Que carrinha escolher?

E as aulas que nunca mais começam!

É um dado adquirido que se há coisa que a 159 não tem em abundância é espaço! Eletrónica todas têm em abundância. Quanto ao andar bem... depende da carga que transporta, do relevo e, sobretudo, do termo de comparação.

Nem era para comentar os 240 de ponteiro, mas o penhasco era tão grande... como a caixa era curta! Afinal são "apenas" mais 30 km/h que o declarado pelo construtor!!!
Era o que marcava no conta-quilómetros, agora de GPS não sei!! Para veres que ás vezes os dados do construtor estão errados, o meu Lancia a Lancia disse que a velocidade máxima é 225 e numa revista da Espanha eles fizeram um teste e conseguiram atingir 245. Se tu reparares nas foto, onde está a o esquema da caixa de velocidade, diz lá que ás 5500rpm ele atinge 225, e ás 6590rpm ele atinge 245, e ao lado diz lá a velocidade anunciada pela Lancia. É para veres que nem tudo o que as marcas dizem é verdade(desculpem mandar por anexo, mas eu não sei mandar as fotos grandes)
qyepfb.jpg

E as aulas que nunca mais começam!

É um dado adquirido que se há coisa que a 159 não tem em abundância é espaço! Eletrónica todas têm em abundância. Quanto ao andar bem... depende da carga que transporta, do relevo e, sobretudo, do termo de comparação.

Nem era para comentar os 240 de ponteiro, mas o penhasco era tão grande... como a caixa era curta! Afinal são "apenas" mais 30 km/h que o declarado pelo construtor!!!
Eu acredito que os dê.
Os JTD têm boas altas, e ainda fazem mais alguma rotação que o normal num diesel.
Sendo a de 150cv é difícil, e claro que é velocidade de ponteiro, a real deve ser relativamente menos.

Como já disse, a 159 é um carro a considerar. E a mazda 6? O que dizem?
As Mazdas são boas carrinhas, bons motores japoneses, nesses anos acho que o problema que tinham(Não me lembro qual ao certo) já estava resolvido.
É também uma boa escolha, sendi que tens a Avensis que também é uma boa escolha.
Quanto aos consumos da Alfa, pelo que leio são mais altos que os normais do segmento, mas penso que nada de muita preocupação, se calhar é preferível ter antes em conta o espaço interior do que os consumos.

A minha Avensis na altura que saiu(2005) era das que mais gastava, no entanto e sendo eu a conduzir, não devagar mas com cuidado está com um consumo de ~6.5L em misto, não é muito.

Apesar de muito diferentes parece-me que acabo por ter 3 escolhas básicas. A 159, a Skoda superb e a Mazda 6.

A Skoda é a 170cv.
E disseste tudo "a escolha racional seria a Superb, a escolha emocional seria a 159". O problema é que a Skoda em causa é de particular, o que significa que teria de vender o meu carro primeiro para poder pagar. Vou ver o que se arranja, mas não vai ser fácil.

Obrigado pela dica, Lino, mas o limite serão mesmo 18.000 euros (e mesmo assim...).

Tenho lido muito bem sobre as 508, mas o motor 1.6... , não sei. Para quem está está habituado aos 150cv da Vectra e às subidas a abrir...

Obrigado pela dica, Lino, mas o limite serão mesmo 18.000 euros (e mesmo assim...).

Tenho lido muito bem sobre as 508, mas o motor 1.6... , não sei. Para quem está está habituado aos 150cv da Vectra e às subidas a abrir...

Há a carrinha quase pelo mesmo preço (negociável), mas já com quase 160.000 km em cima... :sh):

Peugeot 508 SW Allure 2.0 HDI, € 19.990, Chaves - Standvirtual

Mas sim, passar de um 1.9 com 150 CV para um 1.6 com 112 vai ser uma diferença assinalável. Mas se puderes conduzir uma não deixes de o fazer - às vezes a diferença pode ser menor do que se pensa. [;)]

Finalmente vi uns carritos. Foi pouco proveitoso. A melhor oferta que tive pela Vectra foram 6.000 euros. Esperava mais... Se calhar rende mais se a puser à venda...

Vi a 159. Não devia ter entrado, Linda! muito pequena... e a patroa vetou. É carta fora do baralho. Da Mazda 6 gostei, mas tem um visor minusculo de rádio. Fiquei a saber que paga 350 mocas de selo (!!!) É por ser 2.2? quanto pagam os 2.0?

Vi também umas Insignia, mas não diz nada de especial. O mercado na zona do porto não anda com muitas escolhas. Vou indo e vendo.

As 159 são abaixo da média do segmento em espaço mas nada que seja impeditivo.
Com o 2.0 são uma proposta brutal. Se queres espaço tens a desconfortável Mondeo ou a Passat. Com o 1.8 numa ou o 1.9 ou 1.6 na outra serão carros fiáveis e enormes. Se o espaço é o principal critério ha sempre s-max e Picasso.

Obrigado pelas dicas.
A 159 já foi afastada porque a mulher achou-a muito acanhada. É o que dá a democracia! Mondeo, francamente não gosto. E Passat, há muitas, mas 1.6 (para a minha bolsa) com cavalagens que me parecem muito baixas para o peso dos carros.

E sobre as Insignia ninguém diz nada?

Já vi que ninguém tem Insignias por estes lados.

E Peugeot 508/308 1.6. Alguém tem? Que tal? E a caixa pilotada?

É uma mudança muito grande, mas também as ando a ver...

Continua a minha saga de comprar carrinha nova, que não está fácil pela pouca oferta na minha zona e pelo dinheiro que não estica...

Nunca considerei as C5 porque pensava que todas têm a suspensão pneumática que fica por um balurdio quando avaria. O que me dizem das 2.0 com suspensão normal?

Boas, já compras-te? eu também ando à procura de algo dentro da mesma linha/preços. Ou seja Carrinha familiar até 18.000€
Algumas que tenho andado à procura

VW Passat 1.6TDI 2011
Peugeot 1.6HDI 2011
Volvo V50 1.6 2011
Toyota Avensis 2.0 2010
Opel Insignia 2.0 2010
Mazda 6 2.0 2010
Audi A4 Avant 2.0 2008
Mini Clubman 1.6 2009 (algo diferente)

Praticamente têm todas o mesmo equipamento e Km's

O que dizem?

Last edited:
Boas, já compras-te? eu também ando à procura de algo dentro da mesma linha/preços. Ou seja Carrinha familiar até 18.000€
Algumas que tenho andado à procura

VW Passat 1.6TDI 2011
Peugeot 1.6HDI 2011
Volvo V50 1.6 2011
Toyota Avensis 2.0 2010
Opel Insignia 2.0 2010
Mazda 6 2.0 2010
Audi A4 Avant 2.0 2008
Mini Clubman 1.6 2009 (algo diferente)

Praticamente têm todas o mesmo equipamento e Km's

O que dizem?

Avensis ou Mazda 6
Se tens estas, estás a equacionar carrinhas com menos 2 anos e não sendo nacional têm o risco de ter bem mais Km e outros problemas...

Back