Que carro comprar? Substituir Golf 5

DanielFernandes

New member
Boas malta, este é o meu primeiro post e venho pedir-vos ajuda!
Tenho de momento um Golf 5 2.0 140cv, que comprei, enganado, onde já gastei quase 2500€ em reparações e o carro ainda não está bom, aliás, foi mal arranjado sempre que lhe tocaram, e come bastante óleo (1L/1000km sensivelmente).
Comprei-o, sem saber, com a cabeça partida, pedi a um mecânico conhecido para arranjar, que fez um trabalho muito mal feito, inclusivé tendo-me partindo 2 injetores(que foram substituidos por 2 usados), não me trocou segmentos, nem reparou camisas dos pistons, não me disse para reparar os injetores, etc... Todas estas coisas eu não sabia que deviam ser feitas, até após.
Entretanto o turbo já foi à vida e os tubos do intercooler também, e mais umas coisinhas. O carro tem a cabeça A, conhecida por estalar muito, porque não conseguiram reparar a antiga.
Como sei que este modelo é conhecido por dar problemas, talvez seja melhor simplesmente livrar-me dele.
Adoro a condução do carro, a potência é perfeita, e a versatilidade do carro, pequeno e poupado, e mesmo assim cabe lá toda a gente e a bagagem. Estou mesmo à procura de um substituto que seja tão bom (ou melhor). Agradeço toda a ajuda!

1. Que tipo de carros gostas? Hatchback/Sedan compacto (Volkswagen Golf, Volkswagen Jetta, BMW série 3, Volvo S40/60, Mercedes C220 W204, Skoda Octavia/Rapid, Mazda 3/6 sedan, Seat Leon 2014+, Seat Exeo, Honda Civic sedan, Accord +-)
  2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? B - Hatchbacks e Sedan compacto
  3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Volkswagen Golf 5 e 7 (não sou um grande fã do 6), Volkswagen Jetta, BMW série 3, Volvo S40/60 (um pouco antigos por dentro), Mercedes C220 W204, Skoda Octavia/Rapid, Mazda 3/6 sedan, Seat Leon 2014+, Seat Exeo, Honda Civic sedan, Accord, Toyota Auris, Peugeot 407. Prefiro Diesels pela facilidade de ponto de embraiagem, e força em baixas, se bem que carros mais atuais já não há muita diferença.
  4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Sim, quase semanalmente.
  5. Precisarás de levar carga com frequência? Algumas coisas leves, mas que ocupam espaço, algumas malas, toalhas, raquetes de ténis, coisas para barbecues, praia, escalada...
  6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? 15.000 - 20.000, penso que sim.
  7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Algumas pequenas viagens, mas diria que 70-80% em vias rápidas/autoestradas
  8. Os consumos terão grande importância? Alguma sim. O meu atualmente está a fazer 6.7L/100+, gasto quase 1 depósito por mês. Acho que tem a haver com os problemas do motor.
  9. A potência do motor terá grande importância? Sim, não gostava de nada mais lento do que tenho (ou pelo menos não muito...)
  10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não, isso gosto de fazer a pé
  11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Máximo dos máximos 8000€
  12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Provavelmente terá que ser um usado para o valor que estipulei. Diria a partir de 2004, um carro com direção assistida, fecho central, muito seguro em caso de acidente (vários airbags, seguro para todos os envolvidos), rádio com bluetooth (pode-se sempre meter depois) e sensores de marcha-atrás. Se possível com cruise control, luzes automáticas, limpa parabrisas automaticos, luzes xenon ou leds, e funcionalidades extra como abrir ou fechar os vidros com o comando, fechar os espelhos, mas isso são tudo extras.

Aproveito para adicionar que até à data, ainda não gostei realmente de conduzir muitos carros.
Gostei até à data: do meu Golf 5, um Toyota Auris 1.4d 90cv 2014, um BMW 320d de 2010(automático), um Tesla 3, e um Mercedes C220 de 2004 (automático).

