Isso é um bocado estranho.
Não fui verificar, mas o teu Megane deverá ter algo entre 5,5 a 6l reais no spritmonitor.
Já os Fiesta 1.0 T Ecoboost devem ter uns 7l.
Portanto um Fiesta desses deverá consumir, em média, mais 17% que o Megane. Mas pronto, para dar uma margem, vamos assumir 25%.
7l com 25% em cima dá 8,75, pelo que os 13l parece-me um bocado fora do expectável. Entre 9 a 10l com AC, condução despreocupada com acelerações/recuperações mais vigorosas até achava normal, 13l é estranho.
Ainda por cima se nos mesmos trajetos fizeste ~7l num GP 1.2. Sou o primeiro a não ter dúvidas que na vida real* os NA como esse GP bebem bem menos (média geral com vários tipos de percursos, condução), mas daí a ser normal um Fiesta desses beber 13l...
O carro poderá ter algum problema (?).
*andar a 80 numa EN durante 50km e no fim tirar foto para o fórum não é "vida real".
O meu Megane na minha vida real faz 6 a 7 l/100, sendo mais próximos dos 6 no inverno, e mais próximo dos 7 no verão por força do A/C ligado, muitas vezes durante bons períodos com o carro parado.
Na minha vida real só tenho trajetos fixos com orografia muito desfavorável, como já disse, chegando a fazer 2 a 3 kms/dia com inclinações superiores a 15%, em pára-arranca. Depois tenho os restantes trajetos em trabalho, que tanto podem ser favoráveis como desfavoráveis para os consumos. Por exemplo, durante as semanas iniciais de setembro fiz mais de 1000 kms/semana, a esmagadora maioria em AE/IC/EN ou cidades pequenas com pouco trânsito, mas nesta ultima semana praticamente não sai dos concelhos de Odivelas/Loures/Lisboa.
O meu estilo de condução é normal, ou seja, não ando a esmifrar os carros á toa, mas também não me apanhas a 30/40 km/h quando tenho a estrada livre. Tal como disse, considero uma condução despachada, sem fazer ninguém andar a penar atrás de mim. Por exemplo, quando faço Évora - Vidigueira, se apanho um tipo a 110/120 kms/h, mantenho-me atrás dele. Mas se apanho malta a 80/90, não tenho paciência para isso e ultrapassa logo que puder. Não conduzo para os consumos, mas sim para me deslocar de forma cómoda, rápida e segura, sem empatar ninguém.
Em relação ao Fiesta, tal como disse, a condução foi normal, atingindo o máximo de 120 km/h na CRIL e raramente ultrapassando as 3000 rpm. O consumo que referi foi, como também referi, em pouco menos de 30 kms e nas condições provavelmente mais desfavoráveis que tenho. No entanto, não me venham com as tretas do pé pesado, de que andei a chiar pneu a fundo, porque de facto tal não ocorreu!
O consumo foi feito nas MINHAS condições normais de circulação. Lá por o manel ou o joaquim fazerem 5 l/100, não quer dizer que todos os carros iguais, ou com o mesmo motor, o façam, pois as varáveis do terreno, fixas - orografia ou variáveis - trânsito, podem diferir imenso entre utilizadores! Mas como a malta recebe comissão das marcas dos carros que comprou acha ofensivo que alguém gaste mais do que eles e vai de cascar no condutor, enfim...
O veiculo é um Fiesta ST Line 1.0 Ecoboost de 04/2017, com 43500kms que, pelo aspeto geral, já deve ter passado as passinhas do Algarve.
Vamos ás fotos com a evolução da coisa, nomeadamente com uma deslocação ao Cacém em circunstâncias muito favoráveis! Provavelmente se tivessem aguardado um bocadinho antes de soltar as feras...