Quanto vale um Rover 25 (1.4 com 103cv)

Esses carros até são porreiros mas o valor comercial deles é baixo.
Apesar de ser um projecto «muito» antigo, tanto o conforto como o comportamento são bastante aceitaveis, diria até que se pautam pela média do segmento.
O motor é guloso para um 1400cc mas também não conheço outro que seja tão explosivo.
Só é pena a sua re****ção estar manchada pelo conhecido problema da junta da cabeça.
Não será isso coisa do passado, serie 200 e 400 ?

Eu não tenho nada mesmo contra a Rover e tomara a mim que se mantivessem á venda assim como os MG, aliás como podem ver pelo meu avatar eu tenho um Rover e tou registado no forum MG-Rover.pt dái ter falado no problema da junta.

Pois é, pena a rover ter acabado.
Quando comprei o meu não encontrei nada que me satisfizesse na relação preço/conforto/equipamento a não ser a rover.
Até agora o meu grau de satisfação é de 99%
Pena precisar de um carro maior, a diesel e não haver rovers para comprar novo!

Nunca percebi o porquê da má imagem da Rover.
Ouço falar tanto mal dos motores TDI, e situações concretas de problemas do nosso amigo ao lado e no entanto a audi, volkswagen, seat e cmpnhia continuam a vender e a ter uma boa imagem.

Nunca conheci um dono de um rover que tivesse um problema grave e que ficasse parado na estrada, o mesmo não posso dizer de outras marcas...
De qualquer modo se o critério fosse unicamente fiabilidade acho que escolhia uma de 3: mazda, toyota ou honda.

citação:Originalmente colocada por Vrumm

citação:Originalmente colocada por joaosa

Quanto acham que vale um Rover 25 Club de 2001 com 120.000kms?

Características principais:
- Motor 1.4 103cv a gasolina
- A/C manual
- Faróis de nevoeiro
- Vidros eléctricos (frente e trás)
- Espelhos eléctricos com desembaciador
- Estofos parcialmente em pele

Extras:
- Barras de tejadilho
- Rádio com leitor de MP3

Interior muito bem conservado.
Exterior bem conservado com pequenos riscos.

JUnta da cabeça de origem?

O Problema desse casso nunca foi a "junta da cabeça" mas sim a bomba de agua que era muito fraca e quem não a trocava em conjunto com a correia de distribuição arrependia-se...

citação:Originalmente colocada por Smoke

Sim tens razao mas vou-te contar o que m sucedeu no meu 214 SI de 96 a borracha da junta começou a perder agua por sorte reparei k o motor tava a aqueçer fora do normal (com a fuga o deposito de agua ja n tinha agua) e tive sorte porque deu por o aqueçimento e voltei pa traz e voltei a meter agua tudo ok motor aqueçimento normal mas fiquei com aquilo na cabeça ao fim desse dia voltei a verificar a agua e ja tava a meio logo dedusi k devia haver alguma fuga levei o carro a marca e ele dectetaram o problema a dita borracha da junta tava a deixar passar agua e nem percisou de mudar a junta do motor pois tava ok... tive sorte foi so por isto é que decidi perguntar ali ao nerusan para ver o k ele dizia.

Então, mas isso é a própria junta da cabeça... não há mais borracha nenhuma que deixe passar o anticongelante e faça aquecer. Esse fino pedaço de "borracha" faz parte da própria junta e nesses de 1996-97 (que foi quando começou a "história" maior) mostrou não ser a concepção mais adequada.

Com um bocado de sorte já terás levado com uma das versões melhoradas dessa junta. [8)]

juntacabearoverk2ri.jpg

A da esquerda é uma das duas primeiras versões da junta, que seria a que tinhas inicialmente no carro. Com um bocado de sorte já te terão posto uma semelhante à do lado direito.

