Que carro devo comprar?

Ora, 24 anos, um carro um carro pequeno, multifunções e tecto de 18k.

Eu não te aconselho um Dacia, é um veículo para alguém que o utiliza de forma racional.

Com 18k será difícil encontrares um suv novo com algum equipamento normal para o desejo de um jovem. Para isso terás de partir para um com um ou dois anos de idade. Vai aos concessionários e informa-te primeiro do que dispõem e o preço desse equipamentos.

Eu comecaria pelo aspecto visual, aqueles que mais me agradariam iria explorar as ofertas.

Simplicidade não significa qualidade nem garante fiabilidade. Então os carros antigos seriam indestrutíveis [;)]. No TÜV alemão os Dacia estão há anos entre os carros com maiores índices de defeitos. Ainda na última estatística isso aconteceu. Em primeiro lugar nos carros menos problemáticos do seu segmento? Hyundai i20, seguido de Audi A1 e Toyota Yaris III. [;)]

LinoMarques, que índice é esse? Nem que seja para ter um elemento de comparação com outros veículos :)

LinoMarques, que índice é esse? Nem que seja para ter um elemento de comparação com outros veículos :)

Nem ele sabe. Os Dacia são tão maus que até são dos carros que mais se vendem em França. E em Portugal são os que mais vemos em táxi. Claro que não são bonitos. mas o que é um carro bonito? Quando te sentas ao volante vês o carro por fora? Bem, dito isto que nada tenho a ver com a Dacia, aqui vai o que penso: tens 24 anos. Já tive 24 anos. Queres um carro adequado á tua idade por cerca de 18K? Não fazes mais de 20K quilómetros por ano? Queres novo? Sabes, novo é sempre melhor. Vai ver o Kia Rio, vai ver o Hyundai i20, vai ver o Ford Fiesta. Todos estes são mais sexy do que esse Dacia o que não quer dizer que sejam melhores. Em Portugal e neste momento esquece os VW e os Skoda porque o importador está à beira da insolvência. Só compres estas duas marcas se a unidade que queres esteja em stock. Nunca encomendes. Também tens o Seat Ibiza. E até o Renault Clio e o Peugeot 208. Vai ver essa tralha toda, aperta com os vendedores para veres que preço fazem e escolhe o que for mais em conta porque todos são bons e todos te servem. Boa compra (quem me dera que aos 24 anos pudesse ter tido essa facilidade em adquirir um carro novo).

Última edição:
Ora, 24 anos, um carro um carro pequeno, multifunções e tecto de 18k.

Eu não te aconselho um Dacia, é um veículo para alguém que o utiliza de forma racional.

Com 18k será difícil encontrares um suv novo com algum equipamento normal para o desejo de um jovem. Para isso terás de partir para um com um ou dois anos de idade. Vai aos concessionários e informa-te primeiro do que dispõem e o preço desse equipamentos.

Eu comecaria pelo aspecto visual, aqueles que mais me agradariam iria explorar as ofertas.

Olá Lousano!

A minha prioridade não é ser SUV. Até me dava por um citadino/utilitário. Porém, estou a tentar pensar a mais longo prazo, sou jovem, sim, mas também não convém andar a esbanjar e tentar pensar o mais à frente possível - daí a questão de GPL - e os preços base de outras marcas, a gasolina, rondam o mesmo preço que o Dacia Sandero Stepway a GPL (de fabrico) ficaria - 14.000.

Pelos meus cálculos, em 2,5/3 anos, paga a diferença em relação a um de gasolina e depois a diferença continua a aumentar. E, no modelo mais avançado, o Stepway, já vem com o sistema central/de entretenimento avançado, computador de bordo e essas tretas todas.

Só por curiosidade, (e atenção, é mesmo por curiosidade, não por hostilidade!), porque é que considera que o Dacia é um carro para quem utiliza de forma racional?