Para além desses já experimentei:

• Honda CR-V 2018 diesel (-)
  • Rover 45 2005 gasolina (+-)
  • Honda Civic (97) a gasolina (-)
  • Renault Megane 1.6 gasolina 2004? (+--)
  • Opel gasolina 1.0 75 cv 2020 (+-)
  • Volvo V40 1.6 (++-)
  • Mercedes 190 2.0 '89 (muito suave, mas não tem genica nenhuma)

Agradeço todos os conselhos que possam dar. Muito obrigado.

a gasóleo ainda adquires um bom carro e até 8000€ podes encontrar algo com 10/12 anos, mais recente que o teu golf. quem trocou aquele motor por um com cabeça similar foi um grande nabo. troca-se sempre pela B ou mesmo pela C, pois ainda há algumas B que não sõ propriamente fiáveis. o problema é que não te irão dar muito pelo carro como ele está. mas o principal aqui foi teres metido o carro nesse mecânico, que só o é porque ele diz que sim. mas agora que o mal está feito, é procurar algo. um 1.6 com 120cv casaria muito bem (há em muitas marcas e são quase todos do mesmo grupo FORD/PSA) ou então um 1.5dci.

Obrigado pelas sugestões, mas acho que no meu caso acho que não faz sentido ir para algo tão grande, algo como o Golf já me dá bastante bem para o dia-a-dia e até as pequenas viagens que faço :)
Adorei a sugestão do chevrolet. E confesso que fiquei tentado!
Sabes-me dizer algo em relação á fiabilidade desses modelos/motores?

a gasóleo ainda adquires um bom carro e até 8000€ podes encontrar algo com 10/12 anos, mais recente que o teu golf. quem trocou aquele motor por um com cabeça similar foi um grande nabo. troca-se sempre pela B ou mesmo pela C, pois ainda há algumas B que não sõ propriamente fiáveis. o problema é que não te irão dar muito pelo carro como ele está. mas o principal aqui foi teres metido o carro nesse mecânico, que só o é porque ele diz que sim. mas agora que o mal está feito, é procurar algo. um 1.6 com 120cv casaria muito bem (há em muitas marcas e são quase todos do mesmo grupo FORD/PSA) ou então um 1.5dci.

Obrigado! Já estive a ver alguns dos que disseste e fiquei com a pulga atrás da orelha.
Alguma dica/problema em especifico a ter cuidado? Numa pesquisa inicial pareceu-me que os 1.5dci até 2010 tinham problemas com as bielas (até acho os de 2014 mais bonitos, por isso melhor)
Os valores de alguns já sobem um bocadinho para lá do meu limite mas ainda encontro alguns.

Já agora: Fazes alguma ideia dos hondas 1.6/2.2 a gasóleo? Encontrei um ou outro que me pareceu interessante, e sempre ouvi fala rbem da Honda, se bem que são conhecidos é pelos modelos a gasolina.

chevrolet esquece, não há grandes peças, o que há é original, é marca que saiu de portugal há uns anos e penso que da europa até também saiu.
qualquer coisa vais ver-te grego. quanto à honda, o material costuma ser caro, mas resistente. os 1.6 da honda são bons motores. talvez possam gastar mais qualquer coisita, mas não posso dar-te mais indicações, pois não costumo lidar com japoneses. não conheço ninguém que os tenha, mesmo os nissan, que são até muito afrancesados.

Desculpa a demora a responder Nuno, obrigado pelo feedback. Vi e fui fazer algumas pesquisas.<br>Consegui testar um Honda 1.6 este fim-de-semana e de qualquer forma não fiquei muito impressionado em termos de velocidade de arranque.
Eu gostava de conseguir evitar passar para um carro mais lento que o meu, achas que a diferença é notória nos 1.6/120cv que sugeriste? E, como se comparam com, por exemplo um 1.6TDI de 110cv?
Já experimentei um Volvo V40, com o 1.6 e também não me fez aquele "wow. gosto!"
Não é que ande sempre a acelerar, mas gosto de saber que tenho aquela resposta rápida do carro. Até já me disseram para ir para um gasolina aspirado.
O que puderes ajudar, agradeço!
(Ou mais alguém que esteja a ler)

Percebo o que dizes. Na minha opinião vais sempre sentir a diferença de um motor 1.5 / 1.6 com 105/110/115 cavalos para o teu motor 2.0 de 140 cavalos. É um motor "maior" e com mais binário. Por exemplo dizes que não ficaste impressionado com a velocidade de arranque desse Honda 1.6. Será por isso mesmo

Se experimentaste um 1.6 dtec, um dos melhores nessa cilindrada, e não gostaste, então tens de procurar um 2.0.

Portanto, praticamente qualquer 2.0 diesel mais recente que o teu golf será melhor.

Agora já sabes, procura 2.0's...

Ou então, mudas o chip, assumes que os 1.5/1.6 são mais lentos no arranque inicial, e continuas a busca por aí.

Boa sorte

Mesmo os 2.0 podem não ser tão "rápidos" no arranque como o teu antigo. O meu pai tem um V com o 2.0 TDI, e eu tive uma carrinha VI com o 2.0 TDI (já o CR), e o V tem bem mais saída em baixas (ou pelo menos aparenta ter).

