Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Aqui à uns tempos pus gasolina no carro e fiz uns 50KM (apenas ida) de AE mais uns 5-6 de nacional, sempre a respeitar os limites de velocidade....

Consegui este feito extraordinário :D

sh5nlIp.jpg

Fiz nestes dias quase 1000km num punto evo (é assim que se chama o atual?) Com.o 1.2 de 69cv e chegou ao fim com 6.5 l/100km de média, 6,3 no cb.
AE sempre que possível nos 130km/h (limite de velocidade em Itália), muita estrada de montanha e uns 50km de para arranca (2 horas para fazer este percurso em AE[s)]).
O carro ia completamente carregado, com ac sempre ligado.
Bada mau para um motor da idade da pedra, ainda por cima desconfio que nunca fez nenhuma revisão, pois em.várias situações o carro pegava mal e ficava 1min com o motor aos soluços.[8b]

Aqui à uns tempos pus gasolina no carro e fiz uns 50KM (apenas ida) de AE mais uns 5-6 de nacional, sempre a respeitar os limites de velocidade....

Consegui este feito extraordinário :D

sh5nlIp.jpg

Percebe-se que é um Volvo e que é a gasolina mas se dissesses qual era o modelo e o motor era útil para se conseguir saber o que queres mostrar.
Senão são apenas "números"...

Bem, depois de quase duas semanas como o meu carro novo, acho que está na altura de postar aqui.

Peugeot 2008 BlueHDI 1.6 75cv, matriculado de 04/2018 e agora com 8000Km (Comprei com 7000).

Resultado de uma semana:

NedhUVt.jpg

Esta foi uma semana particularmente agitada, e a última em que fiz estes trajectos diários. Está aqui incluído:

- Viagem AE Abrantes - Lisboa A23, CC 130 Km/h
- Para-arranca Lisboa (Benfica/Carnide/Campo Grande)
- Trajecto diário CRIL/IC22 ida e volta
- 3 viagens Lisboa - Mafra A8 CC 130 Km/h com o carro carregado no máximo (Malas e móveis, com bancos rebatidos)
- 1 viagem Lisboa - Lourinhã A8 CC 130 Km/h
- 1 viagem Lourinhã - Abrantes IP6/A8/A15/A1/A23 CC 130 Km/h em AE

Deixo aqui também o parcial da viagem Abrantes - Lisboa

trTQPTc.jpg

Attachments

• NedhUVt.jpg
    NedhUVt.jpg
    66.8 KB · Views: 0
  • trTQPTc.jpg
    trTQPTc.jpg
    63 KB · Views: 0
  • 42777358_969392166584305_3384869395334430720_n.jpg
    42777358_969392166584305_3384869395334430720_n.jpg
    62.6 KB · Views: 0
  • 42830088_254189971907359_5051273709264830464_n.jpg
    42830088_254189971907359_5051273709264830464_n.jpg
    66.3 KB · Views: 0
Last edited:
Hoje experimentei a conduzir pela primeira vez um Tesla (já tinha experimentado como passageiro).

Foi um X p100d é uma experiência muito interessante, o carro tem uma disponibilidade de resposta brutal, pulveriza tudo o que consome gasóleo e 99,9 % do que consome gasolina. São cerca de 770 cv para 2.500 kg.

Será mais ou menos por aqui que os carros evoluirão !? É um carro muito bom, espaço, estilo, conforto, muito sofisticado e a tal resposta fortíssima, preço razoável para o que oferece - 160 mil, mas vamos sentir falta das octanas e dos consumos elevados :sh)

Saí com o Pista de Cascais com 93Km e média de 8. A5 a 115/120, CREL a 120/130, A10 a 120/45, A1 a 130/140 e nacional e IC2 a 90/110.
Média de 7,4 à chegada não foi má. Mala cheia, 2 adultos e um puto de 4 anos, AC ligado.
18e270656a67b3e2d64d16af53852651.jpg

Agora percebe-se esses "10 litros". Mas se ias a cumprir limites isso é um grande bêbado! Mas quem tem um carro desses não se pode preocupar com consumos.

O troço de AE que fiz também é tudo menos plana, e a nacional idem aspas...

Mas sim não é coisa que me preocupe, eu tinha dois critérios na altura que o comprei, tinha que ser bastante confortável e tinha que andar bem... E nisso cumpre na perfeição [;)]

Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

O troço de AE que fiz também é tudo menos plana, e a nacional idem aspas...

Mas sim não é coisa que me preocupe, eu tinha dois critérios na altura que o comprei, tinha que ser bastante confortável e tinha que andar bem... E nisso cumpre na perfeição [;)]

Para quem conhece o carro/motor sabe que esse consumo só se consegue com muita calma.

