!! Caso complicado sem testemunhas, depois de muita agua correr acabou por ficar em 50/50 serviu de lição.

Terceira situação, bateram-me ao sair de um estacionamento, o Senhor ofereceu-se logo para pagar, mas eu exigi o preenchimento da DAA não fosse o diabo tece-las e até porque estava escaldado da situação anterior!

Em boa hora, o orçamento era de 150,00€ para repar o parachoques da frente o que o Sr. achou escandaloso, eu disse logo que não havia problema, entregaria a DAA na companhia e assim foi.
Carro reparado numa semana, com um orçamento que passou dos 400,00€ uma vez que o perito para alem da reparação e pintura do parachoques ainda validou a troca da grelha frontal, friso lateral e optica direita (tinha um risco de 4 cm :sh)).

Em resumo de da minha experiência, a partir de agora será sempre preenchimento da DAA na integra, caso se chegue a acordo vai para o lixo. Caso haja azar estas sempre salvaguardado.

Caso o acidente seja de maiores porporções, duvidoso, ou a pessoa envolvida te levante suspeitas chama SEMPRE a Policia, ficas com um croqui isento e mais correcto e a identificação do outro condutor no auto da Policia.

Last edited:
O meu problema em ter acidentes com pessoas mais duvidosas é esse mesmo.. sei lá se saca duma arma ou desata à porrada porque julga que sou eu o culpado.. Nos entretantos entre vir a polícia e não vir.. Pode dar cagada.

O meu problema em ter acidentes com pessoas mais duvidosas é esse mesmo.. sei lá se saca duma arma ou desata à porrada porque julga que sou eu o culpado.. Nos entretantos entre vir a polícia e não vir.. Pode dar cagada.

O meu medo é em acidentes a noite, ja tive uma experiencia algo mas e digo que em acidente a noite se for so um toque nem saiu do carro e sou mesmo capaz de fugir se vir algo estranho.

A experiencia foi um amigo meu para num semaforo e um Honda Civic preto xunning vidros fumados da-nos um toque ridiculo na traseira vou literalmente um encosto, isto num semaforo deserto, nao saimos quando olhamos para tras sai 2 individuos com um porte consideravel aos gritos a insultarem-nos um deles da uma pancada na mala, o meu amigo so tem tempo de por prego a fundo e so parou dentro da garagem dele. Ele jura que num cruzamos que fizemos ele viu o Honda a vir lançado ao fundo de uma recta, mas sinceramente nao vi nada, o rapaz como estava em panico deve ter sido uma paranoia... mas se tivéssemos saido do carro acredito que dali so para o hospital. O BMW do pai desse meu amigo tinha um amolgadela pequenissma no para-choques, ainda hoje passado 1 ano a tem, 200€ para arranjar aquilo que mal se ve mais vale la estar.

Uma vez tambem as 5 da manha 5 negros (nada de racismos atençao, simplesmente é um facto) abalroaram um Land Rover (que nao sofreu nada e o Renault 19 deles...) como ouvi o estrondo fui a janela e vi eles a ameaçarem o homem um deles com um bastao, o senhor arrancou dali como nunca vi um Land Rover a arrancar.

Realmente a noite sou sincero, se vir que é um carro xunningado ou capaz de arrancar dali para fora, sair do carro nem saiu.

Quanto ao topico, tive de preencher so uma, e com 2 dias de carta que é para começar bem. Nao foi nenhuma azelhice, ate pode ser pior, arranquei com o carro em subida em ponto-morto [:D]:sh) os danos nao foram muitos para o outro carro ja que o Qashqai que estava nao sofreu literalmente nada, mas ainda hoje penso que o homem provavelmente borlou a companhia a grande, entao endireitar a grelha de um Serie 3 E36 e desempenhar o capot custa 1000€?

Quanto ao topico,

Last edited:
1 vez apenas.

Sem culpa, ficou verde para mim num cruzamento, avancei, quando dou por mim uma senhora num BMW a falar ao tlm espetou-se em "T" na minha lateral direita... Fiquei com o carro num bonito estado... Mas ela assumiu logo a culpa.

Em 15 anos de carta, 2 acidentes, ambos na marginal, ambos parado no semáforo, ambos sem culpa minha...

No primeiro, há uns 2 anos, uma Vito desgovernada (descarregada, piso molhado...) veio direito à traseira do meu carro. Felizmente era o primeiro do semáforo e não vinha ninguém, por isso arranquei a fundo e ele só me empurrou ligeiramente. Fiquei com um risco suave no pára-choques, mal se via, por isso nem me chateei com o assunto (o gajo até atravessado nas duas faixas ficou...).

No segundo, já este ano, estava parado no semáforo há uns segundos e um tipo bateu-me por trás, pois estava "a olhar para o mar"... [8b] Assumiu a culpa, mas dizia que o meu carro não tinha nada (partiu-me os apoios do pára-choques e deixou-o todo marcado e riscado). Ele partiu uma óptica, o pára-choques frontal e amassou o capot. Tive de ser eu a preencher a DAA toda (dados dele, croquis, etc) e a colocar o triângulo (ele nem isso tinha). No fim assinou e entreguei-lhe a cópia. Tive de fazer isto tudo na faixa da esquerda (às 15h) pois ele só dizia que já estava atrasado e que o meu carro estava muito bom... Se ele voltasse a entrar no carro raspava-se e eu não tinha testemunhas. Vá lá que o local tinha uma visibilidade muito boa (mas também preenchi aquilo em 10 minutos). 30 minutos depois já estava na minha mediadora a entregar a DAA (deve ter sido recorde nacional, hehehehe).

