Que carro comprar

Pedrocunha37

New member
Olá a todos:

Vou ser pai pela primeira vez este ano e precisava da vossa ajuda na compra de um carro uma vez que o meu atual (super fiável e económico) Twingo 1.5 DCI não é ideal para a logística familiar que se avizinha.

Procuro um carro fiável e económico que seja para durar muitos anos. Aqui vai a resposta às perguntas da praxe.
  1. Quais os segmentos ou tipo de
  2. carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? SUV mais para o pequeno, tipo crossover, segmento B. A mulher nem se importa com carro maior tipo Cupra e Troc.
  3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? VW Taigo DSG 115cv e Ford Puma 125cv. preferência por um caixa automática
  4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? teremos maioritariamente a nossa filha para levar e trazer na creche
  5. Precisarás de levar carga com frequência? Servirá para transportar os habituais carrinhos de bebé e compras apenas
  6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Vamos apontar para valores entre os 12.000 kms e os 15.000 kms.
  7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Circulo diariamente uns 5 kms de em estradas nacionais/ municipais e ao fim de semana faço frequentemente entre 50 em nacionais e 100 km em autoestrada.
  8. Os consumos terão grande importância? Sim, tao económico/eficiente quanto possível
  9. A potência do motor terá grande importância? Não.
  10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não
  11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Diria entre 20 e 30 mil, sendo que podemos ir um pouco acima caso justifique pela qualidade superior do carro
  12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Novo, ou de serviço ou pouco usado, até 20.000 kms, arranja-se qualquer coisa. Em termos de ano, não anterior a 2022
As ofertas que me fizerem nos concessionários foram as seguintes:​

VW Taigo Urban 1.0 115cv DSG (Out2024 0km): 26999€

Ford Puma ST line X mHEV 1.0 ecoboost 125cv automático com pack tech (novo): 28513€

também fui à matrizauto e tinham lá este:
Cupra Formentor 1.5 TSI DSG (importado jan2021 65000km): 28999€

o cupra já não me parece ser tão económico e já tem mais km, daí preferir para já o Taigo ou o Puma. Mas estou aberto a outras sugestões

Um abraço a todos e obrigado muito pela ajuda!

por esses valores consigo trazer da alemanha um cupra de 245cv. para o 1.5 TSI normal imagino que por 20 mil já apareçam uns quantos. acaba por ficar por 23 mil ou perto disso se mandares vir de camião. por isso acho que preferiria ir para um puma. o taigo será qualquer coisa abaixo desse puma em termos de qualidade. ou então procurar um puma de serviço com a linha ST Line no mínimo.

Dá-me ideia que os carros do grupo VW serão os mais práticos em termos de bagageira e o motor 1.0 TSI é o que encaixa como uma luva no que pretendem: vivo, mas também económico e fiável. E combina muito bem com a caixa DSG, embora nesse caso talvez só encontrem em versões mais bem equipadas e, por isso, mais caras.

Eu focaria a minha busca no Taigo ou no T-Cross ou T-Roc. Ou num dos primos da Seat ou Skoda. Se puderem, façam o teste prático com um carrinho de bebé na bagageira. Alguns desses carros têm a possibilidade de deslocar o banco traseiro em comprimento, o que é sempre muito prático.

Como em tudo, é testar as viaturas a ver se as mesmas vão de encontro ao que se procura, quer a nível interior, como em condução.. isto é válido quer para o VW, FORD ou outro qualquer,

Não cheguei a ver o Puma, mas li opiniões, incluindo aqui neste Fórum, que referiam que é algo acanhado por dentro, portanto convém mesmo testar.

O Taigo e o T-Roc são muito parecidos em tamanho, mas o primeiro está um furo abaixo em termo de qualidade, notando-se a sua origem de segmento B.
De qualquer forma, o Taigo (e o irmão T-Cross, mais pequeno) estavam na minha lista. É uma opção muito credível, especialmente se estás disposto a investir na versão de 110 cv (já não são 115) com caixa DSG.
O Kamiq também pode ser um bom compromisso, sendo um pouco melhor em termos de materiais do que o Arona.