O meu é mais leve (S40) sem AWD e para conseguir abaixo dos 10 tenho que me controlar.

Um dia destes em nacional em passeio consegui 8, mas foi uma situação e condução muito especial.

2a07199e7e4471dc40158f1204cb9deb.jpg

Last edited:
Não me parece de forma nenhuma que um carro actual tenha um erro de velocímetro de 10%.

Acho pouco provável algo acima de 5%

Também tenho ideia dos carros atuais já não terem tanto erro, mas como justificas 259 km/h numa carrinha de 150cv ? Mesmo a descer penhascos é muita fruta.

E se tiver os tais 10% bate certo com a minha experiência de carros deste género que, a descer, dão mais ~20km/h (velocidade real de GPS) que o declarado.

Claro que acho super estranho um carro atual ter 10% de erro, mas não encontro outra justificação para os 259km/h. Falamos de 150cv, não falamos de 250cv!

Não terá havido um engano na linha de produção e colocaram o motor de 240cv biturdo da VW nessa A4? É que essas performances nem sequer parecem ser da carrinha de 190cv. [:D]

Pois, deve ter sido :)

Ando com um Fiesta ST 1.0 Ecoboost alugado e ao fim de 30 kms de circulação nos arredores de Lisboa, o consumo está nos 13L/100...

Já desisti de dizer isso, sempre que nos tentam meter pelos olhos dentro que os atuais motores a gasolina fazem consumos quase iguais aos diesel...

Não, tem pé normal, "despachado" apenas, em trajetos que o Megane faz 7 l/100!

Ah, já agora, um Grande Punto 1.2 arrastadeira alugado com que andei em Junho fez-me 6,9 l100 nos mesmos trajetos, mas se calhar fui eu que mudei de sapatos.

Isso é um bocado estranho.

Não fui verificar, mas o teu Megane deverá ter algo entre 5,5 a 6l reais no spritmonitor.

Já os Fiesta 1.0 T Ecoboost devem ter uns 7l.

Portanto um Fiesta desses deverá consumir, em média, mais 17% que o Megane. Mas pronto, para dar uma margem, vamos assumir 25%.

7l com 25% em cima dá 8,75, pelo que os 13l parece-me um bocado fora do expectável. Entre 9 a 10l com AC, condução despreocupada com acelerações/recuperações mais vigorosas até achava normal, 13l é estranho.

Ainda por cima se nos mesmos trajetos fizeste ~7l num GP 1.2. Sou o primeiro a não ter dúvidas que na vida real* os NA como esse GP bebem bem menos (média geral com vários tipos de percursos, condução), mas daí a ser normal um Fiesta desses beber 13l...

O carro poderá ter algum problema (?).

*andar a 80 numa EN durante 50km e no fim tirar foto para o fórum não é "vida real".

Last edited:
Isso é um bocado estranho.

Não fui verificar, mas o teu Megane deverá ter algo entre 5,5 a 6l reais no spritmonitor.

Já os Fiesta 1.0 T Ecoboost devem ter uns 7l.

Portanto um Fiesta desses deverá consumir, em média, mais 17% que o Megane. Mas pronto, para dar uma margem, vamos assumir 25%.

7l com 25% em cima dá 8,75, pelo que os 13l parece-me um bocado fora do expectável. Entre 9 a 10l com AC, condução despreocupada com acelerações/recuperações mais vigorosas até achava normal, 13l é estranho.

Ainda por cima se nos mesmos trajetos fizeste ~7l num GP 1.2. Sou o primeiro a não ter dúvidas que na vida real* os NA como esse GP bebem bem menos (média geral com vários tipos de percursos, condução), mas daí a ser normal um Fiesta desses beber 13l...

O carro poderá ter algum problema (?).

*andar a 80 numa EN durante 50km e no fim tirar foto para o fórum não é "vida real".

O meu Megane na minha vida real faz 6 a 7 l/100, sendo mais próximos dos 6 no inverno, e mais próximo dos 7 no verão por força do A/C ligado, muitas vezes durante bons períodos com o carro parado.

Na minha vida real só tenho trajetos fixos com orografia muito desfavorável, como já disse, chegando a fazer 2 a 3 kms/dia com inclinações superiores a 15%, em pára-arranca. Depois tenho os restantes trajetos em trabalho, que tanto podem ser favoráveis como desfavoráveis para os consumos. Por exemplo, durante as semanas iniciais de setembro fiz mais de 1000 kms/semana, a esmagadora maioria em AE/IC/EN ou cidades pequenas com pouco trânsito, mas nesta ultima semana praticamente não sai dos concelhos de Odivelas/Loures/Lisboa.

