Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Está em linha com o baixo Cx de 0.26 e area frontal.

https://ecomodder.com/forum/tool-aero-rolling-resistance.php?Weight=1500&WeightUnits=kg&CRR=.008&Cd=.26&FrontalArea=21&FrontalAreaUnits=ft^2&FuelWh=37953&IceEfficiency=.28&DrivetrainEfficiency=.95&ParasiticOverhead=0&rho=1.184&FromToStep=5-200-5

Ela não faz cerca de 4.5 litros a 120?

É bem capaz. Nunca experimentei...

On topic - não costumo fazer as contas, mas quando faço, normalmente é entre os 0,1 e os 0,2 de diferença (no CB faz menos que o real)

Off topic - já tive duas série 3. A 318d e91 LCI manual, seria dizimada pela A4 em AE. Mais que não seja, só dava 220 km/h (limitação eletrónica), o que correspondia a 210 km/h reais. Talvez se aguentasse em rapidez

A 320d era uma 320d de certeza absoluta. Era uma F31, 184 cv de caixa Auto de 2015 e também tinha limitaçao de velocidade. Neste caso, 235 km/h (ou melhor, ficava ali algures entre os 230 e os 240). Já tinha dito (e portanto nada contra o que disseste) que era mais rápida que a A4 e que em subidas acentuadas também era superior. Também tive o cuidado de dizer que não sei como foram os primeiros kms dela, pelo que podia ser um motor que saiu ranhoso ou uma má rodagem. Que achava que andava pouco e gastava muito. Efetivamente, a partir dos 220 começava-se a enrolar toda... A A4 não, e a seguir aos 235, ainda dá mais um bocado (a descer muito, dá um bocado bem maior).

Ps: sou um apaixonado pela BMW e só não tenho uma série 3 porque o renting da A4 era imbativel. Valor por valor, trocava já uma pela outra hoje à tarde. Não porque a A4 não seja tão boa ou melhor em todos os aspectos, mas sei lá... estou muito satisfeito com a carrinha, mas parece que a A4 é um pão sem sal e a série 3 um petisco bem condimentado! Mas posso estar a ser tendencioso!

Também tenho essa ideia, que os motores tdi de 190 e 150 cá são um nadinha mais rápidos e económicos que os d, mas também mais suaves e silenciosos.

A rodagem pode condicionar de facto o rendimento, por isso quando vejo por aqui pessoas a passar os 1.000 km e ainda sem puxarem a sério pelos carros, enfim ....

Qual foi o máximo que deste com o A4 ? Há uns anos com um A4 1,9 tdi de 130 cv numa descida enorme dei 243/4 km/h às 4.600 rpms.

Também tenho essa ideia, que os motores tdi de 190 e 150 cá são um nadinha mais rápidos e económicos que os d, mas também mais suaves e silenciosos.

A rodagem pode condicionar de facto o rendimento, por isso quando vejo por aqui pessoas a passar os 1.000 km e ainda sem puxarem a sério pelos carros, enfim ....

Qual foi o máximo que deste com o A4 ? Há uns anos com um A4 1,9 tdi de 130 cv numa descida enorme dei 243/4 km/h às 4.600 rpms.

O máximo que a minha deu: IMG_1154.jpg

Ps: tem 7 velocidades

259 mesmo com 10% de erro (acho que será menos), cifra 233 kms/h reais. Muito bom para um carro com 150 cv (declarados).

Muito bom apr:)

Mesmo a descer não mete 7 quando é para andar a sério.

Sim, para além do ponto de resistência no acelarador, leva sempre até às 4500 rpm, o que em 6ª, ainda não cheguei lá! A velocidade muito elevada, se não acelerares para além do ponto de resistência, mesmo que a fundo (não sei se me expliquei bem, lol), anda em 7ª. Só mete a 6ª se começar a perder muita velocidade!

Muito bom apr:)

Mesmo a descer não mete 7 quando é para andar a sério.
Não sei se será assim, mas dá ideia que está em modo sport (S6), e não deve usar a 7ª velocidade nesta circunstância.

A caixa ZF de 8v em modo sport não admite a 8ª, a não ser que sejas tu a colocá-la na patilha, mas uns segundos depois, a caixa volta para a 7ª.

Não sei se será assim, mas dá ideia que está em modo sport (S6), e não deve usar a 7ª velocidade nesta circunstância.

A caixa ZF de 8v em modo sport não admite a 8ª, a não ser que sejas tu a colocá-la na patilha, mas uns segundos depois, a caixa volta para a 7ª.

