Quanto custa ter um carro?

M6

New member
Ao fim de dez anos já investiu tanto num carro como numa casa. Será que compensa?

In Carteira.pt, 25 de Janeiro de 2010

A pergunta parece inocente, mas a verdade é que um carro é bastante dispendioso, muito mais do que muitos julgam (não, não é só meter combustível e andar).
O custo real de um carro é muitas vezes subestimado, razão pela qual muita gente se vê aflita para manter o seu automóvel e muitos acabam descurar a manutenção (e não só) do veículo.

Edit: esqueci-me de colocar o link para o artigo, aqui fica http://carteira.pt/2010/01/25/planear/estrategias/quanto-custa-ter-um-carro/

Última edição:
Ao fim de dez anos já investiu tanto num carro como numa casa.

Isto é um bocado exagerado, não ? [;)]

Mas de qualquer das formas, concordo na questão fundamental: actualmente possuir um automóvel é muito, muito caro!

Então se se entrar na onda de trocar de 4 em 4 anos... é um sorvedouro de dinheiro!

Ao fim de dez anos já investiu tanto num carro como numa casa. Será que compensa?

In Carteira.pt, 25 de Janeiro de 2010

A pergunta parece inocente, mas a verdade é que um carro é bastante dispendioso, muito mais do que muitos julgam (não, não é só meter combustível e andar).
O custo real de um carro é muitas vezes subestimado, razão pela qual muita gente se vê aflita para manter o seu automóvel e muitos acabam descurar a manutenção (e não só) do veículo.

desenvolve isso que fiquei bastante curioso...

Depende do carro...e da sorte.

Por aqui no AHO, tens exemplos de carros que fazem apenas e só a manutenção programada...como outros que que já tratam o mecânico por tu.

Mas ter um carro não para todos. Conheço pessoas que usam o carro como ele deve ser usado, ou seja, como meio de transporte...mas por não saberem ou por desinteresse, descuram a manutenção, pneus novos, etc etc...

Nestes casos não gasto um tusto com o carro, é pôr gasolina/gasóleo e andar...até um dia, em que a factura é maior que a soma de todas as outras que não quiseram ter.

O automóvel sempre foi um bem dispendioso.

E quanto mais caro é, mais dispendioso se torna.
Complica-se quando vem com defeito de fabrico.

Ainda estará para vir o automóvel de manutenção zero (fora o combustível e os pneus), mas até aí podemos esperar deitadinhos ao por-do-sol.

Última edição:
É bem possivel que assim seja. Uma carro a gasolina que faça 30 kKm ao ano, a uma média de 7l, são, ao preço actual da gasolina (+/- 1,35) 2835€ apenas em combustivel. Fazendo revisões de 15 bem 15 k Km, há a acrescentar +/- 500€ de revisões anuais. Já vamos em 3335€. Isto se não tiver que meter pneus (lá vão mais 200 0u 250 €, logo, 3600€/ano) acrescente-se a este valor o IUC/imposto de selo, portagens, estacionamentos e os inevitaveis "azares" e já estamos bem perto dos 5.000€/ano. Isto tudo sem contar com a "renda" mensal que muita gente paga pelo carro, algumas delas bem puxadas....

Isto é um bocado exagerado, não ? [;)]
É bem menos exagerado do que imaginas.
Lê o artigo: Quanto custa ter um carro? | Carteira (ou salta directamente para a última secção do mesmo).

Mas de qualquer das formas, concordo na questão fundamental: actualmente possuir um automóvel é muito, muito caro!

Então se se entrar na onda de trocar de 4 em 4 anos... é um sorvedouro de dinheiro!
Ou não...
Depende do que valorizas. Se trocares a cada 4 anos, encaixas mais dinheiro por teres menos desvalorização e gastas menos em manuteção e problemas de idade.

Última edição:
O automóvel sempre foi um bem dispendioso.

E quanto mais caro é, mais dispendioso se torna.
Complica-se quando vem com defeito de fabrico.

Ainda estará para vir o automóvel de manutenção zero (fora o combustível e os pneus), mas até aí podemos esperar deitadinhos ao por-do-sol.
Carros com manutenção zero só se o mesmo for descartável/substituível de forma barata, tipo telemóvel ou televisão: quando dá o berro ou arranja ou compra novo.

É bem possivel que assim seja. Uma carro a gasolina que faça 30 kKm ao ano, a uma média de 7l, são, ao preço actual da gasolina (+/- 1,35) 2835€ apenas em combustivel. Fazendo revisões de 15 bem 15 k Km, há a acrescentar +/- 500€ de revisões anuais. Já vamos em 3335€. Isto se não tiver que meter pneus (lá vão mais 200 0u 250 €, logo, 3600€/ano) acrescente-se a este valor o IUC/imposto de selo, portagens, estacionamentos e os inevitaveis "azares" e já estamos bem perto dos 5.000€/ano. Isto tudo sem contar com a "renda" mensal que muita gente paga pelo carro, algumas delas bem puxadas....

