Que arte marcial praticar?

Já pratiquei Tae Kwon Do e pratico agora Karaté (só deixei a primeira porque o ginásio fechou).Deixo-te um conselho... Tae Kwon Do é muito exigente ao nível da elasticidade das pernas. Para alguém com 30 anos que nunca praticou artes marciais pode ser um pouco frustrante.O Karaté é mais "para todos". E é mais versátil. No meu estilo (goju ryu) tanto tenho "velhinhos" com 60 anos (e mais) cintos-brancos a começar do zero como tenho verdadeiras máquinas-de-bater (no meu dojo há 3 colegas que fazem regularmente o circuito de kick-boxing e costumam sair-se bem).Já agora, concordo com o colega DocJRA. Nas artes marciais há muitos malucos. Já estive em ginásios povoados por skin-heads, doidos por armas, seguranças da noite, do futebol, malta que dá tudo para andar à porrada. Escolhe um ginásio e vai ver uns treinos. Apercebes-te logo do ambiente.E, já agora, para mim, é o melhor desporto que existe (artes marciais em geral, bem entendido). Treinas o corpo e a mente e é um momento ideal para aliviar o stress.

Essa questão sobre o muay thai que foi levantada onde atrai determinadas pessoas prende-se com o facto de como arte de combate e preparação fisica (e isto é apenas a minha opinião) é das mais completas que existe. Logo atrai muitas pessoas que apenas querem-se sentir "bad asses", talvez para compensar falta de outra coisa qualquer.

Um rufia dificilmente vai para o karate devido ao respeito pela arte, pelo mestre, pelos "protocolos" que exige, etc...

Agora penso que isso não deve desvalorizar a arte dos 8 membros. Uma arte de combate milenar com raízes históricas muito completas.

O boxe é das coisas mais limitadas que já vi. Temos um arsenal de armas de ataque no nosso corpo e a única coisa utilizada são os punhos. Um tipo que só perceba de boxe, ao defender-se na rua rapidamente acaba com as costas no chão.

Se o MT ou o kickboxing for complementado com uma arte direccionada para o chão (judo, jiu jitso e até sambo) o resultado é muito mais completo.

Aproveito a deixa, qual a melhor arte marcial para perder peso?
Preciso de abater uns kilos e detesto o ginasio.

Qual delas a melhor para trabalhar cardio e transpirar a serio?

Vão falar falar e falar, e o Pbrms não vai ficar esclarecido.
Sinceramente, acho que deves escolher 3 possibilidades para ti, fazes um treino, e logo tiras as tuas conclusões. Até podes chegar à conclusão que não gostas de praticar nenhuma delas.
Aqui apenas vais encontrar cada um a defender a arte marcial que pratica, nada mais do que isso. Objectividade não vais encontrar praticamente nenhuma.
Apenas deixo um conselho: se estás mal preparado fisicamente, antes de começares qualquer um dos treinos, tenta atingir uma condição física mínima para conseguires treinar.
Eu antes de começar a treinar Muay Thai, estive alguns meses a tentar melhorar a minha condição física.
Eu comecei a treinar aos 36 anos, por isso se tens 30 estás na boa. O desporto, é para todas as idades.

Já pratiquei Tae Kwon Do e pratico agora Karaté (só deixei a primeira porque o ginásio fechou).Deixo-te um conselho... Tae Kwon Do é muito exigente ao nível da elasticidade das pernas. Para alguém com 30 anos que nunca praticou artes marciais pode ser um pouco frustrante.O Karaté é mais "para todos". E é mais versátil. No meu estilo (goju ryu) tanto tenho "velhinhos" com 60 anos (e mais) cintos-brancos a começar do zero como tenho verdadeiras máquinas-de-bater (no meu dojo há 3 colegas que fazem regularmente o circuito de kick-boxing e costumam sair-se bem).Já agora, concordo com o colega DocJRA. Nas artes marciais há muitos malucos. Já estive em ginásios povoados por skin-heads, doidos por armas, seguranças da noite, do futebol, malta que dá tudo para andar à porrada. Escolhe um ginásio e vai ver uns treinos. Apercebes-te logo do ambiente.E, já agora, para mim, é o melhor desporto que existe (artes marciais em geral, bem entendido). Treinas o corpo e a mente e é um momento ideal para aliviar o stress.