Porque não consegue fazer tanta velocidade na mudança mais alta, perde muita força.

Porque não consegue fazer tanta velocidade na mudança mais alta, perde muita força.
Sim, sem dúvida.

Em muitos carros com caixa manual, a última velocidade é um overdrive que só serve para rolar a baixos consumos em AE, e a velocidade máxima é dada na penúltima velocidade. Um pouco como esta situação das caixas auto.

A Audi mete a 7ª em sport. Mete é mais tarde. A razão de aquela velocidade ir em 6ª, expliquei atrás.

Voltinhas em cidade do interior durante 1 semana. Focus 1.0 Ecoboost

Pela média de velocidade ser baixa (21kms/h) é que o consumo é alto... muito pára/arranca.

21 kms/h é uma média normal para quem anda no centro da cidade

Mesmo assim é uma média muito alta para um carro com um motor moderno apenas 1.0!

A minha esposa tem um Clio 0.9 TCe que tem 3500 km usados EXCLUSIVAMENTE para andar em Lisboa durante a semana em trânsito a sério, em filas de pára-arranca, é a pessoa, que eu conheço que pior conduz em termos de economia, está sempre a acelerar para travar logo em cima, desliga sempre o start-stop, usa mal a caixa de velocidades, etc.

E nesses 3500km o carro marca de velocidade média 0km/h e 8.5L/100!

Fazer 12.7l/100 de média num motor destes pequeno moderno, só consigo imaginar se for a fazer "arranques" daqueles à patrão!

On topic - não costumo fazer as contas, mas quando faço, normalmente é entre os 0,1 e os 0,2 de diferença (no CB faz menos que o real)

Off topic - já tive duas série 3. A 318d e91 LCI manual, seria dizimada pela A4 em AE. Mais que não seja, só dava 220 km/h (limitação eletrónica), o que correspondia a 210 km/h reais. Talvez se aguentasse em rapidez

A 320d era uma 320d de certeza absoluta. Era uma F31, 184 cv de caixa Auto de 2015 e também tinha limitaçao de velocidade. Neste caso, 235 km/h (ou melhor, ficava ali algures entre os 230 e os 240). Já tinha dito (e portanto nada contra o que disseste) que era mais rápida que a A4 e que em subidas acentuadas também era superior. Também tive o cuidado de dizer que não sei como foram os primeiros kms dela, pelo que podia ser um motor que saiu ranhoso ou uma má rodagem. Que achava que andava pouco e gastava muito. Efetivamente, a partir dos 220 começava-se a enrolar toda... A A4 também (não sei se menos), mas a seguir aos 235, ainda dá mais um bocado (a descer muito, dá um bocado bem maior).

Ps: sou um apaixonado pela BMW e só não tenho uma série 3 porque o renting da A4 era imbativel. Valor por valor, trocava já uma pela outra hoje à tarde. Não porque a A4 não seja tão boa ou melhor em todos os aspectos, mas sei lá... estou muito satisfeito com a carrinha, mas parece que a A4 é um pão sem sal e a série 3 um petisco bem condimentado! Mas posso estar a ser tendencioso!

Se só tem esse erro não há dúvida, isso gasta mm mt pouco. E a tua é auto! Tudo bem as auto atuais são muito boas e podem até fazer melhor que as manuais tb em matéria de consumos, mas ainda assim é assinalável.

Isso é estranho, mas podia ter algum problema.

Não sabia do limitador das 320d F31, dos 318d sabia. As 318d smp tiveram limitador nos 210 reais, quer as atuais quer as antigas. Os atuais de 150cv sem limitador até em plano dariam mais de 210 reais, mas é uma forma da BMW vender mais 320d!

Sabia que os 320d E9x têm limitador, só não sei em que valor eles "trancam". A minha carrinha anuncia 233 e velocidade real nunca dei isso. Real acho que nunca dei mais de 225 (237 no velocímetro), portanto nem sei onde está o limitador. A minha cena não é propriamente velocidade máxima, é mais explorar o motor em mudanças mais baixas.

A A4 B6 PD130 M6 acho que tinha limitador nos 230 reais, mas como isso é tão acima da sua velocidade máxima anunciada não fazia grande diferença.

Acho que uma vez a descer penhascos dei mais de 245. ~247 no quadrante e uns ~227 reais, ou algo à volta disto. Anuncia 206 para termo de comparação.

Além da 320d F31 que tinhas poder ter algum problema seria interessante averiguar o erro dela. Quer o dessa quer o da tua atual A4, que me parece ter um erro bastante elevado!

