Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

fililipe falta só dizer que é 20 mm rebaixada por ser a Sport. ;)

Acho incrível, a malta que não tem o carro, não conhece, etc. vir aqui dizer aquilo que ele é, porque X e Y são assim, e então este não pode ser assado.

Mas desde quando é que essas coisas se comparam assim gente?

Agora vou ser "bruto", mas o que vou dizer é uma verdade, e aconteceu, e deita logo por terra muitas teorias que aí andam...

Á dias com o Vectra "piquei-me" (o Astra é que queria festa) com um Astra GTC 1.9 CDTi de 150CV, o Vectra, bem maior e mais pesado, com pneus 235/35 ZR19, e com a mesma motorização do Astra, não deu qualquer hipótese ao Astra (no Vectra iam 4</u> pessoas, uma delas o nosso colega ciber007)

De referir que o Vectra tinha na altura pouco mais de 3000 Km.

E agora? Em que ficamos? Mais, quando digo não deu hipóteses, foi mesmo no sentido de uma dada altura ele pôr-se ao lado para tentar ultrapassar, eu carregar, e... "xau xau".

Pessoal, não se fiem em pesos, e em potencias apenas... há muitos outros factores, e não falem do que não sabem, ou do que desconhecem...

2006101822658_astra vs golf.JPG

Vamos lá colocar aqui os valores oficiais das relações de caixa.
Tou a ver no catálogo oficial da Opel. Se alguém quiser coloco o scan.

Astra G 1.4 16v 90cv 3 Portas

Consumo: 9.6 /5.7 /7.1 (Urbano / Extra-Urbano / Combinado)
Vel. Máx: 180 km/h
0-100: 12.5 seg
Relações de Caixa: 3.73/2.14/1.41/1.12/0.89/3.31 (1ª/2ª/3ª/4ª/5ª/MA)
Pneus/Jantes: 195/60R15 - 6jx15

O MEU: Pneus/Jantes: 205/50R16 - 6jx16

E agora, como é q utilizo estes dados para averiguar o que quer q seja?

[Modo Incendiário ON]

Para quem quiser ver, no meu diário de bordo (http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=55792) está um comentário interessante do user GAVELA. Ele diz, e não duvido, que a carrinha (Astra H 1.7 CDTI) dele já deu 219 km/h de ponteiro.
Segundo o site da Opel, a Astra H 1.7 CDTI Caravan, atinge no MÁX 180km/h.

Conclusão: o membro GAVELA é mais tangas do que eu???

[Modo Incendiário OFF]
:D:D

citação:Originalmente colocada por fililipe

Queres antes dar uma volta na carrinha??? Dá menos trabalho!!! :D

Goodyear Ventura, 205/50 R16 e estão novos, tem 9000Km.

Pressão á frente 2,6 e atrás 2,8.

Quanto ao diferencial não encontro a informação.

Não preciso, eu conheço-a bem (muuuitos km a conduzi-las e sempre sem tempo para passeios e apreciar paisagens :)) e gosto muito dela na versão Sport (a suspensão das outras dava-me alguns calafrios nas curvas rápidas, tinha que tirar o pé do acelerador e, às vezes, até travar... [:I]).

Foi até a minha 2ª opção, mas alguns pormenores (colocação da consola central a interferir na perna direita e da alavanca das mudanças muito recuada para mim) e outros pormaiores (€), levaram-me de volta à 1ª opção de sempre. Mas se não existisse essa 1ª opção à venda, penso que a Caravan Sport 1.4 teria vindo cá para casa, apesar de tudo.

Mas a relação do diferencial é fundamental para fazer essas contas. Eu estava a brincar quanto à pressão dos pneus e da altura do rasto, embora também faça alguma diferença, mas isso já são preciosismos a mais.

O modelo do pneu já não é tão descabido porque nem todos têm na realidade a mesma dimensão embora se possam chamar todos "205/50R16" (mas nem todos têm mesmo os 205 mm de largura, nem todos têm o mesmo perímetro de rolamento e nem todos se deformam da mesma maneira com a mesma pressão de enchimento, mas... preciosismos à parte).

Pah... 2,6 e 2,8 bar? Isso não é pressão a mais?

citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

Acho incrível, a malta que não tem o carro, não conhece, etc. vir aqui dizer aquilo que ele é, porque X e Y são assim, e então este não pode ser assado.

citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

Pessoal, não se fiem em pesos, e em potencias apenas... há muitos outros factores, e não falem do que não sabem, ou do que desconhecem...
Como é que no mesmo post consegues contrariar-te [?] Pois...