Mesmo os 2.0 podem não ser tão "rápidos" no arranque como o teu antigo. O meu pai tem um V com o 2.0 TDI, e eu tive uma carrinha VI com o 2.0 TDI (já o CR), e o V tem bem mais saída em baixas (ou pelo menos aparenta ter).

É o de 110cv ou o de 140cv?
Isto é importante para mim, porque até já tinha pensado em ir para um Golf 6/VI 2.0. Se bem que é dificil encontrar os 140 na tugaland

O que não é de admirar, atendendo que o CR é mais linear que os PD.

Desculpa a demora a responder Nuno, obrigado pelo feedback. Vi e fui fazer algumas pesquisas.<br>Consegui testar um Honda 1.6 este fim-de-semana e de qualquer forma não fiquei muito impressionado em termos de velocidade de arranque.
Eu gostava de conseguir evitar passar para um carro mais lento que o meu, achas que a diferença é notória nos 1.6/120cv que sugeriste? E, como se comparam com, por exemplo um 1.6TDI de 110cv?
Já experimentei um Volvo V40, com o 1.6 e também não me fez aquele "wow. gosto!"
Não é que ande sempre a acelerar, mas gosto de saber que tenho aquela resposta rápida do carro. Até já me disseram para ir para um gasolina aspirado.
O que puderes ajudar, agradeço!
(Ou mais alguém que esteja a ler)

Se experimentaste um 1.6 dtec, um dos melhores nessa cilindrada, e não gostaste, então tens de procurar um 2.0.

Portanto, praticamente qualquer 2.0 diesel mais recente que o teu golf será melhor.

Agora já sabes, procura 2.0's...

Ou então, mudas o chip, assumes que os 1.5/1.6 são mais lentos no arranque inicial, e continuas a busca por aí.

Boa sorte

compreendo o teu ponto de vista. eu tenho o velhinho 1.9 e se conduzo algo com menos cavalos, digamos um 1.6, por exemplo ou a carrinha feia da minha mulher, que nem tem ponto de comparação, então fico dececionado também. 320nm de binário era excelente na altura, hoje em dia e se não fossem os IUCs, muita gente andava em 2.0 e não 1.5, 1.6 e mesmo 1.3. vais sentir-te bem dececionado. terás que procurar um 2.0, mas o IUC são cerca de 250€, penso que menos 20€ ou algo assim nalguns modelos, noutros mais uns 10€. é tentares procurar um 2.0 ou um 1.6 com 300nm... esses já andam bem! portanto, vou muito pelo post do drifting. ou assumes que andam menos e são mais lentos ou procuras um 2.0.

Eu arranjava o Golf. [:D]

Ou comprava um Golf VI 2.0 TDI 140cv. De vez em quando aparecem uns bons, e quase todos Highline.

É uma boa sugestão, no fundo manter o que gostas e trocar o que queres melhorar.

Creio que o golf VI era muito robusto e o motor 2,0 tdi de 140 cv common rail é mais fiável que o teu que creio será de injector bomba, com performances muito próximas, ainda que ligeiramente menos explosivo.

Sugestões de carrinhas e motores 1,5/1,6 é essencialmente porque não leram o teu post inicial.

Agora o orçamento inclui dar o teu de retoma ou não ?

É uma boa sugestão, no fundo manter o que gostas e trocar o que queres melhorar.

Creio que o golf VI era muito robusto e o motor 2,0 tdi de 140 cv common rail é mais fiável que o teu que creio será de injector bomba, com performances muito próximas, ainda que ligeiramente menos explosivo.

Sugestões de carrinhas e motores 1,5/1,6 é essencialmente porque não leram o teu post inicial.

Sim, o dele sendo o 2.0 TDI do Golf V, é injector bomba. [;)]

É o de 110cv ou o de 140cv?
Isto é importante para mim, porque até já tinha pensado em ir para um Golf 6/VI 2.0. Se bem que é dificil encontrar os 140 na tugaland

140. Não quero com isto dizer que o motor CR do VI é insuficiente, longe disso, mas se pisas a fundo por exemplo ás 2K RPM, o kick do V é bem mais notório. Para mim foi mais do que suficiente e ainda hoje deixa saudades. Belo motor! Se optares por um, não ficas nada mal servido, quer em andamento, consumos e fiabilidade.

