Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Viagem ao interior entre Coimbra e Fundão pelo maravilhoso IC8 ( subidas, subidas, e algumas descidas ) e depois alguns bons km na A23 no C5 a gasolina, carregado de malas, 4pessoas, e AC sempre ligado e a média no fim de 200km ficou nos 7.5L/100km.
Acho que não foi nada mau :)

Cruise Control - Consumos

Cruise Control - Consumos

Uma questão que acho ainda n ter encontrado aki...

A função "Cruise Control" que alguns veículos têm é vantajosa para os consumos ?

Alguem já fez alguma comparativo utilizando o mesmo veículo ?

Uma questão que acho ainda n ter encontrado aki...

A função "Cruise Control" que alguns veículos têm é vantajosa para os consumos ?

Alguem já fez alguma comparativo utilizando o mesmo veículo ?

teoricamente é, porque pelo simples facto de manter o motor "sempre" na "zona" de binario maximo, deverá ser mais economico que o pé direito (!!!)

eu uso (em AE) sempre em viagem, mas nao tenho forma de te dizer se é na realidade ou nao...

Faço esta pergunta porque às vezes tenho a sensação de que o carro perde a "embalagem" para manter a mesma velocidade e por isso penso eu que pode agravar os consumos...

teoricamente é, porque pelo simples facto de manter o motor "sempre" na "zona" de binario maximo, deverá ser mais economico que o pé direito (!!!)

eu uso (em AE) sempre em viagem, mas nao tenho forma de te dizer se é na realidade ou nao...

O motor mantém-se na zona de binário máximo com o cruise control???

1 - O cruise control mantém o carro na velocidade que quiseres seja ela a que corresponder ao binário máximo ou não

2 - o melhor consumo não ocorre necessariamente na zona de binário máximo.

3 - é sempre possível fazer melhor do que o cruise control pelo simples facto das estradas não serem planas. O cruise control não consegue antecipar variações de inclinação da estrada e adequar o ritmo de forma a minimizar o consumo. Com isto não quero dizer que é facil fazer melhor, mas a melhor forma de viajar de A a B (em termos de economia) não é a uma velocidade constante!

Primeiro há que desmistificar essa questão da zona de binário máximo consumir menos... não é uma verdade absoluta!

O consumo é o produto entre três variáveis:
V1 - pressão no acelerador
V2 - rotações do motor
V3 - quantidade de combustível que a "centralina" acha necessária

Quanto ao CC, quanto mais acidentado for o percurso maior será a diferença entre usar o CC com desvantagem para o CC.

Basta reparares que quando conduzimos ao chegar a uma subida não tendemos a acelerar para manter a velocidade, mas sim tendemos a manter a pressão no acelerador.
Por outro lado ao descer tendemos a acelerar um pouco mais, mas como o carro não depende tanto do "factor V3" o consumo desce apesar da velocidade média aumentar.

Pois... estou vendo que isto vai dar pano pra mangas...

Também tenho essa sensação de que o "Cruise Control" nao é perfeito.

Seria interessante saber a diferença, principalmente para quem conta os tostoes...

Cumps

O motor mantém-se na zona de binário máximo com o cruise control???

1 - O cruise control mantém o carro na velocidade que quiseres seja ela a que corresponder ao binário máximo ou não

2 - o melhor consumo não ocorre necessariamente na zona de binário máximo.

3 - é sempre possível fazer melhor do que o cruise control pelo simples facto das estradas não serem planas. O cruise control não consegue antecipar variações de inclinação da estrada e adequar o ritmo de forma a minimizar o consumo. Com isto não quero dizer que é facil fazer melhor, mas a melhor forma de viajar de A a B (em termos de economia) não é a uma velocidade constante!

