Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Este fim-de-semana fui Lisboa-Tondela fez 5,9L de média 135/140 na A1 e depois substancialmente mais devagar na IP3 mas apesar da redução da velocidade já não melhora quase nada à média final.
Tondela-Lisboa mesmo andamento cerca de 2h20min de viagem aproveitando a orografia de Norte para Sul já fez 5,4L com uma velocidade média final IP3 mais A1 de 113km/h.
É de facto neste tipo de trajetos que ele consegue ser relativamente económico.
Uma viagem que quando o preço do gasóleo estava a 1,5€ se fazia por cerca de 80€ (Portagens mais gasóleo) agora foram 90€ tudo exclusivamente do aumento do preço do combustível que para efeitos de contas meti a 1,889€ por litro.
Audi A4 2.0TDI 143cv´s[;)]

Last edited:
Clio V 1.0 TCe 90.

Dacia Duster 1.3 TCe 150 4wd.
6d403fa166cefd83049e121ef3e283c1.jpg
2f654abf67b41f2d6625f3833ede6cdd.jpg

Ora:

Iveco Daily 3.0 diesel 160cv caixa auto 8 velocidades, 80 a 90% AE, parte dele com centenas de Kg de carga, entre 90 e 120, ficou-se pelos 9L/100 e isto porque a viagem de regresso teve de ser um pouco de pé pesado em AE, nada ideal para estes furgões.

Caixa ZF, a mesma que equipa a BMW. [:D]

Entretanto, 681 quilómetros feitos com 41 litros de gasóleo normal do Auchan. Média de 6,02. Este tijolo de Palmela até consegue ser poupadinho. [:cool:]

Hoje abasteci na Energética (fornecida pela Prio ao que me parece), gasóleo aditivado a €1,884, na zona de Silveira (Torres Vedras). Aproveitar enquanto ainda está abaixo dos €1,90.

Volkswagen Sharan 2.0 TDI 140 2013

hoje fui ligeirinho, mas a aproveitar a média. cerca de 50kms de AE para cada lado, fora isso um total de mais uns 15kms, metade deles em modo pára-arranca com trânsito, semáforos em todas as ruas, passadeiras, etc. para lá fiz média de 6lts, à vinda embora 5,5lts, com uns picos de 130 e 140, mas no geral a uns 100/110. consegui baixar a média geral de 9,3 para 9,1. [:D]

Hoje o cupra foi esticar as pernas.

Torres Vedras -> Fátima -> Torres Vedras novamente.

Ida sempre pela autoetsrada maioritariamente a 140/150km/h. Na volta apanhei bastante trânsito na autoestrada ao ponto de chegar a estar parado mesmo.
De santarém para baixo quando passou o transito voltei novamente nos 140/150km/h.

Saí com a bateria 100% carregada, ainda a esgotei em modo elétrico dentro de fátima.

20260503_191359.jpg - Click image for larger version  Name:	20260503_191359.jpg Size:	109.8 KB ID:	14705131

Achei os consumos porreiros, o i30 a diesel que tinha com metade da potência neste registo facilmente fazia 7/7.5 l/100.

Entretanto deixo registo desde que tenho o carro, pouco mais de 12K KM feitos

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	177.8 KB ID:	14705132

Até à data estou a gostar imenso do carro, no entanto para tiradas maiores em AE acho que uma DSG 7 velocidades seria a cereja no topo do bolo para os consumos​

Last edited:
o meu irmão na leon feia dele, com a parte elétrica a funcionar até 120kms, tinha na 5ª feira média de 1,2 nos últimos 2250kms+-. abasteceu nesse dia à noite novamente depois desses kms todos feitos.

Por norma os meus depósitos tem sido também 2em torno dos 2.1l por norma.

Só altera mais quando faço mais autoestrada, quando ando nas voltinhas a carregar diariamente é em torno disso.

A minha é da geração anterior pelo que só faz no máximo uns 55km em eletrico

Este OM613 nunca deixa de impressionar. Ida para Lisboa a 120km/h fez-me 5.7L/100km, à vinda para casa vinha a 160km/h e vi que o CB estava a marcar 7.5, fiz reset e no resto do caminho com a velocidade média que se vê está aí o resultado. Vou também deixar a nota que o CB deste carro tem margem de 0.1 a 0.2L/100km.

Volto cá a registar os últimos tanques cá de casa:

VW Passat 2.0tdi 150cv cx6 04/2015 ~254.000km: 6.3

Toyota Avensis 2.0 d4d 126cv cx6 12/2008 - 312.000km (5.8 e 5.6), os dois últimos atestos

NOTA: a Passat tem-se mantido nos últimos 7 meses sempre entre 6.0/6.3, e a Avensis varia um pouco 5.8~6.6, sendo que nos últimos tanques tem baixado a média (final do Inverno, gasta menos...), tendo sido mais usual valores nos 6 baixos.

A Passat anda a fazer muita AE, ~120/140kmh, e gasta mais por isso. Faço notar que o mês passado fui ao Porto a uma 6f às 18h30 e fui sempre a acompanhar o trânsito ~120kmh, cheguei ao Porto com 4.9/100 em cerca de 80kms. O problema é qd a condução é mais tensa, gasta muito em AE.

Volto cá a registar os últimos tanques cá de casa:

VW Passat 2.0tdi 150cv cx6 04/2015 ~254.000km: 6.3

Toyota Avensis 2.0 d4d 126cv cx6 12/2008 - 312.000km (5.8 e 5.6), os dois últimos atestos

NOTA: a Passat tem-se mantido nos últimos 7 meses sempre entre 6.0/6.3, e a Avensis varia um pouco 5.8~6.6, sendo que nos últimos tanques tem baixado a média (final do Inverno, gasta menos...), tendo sido mais usual valores nos 6 baixos.