Boa! Praticas/praticaste as 2 que estou em dúvida! E por coincidência incrível, o dojo que estou em análise é tb no estilo Goju Ryu (que me tem recomendado face aos restantes estilos mas ainda não percebi o porquê). Procuro isso mesmo, algo diferente em que me possa dedicar durante umas horas e se possivel para manter uns largos anos. Na próxima semana devo visitar algumas aulas para perceber melhor como decorrem e até que ponto me podem satisfazer mais.
Tenho bastante elasticidade como referi e o desafio de dar uns bons pontapés no Tae Kwon Do parece-me aliciante. No entanto o Dojo do Karaté parece-me mais sério ou profissional (é um dojo enquanto o Tae kwon Do é num ginásio).
Em que consistiam as tuas aulas em ambos as artes que praticaste/praticas? Tenho a ideia que o Goju Ryu terá mais katas e menos aprendizagem de combate...

Obrigado mais uma vez por todas as respostas

O boxe é das coisas mais limitadas que já vi. Temos um arsenal de armas de ataque no nosso corpo e a única coisa utilizada são os punhos. Um tipo que só perceba de boxe, ao defender-se na rua rapidamente acaba com as costas no chão.

Eu percebo o que queres dizer, mas acaba por não ser bem verdade.
Tudo bem que não podes usar pernas ou cotovelo, mas mesmo apenas usando os punhos o boxe tem muito que se lhe diga. Afinal de contas, um soco bem dado acaba por atirar qualquer um ao chão.
E se por exemplo analisares o muay thai, a vertente de boxe tem muito que se lhe diga. Tudo bem que ponta-pés circulares ou cotoveladas são bastante eficientes, mas ao mesmo tempo são também arriscados.
Conheço algumas pessoas que praticam muay thai de competição, e tipicamente o treino é complementado com aulas de boxe. E basta ver uns combates para perceber porquê.

No entanto, na minha opinião, para quem procura algo mais completo o boxe se calhar não será a melhor escolha. O que não invalida que seja uma arte marcial bastante eficiente, e um excelente complemento.

Como já foi dito, quase tão importante como a arte marcial que escolheres, deves ter em atenção ao ambiente e quem dá as aulas. Se possível evita os tradicionais ginásios e tenta procurar uma academia dedicada ás artes marciais.

Por fim, se contas ter filhos evita o Krav Maga [:p]
Apenas pratiquei durante umas semanas, mas aquilo era um pouco para o violento. O ideal seria arranjar umas cobaias permanentes para treinar [:D]

podes sempre praticar arte marcial do momento, jiu jitsu. Era algo que gostava de saber mas não aprecio os treinos.

Eu percebo o que queres dizer, mas acaba por não ser bem verdade.
Tudo bem que não podes usar pernas ou cotovelo, mas mesmo apenas usando os punhos o boxe tem muito que se lhe diga. Afinal de contas, um soco bem dado acaba por atirar qualquer um ao chão.
E se por exemplo analisares o muay thai, a vertente de boxe tem muito que se lhe diga. Tudo bem que ponta-pés circulares ou cotoveladas são bastante eficientes, mas ao mesmo tempo são também arriscados.
Conheço algumas pessoas que praticam muay thai de competição, e tipicamente o treino é complementado com aulas de boxe. E basta ver uns combates para perceber porquê.

No entanto, na minha opinião, para quem procura algo mais completo o boxe se calhar não será a melhor escolha. O que não invalida que seja uma arte marcial bastante eficiente, e um excelente complemento.

