Que carro comprar - familiar?

rrr

New member
Boas,

Ando a considerar a troca da minha 307SW com 270.000km para algo mais recente. Neste momento estou dividido entre 2 cenários: mais do mesmo ou subir de segmento. Pelo que as respostas abaixo serão para os dois cenários...

Que tipo de carros gostas? carrinha ou eventualmente SUV, que apesar de estar na moda não me convenceu ainda por completo...
Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? C ou acima (não sei se é D...)
Que marcas e modelos gostas e equacionas? Segmento C os suspeitos do costume: Astra, Golf, Megane, segmento acima Audi A4 Avant ou Volvo V60
Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Este carro andará quase sempre com os miúdos, já quase a entrar nos teens.
Precisarás de levar carga com frequência? Sim. Mas estando já a considerar veículos com alguma capacidade por natureza, não me interessa os recordistas neste parâmetro. Agradeço alertas se forem muito abaixo da média.
Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? 15 a 20 Kkm (ou mega metros...? :))
Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Sim
Os consumos terão grande importância? Alguma
A potência do motor terá grande importância? Atualmente com um motor HDI 110cv não me importava de subir um pouco.
Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não neste veículo.
Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Voltando aos cenários quer falei, à volta de 25.000 para segmento C e até 30.000€ no segmento acima.
Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Novo não. No caso do segmento C apontava para pouco usado, tipo viaturas de serviço a partir de 2017, segmento acima dentro do possível o mesmo, sendo que assumo que tenha que esticar qq coisa, tipo ir até 2016, 30.000km, etc...

Ou seja, mais do mesmo novo parece-me mau negócio em geral e ainda mais comparado com os usados que poderia ter, à volta dos tais 30.000€. A atual foi comprada nova mas quase nova provavelmente ia buscar qq mais barata do que paguei há 12 anos. No segmento acima tenho muito pouca experiência. As opções que dei com 150cv diesel parecem-me as mais equilibradas. Mas é só teoria, não sei o que vale a pena avaliar ou evitar em termos de anos de lançamento, algum equipamento específico, etc...

Voltar
Superior