A Passat anda a fazer muita AE, ~120/140kmh, e gasta mais por isso. Faço notar que o mês passado fui ao Porto a uma 6f às 18h30 e fui sempre a acompanhar o trânsito ~120kmh, cheguei ao Porto com 4.9/100 em cerca de 80kms. O problema é qd a condução é mais tensa, gasta muito em AE.

Que tal estão a envelhecer essas duas máquinas ? Ambas de marcas com fortes pergaminhos de durabilidade e fiabilidade

Que tal estão a envelhecer essas duas máquinas ? Ambas de marcas com fortes pergaminhos de durabilidade e fiabilidade

A Avensis é um tanque. É impressionante como me convenceu em termos de uso diário e familiar, aguenta muita porrada e "está sempre igual" (garotos a bater portas com força, tralha com fartura em todas as partes do carro, etc etc)
A semana passada tive de ir de repente buscar material para as obras cá de casa e carreguei a mala da Avensis com artefactos de cimento, ela vinha toda aninhada, mas foi só descarregar e ficou impecável!
Tem defeitos comuns às Avensis: tablier estalado e pele dos bancos a rasgar. Já fui ao estofador, ainda em Maio deve ficar restabelecida nos dois bancos da frente e também o volante.

A Passat é o "GTI" cá de casa, impressionante o motor de 150cv e a resposta pronta das 2200rpm para cima (comparando com a Avensis).
Está também a resistir bem à utilização, mas já avariou: bomba de água com 160.000km (aproveitei e troquei logo a distribuição) e fiquei a pé em casa, sem embraiagem, devido a fuga no hidráulico, por volta dos 220.000km. Mandei colocar Bimassa e tudo novo.
Está em bom estado e é um carro "moderno", mas no dia a dia a verdadeira vantagem sobre a Avensis é o radar frontal. No restante, para uso diário, é equivalente, estando a Avensis um furo acima no que a robustez diz respeito, a Avensis aparenta aguentar muita porrada até partir!

A Avensis pediu pela 1a vez óleo esta semana, por breves instantes, estou a avaliar se há ali algum problema, pois nunca mais aconteceu (estava estacionado inclinado, qd aconteceu).
Avensis ainda tem embraiagem de origem, embora se note que já está cansada.

Nenhuma das carrinhas está pensada para trocar em breve.

Margem Sul - Cartaxo - Margem Sul

A2, Eixo N/S e A1. Paragem em Alverca e depois sempre nos 135-155 até a Saída de Alcoentre.

Regresso mais calmo, mas em torno dos 120. Muita água na estrada, o que aumenta o atrito.

Carrão do caraças, insonorização e estabilidade dignas de um segmento C premium.

Média final de cerca de 230km abaixo. Quase de certeza que o meu A180d ia gastar mais:

IMG-4205.jpg

Clio V phase 2, 1.0 TCe 90 Techno

Btw, o concorrente direto Peugeot 208 parece uma carroça ao lado deste carro. É simplesmente o pior carro que conduzi nos últimos tempos - e eu sempre gostei esteticamente do 208 - o Clio parece duas (!) gamas acima em todos os níveis.

Vou fazer uma review sobre o 208 no tópico dos carros de rent-a-car.

A2, Eixo N/S e A1. Paragem em Alverca e depois sempre nos 135-155 até a Saída de Alcoentre.

Regresso mais calmo, mas em torno dos 120. Muita água na estrada, o que aumenta o atrito.

Carrão do caraças, insonorização e estabilidade dignas de um segmento C premium.

Média final de cerca de 230km abaixo. Quase de certeza que o meu A180d ia gastar mais:

Btw, o concorrente direto Peugeot 208 parece uma carroça ao lado deste carro. É simplesmente o pior carro que conduzi nos últimos tempos - e eu sempre gostei esteticamente do 208 - o Clio parece duas (!) gamas acima em todos os níveis.

E é dos poucos carroa que maeca verdadeiramente o consumo médio em que corresponde à realidade.

Dacia Duster 1.3 TCe 150 4wd.

É engraçado que nas minhas mãos e exatamente o mesmo trajeto e velocidade faço menos 1.8 l/100 do que a minha maria.
6f21bef5f133d7ef75bbd5afe5660506.jpg

Não me colo aos carros que vão à minha frente,nem ando em travar e acelerar como faz a maria.

O tempo é o mesmo sempre com CC,guardo distâncias etc.

A cumprir limites de velocidade e algum trânsito.

Sempre em AE.
6d66e118c624e9e53b2ebd871a3c6f0b.jpg
052210b7e72ef945281e1dee85c130c2.jpg

Grande motor este 1.0 TCe.

Só não entendo os consumos na variante a GPL. Testei um Captur que fez média de 12(?) com andamentos calmos mas com algum trânsito e um dos meus melhores amigos tem um Duster a GPL que se atira para os 8/9.

Aliás, outro amigo meu tem um ASX que também tem consumos absurdamente altos.

Geralmente o GPL aumenta os consumos em cerca de 10% mas da minha experiência de malta próxima com este motor, as médias disparam por completo.

Grande motor este 1.0 TCe.

Só não entendo os consumos na variante a GPL. Testei um Captur que fez média de 12(?) com andamentos calmos mas com algum trânsito e um dos meus melhores amigos tem um Duster a GPL que se atira para os 8/9.

Aliás, outro amigo meu tem um ASX que também tem consumos absurdamente altos.

Geralmente o GPL aumenta os consumos em cerca de 10% mas da minha experiência de malta próxima com este motor, as médias disparam por completo.

10% ? Acho que é mais

Quando te referes ao 1.0 como "grande motor" é por causa dos bons consumos ?

Back