Como já foi dito, quase tão importante como a arte marcial que escolheres, deves ter em atenção ao ambiente e quem dá as aulas. Se possível evita os tradicionais ginásios e tenta procurar uma academia dedicada ás artes marciais.

Por fim, se contas ter filhos evita o Krav Maga [:p]
Apenas pratiquei durante umas semanas, mas aquilo era um pouco para o violento. O ideal seria arranjar umas cobaias permanentes para treinar [:D]

Sim, repara toda a técnica de dar um soco é a mais detalhada possível na aprendizagem do boxe.
E no que diz respeito aos punhos, não há pai para o boxe.

Mas como dizes e bem, eu por exemplo não estou a competir profissionalmente em treino muay thai e há sempre um espacinho no treino para o boxe. E treino boxe... lá voltamos ao mesmo, porque tirando a posição (muay thai e boxe têm posturas diferentes na abordagem ao adversário), um gancho é sempre um gancho e um uppercut é sempre um uppercut.

Mas como desporto, faz-me impressão a limitação dos punhos do boxe.

Comecei há uns anos a treinar judo, mas depois cansei-me. E como tenho um amigo que é cinturão castanho (salvo erro) em jiu jitsu ainda me ponho a treinar com ele. Acabo submetido em 2 minutos. :)

Mas não sou muito de rolar no chão, prefiro em pé.

E para perder peso, qual a melhor que possa substituir o ginasio?
Tenho ideia que no Karate e afins nao se transpira muito.

Eu diria desportos de "rinque" (kick, M.T, boxe, etc)

Normalmente estes têm treinos mais intensos, pois não existe tanto a parte formal, a formatação das técnicas e estão orientados para momentos curtos de alta intensidade.

Tens ainda a vertente de saltar à corta a sério, transversal a todos eles, que faz-te gastar mais calorias que uma aula de RPM (para o mesmo tempo de exercício, obviamente) e que, na grande maioria, ainda não faz parte do vocabulário das outras A.M. Além da corrida como complemento para ganhares resistência, pois acredita que um gajo mal condicionado fisicamente vai para o ringue e ao fim de 3 minutos já rebentou.

Boa! Praticas/praticaste as 2 que estou em dúvida! E por coincidência incrível, o dojo que estou em análise é tb no estilo Goju Ryu (que me tem recomendado face aos restantes estilos mas ainda não percebi o porquê). Procuro isso mesmo, algo diferente em que me possa dedicar durante umas horas e se possivel para manter uns largos anos. Na próxima semana devo visitar algumas aulas para perceber melhor como decorrem e até que ponto me podem satisfazer mais.
Tenho bastante elasticidade como referi e o desafio de dar uns bons pontapés no Tae Kwon Do parece-me aliciante. No entanto o Dojo do Karaté parece-me mais sério ou profissional (é um dojo enquanto o Tae kwon Do é num ginásio).
Em que consistiam as tuas aulas em ambos as artes que praticaste/praticas? Tenho a ideia que o Goju Ryu terá mais katas e menos aprendizagem de combate...

Obrigado mais uma vez por todas as respostas
O goju ryu é muito versátil. Tanto podes apanhar um sensei que insiste muito em katas, como outro que gosta mais de defesa pessoal ou outro que aposte em combate.
Se és de Gaia, estás com sorte. O centro do goju ryu nacional é na zona do Porto (ao contrário do resto que, normalmente, está centralizado em Lisboa), ou seja, tens muitos dojos por onde escolher. Como te disse, basta uma visita a uns quantos, assiste aos treinos e vês logo qual é o estilo do sensei em causa.
No meu dojo - em Ermesinde - faz-se um pouco de tudo mas com preferência para katas e defesa pessoal.
Mas já fiz umas aulas num outro dojo - no Porto mas que acabou, entretanto - em que só se fazia combate. Só!
Comum a todos, tanto quanto me posso aperceber é o gosto pela preparação física. Para além de karaté e tae kwon do, já pratiquei kung-fu (wu shu), kendo e iaido (mas estes dois últimos por pouco tempo, cerca de 1 ano) e nunca tive treinos tão exigentes do ponto de vista físico como no goju ryu...
Quanto ao tae kwon do. Só posso dizer que é espectacular! Mas o combate é um pouco limitativo. Actualmente, praticamente só se usam pernas, enquanto que no goju ryu, o combate é mais abrangente. Principalmente na versão "go"! É parecido com vale-tudo. Usa-se pés, mãos (abertas e fechadas), cotovelos, joelhos, técnicas de chão, enfim, o que houver. Mas não se pratica. Excepto numa vertente mais civilizada, o randori. Mas que se aprende a lutar, isso aprende-se...