É pá! Isto ganhou tração! Já parecia o Golf a arrancar [:D]
Obrigado a todos malta.
Já consegui definir que estou entre:
- Reparar Golf V
- Tentar comprar um Golf VI 2.0 140 (estão todos tão caros!)
- Mudar o chip e passar para algo mais lento

Sendo que o problema do carro terá alguma coisa a haver com segmentos, para estar a comer óleo. E possívelmente injetores a precisarem de ser reparados. Alguém me sabe dar uma estimativa de quanto é que um trabalho destes custaria?
O carro levou a cabeça nova, distribuição, kit de juntas e bombas de água há 1 ano / 15.000km quando se reparou (mal) a cabeça. E um core do turbo em Dezembro. Para dar alguma ideia de coisas que em principio não são precisas trocar.

Conheço um rapaz que trabalhou na Bosch que me disse que os injetores eram 250€/cada, se não precisarem do corpo, senão, são mais 70€/cada.

Estou a analisar a situação. A tentar perceber quanto fica o arranjo, e onde é que vou arranjar (não quero pagar outra vez por trabalho mal feito).
De momento tenho cerca de 9000€ disponíveis. Daí pensar em cerca de 8000€, e depois vender o anterior. Aliás, estava a pensar em vender e comprar a particular para perder menos dinheiro na troca de modelos.
E sim, o meu é injetor bomba

É pá! Isto ganhou tração! Já parecia o Golf a arrancar [:D]
Obrigado a todos malta.
Já consegui definir que estou entre:
- Reparar Golf V
- Tentar comprar um Golf VI 2.0 140 (estão todos tão caros!)
- Mudar o chip e passar para algo mais lento

Sendo que o problema do carro terá alguma coisa a haver com segmentos, para estar a comer óleo. E possívelmente injetores a precisarem de ser reparados. Alguém me sabe dar uma estimativa de quanto é que um trabalho destes custaria?
O carro levou a cabeça nova, distribuição, kit de juntas e bombas de água há 1 ano / 15.000km quando se reparou (mal) a cabeça. E um core do turbo em Dezembro. Para dar alguma ideia de coisas que em principio não são precisas trocar.

Conheço um rapaz que trabalhou na Bosch que me disse que os injetores eram 250€/cada, se não precisarem do corpo, senão, são mais 70€/cada.

Vamos lá a ver, esse Golf tem falta é de um mecânico bom.

Esse carro tem alguns podres, mas também nao é um bicho de sete cabeças, Quanto à cabeça, já ouvi referências à cabeça AMC para o 2.0 TDI, mas nao tenho feedback fechado sobre isso é pesquisar na net e informar-se junto de quem sabe. O carro neste momento está a gastar água? Como está de performance e fumos? Consumos, ok? Embraiagem e bimassa, estao ok? Quantos kms tem o carro?
O que pode ser ai mais chato é o consumo de óleo, esses motores sempre beberam óleo, mas 1 Litro a cada 1000kms é demasiado.

Quanto aos injectores, penso que o tema tem a ver com os injectores Siemens, mas 250€ por cada injector devem ser novos, isso nao se pode reparar e testar?

Quanto ao turbo e as tubagens do intercooler, parecem-me coisas com menos importância e que se estao reparadas, é tirar o tema de cima da mesa.

Confesso que a minha literacia 2.0 TDI PD já foi há uns anos atrás, nao sei como está o tema agora, mas o que nao falta ai sao BKD's rijos a andar a rondar o meio milhao de kms. Fala com o eBlase e o BrunoD que eles podem-te dar alguns conselhos.

Isto também depende do estado geral do carro, quanto a mim é o que ia pesar na decisao. Ainda recentemente conduzi um A3 2.0 TDI PD140 de 2004 com poucos kms (120000kms) e o carro é uma delicia, que nada deve ao que se faz hoje em dia, sobretudo em termos de robustez e pisar no asfalto, prefiro aquele carro a muita coisa que se vende nova hoje em dia. Se esse Golf de interiores, pintura, suspensao e travoes está ok, nao seria um BKD doente que me ia fazer gastar uma pipa de massa na troca e possivelmente passar para algo menos... porreiro. [:D]

Quanto ao VI 2.0 TDI 140cv CR, é um carro que corrige muitas falhas do V 2.0 TDI PD, tive um motor desses e foi dos melhores 4 cilindros Diesel 2 litros que passou pelas minhas maos em termos de eficiencia, estupidamente económico, até ver sem grandes issues de fiabilidade e com um andamento mais que solvente, mesmo a puxar uma Passat Variant, ainda que com caixa DSG.

Voltar
Superior