Que carro barato para a cidade?

papaformigas

New member
Ola amigos,

Gostava de obter uma ajuda.

Tenho um carro que ja tem 26 anos em pleno funcionamento e mecanica sem problemas!

O problema dele e que consume muito no para-arranca citadino, e atualmente esta a gastar uma media de 10L/100km o que e um balurdio de despesa.

Por esse motivo edtou a pensar vender este ou coloca-lo na sucata e comprar um
carrito diesel barato para uso na cidade tipo fiat uno, VW axo, polo, golf, Suzuki samurai, vitara, etc.

Gostava da vossa opiniao sobre este assinto e que carro poderia comprar ate uns 2-3 mil euros.

obrigado.

Não devo ter lido bem, tens um carro que conheces bem, e que segundo dizes não dá problemas nenhuns, mas que gasta 10L em cidade, o que até é o normal se o carro for a gasolina, e vais-te meter num charuto a diesel que por esse preço já está todo escafiado.
O pouco que vais poupar em combustivel, vais gastar muito mais em reparações e sabe-se lá que mais, mas a escolha é tua.

O carro que tenho e um renault 19 motor 1.4 de 1990. Sempre esteve sempre na familia com um so dono.

Sim Pedrom acho que tens razao este carro nao da problemas e esta com 185 mil km as vezes uma borracha parte ou cai mas pouca coisa mas gasta muita gasolina,.. ate ja ponderei colocar gpl mas nao vale a pena o investimento ...

Pemsava em trocar por carro a diesel mas apenas sabendo a procedencia do veiculo... sim e verdade que os carros diesel estao muitos ja escavacados...

Que poderei fazer?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Última edição:
Um Citroen AX 1.4D.

deves ter-te enganado no algarismo, não? querias dizer 1.5, presumo, um dos motores diesel mais fiáveis de sempre em todas as marcas.

eu tenho um quase a fazer 25 anos, de mecânica e tirando umas relas que me andam a consumir água a cada dois dias, pois não vedam bem, está bastante bom. ainda há 2 meses fiz uma viagem nele de 350kms e por lá tem andado. o problema é o resto. pintura queimada e toda esfarelada na parte da frente, coisas por dentro que descolam ou partiram, pneus já com alguns anos, embora com rasgo a 70 ou 80%, etc. no entanto, deixo-me estar com ele pelo menos até ao verão. consome pouco, cerca de 6lt a andar devagar e é um 1.4. para te meteres num carrito a gasóleo do século passado ou quase, mais vale mandares verificar o teu e siga para bingo até aos 30. faltam 4 anos e podes sempre ir juntando alguns trocos por mês. nem que na altura tenhas só 5000€, sempre compras algo com 8 anos ou parecido e não com 18 ou 20.

Ola Caditonuno...

Pelo que entendi tem um Renault 19 1.4?

Eu tambem fiz duas viagens grandes com ele para o algarve e foi sempre a andar.. gosto muito do carro o que me chateia e o alto consumo na cidade... ja fui ao mecanico para ver se se podia apertar um pouco o gigle pois o carro e a carborador mas disse-me que a peformance do carro seria ma depois do aperto...

Que acha que poderei fazer para reduzir o consumo na cidade? Ja ando devagar mas o para arranca e que lixa tudo..

Ha tempos eu conheci um senhor que vendeu o seu R19 1.4 que ja tinha um milhao de km pois ele era vendedor e viajava por toda a europa com o carro... depois vendeu o R19 e comprou um laguna e arrependeu-se pois hoje o carro que vendeu ainda anda normal e o seu laguna e so problemas:)

Eu sei que o motor do R19 e um dos melhores motores da renault (Energy 1.4) e e um carro macio sem direcao assistida no entanto nem e muito duro.

O problema mesmo sao os consumos 10-11/100km sao demasiado altos para suportar financeiramente!

Última edição:
Ola Caditonuno...

Pelo que entendi tem um Renault 19 1.4?

Eu tambem fiz duas viagens grandes com ele para o algarve e foi sempre a andar.. gosto muito do carro o que me chateia e o alto consumo na cidade... ja fui ao mecanico para ver se se podia apertar um pouco o gigle pois o carro e a carborador mas disse-me que a peformance do carro seria ma depois do aperto...

Que acha que poderei fazer para reduzir o consumo na cidade? Ja ando devagar mas o para arranca e que lixa tudo..

Ha tempos eu conheci um senhor que vendeu o seu R19 1.4 que ja tinha um milhao de km pois ele era vendedor e viajava por toda a europa com o carro... depois vendeu o R19 e comprou um laguna e arrependeu-se pois hoje o carro que vendeu ainda anda normal e o seu laguna e so problemas:)

Eu sei que o motor do R19 e um dos melhores motores da renault (Energy 1.4) e e um carro macio sem direcao assistida no entanto nem e muito duro.

O problema mesmo sao os consumos 10-11/100km sao demasiado altos para suportar financeiramente!

Para ires comprar um charuto, guardas o dinheiro e pões esse a GPL, o custo/km reduz bastante e tens a possibilidade de ir buscar algum dinheiro que investiste, ao contrário da compra de um carro usado. Era o que faria

Vais poupa na gasolina para gastares mais em oficina, já pensas te nisso??? [;)]

Já agora ve lá se não andas com o termostato do carro avariado e ele anda sempre em "modo" frio e por isso faz consumos absurdos (10L/11L).
O normal para esse carro era andar pelo 8L.