Nem ele sabe. Os Dacia são tão maus que até são dos carros que mais se vendem em França. E em Portugal são os que mais vemos em táxi. Claro que não são bonitos. mas o que é um carro bonito? Quando te sentas ao volante vês o carro por fora? Bem, dito isto que nada tenho a ver com a Dacia, aqui vai o que penso: tens 24 anos. Já tive 24 anos. Queres um carro adequado á tua idade por cerca de 18K? Não fazes mais de 20K quilómetros por ano? Queres novo? Sabes, novo é sempre melhor. Vai ver o Kia Rio, vai ver o Hyundai i20, vai ver o Ford Fiesta. Todos estes são mais sexy do que esse Dacia o que não quer dizer que sejam melhores. Em Portugal e neste momento esquece os VW e os Skoda porque o importador está à beira da insolvência. Só compres estas duas marcas se a unidade que queres esteja em stock. Nunca encomendes. Também tens o Seat Ibiza. E até o Renault Clio e o Peugeot 208. Vai ver essa tralha toda, aperta com os vendedores para veres que preço fazem e escolhe o que for mais em conta porque todos são bons e todos te servem. Boa compra (quem me dera que aos 24 anos pudesse ter tido essa facilidade em adquirir um carro novo).

Olá Manog,

Vou tratar de ter todos esses em consideração!

É assim, quanto ao Dacia. Será que o Dacia Sandero Stepway é o mais sexy que há por aí? Não. Tenho perfeita noção disso e claro que gostava que fosse [:D] (mas acho que a versão SUV, sendo mais alta e tal, com jantes, serve de maquilhagem e assim já é outra coisa. Não faz milagres, mas melhora alguma coisinha). Mas também foi como disse ao Lousano, sou novo, mas, dado ver-me na possibilidade de, com algum desafogo, escolher, é mesmo a cena do GPL que me deixa preso [8b] mas, como disse, vou ver os outros todos e garantir que tomo a decisão mais informada possível!

PS: O conselho de não encomendar era só mesmo dirigido aos VW e Skoda ou modo geral?

Neste momento o conselho de não encomendar é só para os automóveis importados pelo grupo SIVA - para ti os VW e os Skoda, já que os AUDI, os Bentley e os Lamborghini não estão dentro do teu budget. Se porventura gostares de um VW Polo ou de um Skoda Fabia só aceites se já estiverem disponíveis em stock.

Olá Lousano!

Só por curiosidade, (e atenção, é mesmo por curiosidade, não por hostilidade!), porque é que considera que o Dacia é um carro para quem utiliza de forma racional?

Racional porque não é o carro perfeito, basta cameçar a olhar para os pormenores no interior, ruídos que irão surgir a curto prazo, etc, mas fazem-se cálculos... chega-se a uma conclusão...

Pelos meus cálculos, em 2,5/3 anos, paga a diferença em relação a um de gasolina e depois a diferença continua a aumentar. E, no modelo mais avançado, o Stepway, já vem com o sistema central/de entretenimento avançado, computador de bordo e essas tretas todas.

Normalmente alguém com 24 anos quer um carro atrativo, divertido, com alguns "gadgets"... não se coloca a fazer cálculos.

Mas nem ele sabe, o quê? [8b][8b][8b]

Se calhar inventei, não? [8b][8b] Apanha-se com cada campeão da estrada que até mete medo! :sh)

Vá, entretém-te a ler um bocadinho de Alemão, mas se não souberes Alemão, só os números já dão uma ajuda. Dica: Ctrl + F + Dacia!

:sh)

https://www.tuev-sued.de/auto-fahrzeuge/tools-services/tuev-report/maengelriesen-und-fehlerzwerge

Os Dacia Sandero são bons nas mãos dos outros. Nunca na vida gastava euros num Dacia. Nem os romenos os compram e são lá fabricados.

No stand, novos são muito bonitos, mas a utilização diária vai trazer os problemas que serem low cost: maus acabamentos, zero prazer de condução, ergonomia sofrível, falhas de construção e de materiais. Os motores são de guerra, o que está à volta é que não.

Conselho: vai ver, experimentar e negociar.

Deus me livre se eu com 24 anos andava à procura de um Dacia... desculpa lá a franqueza.

Os Dacia Sandero são bons nas mãos dos outros. Nunca na vida gastava euros num Dacia. Nem os romenos os compram e são lá fabricados.

No stand, novos são muito bonitos, mas a utilização diária vai trazer os problemas que serem low cost: maus acabamentos, zero prazer de condução, ergonomia sofrível, falhas de construção e de materiais. Os motores são de guerra, o que está à volta é que não.

Conselho: vai ver, experimentar e negociar.

Deus me livre se eu com 24 anos andava à procura de um Dacia... desculpa lá a franqueza.