Deixo apenas uma sugestão, por este último post e da pessoa entre o preenche, não preenche, ir embora (ou até à chegada das autoridades), quase todos possuem telemóveis com câmara é registar logo o acidente, da posição dos carros, apanhar matrículas, etc. [;)]

Deixo apenas uma sugestão, por este último post e da pessoa entre o preenche, não preenche, ir embora (ou até à chegada das autoridades), quase todos possuem telemóveis com câmara é registar logo o acidente, da posição dos carros, apanhar matrículas, etc. [;)]

Sim, tens toda a razão, só que na altura, com os nervos, nem me ocorreu (afinal foi o meu primeiro acidente, hehehe).:sh) Além disso, o facto da culpa ser óbvia também não ajudou a lembrar-me desse pormenor útil. A única coisa de que me lembrei foi anotar logo a matricula dele e não o deixar ir embora (ah, e garantir que AMBOS assinávamos a DAA). Mas para a próxima (a acontecer, esperemos que não) não me vou esquecer de o fazer (haja bateria no telemóvel!).

Já preenchi três. Duas porque me bateram comigo parado (portanto, sem culpa). A terceira, foi o meu irmão que, na minha rua, bateu num carro estacionado em segunda fila. Como ele tinha um compromisso importante, deixou-me os dados dele e uma DAAA assinada. Eu fui espreitando pela janela e, quando vi o dono do carro chegar, fui ter com ele e preenchi o resto.
Também já tive um acidente sozinho, em Espanha (capotei depois do rebentamento de um pneu na AE), mas aí só assinei os papéis dos autos da Guardia Civil.

E essas fotos são validas em caso de conflito?[;)]

preenchi 2, ambas sem culpa.

A primeira parei para um peão passar na passadeira, o de trás não. Preenchemos a declaração, mas reparei no mecânico dele, sem problemas, ficou sem efeito.

A segunda como terceiro, estava de férias e deixei o carro cá estacionado à porta de casa, outro fez o mesmo atrás. Uma Vito lembrou-se de bater no que estava atrás e consequentemente no meu. Foi um caso caricato, o dono do outro carro andou 2 dias a procurar-me para me incluir no acidente, foi porreiro.

Tive mais um, mas sozinho, a traseira fugiu...

Tudo em 4 anos e meio de carta.

4. 3 minhas e uma de uma amiga [:D]

Quando fiz o meu primeiro seguro, na altura na OK Teleseguros, uma das coisas que me enviaram juntamente com a carta verde, DAAA, etc, foi uma máquina fotográfica descartável.

8 anos de carta, muitos kms percorridos, sofri dois encostos no carro.

Um deles em hora de ponta na subida da N117 "Cabos D'Ávila".
A senhora que ia à minha frente resolveu virar-se para trás para tratar do filhote que ia na cadeirinha no banco traseiro. Neste procedimento o pé levantou ligeiramente do travão e eu fiquei sem reacção a ver o carro dela descair para cima do meu. Toque ao de leve e a senhora muito nervosa gesticulou dentro do carro a tentar desculpar-se e arrancou dali para fora!! Felizmente não passou de um leve encosto sem consequências para o meu carro.

Segundo toque, este o mais caricato. Trânsito intenso às tantas da madrugada na Av. 24 de Julho em Lisboa.
O carro que segue atrás de mim quis saltar para a faixa da esquerda com um arranque forte, foi apertado pelo carro que lá seguia e teve de voltar para a faixa de origem onde já não conseguiu parar sem me bater.
Saio do carro com um amigo meu que seguia comigo e saem do outro carro dois brasileiros extremamente exaltados a gritar que a culpa era do outro carro que o apertou e que entretanto tinha avançado bastante porque o trânsito andou. Antes que eu pudesse dizer o que quer que fosse, os brasileiros vão a correr pelo meio dos carros na direcção do outro carro. Penso para mim que já não iam voltar e como é que me ia desenrascar da situação. O meu amigo teve a clareza de espírito de ir verificar o selo do seguro do carro que me bateu e de facto este estava caducado. Entretanto, os brasileiros lá voltam a dizer que tiveram de baixar a bolinha quando abordaram o gajo do outro carro porque este lhes mostrou um destintivo da polícia e perguntou se havia algum problema. Na realidade ele não teve culpa nenhuma, eles é que tentaram ser espertos em meterem-se numa faixa que estava ocupada.
Mais calmos, lá me disseram que percebiam que eu não devia ser pessoa abastada (na altura andava de Fiat Uno TD) e que me pagariam o arranjo do carro. O meu carro tinha o pára choques desencaixado, algo que me pareceu de fácil resolução. O brasileiro deu-me o número de telefone e de facto era o dele, porque lhe dei um toque para ele também ficar com o meu número, mas no entanto, tinha quase a certeza que nunca me iria atender a chamada se o precisasse de contactar...
Felizmente tudo correu bem e no dia seguinte, com ajuda do meu pai, metemos o pára choques no encaixe e ficou sem vestígios do sucedido.

Foram estes os únicos casos de toques que tive em 8 anos de carta sem nunca ter sido necessário preencher a declaração amigável!

Last edited:
Back