ó DL, mas olha que não é só o problema da melhoria na "borracha", já reparaste, a espessura que assenta na parte dos cilindros, em cima das "camisas" é de 1 ou 2 mm? a tua foto está explicita, tem mais 5 mm que a junta não tapa (repara à direita, as "camisas a verem-se), e isso porque?
Porque existem 2 blocos diferentes (vou procurar fotos) e só uma junta e ninguém ainda me conseguiu explicar o porquê.
Se fizeres uma junta com menos 1 cm de diametro ("buraco do piston") isso nunca mais queima (quer dizer, dura um bocadinho mais hehe)

ah, e a minha avaliação aponta para 3500, 4000 euros no máximo, dependendo se é um classic, connoisseur ou club.

Quanto ao offtopic com o DL, repara na aba das "camisas" e como todo o bloco está interligado com a "camisa" (perto do circuito da água):

motorrover94nh1.jpg

este, sem aba (serie K entre 95 e 99):

motorroverzr8.jpg

Agora, vê uma experiência (falhada) numa junta "alterada".

motorjuncabbz1.jpg

A parte mais baixa (aba) no furo do piston é a a parte que assenta no bloco (repara na parte queimada à esquerda).
Como vês, diminuindo o furo da junta em 0,8 a 1 cm, aumenta a parte de contacto entre cabeça e bloco, diminuindo o risco de queimar.
Claro que no bloco com aba, esses problemas não tem acontecido, pois a junta "entra" dentro do bloco, ficando centrada não só nos 2 pontos laterais, fazendo com que o aperto da cabeça, não empene a junta.
Não é fácil explicar assim, é mais facil ao vivo...

Pah... almocei agora, vens tu agora com abas e assenta não assenta? :D

Inicialmente os motores tinham camisas "semi-húmidas" e penso que terá sido algures para 1995-96 que tiveram a brilhante ideia de os passar para camisas totalmente húmidas (não sei agora os nomes em inglês...), daí haver dois motores "diferentes" e a mesma junta.

Mas eu depois hei-de ler com mais atenção os teus posts. [}:)]

Agora (há poucos anos) descobriram outra... a peça, cá em baixo, onde apertam os parafusos compridos pode ir cedendo com os anos/km/vibrações/ciclos frio-quente e pode fissurar nas zonas de algumas roscas... pelo que esses parafusos perdem o binário de aperto inicial... tá-se a ver o resto do filme, não é? :D

Felizmente também já arranjaram outra melhorzita, feita de outra liga e com um desenho mais robusto. Isto mais uns 10 anos e tínhamos aqui o motor perfeito! :D

Não fossem os chinocas agora enveredar por outro processo de fundição... [8)]

citação:Originalmente colocada por DL

citação:Originalmente colocada por Smoke

Sim tens razao mas vou-te contar o que m sucedeu no meu 214 SI de 96 a borracha da junta começou a perder agua por sorte reparei k o motor tava a aqueçer fora do normal (com a fuga o deposito de agua ja n tinha agua) e tive sorte porque deu por o aqueçimento e voltei pa traz e voltei a meter agua tudo ok motor aqueçimento normal mas fiquei com aquilo na cabeça ao fim desse dia voltei a verificar a agua e ja tava a meio logo dedusi k devia haver alguma fuga levei o carro a marca e ele dectetaram o problema a dita borracha da junta tava a deixar passar agua e nem percisou de mudar a junta do motor pois tava ok... tive sorte foi so por isto é que decidi perguntar ali ao nerusan para ver o k ele dizia.

Então, mas isso é a própria junta da cabeça... não há mais borracha nenhuma que deixe passar o anticongelante e faça aquecer. Esse fino pedaço de "borracha" faz parte da própria junta e nesses de 1996-97 (que foi quando começou a "história" maior) mostrou não ser a concepção mais adequada.

Com um bocado de sorte já terás levado com uma das versões melhoradas dessa junta. [8)]

juntacabearoverk2ri.jpg

A da esquerda é uma das duas primeiras versões da junta, que seria a que tinhas inicialmente no carro. Com um bocado de sorte já te terão posto uma semelhante à do lado direito.