Tens depois as opções do grupo Stellantis, especialmente as novas versões híbridas com o motor 1.2 revisto, e que por defeito já são de caixa automática.

Nós acabamos por optar pelo Hyundai Bayon, que tem o espaço suficiente para cadeira de bebé e carrinho na mala, mas não conheço bem as caixas automáticas sul-coreanas. O Kauai é superior, mas na versão actual “engordou” bem.

Last edited:
Mas eu refiro-me à distinção entre as expressões "ir ao encontro de" e "ir de encontro a", que têm significados opostos. A primeira é "ir a favor de", "no mesmo sentido de", enquanto a outra significa "ir contra", "contrariar". É uma confusão muito frequente, mas que pode causar mal-entendidos. :)

• Like
Reactions: nto
Mas eu refiro-me à distinção entre as expressões "ir ao encontro de" e "ir de encontro a", que têm significados opostos. A primeira é "ir a favor de", "no mesmo sentido de", enquanto a outra significa "ir contra", "contrariar". É uma confusão muito frequente, mas que pode causar mal-entendidos. :)

Mesmo, tens toda a razão e falha a minha.

E porque não um Dacia Duster bi fuel, mais espaço que esses e mais económico, o litro do GPL estava a 80 cêntimos, neste momento não sei, mas com esse orçamento seria a minha escolha, se o espaço não for muito importante, o Captur também é uma boa escolha e tem a vantagem de ter o banco traseiro deslizante.

Cumps

Muito obrigado pelas repostas! De facto tanto o Taigo como o Puma até têm malas grandes, mas o banco traseiro não tem assim muito espaço- é importante caso tenhamos 2 cadeiras em simultâneo num futuro próximo. Vou tentar encontrar um segmento C SUV com 2 anos e até uns 30000km de preferência caixa automática. T roc, Kamiq, Kauai e talvez até o Yaris Cross híbrido, por aí.

Até ia a um 3008 mas não sei se o 1.2 revisto daqui a uns anos não dá barraco novamente…

Tanto eu como a mulher não gostamos do Dacia duster e muito menos das carrinhas, parecem-nos umas banheiras. Enfim, aquelas embirrações que talvez a realidade nos faça ultrapassar porque me parece que seriam até a opção mais racional a julgar pelos comentários

um bom ano para todos!

Muito obrigado pelas repostas! De facto tanto o Taigo como o Puma até têm malas grandes, mas o banco traseiro não tem assim muito espaço- é importante caso tenhamos 2 cadeiras em simultâneo num futuro próximo. Vou tentar encontrar um segmento C SUV com 2 anos e até uns 30000km de preferência caixa automática. T roc, Kamiq, Kauai e talvez até o Yaris Cross híbrido, por aí.

Até ia a um 3008 mas não sei se o 1.2 revisto daqui a uns anos não dá barraco novamente…

Tanto eu como a mulher não gostamos do Dacia duster e muito menos das carrinhas, parecem-nos umas banheiras. Enfim, aquelas embirrações que talvez a realidade nos faça ultrapassar porque me parece que seriam até a opção mais racional a julgar pelos comentários

um bom ano para todos!

O Yaris Cross, é um B SUV... o C SUV da Toyota é o Corolla Cross.

O Yaris Cross, é um B SUV... o C SUV da Toyota é o Corolla Cross.

O Kamiq e o Kauai também não são segmento C, e mesmo o T-Roc é discutível (mas passa).

Com bom espaço de mala, híbrido (e automático), embora até também venha de uma base segmento B, porque não o Renault Arkana? Já se encontram a preços decentes, sem grandes quilometragens, mas nunca avaliei em detalhe o espaço nos bancos traseiros.

O Kamiq e o Kauai também não são segmento C, e mesmo o T-Roc é discutível (mas passa).

Com bom espaço de mala, híbrido (e automático), embora até também venha de uma base segmento B, porque não o Renault Arkana? Já se encontram a preços decentes, sem grandes quilometragens, mas nunca avaliei em detalhe o espaço nos bancos traseiros.

Pois não são de facto. 😉

Back