Que carro comprar? (Primeiro carro)

Darksef

New member
Bem...bom fim de semana a todos. Como tinha dito neste tópico (https://forum.motorguia.net/forum-geral/162501-exame-conducao-porto-duvidas.html), fui a exame quinta feira e correu tudo bem. Sendo assim... já fui dar umas voltas com o carro dos meus pais mas como qualquer recém encartado, quero ter o meu próprio "bicho". Como nem a experiência, nem o orçamento são altos, optaria por algo em torno dos 3k-4k. De qualquer das maneiras opiniões/conselhos são bem vindos(as).

Que tipo de carros gostas?
Tanto faz, mas prefiro desportivos.

Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
A,B e C

Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
Normalmente não, mas quero ter essa opção.

Precisarás de levar carga com frequência?
Não

Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
Sim

Os consumos terão grande importância?
Sim, dentro do possível.

A potência do motor terá grande importância?
Sim, alguma, dentro do possível.

Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
4000 (valor máximo)

Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
Com este orçamento...usado obviamente. A partir de ~2000.

Qual a tua faixa etária?
22 anos

Tens preferência por alguma marca?
Não

o que vale é que eu já tenho um texto aqui guardado para estas ocasiões. já agora, qualquer que seja a máquina, muito juizinho e cumpre minimamente os limites durante algum tempo, ganhando calo, pensa que também há outros na estrada e não só tu e se te apitarem ou darem sinais de luzes, assume, é porque fizeste alguma asneira. [:D] já agora, começa desde já usar piscas também. [:p]

quanto ao carro, tens é que ter consciência que este e outros carros andaram já quase todos em 2/3 mãos, em que quantos mais donos pior trato terá tido, alguns têm pormenores duvidosos e todos terão problemas para arranjar ou pintura a precisar de uma intervenção. depois há a questão do seguro, IUC, inspeção, manutenção preventiva, seja correia, filtro e óleo ou outra coisa e uma ou outra peça para arranjar. [;)]

Isso só vendo o carro em pessoa, mas, estando em bom estado, por que não? Atenção é ao facto de ser a gasóleo, que não gosta muito de andar a fazer percursos curtos, sobretudo se tiver filtro de partículas. Convém saber isso e, se tiver, saber em que estado está.

então andas a ver mitsus lancer com 230 mil em lisboa sendo tu do porto? :confused:

o 207 está bem porreiro. até agora só encontrei um por volta dos 4000€, penso que mais qualquer coisa. era a gasóleo e foi há uns 4 ou 5 meses. ou seja, já andam mais baratos, pelos visto. é um carro que está a fazer 13 anos, sendo ese de 2007, pelo que poderia estar mais barato, mas o mercado está assim esquisito. mas em termos de design, é um carro que não foge muito aos padrões atuais em carros desse segmento. pode, portanto, ser uma boa hipótese e não custa nada ir vê-lo. esse motor é muito fiável.

A vontade de ter um BMW é muita... Não tenho grande noção se está a bom preço ou não... Mas para um rapaz de 22 anos, não me parece nada adequado.

Já tive um 320D de 2000, é um carro muito fiável, mas tem em atenção que as peças são caras.

Não é bem vontade de ter um BMW, eu só estou a sondar todas as hipóteses antes de tomar alguma decisão. O orçamento não é grande mas continua a ser dinheiro nomsayin...[:D]

E sim, o problema das peças serem caras é uma das minhas preocupações.

Já agora, porque dizes que não é adequado para alguém de 22 anos? Por ser sedan?

Não é bem vontade de ter um BMW, eu só estou a sondar todas as hipóteses antes de tomar alguma decisão. O orçamento não é grande mas continua a ser dinheiro nomsayin...[:D]

E sim, o problema das peças serem caras é uma das minhas preocupações.

Já agora, porque dizes que não é adequado para alguém de 22 anos? Por ser sedan?

Sim, por ser sedan/carro familiar.

A escolha mais racional seria um carro mais recente e com o menor numero de kms, para evitares custos de manutenção altos... Talvez um clio, Punto... dentro disto.

Back