É verdadede, esqueci-me do seguro... [8b][8b]

Só onde o artigo falhou na comparação do carro com a casa foi nas despesas, para se ter uma casa não são só as despesas do crédito. Se para o carro consideraram as depesas de gasolina e selo para a casa tinham de considerar as despesas de agua, luz, gás, impostos, etc... Mas não deixa de ser um artigo interessante.

Só onde o artigo falhou na comparação do carro com a casa foi nas despesas, para se ter uma casa não são só as despesas do crédito. Se para o carro consideraram as depesas de gasolina e selo para a casa tinham de considerar as despesas de agua, luz, gás, impostos, etc... Mas não deixa de ser um artigo interessante.
Sim, tens razão.

Sinceramente...parece-me um pouco empolado.

Não consideraram também os custos associados a habitação (electricidade, água, aquecimento, jardins, internet, reparações e outra infinidade de coisas), mas comparam sim com uma década de prestações, o que não faz assim tanto sentido em muitos casos.

Na minha família nenhum carro faz manutenção para lá da programada (neste momento são 4 carros activos e um tractor [:D]), até há pouco tempo mudávamos o óleo em casa e coisas simples como filtros. Todos foram pagos a pronto e admito que nos últimos 7 anos tivemos a sorte de a avaria mais grave ser um botão da consola central que ficou preso...o facto de três dos carros serem a gasóleo e fazerem todos 15mil km ou menos por ano também ajuda.

A minha ideia é que, como mantemos os carros até serem quase obsoletos (embora actualmente sejam moderadamente modernos) nem todos juntos se aproximam do gasto de uma casa a longo prazo...

É dificil um carro custar a longo prazo tanto como uma habitação, pelo simples facto de que quem compra um carro de 15.000€ compra uma habitação de 100.000€ mas quem compra um carro de 50.000€ já comprará uma habitação de 300.000€!
Por muito que goste de carros entendo que comprar um carro é como comprar um electrodoméstico, deve-se apenas comprar o que realmente precisamos!
Não tenho é nenhuma dúvida que ao longo da vida gastamos tanto em carros como numa casa!

Oi pessoal,

O conceito do artigo é interessante mas falha em montes de pontos.
Assim, os que me parecem mais evidentes:
- o que já se falou de despesas de manutenção da habitação e custos de electricidade, água, etc;
- o facto de, se não tens carro, tens que andar de transportes, portanto tens que pagar sempre as deslocações;
- o exercicio é feito com taxas de juro numa altura em que elas estão em niveis históricamente baixos, mesmo muito baixos (o mesmo exercicio à um ou dois anos devia quase duplicar a mensalidade da casa).

Mas que é caro ter carro, lá isso é.

Cumps,
Paulo

O problema é que boa parte dos agregados familiares têm pelo menos uma casa e dois carros. Isto é, dois salários sustentam uma casa e... dois carros! Aí as contas complicam-se ainda mais. [;)]

Comprar um carro familiar novo em Portugal já eu tinha pensado muitas vezes que fica quase tão caro como ter um apartamento T3 numa cidade média.
E por isso é que não percebo como é que mesmo assim se vendem tantos carros novos em Portugal.
Até diria mais, muita gente compra carro novo antes de ter sequer casa ou antes de ter família. Existe em Portugal um fetiche qualquer com os carros, parece mais importante ter um bom carro do que uma boa casa...
Há pessoal que suporta viver numa casa mais pequena ou sem as condições ideais e compra um carro que quase dava para comprar meia casa nova... não consigo perceber isto...
E ainda consigo perceber menos quando se sabe que o dinheiro investido num carro novo desaparece quase todo ao fim de meia dúzia de anos, e numa casa até pode valorizar, é um património que não vai para a sucata se não for vendido em tempo útil.

Eu prefiro comprar carros novos! Compro é carros baratos e mantenho-os pelo menos 10 anos, ou mais, se não derem problemas! Há carros novos desde 9000€!
Conheço muita gente que prefere comprar usados, mas de segmentos acima, como passat, bmw serie 3, audi A4, etc, mas depois não tem dinheiro para lhe fazer a manutenção e quando o carro precisa de uma grnde intervenção trocam-no, perdendo imenso dinheiro!

O artigo está empoladíssimo!

Todos sabemos que os gastos com um carro são grandes, mas uma casa não é só o empréstimo. A casa tem manutenção, avarias, seguros, etc.

Além disso se fazemos contas ao combustível do carro, também é justo fazer contas a água, luz, gás,etc na casa!

Agora, a ter que escolher, que acho melhor investir em uma casa e ter um carro com menos imagens do que ter uma casa alugada e um carro xpto que faz rodar cabeças isso acho, mas isso são contas para outro rosário!

Voltar
Superior