...O pouco que vais poupar em combustivel, vais gastar muito mais em reparações e sabe-se lá que mais...
Completamente de acordo, já para não falar das “surpresas” que poderás ter (ficar apeado de repente, etc.), o que também é importante. Com esse carro já sabes com o que podes contar.

... mais vale mandares verificar o teu e siga para bingo até aos 30. faltam 4 anos e podes sempre ir juntando alguns trocos por mês. nem que na altura tenhas só 5000€, sempre compras algo com 8 anos ou parecido e não com 18 ou 20.

Ora aqui está uma rica ideia apr:)
O carro ao passar para histórico/clássico fica assim tão mais valorizado? Peço desculpa de me estar a desviar um ‘cadinho do tópico mas andei há procura de informações mais precisas acerca deste assunto e não consegui encontrar.

eu não tenho um R19 1.4, o meu é um 1360, ou seja, arraçado de 1.4, mas da marca francesa concorrente "do outro lado da cidade".

o teu carro nunca terá valor histórico e pouco valor terá agora, dar-te-ão 500€ e é por aí, mais 100, menos 100. simplesmente não tem valor comercial. por a GPL não te compensa, terias uns anos de kms para começar sequer a compensar, pelo número de kms que fazes.

mais vale retificares os carburadores se é sem injeção direta. seria o que faria, assim como ver velas e filtros. baixa logo os consumos.

eu não tenho um R19 1.4, o meu é um 1360, ou seja, arraçado de 1.4, mas da marca francesa concorrente "do outro lado da cidade".

o teu carro nunca terá valor histórico e pouco valor terá agora, dar-te-ão 500€ e é por aí, mais 100, menos 100. simplesmente não tem valor comercial. por a GPL não te compensa, terias uns anos de kms para começar sequer a compensar, pelo número de kms que fazes.

mais vale retificares os carburadores se é sem injeção direta. seria o que faria, assim como ver velas e filtros. baixa logo os consumos.

Compensa ainda menos comprar um charuto "novo". Um kit de GPL para um carro a carburador ronda os 1000€, bem procurado consegue se abaixo disso.

Quanto ao compensar ou não, não sabes porque não sabes a quilometragem anual que o OP faz. Para poupar dinheiro a melhor coisa que tem a fazer é colocar a GPL porque é o único investimento sério que consegue fazer

GPL no R19 ou importa um eléctrico.

Carne para canhão por carne para canhão (ou seja, andar na cidade), antes uma dessas opções.

Acho que ainda não foi referido aqui um ponto importante que é a quantidade de km mensais. É que se consumir 10/11 mas for carro de fazer 10km por dia é bem diferente de fazer 70 ou 80 km diários.

Não devo ter lido bem, tens um carro que conheces bem, e que segundo dizes não dá problemas nenhuns, mas que gasta 10L em cidade, o que até é o normal se o carro for a gasolina, e vais-te meter num charuto a diesel que por esse preço já está todo escafiado.
O pouco que vais poupar em combustivel, vais gastar muito mais em reparações e sabe-se lá que mais, mas a escolha é tua.

Bem lá isso é bem verdade.

10L em cidade para um carro a gasolina até nem é muito ( excepto motores a gasolina minimamente recentes e económicos ).

Qualquer 1.2 ou 1.4 dos anos 90 faz 10L em lisboa em horas complicadas sem grandes cargas de acelerador.

pelo carro que tem e pela permissa de andar em cidade, diria que uns 20kms por dia devem ser o máximo que faz, tirando 1 ou outro dia. para gastar quasee 1000€ num depósito a GPL e logo num caro com 26 anos, que só lá para os 30 ou mais é que estará pago, mais vale mandar verificar os carburadores e ir poupando para algo com meia dúzia ou 8 anos de idade daqui a uns 4 anos. foi nesse sentido que eu disse.

já agora, ASOT, foste mais um que só leu o título? ele tem 2 a 3 mil para gastar, não 20...

Amanha levo o carro a oficina para verificar is carburadores, filtros e velas e tambem para ver se o termostato esta bom ou nao.. depois posto aqui os resultados.

Quanto a quilometragem diaria depende mas sim uns 20 km por dia e as vezes uns 40 km talvez duas ou yres vezes por semana...

O tamque cheio da 40 litros e vai-se embora rapidamente numa iqestao de poucos dias... e muito combustivel e muito €€&.

Num carro tão antigo não compensa a meu ver investires no GPL a menos que tenha um valor estimativo muito alto. E como já foi dito um carro a diesel para o para arranca também não é a melhor opção e os custos associados à manutenção do diesel são mais caros. Procura um usado já com gpl de instalação recente e com depósito tórico. Um dos meus carros é um Hr-V a gpl e posso-te dizer que alia a fiabilidade Honda a consumos de 400 kmts com 30 euros de gpl.... Em cidade!!! Agora..., tem um bom sistema gpl. A melhor marca é a Prins. Preferi investir mais mas ter as garantias e fiabilidade deles. É um carro que adoro e um SUV como deve ser. Tem 4x4 e não é como os suv's da moda que encostam à berma da estrada como os outros carros quando fecham estradas no Marão por exemplo. :)

Cumprimentos.

Voltar
Superior