Talvez até uns 10%! É que se os 320d F31 tiverem um erro pequeno a comparação está mal feita, e aliás, é por isso que não gosto de comparações de valores de velocímetro. Não são comparações "bem feitas".

Muito mérito da VW/Audi mas tb algum demérito da BMW que com o B47 (150 e 190cv tb) tem um motor que pelo menos parece menos pujante que os anteriores e que gasta ligeiramente mais.

Já a Audi evolui em potência e tb em eficiência. Aliás estes dois motores de 150 e 190cv quer com a cx manual quer com o a S-Tronic são excelentes.

PS: A essa A4 B6 1.9 130 tens de tirar uns 20km/h para teres a velocidade real, o que ainda assim é excelente.

259 mesmo com 10% de erro (acho que será menos), cifra 233 kms/h reais. Muito bom para um carro com 150 cv (declarados).

Estava a pensar precisamente o mm, o erro deve ser uns 10%! Mesmo assim é muito bom para uma carrinha que anuncia 213km/h (215 na versão manual). Nesta género de carros a descer penhascos fazer mais 20 km/h reais que a velocidade declarada parece-me relativamente normal. Isto para carros sem limitadores, ou pelo menos limitadores muito restritivos (ou seja pouco acima da velocidade máxima declarada ou até mm em cima dela - a v máxima - como os 318d).

Foi certamente a descer muito bem, mas ainda assim é muito bom.

Last edited:
Mesmo assim é uma média muito alta para um carro com um motor moderno apenas 1.0!

A minha esposa tem um Clio 0.9 TCe que tem 3500 km usados EXCLUSIVAMENTE para andar em Lisboa durante a semana em trânsito a sério, em filas de pára-arranca, é a pessoa, que eu conheço que pior conduz em termos de economia, está sempre a acelerar para travar logo em cima, desliga sempre o start-stop, usa mal a caixa de velocidades, etc.

Fazer 12.7l/100 de média num motor destes pequeno moderno, só consigo imaginar se for a fazer "arranques" daqueles à patrão!

Tenho um Focus igual mas com caixa manual, e a pior média real que já fiz (no meu o CB regista menos meio litro) foi de 8.76L/100.
Foi um depósito com imensa estrada de montanha a dar o gosto ao pé direito.

A média geral, em mais ou menos 19000km, está nos 7.676L/100.

Sim, realmente 12,7, mesmo em cidade também me parece muito. Mas em cidade os consumos facilmente são elevados...

A minha mulher num Fiat 500 1.2, faz 8,5 em cidade, com muito pára/arranca :sh)

Esses 0 km/h, só pode estar errado, mas pode ser mesmo assim, pela maneira que o CB vai buscar a informação.

Mais uma vez se "prova" o mito que tem vindo a ser cultivado ao longo dos anos.

Os motores TDI nos Audi aparentam sempre ter uma gestão electrónica muito mais apurada e eficiente face aos congéneres do grupo. Esta A4 de 150cv parece andar bastante bem e gastar bastate pouco.

Como referi acima, tive um Seat Leon III FR, 2.0 TDI CR de 184cv, e nem desligado fazia os consumos desta A4, mesmo com muito extra-urbano (ainda que animado qb), a média geral ultrapassava os 7 litros, mas isto com muito pouca cidade.
Tenho uns registos desse género de sprints em auto-estrada com velocidades médias superiores a 150km/h e já ele gastava muito próximo dos 2 digitos, com uma velocidade média dessas, gastaria mesmo muito.
Em andamentos superiores a 200km/h ia gastar uma barbaridade, fiz 2 tiradas sempre acima dos 200 e o carro ia literalmente a entornar gasóleo.

Em compensação o outro Leon que ainda mantenho (um mais modesto 1.6 TDI de 110cv) está extremamente otimizado para consumos.

Sim, quando o fiz não havia praticamente carros e os radares estariam off. Fiz imensos kms sem me cruzar com ninguem.
Cuidado com esse percurso à noite, mesmo durante a semana em dias insuspeitos.

É raro, muito raro, mas já me cruzei com a GNR duas vezes, e falamos de viagens depois da 1 da manhã. [:D]

Não terá havido um engano na linha de produção e colocaram o motor de 240cv biturdo da VW nessa A4? É que essas performances nem sequer parecem ser da carrinha de 190cv. [:D]

Podia acontecer... mas depois estes consumos faziam ainda menos sentido.

Back