E para perder peso, qual a melhor que possa substituir o ginasio?
Tenho ideia que no Karate e afins nao se transpira muito.

Eu treino Aikido Iwama Ryu à cerca de três anos e por vezes, nos treinos a fazer várias tecnicas contra duas , três pessoas , bastam 1 ou dois minutos para ficar encharcado em água e a arfar até ficar de rastos .

Já eu acho que o boxe é das coisas mais funcionais e eficazes numa situação de defesa pessoal. Pontapés acrobáticos de calças de ganga são para esquecer e ninguém no seu devido juízo leva uma luta de rua ao chão para um terceiro elemento lhe vir pontapear a cabeça.

Os punhos são a arma do combate corpo a corpo por definição e no boxe ganha-se uma mestria com eles que não se tem em mais arte marcial ou desporto de combate nenhum.

Para além das outras coisas que se treinam no boxe como os reflexos e a capacidade física. Quem alguma vez treinou com um boxista competitivo sabe o quão difícil é sequer acertar-lhe e um soco dele até dá gosto ver (não tanto sentir [:D]), é sempre forte e sempre no sítio.

Em resposta ao tópico, acho que nestas coisas é importante variedade e não ficar formatado para uma arte em particular. Vai experimentando várias e não te preocupes muito em encontrar "a" melhor e treinar apenas essa porque todas têm pontos fortes e pontos fracos.

Já eu acho que o boxe é das coisas mais funcionais e eficazes numa situação de defesa pessoa. Pontapés acrobáticos de calças de ganga são para esquecer e ninguém no seu devido juízo leva uma luta de rua ao chão para um terceiro elemento lhe vir pontapear a cabeça.

Os punhos são a arma do combate corpo a corpo por definição e no boxe ganha-se uma mestria com eles que não se tem em mais arte marcial ou desporto de combate nenhum.

Para além das outras coisas que se treinam no boxe como os reflexos e a capacidade física. Quem alguma vez treinou com um boxista competitivo sabe o quão difícil é sequer acertar-lhe e um soco dele até dá gosto ver (não tanto sentir [:D]), é sempre forte e sempre no sítio.

Tu não percebeste o que eu quis dizer.
O boxe ao nível dos punhos é a melhor coisa que podes treinar. Mas apenas e só isso, ao nível dos punhos.
Não te estou a falar de filmes à Jackie Chan com rotativos acrobáticos. Estou-te a falar daquilo que os brasileiros chamam de "feijão com arroz". Boxe complementado com jogo de pernas. Ora isso torna-se kickboxing (já sem falar nos cotovelos do MT).

O ser elusivo em relação ao movimento de corpo também é muito explorado no boxe.
Mas há um aspecto muito importante quando falamos em defesa na rua. O boxe por não ter pontapés e muito menos ir para o chão, tem uma postura em que uma das pernas está demasiado à frente (seja a esquerda ou a direita em função de ser canhoto ou não). Com esse tipo de postura é muito fácil ires parar ao chão, pois estás a partir do princípio que quem treina boxe consegue sempre dar o primeiro soco. Isso nem sempre acontece.