Penso que o 330i esta indirectamente a referir-se a carros com caixa automatica e aí sou obrigado a concordar com ele. Tenho dois carros com cruise control, um classe E, automatico, e um golf, manual. no mercedes noto que os consumos descem, penso que devido ao facto de o carro escolher sempre a melhor relaçao de caixa para as circunstancias. Por sua vez, no golf os consumos ou mantém ou aumentam, consoante o tipo de traçado. Por exemplo, enquanto o mercedes ao apanhar uma subido reduz uma velocidade, estabilizando o consumo o golf vai a ''puxar'' a sexta a subir o que prejudica o andamento e aumenta o consumo(se usar a embraiagem o CC desliga).Desculpem-me mas estou podre de sono e nao sei se expliquei bem, mas ja dá umas luzes da minha opiniao. cumps

Penso que o 330i esta indirectamente a referir-se a carros com caixa automatica e aí sou obrigado a concordar com ele. Tenho dois carros com cruise control, um classe E, automatico, e um golf, manual. no mercedes noto que os consumos descem, penso que devido ao facto de o carro escolher sempre a melhor relaçao de caixa para as circunstancias. Por sua vez, no golf os consumos ou mantém ou aumentam, consoante o tipo de traçado. Por exemplo, enquanto o mercedes ao apanhar uma subido reduz uma velocidade, estabilizando o consumo o golf vai a ''puxar'' a sexta a subir o que prejudica o andamento e aumenta o consumo(se usar a embraiagem o CC desliga).Desculpem-me mas estou podre de sono e nao sei se expliquei bem, mas ja dá umas luzes da minha opiniao. cumps

lol por acaso não percebi muito bem não... depois explicas melhor.

Em relação à caixa é verdade que uma caixa auto atenua as diferenças porque a caixa auto permite reduções com CC enquanto que uma caixa manual não permite. Mas os outros factores mantém-se!

A sensação que tenho é que com cruise control o carro gasta mais, pois por exemplo em subidas grandes dá muita gasolina/gasóleo enquanto que sem cruise mesmo descendo um pouco de velocidade poupa-se bastante combustível e em descidas trava-o...

Faço esta pergunta porque às vezes tenho a sensação de que o carro perde a "embalagem" para manter a mesma velocidade e por isso penso eu que pode agravar os consumos...

É claro que o CC funciona tanto melhor quanto mais plana for a estrada. Se o relevo for irregular, um pézinho sensível consegue ser mais económico.

Falando em estradas planas ou então viagens muito longas, sim, já experimentei com ambas as opções com carros diferentes e sim, o CC tende a ser mais económico... quanto mais não seja porque uma pessoa quando vai a conduzir em modo "pezal" prefere divertir-se com outras coisas que não a economia máxima.

Julgo que estará relacionado com as condições da estrada: se estiver em plena autoestrada Alentejana com cruise control, não duvido que os consumos baixam, e se estiver a subir e a descer o Marão, os consumos certamente irão subir...[:D]

Não.
O Cruise Control penaliza muito os consumos. Sem Cruise Control chego a fazer menos 1 litro de média.
Pela simples razão de que o CC não sabe quando há ou não uma subida, para antes embalar.
Em subidas de elevada inclinação o CC pode acelerar o motor a fundo na tentativa de manter a velocidade, o que não beneficia em nada a média final.

Concordo plenamente....

Eu utilizo CC no meu Honda Accord e tenho a certeza que aumenta os consumos, devido ao facto de não saber se vai entrar em uma subida e dps lá vai o pedal por ali fora, tipo prego a fundo LoOoOL

A maior utlidade do CC é mesmo só para descansar o pé direito. Porque já reparei, por exemplo num descida, muitas vezes deixamos de acelarar(c/ mudança engrenada) e faz que ele faça 0,0 l/100km... mas nas mesmas circunstâncias com o CC vai a gastar entre os 2,0 e 4,0 l/100km.

O Cruise Control é muito confortável em viagens longas, mas piora os consumos! Sei por experiência própria!

Correcto...

O melhor para os consumos não é viajar a velocidade estabilizada, mas sim viajar com o pedal direito estabilizado (não a fundo, obviamente). Ou seja, embalar nas descidas e abrandar nas subidas.

Voltar
Superior