Que carro devo comprar ?

LK2001

New member
  1. Que tipo de carros gostas? Algo virado para o conforto
  2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? Citadino ou SUV
  3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Mercedes, VW ou Audi
  4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Não, talvez numa saída de fim de semana
  5. Precisarás de levar carga com frequência? Não
  6. Que quilometragem anual costumas fazer? 60.000 km Ir-se-à manter nos próximos anos? Não sei
  7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Sim
  8. Os consumos terão grande importância? Não
  9. A potência do motor terá grande importância? Não
  10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não
  11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? no máximo 17.000€
  12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado, a partir de 2014
Bom dia, caso seja possível gostaria que me dessem uma ajuda para escolher o meu próximo carro, não tenho problema nenhum em assumir que vou mudar de carro porque sinto que está na hora, tenho de momento um 6L que se porta bem e que provavelmente vai ficar na família mas quero algo mais recente, juntei umas coroas e gostava de mudar de carro.
Neste momento estou virado para 4 modelos (Audi Q2, Mercedes A180 ou A200, Audi A3 ou Audi A1).
Um bem haja a todos e obrigado pela ajuda​

são mesmo 60 mil ou 6 mil kms anuais? depois dizes que os consumos não fazem grande mossa, pelo que suspeito que 60 sejam, de facto, 6 mil. é que se queres um citadino e algo virado para o conforto, esquecia o citadino e passava para um segmento C. um A3 ou A200 de acordo com as tuas premissas ou um volvo V40, que costuma ser confortável, embora não muito espaçoso. depois tens outras marcas, como os franceses, bem "macios" ou então o focus, que costuma ser um all-rounder muito apreciado.

com 17 mil encontras algo já de 2016 ou 2017. no outro dia vi dois giuliettas praticamente no ponto a 16 mil e de 2019, com 100 mil kms. eram o 1.6 jtdm.

se realmente forem meia dúzia de milhar de kms, a gasolina e com 17 mil arranjas algo muito recente ou, se quiseres algum Q2, A200, A1 ou do género, aí de 2016 ou 2017 já se deve arranjar alguma coisa.

Sendo 6000 km por ano desse lista escolheria o Mercedes A200 com 163 cv chega perfeitamente e é o mais apelativo da lista.

Cumps

se procuras conforto o Citroen C4 Cactus é o melhor neste campo, fora isso os Peugeot / Renault também são bons.

os mercedes A ou B safam se bem, mas por esses valores vais comprar algo com muitos kms ou mal tratado.

enquanto não vier eslcarecer os kms que faz não digo mais nada. mas num C3 aircross com 100cv e três adultos e 1 criança pequenina, todos magros, o mais pesado com nem 80kg, [:D] não fiquei nada impressionado com a aceleração. isto num de finais de 2018. para mim o C4 não servia, pois é o mesmo motor.

nem se pensa noutra coisa. e se são 17 mil de teto máximo, 1.6 para cima. há que ver se o 1.6 é suficiente (nos 120 ou 130cv e 300 ou mais de binário) ou algum 2.0 que apareça a bom preço com mais 1 anito. claro que com o menos número de kms possível... ou quase!

mas com os teus dados e a quereres carros com 10 anos de máximo, mesmo assim vais apanhar coisas com 8 ou 10 anos. eu arriscaria por algo até 6 anitos, mesmo fazendo alguma concessão ao nível ou de motor ou de marca.

Algumas ideias, apenas dentro daquelas 3 marcas (escolheria definitivamente segmento C devido ao maior conforto, já que vai ser para rodar bastante):

https://www.standvirtual.com/carros/...-ID8PzWM3.html
https://www.standvirtual.com/carros/...-ID8PASmi.html
https://www.olx.pt/d/anuncio/vw-golf...0-IDI8zqW.html
https://www.olx.pt/d/anuncio/vw-golf...s-IDI7M2K.html

Agora, fora estas marcas, existe todo um mundo de possibilidades por explorar, incluindo japoneses e coreanos com a sua boa reputação de fiabilidade. etc.

Eu depois de ter as escolhas ia fazer uma pequena pesquisa por problemas comuns nos motores das tuas escolhas e equacionas a coisa.

Todos terão um outro problema.

O mais comum serão assuntos relacionados com o filtro de partículas e contaminação de óleo por interrupção de regenerações...a não ser que o anterior dono da opção diesel que venhas a escolher já tenha efetuado algum trabalho extra nessa situação.

Depois há uns como uma certa sensibilidade nos injetores, mais o grupo vag.

É teres no orçamento uma margem para algo/alguma intervenção que possa ser necessária.

até nem referi hoje de manhã. o meu tio há mais de 30 anos que faz cerca de 50/60 mil por ano na empresa dele. teve sempre motores TDI, desde as passats do final dos anos 80/princípios dos 90 (ainda não eram tdi, penso, mas sim td) e com cavalagens e binários de respeito. que me lembre, 2 ou 3 passats seguidas, a última praí em 2001, depois golf V 2.0, duas skoda octavia 2.0, não sei se as últimas de 140 (e depois 150cv) ou 170cv (e depois 184 ou 190cv), mas conhecendo-o e sabendo que é sempre pé na tábua e é o que a máquina der, acredito nas de maior cavalagem, que a empresa "paga". a cada meia dúzia de anos, mais coisa menos coisa, lá vai uma embora com 400/500 mil e vem outra. vale o que vale...

outro irmão dele era bmw 320d sempre a 160/170 na AE, até ter apanhado uma multa e baixado para os 140. em 3 anos de renting eram 120 mil ou mais. fazia porto-lisboa numa 2ª e na 6ª lisboa-porto, todas as semanas, fruto do trabalho.

o meu pai é volvos. o último já leva cerca de 500 mil. motor 2.0 de origem psa, também muito bom. mas este tem mais uns quantos anos, que ele agora já não anda tanto com o carro e na zona do porto tem optado muito mais pelos transportes públicos, pois tem vários transportes de graça. mas ainda faz uns 300kms a cada 15 dias em 2 viagens de "fim-de-semana" longas.

já tens aqui algumas ideias.

Estive a ver também os SEAT Arona, é um carro que também me agrada, o que acham ?

É um carro porreiro, confortável, bem equipado, o motor 1.0 TSI se for o de 115 cv encaixa muito bem nesse carro se tiver caixa DSG melhor ainda, os materiais não são os melhores mas é bem construido não tenho problemas parasitas (Arona 2019). Na minha opinião é um carro citadino, se for para andar a velocidades mais altas tipo 140km/h faz-se notar bastante o vento.

o que dizer então para fazer 60 mil kms anuais!!! é um B SUV simples. preferiria um ateca básico com o mesmo 1.6tdi, nem que tivesse mais 20 mil kms e mais 1 ano.

Voltar
Superior