Os Dacia tornaram-se numa espécie de Deusa inatacável aqui do fórum... juntamente com o Fiat Punto, há anos também a apresentar números vermelhos nas estatísticas das IPO...

Os Dacia tornaram-se numa espécie de Deusa inatacável aqui do fórum... juntamente com o Fiat Punto, há anos também a apresentar números vermelhos nas estatísticas das IPO...

O que queres dizer com números vermelhos nas estatísticas das IPO?
Se há modelo que ainda se vê aos magotes a circular aqui na minha zona, é precisamente o Punto I.

Números vermelhos = carros que se apresentam com mais defeitos nas IPO.

Não se já conduziste um Dacia ou se isso é só o diz que disse, mas acabei de comprar um exactamente com o OP quer, novo GPL, e depois de 1000 em duas semanas, digo-te que não fica atrás de muitos carros que já conduzi, em inúmeros aspectos. Não é perfeito, mas acho que isso não existe, muito menos por 15k

Para ajudar o OP com a minha própria experiência. O meu orçamento era um bocadinho mais limitado portanto ou era o Sandero Stepway ou um usado. E garanto-te que acho que não podia ter feito uma escolha melhor.
A minha linha de pensamento era(não sei se é igual à tua) a de procurar um carro no máximo com dois anos e menos de 50k de KM e no mercado de usados foi muito complicado arranjar uma opção que me agradasse por completo e esta agradou.

Boa compra

Não se já conduziste um Dacia ou se isso é só o diz que disse, mas acabei de comprar um exactamente com o OP quer, novo GPL, e depois de 1000 em duas semanas, digo-te que não fica atrás de muitos carros que já conduzi, em inúmeros aspectos. Não é perfeito, mas acho que isso não existe, muito menos por 15k

Para ajudar o OP com a minha própria experiência. O meu orçamento era um bocadinho mais limitado portanto ou era o Sandero Stepway ou um usado. E garanto-te que acho que não podia ter feito uma escolha melhor.
A minha linha de pensamento era(não sei se é igual à tua) a de procurar um carro no máximo com dois anos e menos de 50k de KM e no mercado de usados foi muito complicado arranjar uma opção que me agradasse por completo e esta agradou.

Boa compra

Olá Jojojonhy24

Antes de mais, obrigado por também partilhares a tua experiência com o carro.

Se não for incómodo, e sabendo que nenhum carro é perfeito, quais é que consideras que são os principais defeitos/benefícios que encontraste com o Sandero Stepway?

E, já agora, houve algum carro que tenhas chegado a ver? Mesmo que algo acima de 15K.

A minha de pensamento é, de momento, a possibilidade de vir a ter o carro durante muito tempo. Os outros carros que conduzi eram dos meus pais, um Skoda Fabia de 2001 e um Chrevolet Aveo de 2010 (o Skoda está nas horas da morte, daí a necessidade de comprar). Admitindo um carro a longo prazo, o Sandero Stepway saltou-me à vista por permitir poupanças em termos de combustível (porque depois de ter o carro, ainda é preciso abastecer [:D]) e por, na versão stepway, ser mais apelativo.

No entanto, como disse, estou aberto a outras possibilidades. Também estive agora a ver o Toyota Yaris Hybrid, assim já a puxar muito pelo orçamento.

O único conselho que dou a alguém que tem uma visão prática de um carro (parece ser o caso, não fazes questão disto oi daquilo) é perder algum tempo e ir bater à porta de alguns stands.

Podes encontrar algumas surpresas nomeadamente carros matriculados com zero kms (para atingir objectivos de vendas) com descontos muito simpaticos.

Isso e descontos em modelos já com alguns anos no activo e que são comercialmente menos concorrenciais (olha o 208 por exemplo).

Portanto o conselho seria sempre procurar o melhor negócio em vez de peocurar o melhor carro. Isto quando o gosto, cor, nivel de equipamento, etc, não são determinantes para o comprador.

O problema dos Dacia chama-se preconceito.

Mas isto sou eu que não gastaria mais que 10 mil euros num Logan ou Sandero...

E onde é que estão essas estatísticas? É que nas oficiais do IMT só se referem às classes de veículos.

Atendendo à quantidade de Puntos I que ainda circulam, é porque não devem ser assim tão pouco fiáveis, ou problemáticos.

Mas sim, adianto-te já que o meu Punto reprova na inspeção mas não é por falhas de segurança [:D]

Voltar
Superior