Pois espero k tenham metido uma melhorsita pois isto aconteçeu-me em 99 salvo erro mas prontos ate hoje nunca mais tive problemas com o rover é so a manutençao normal e meter gota e ta ai pas curvas.

boas desculpem o desenterro do deste topico mas estou a pensar comprar um rover deste k esta no standvirtual mt barato e com pouco km´s 130000 km o meu medo é a junta da cabeça, pk ca em casa mora um rover 214si de 94 com 116.000km mas keimou a junta devido a lapso da minha mae k nao lhe metia agua (ja se sabe como sa as mulheres) mudou bomba da agua termoestato, fora disso o carro nao tem dado problemas, gosto muito de rover´s sao carros mt bonitos e potentes o meu avo tb tem um comprou o novo em 97 o 414 mt lindo mas tb ja teve de mudar de juntar acho eu 2 vezes
o carro em kestão é este:

Rover 25 1.4 Club, 2.500 EUR, Santarém - Standvirtual

Se estiver em bom estado como diz o anuncio podes avançar com o negócio oferecendo sempre menos que 2500€, e se precisar de alguma coisa ainda assim não deixa de ser um bom preço.[;)]

sim eu keria ver se baixava um pouco mais nem seja para a gasolina, epa o carro parece estar mt bom agora o motor e juntas é k eu nao sei, mas mesmo assim acho pouco €€€ para o carro k é mas vamos ver o meu comprou um 214si de 94 tb com 9 anos em 2005 tb por 2.500€ com 76.000kms e ate agora so teve o problema junta por esquecimento da minha mae de nao lhe ter posto agua, fora disso é uma grande makina kando se poem o pé no acelarador é um bicho, vamos ver se ele estiver em condições vou avançar, mas primeiro vou falar com duas pessoas conhecidas k tem este carro, cumps

sim eu keria ver se baixava um pouco mais nem seja para a gasolina, epa o carro parece estar mt bom agora o motor e juntas é k eu nao sei, mas mesmo assim acho pouco €€€ para o carro k é mas vamos ver o meu comprou um 214si de 94 tb com 9 anos em 2005 tb por 2.500€ com 76.000kms e ate agora so teve o problema junta por esquecimento da minha mae de nao lhe ter posto agua, fora disso é uma grande makina kando se poem o pé no acelarador é um bicho, vamos ver se ele estiver em condições vou avançar, mas primeiro vou falar com duas pessoas conhecidas k tem este carro, cumps

Já tive um carro com o 1.4K series de 103cv (Rover Streetwise) e é mesmo viciante o motor. Dentro da potencia é dos melhores, melhor que o 1.6 do Golf IV por exemplo (comprovado por mim, entre outros) só que tem má fama da junta. O meu vendi-o com 66 ou 67.000 kms e quase 5 anos (faltavam 2 meses para os completar [:D]) e com tanta coça que levou (para teres uma ideia nunca baixei os consumos dos 9l e tal e cheguei a fazer media de 20l num depósito) nunca deu problemas nem substituiu a junta [;)]

Se não me engano quem mo comprou só teve de trocar à tempos as tubagens do AC...

tenho um colega meu que tem um e neste momento está no estaleiro, no espaço de 3 anos já queimou a junta da cabeça 2x

2x em 3 anos, ou o mecânico que ele vai não sabe o que faz ou ele é que não sabe o que faz, sem ofensa [;)]

Aos interessados, utilizem a pesquisa que o assunto das juntas nos 1.4K series já está muito bem explicado e mais que uma vez [;)]

Tenho um Rover 200 1.6si, mesma arquitectura de motor. Realmente o problema das juntas é conhecido, mas caso aconteça já há uma junta reforçada que resolve o problema.

Eu comprei o meu há 1 ano e meio e até agora tem corrido bem.

Como foi dito o motor é viciantes, cortas às 7,200rpm e é dos 1.4 mais potentes do mercado dessa altura.

Acho que não te arrependes! Tenta baixar 500 euros para já teres preparado para a junta [:D]

Com a falência da Rover e este problema da junta, são bons negócios em usados! Comprei o meu por 400€ e seria 200€ caso não tivesse aparecido outro interessado. [:D]

Voltar
Superior