Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Normalmente com cc costumo fazer os percursos gastando menos. Normalmente venho de Lisboa para o Algarve pela nacional e quando o carro que trago tem CC, uso-o.
Mas no entanto torna-se mais económico porque não me fico por ligá-lo e pronto! Vou sempre a controlá-lo. Basicamente em vez de acelerar e desacelerar com o pé, faço-o com o comando do CC. Nos carros com comandos no volante é sempre mais prático. Quando é para reduzir, meto o CC em stand-by. Quando quero voltar a andar retomo o CC, e em qqr caso dá-se um toque no + ou no - para regular. Quando vem uma subida, aumento um pouco a velocidade antes.

Por acaso estava para criar um topico sobre o mesmo assunto.

Tenho a noção que o carro em CC tem um consumo maior que com o CC desligado.
Isto é a experiencia que tenho com carros diferentes.
Consigo fazer melhores medias que o CC.

No meu carro o CC aumenta o consumo ligeiramente, o que é normal porque em certas subidas em que se tem tendencia a diminuir a velocidade o CC acelera o carro para manter a velocidade selaccionada, logo faz gasta mais gasoleo.

Não.
O Cruise Control penaliza muito os consumos. Sem Cruise Control chego a fazer menos 1 litro de média.
Pela simples razão de que o CC não sabe quando há ou não uma subida, para antes embalar.
Em subidas de elevada inclinação o CC pode acelerar o motor a fundo na tentativa de manter a velocidade, o que não beneficia em nada a média final.

precisamente

e no meu carro também noto aumentos na casa dos 0,5 a 0,7 L/100 Km com CC ligado em Auto Estrada face a uma condução normal.

Basta reparares que quando conduzimos ao chegar a uma subida não tendemos a acelerar para manter a velocidade, mas sim tendemos a manter a pressão no acelerador.
Por outro lado ao descer tendemos a acelerar um pouco mais, mas como o carro não depende tanto do "factor V3" o consumo desce apesar da velocidade média aumentar.

cada um fala por si.. cmg é precisamente o contrario, qnd encontro uma subida acelero, qnd encontro uma descida mtas xs afrouxo.. mas isto sou eu..

A condução que faço em AE tenta sempre ser o mais constante possível, quer seja com CC ligado ou desligado. Se assim for não noto qualquer diferença no consumo, com um maior conforto na viagem. Se falam em levantar o pé nas subidas ou acelerar em descidas (para "embalar" ou seja o que for) estão a tornar a comparação com condução "CC" injusta.

Não.
O Cruise Control penaliza muito os consumos. Sem Cruise Control chego a fazer menos 1 litro de média.
Pela simples razão de que o CC não sabe quando há ou não uma subida, para antes embalar.
Em subidas de elevada inclinação o CC pode acelerar o motor a fundo na tentativa de manter a velocidade, o que não beneficia em nada a média final.
É também essa a minha ideia agora depende muito da forma de conduzir de cada um. Se o condutor acelera na subida para manter a velocidade constante aí o consumo deverá ser idêntico, se o condutor aproveita o plano para ganhar "balanço" e depois deixa o carro perder velocidade na subida aí acredito que o consumo do CC seja maior.

cada um fala por si.. cmg é precisamente o contrario, qnd encontro uma subida acelero, qnd encontro uma descida mtas xs afrouxo.. mas isto sou eu..
Eu também costumo andar mais depressa nas subidas que nas descidas. Um dia disseram-me que os radares costumam estar nas descidas para apanharem os maiores excessos de velocidade e pronto, mesmo sem saber se é verdade ou não o hábito ficou. :)

É também essa a minha ideia agora depende muito da forma de conduzir de cada um. Se o condutor acelera na subida para manter a velocidade constante aí o consumo deverá ser idêntico, se o condutor aproveita o plano para ganhar "balanço" e depois deixa o carro perder velocidade na subida aí acredito que o consumo do CC seja maior.
Sim claro. Se o estilo de condução com o CC desligado for identico ao do CC ligado então não deverão haver diferenças significativas. Falando por mim, o que faço com o pedal direito é muito diferente do que o CC faz, logo consigo médias melhores. Isto claro a baixas velocidades, se for a altas não duvido que o cc faça melhor por manter a velocidade estabilizada, pois muitas vezes quando baixamos o ritmo, temos tendência para depois acelerar a fundo na tentativa de chegar de novo á tal velocidade.

Com cruise control consigo reduzir bastante os consumos ... isso é certo seja a andar a 80 ou 160 ! o consumo é menor.

lol, ninguém disse que automaticamente o consumo aumenta quando se liga o cruise control. O que se diz é que, fazendo uma condução económica sem CC, esta será mais económica do que tendo o CC ligado. Agora depende de cada um conseguir fazê-lo.

Uma coisa é certa, o conforto é maior com CC e é exclusivamente para isso que ele foi desenhado. O CC não foi desenhado para poupar combustível.

lol, ninguém disse que automaticamente o consumo aumenta quando se liga o cruise control. O que se diz é que, fazendo uma condução económica sem CC, esta será mais económica do que tendo o CC ligado. Agora depende de cada um conseguir fazê-lo.

Uma coisa é certa, o conforto é maior com CC e é exclusivamente para isso que ele foi desenhado. O CC não foi desenhado para poupar combustível.

Caro Ppais,

Disseste tudo...podem encerrar este tópico! [;)] [:cool:]

Eu costumo acelerar nas subidas e tirar o pé nas descidas [:D]

Quanto ao CC nunca usei, não posso opinar, mas penso que seja natural que o consumo aumente, excepto se o CC controlar a caixa de velocidades.

Aí acredito que o consumo seja menor[;)]

la esta.. nada como a experiencia para nos dar uma ideia exacta das coisas.. [:)]

É fácil de explicar:

Se eu for sem cruise control, não tento manter as velocidades nas subidas. logo o consumo é menor. Eu sem cruise control normalmente ponho o pé numa determinada velocidade a direito e tento manter nas subidas e nas descidas.

Agora, se eu tentar manter a velocidade sempre independentemente de ser a subir ou descer, aí o cruise control é mais eficaz, porque é mais preciso na quantidade de acelerador / combustível necessário.

Voltar
Superior