O meu estilo de condução é normal, ou seja, não ando a esmifrar os carros á toa, mas também não me apanhas a 30/40 km/h quando tenho a estrada livre. Tal como disse, considero uma condução despachada, sem fazer ninguém andar a penar atrás de mim. Por exemplo, quando faço Évora - Vidigueira, se apanho um tipo a 110/120 kms/h, mantenho-me atrás dele. Mas se apanho malta a 80/90, não tenho paciência para isso e ultrapassa logo que puder. Não conduzo para os consumos, mas sim para me deslocar de forma cómoda, rápida e segura, sem empatar ninguém.

Em relação ao Fiesta, tal como disse, a condução foi normal, atingindo o máximo de 120 km/h na CRIL e raramente ultrapassando as 3000 rpm. O consumo que referi foi, como também referi, em pouco menos de 30 kms e nas condições provavelmente mais desfavoráveis que tenho. No entanto, não me venham com as tretas do pé pesado, de que andei a chiar pneu a fundo, porque de facto tal não ocorreu!

O consumo foi feito nas MINHAS condições normais de circulação. Lá por o manel ou o joaquim fazerem 5 l/100, não quer dizer que todos os carros iguais, ou com o mesmo motor, o façam, pois as varáveis do terreno, fixas - orografia ou variáveis - trânsito, podem diferir imenso entre utilizadores! Mas como a malta recebe comissão das marcas dos carros que comprou acha ofensivo que alguém gaste mais do que eles e vai de cascar no condutor, enfim...

O veiculo é um Fiesta ST Line 1.0 Ecoboost de 04/2017, com 43500kms que, pelo aspeto geral, já deve ter passado as passinhas do Algarve.

Vamos ás fotos com a evolução da coisa, nomeadamente com uma deslocação ao Cacém em circunstâncias muito favoráveis! Provavelmente se tivessem aguardado um bocadinho antes de soltar as feras...

image.jpg

image.jpg

image.jpg

image.jpg

image.jpg

image.jpg

Ultimo depósito da Focus 1.5 TDCI, sem ter acendido a reserva...
Durante a semana, Malveira - Lx - (A8) Malveira....fim de semana, "voltinhas do Marão"

20180929_152204.jpg

A média desde meados de Março, depois da revisão feita (11847kms feitos)

20180930_084916.jpg

A questão dos 13 litros do Fiesta é acima de tudo estatística.

30 kms é a "tender" para o instantâneo, estamos a partir de uma quilometragem <100, logo estamos a extrapolar. O ideal para se fazer uma média /100 é pelo menos uns 500 ou 1000 kms.

Quem tem experiência de deixar milhares de kms sem reset sabe que aquilo estabiliza de tal forma que se podem fazer bastantes "avarias" que não mexe mais. No campo oposto, os consumos instantâneos são o que todos sabemos.

Aqui estamos a tender para o segundo caso. Faz lembrar a diferença entre interpolação e extrapolação numérica e os erros associados. Em caso de calibração instrumental a interpolação é aceite mas a extrapolação fora da recta de calibração já não.

Também tenho ideia dos carros atuais já não terem tanto erro, mas como justificas 259 km/h numa carrinha de 150cv ? Mesmo a descer penhascos é muita fruta.

E se tiver os tais 10% bate certo com a minha experiência de carros deste género que, a descer, dão mais ~20km/h (velocidade real de GPS) que o declarado.

Claro que acho super estranho um carro atual ter 10% de erro, mas não encontro outra justificação para os 259km/h. Falamos de 150cv, não falamos de 250cv!

.

Eu fui o primeiro a levantar a lebre do conta kms. Essa velocidade máxima, é efetivamente a descer um penhasco. Mas por exemplo, de Lisboa para Évora, onde não há penhascos como aquele. chega aos 250...

E ainda para mais, temos a questão da média de velocidade. Aqui, depende da contagem de kms e do relógio. Este último, funciona bem, O conta kms, segundo vi no google maps, no limite apresenta 200 metros de diferença:

IMG_1463.jpg

Será que vamos ter um novo diesel gate em breve? Faz-me lembra o motor 2.0 Tdi e de 136 cv que parecia ter tudo menos 136cv..

de Lisboa para Évora, onde não há penhascos como aquele. chega aos 250...

Conheco muito bem esse percurso e nem tem grandes descidas. Dar 250 ainda que de ponteiro não é para qualquer carro. Essa A4 é do diabo. Tenho de ver se apanho a da minha cunhada a jeito.

Back