Se é para a malta não se fiar apenas, e precisamente, em potência e peso que se pediu os valores de relação de caixa, para se auferir com mais exactidão os valores reais de velocidade. E isto funciona para qualquer carro, conhecendo-o ou não...

Tanta teoria..

Porque é que não pegam num Astra desses, andam, tiram fotos e depois colocam aqui? Era mais engraçado pois tenho sérias dúvidas de muita gente que aqui fala nunca sentou o cú num..COF COF.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Já agora gostava só de explicar uma coisa...

Uma RECTA nada tem a ver com PLANO! Um recta pode ser PLANA assim como NÃO PLANA.

Caro Silver, tens toda a razão ( ou não fosses tu arquitecto:)).

Desculpa a gafe mas acho que a mensagem principal passou. Basicamente queria dizer que se for do Ponto A ao Ponto B SEMPRE em plano não consigo atingir esses valores.

citação:Originalmente colocada por ciber007

Tanta teoria..

Porque é que não pegam num Astra desses, andam, tiram fotos e depois colocam aqui? Era mais engraçado pois tenho sérias dúvidas de muita gente que aqui fala nunca sentou o cú num..COF COF.

Teoria [?] Medo de que a realidade que a Engenharia é capaz de demosntrar faça cair algum mito [?] É que só pode ser isso...

Fotos para quê [?] Para mostrar o enorme erro de medição do velocímetro [?]

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Já agora gostava só de explicar uma coisa...

Uma RECTA nada tem a ver com PLANO! Um recta pode ser PLANA assim como NÃO PLANA.

conheces alguma recta? eu apenas conheço segmentos de recta, pintelhices, meu caro :D

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Eu continuo à espera das relações de caixa do Astra...

A descer eu também já dei mais 20 km/h que o anunciado pela marca, e com um erro de cerca de 17 km/h (cerca de 6% de erro) no velocímetro...

E para quem julga que o GPS é infalível, desengane-se. É um aparelho de medida como os outros, logo está sujeito a ter erro. Porque se fosse extremamente preciso o mais certo era ser bem mais caro...

Caro DêCêIi, já tens as relações de caixa... Mas ainda não disseste nada acerca disso.
Já agora diz como é que posso utilizar isso para ver se o carro tem ou não tem força para chegar a valores ligeiramente acima dos 210km/h (de PONTEIRO atenção)

em relação ao GPS, tenho perfeita noção que é um aparelho sujeito a erros. Devem ser mínimos mas mesmo assim estou certo que existem. Por isso é que quando referi os 204km/h, disse que essa era a velocidade no GPS.
Agora se o erro do meu GPS, é superior a 4 ou 5 km/h, isso já não sei, mas atenção que não coloco as mãos no fogo por ele :)

Por isso é que referi mais atrás que estava disposto a ir com alguém (que tivesse um ou dois GPS) dar uma voltinha para vermos pelo menos em 3 ou 4 aparelhos a margem de erro.

Abraço

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

citação:Originalmente colocada por ciber007

Tanta teoria..

Teoria [?] Medo de que a realidade que a Engenharia é capaz de demosntrar faça cair algum mito [?] É que só pode ser isso...

Fotos para quê [?] Para mostrar o enorme erro de medição do velocímetro [?]

Qual mito pá? :D Só se for para quem nunca andou num. Andas aí com o blá blá da Engenharia e nunca andaste nem apresentas nada de que se possa tirar uma conclusão.

O meu Corsa tem 75cv às 5600RPM e a marca anuncia 170kmh/h de velocidade máxima. Ele às 5600RPM em 5ª vai precisamente a 170 km/h com um pequenissímo erro de ponteiro (por acaso o velocímetro do Corsa é muito certo pois outros colegas meus já experimentaram com GPS e não passava dos 5km/h de erro em velocidades mais altas). No entanto, se for em recta algum tempo ele mete-se nos 185 km/h.

O Astra anuncia 180 km/h, será assim tão dificil que em recta consiga puxar até os 200 ou muito perto disso?

NOTA MENTAL: quando digo recta, refiro-me a rectas planas.

O meu 1.7 DTI a 190 no velocimentro vai a 184 no GPS. E agora? O erro dos velocimetros dos Astra G devem ser todos iguais.

De referir que a marca anuncia 160 e poucos Km\h para o 1.7 DTI.

DêCêIi, não fales mais, porque perante quem conhece o modelo, não imaginas a figura que estás a fazer.

Voltar
Superior