Boas ando com uma duvida ja ha algum tempo, se fizer um subida em 5º com o pe a fundo e a rotação nas 3000 ,gasto mais ou menos do q se for em 4º com o pe a meio mas com uma rotacao mais alta ( 4500) ?
Por exemplo se eu for em 5ª a baixas rotações numa descida ( 1000 e pics ) gasto mais do que se for em 4ª ou 3ª sem acelerar.
O cb em 5ª mostra-me 2.0l / 100 km e em 4ª desce para 0.x l/100 km
Isso acontece porque a rotação em 5ª está muito perto do regime mínimo e para evitar que o motor se "cale", a gestão electrónica envia algum combustível para o motor para contrariar essa eventualidade.Por exemplo se eu for em 5ª a baixas rotações numa descida ( 1000 e pics ) gasto mais do que se for em 4ª ou 3ª sem acelerar.
Gasta menos na rotação que tiver maior binário.
Edit: Isto é, para a mesma "quantidade" de acelerador. Tudo o resto varia de carro para carro.
Boas ando com uma duvida ja ha algum tempo, se fizer um subida em 5º com o pe a fundo e a rotação nas 3000 ,gasto mais ou menos do q se for em 4º com o pe a meio mas com uma rotacao mais alta ( 4500) ?
Depende se vais a velocidade estabilizada ou não.Nao necessariamente pq, posso ir em 5º a 90 e a 4º á mesma velocidade, mas como a rotacao esta mais elevada, tenho de dar menos acelerador.
Gasta menos na rotação que tiver maior binário.
Edit: Isto é, para a mesma "quantidade" de acelerador. Tudo o resto varia de carro para carro.
já fiz o teste de andar em baixas a meter as mudanças cedo e andar sempre com o acelerador todo em baixo e o consumo é muito alto mesmo ...
O Edit é muito importante.Gasta menos na rotação que tiver maior binário.
vai ai ao topico do lado que fala de consumos nas descidas, a resposta esta la.Por exemplo se eu for em 5ª a baixas rotações numa descida ( 1000 e pics ) gasto mais do que se for em 4ª ou 3ª sem acelerar.
em termos mt simples, para a aceleracao que escolhemos (zero, se quiser-mos manter a velocidade), gastas menos na mudanca que te permitir ter menor carga de acelerador.Imagina um carro relativamente fraco a fazer uma subida pronunciada num IP ou AE. Podes ir a 90 em 5ª mas tens de acelerar a fundo pra ele não morrer, ou podes reduzir e ir a rotações mais altas mas sem ter de pisar tanto.
A dúvida é aí.