Se te estiveres a defender de mais do que uma pessoa de certeza que não queres ir para o chão, mas uma luta a dois na rua e particularmente se já tiveres acertado uma solha ou outra, podes ter a certeza que a pessoa à tua frente vai-se atirar à tua cintura e acabas com as costas no chão.

Nesse momento o boxe vai servir zero.

O MT por exemplo utiliza a perna como um bastão. Não é como o karate por exemplo em que toca e recolhe. O MT pouco ou nada tem de "acrobático", e acredita que eu lutas de rua e particularmente se a pessoa que tens à frente tiver maus conceitos de defesa, um pontapé lateral à cabeça (particularmente com o tipo de projecção do pontapé do MT) faz tanto ou mais danos que um bom gancho ao queixo e não é preciso seres o Bruce Lee.

Uma boa comparação que podes fazer é agarrares por exemplo no Mayweather e metê-lo à frente do Buakaw ou do Kishenko (kickboxing) ou de um José Aldo (MMA) e fazeres o exercício de quem seria mais bem sucedido numa luta de rua em função das armas que cada um deles tem à sua disposição.

Em relação ao boxe enquanto desporto, está cada vez mais a perder público exactamente por isso. Apenas dois punhos, 12 rounds (o que por vezes é uma seca de todo o tamanho pois os pugilistas têm de fazer a sua gestão de esforço) e ainda por cima com o aparecimento do MMA e com o crescimento do kickboxing europeu, não prevejo um futuro muito bom para o boxe.

Bem, enquanto isso o Mayweather ainda vai sendo o desportista mais bem pago do mundo.

Já eu acho que o boxe é das coisas mais funcionais e eficazes numa situação de defesa pessoal. Pontapés acrobáticos de calças de ganga são para esquecer e ninguém no seu devido juízo leva uma luta de rua ao chão para um terceiro elemento lhe vir pontapear a cabeça.

Em resposta ao tópico, acho que nestas coisas é importante variedade e não ficar formatado para uma arte em particular. Vai experimentando várias e não te preocupes muito em encontrar "a" melhor e treinar apenas essa porque todas têm pontos fortes e pontos fracos
.

Bom post !!

Saber bater e estar razoavelmente habituado a um treino de luta (ter a mobilidade que isso implica) do ponto de vista de uma luta é fundamental. É fácil alguém dar um soco e partir um dedo ou o pulso e os danos serem até superiores aos causados no adversário.

A titulo de curiosidade o poderoso Mike Tyson nos seus tempos de campeão do mundo, pegou-se à noite com um tipo com quem tinha combatido e ganhado e deu cabo de uma mão ao bater-lhe sem luvas.

Mas as artes marciais são muito mais do que a componente de luta e até de preparação fisica, para alguém que vai começar será talvez importante tentar perceber e até sentir como são os vários treinos antes de optar. Uma boa arte marcial bem ensinada é uma excelente escola de pessoas em que se desenvolve o carácter, espirito de sacrificio, lealdade, etc. e isso deve ser o mais importante.

Eu já pratiquei kickboxing e tenho plena noção que em roupa normal pontapés são para esquecer excepto os mais simples e baixos. Pontapés à cabeça? Esquece isso, só se mandares com tanta força que consegues rasgar as calças todas no meio das pernas, caso contrário vão-te prender a perna.

Muitos dos lutadores de MMA lutam ou lutaram boxe. Aliás o kickboxing ocidental começou como uma mistura dos punhos do boxe com as pernas do karate, já que em jogo de punhos os praticantes de karate bem ficavam a ver navios face a um lutador de boxe. Mesmo aqueles que não aprenderam boxe directamente aprenderam indirectamente já que quem pratica karate competitivo (muito diferente do karate tradicional) utiliza um estilo de treino muito mais parecido com o boxe.

O boxe é simples e a sua simplicidade sempre foi o seu ponto forte, perde-se menos tempo a aprender técnicas elaboradas e mais tempo a aperfeiçoar meia dúzia de técnicas simples e eficazes, e o físico por trás delas.

Back