Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Cá em casa mora uma Matrix 1.5CRDI de 82 cv, depois de alguns km (a partir dos 10.000), os consumos baixaram, agora situam-se nos 7.

De relembrar, que faz basicamente cidade, andando pouco em estrada e a sua aerodinâmica também não ajuda muito.

E ainda vai demorar um pouco para o motor do teu Getz estar com a rodagem feita [;)]

Bons km.

Um abraço, by Filas

A rodagem são 1000 km segundo o livro, mas eu n percebo nada disso. Já me disseram pra ir esticar o carro em auto-estrada para gastar menos, mas ainda não consegui passar dos 160 :(

4,6 só com muito jeitinho.

É de 110cv?

É normal consumir mais que o anunciado, mas há carros que só para os 10000km é que estão nos consumos normais assim cm tb é normal com apenas 1600km ainda não estarmos habituados a utilizar o carro de forma óptima para conciliar consumos/prestações.

4,6 só com muito jeitinho.

É de 110cv?

É normal consumir mais que o anunciado, mas há carros que só para os 10000km é que estão nos consumos normais assim cm tb é normal com apenas 1600km ainda não estarmos habituados a utilizar o carro de forma óptima para conciliar consumos/prestações.

É de 88 cv. E 4.6 é o consumo misto, porque em AE era suposto ser 3.9, n sei onde realmente [8b]

Também ja ouvi dizer k o carro pra consumir pouco deve andar entre as 1500 e 2000 RPM e há kem diga k é entre as 2000 e as 3000. Uns dizem k se deve andar em mudanças + baixas, outros dizem altas...enfim [8b] [8b] [8b]

Não querendo falar do que não sei (1.5 CRDI)... apenas quero salientar o facto de que os consumos variam (e muito) consoante o "peso" do pé direito.

Posso dizer que para o mesmo percurso e trânsito, o meu Polo tanto pode
gastar 4 como 8 l/100kms.

Naturalmente que para gastar os 4 litros é conveniente respeitar os limites de velocidade impostos por lei em metade do percurso e no restante não ultrapassar mais do que 20/30 kms/h do permitido.

E não esquecer as mudanças altas, a velocidade estabilizada, etc...

Só este pequeno detalhe permite mudanças notórias nos consumos!

(para além de reduzir o risco de acidente :sh) - com esta me vou embora [:D] )

Cumps.

Tens de esperar mais um pouco até os consumos baixarem...

É a minha opinião, pelo menos foi o que aconteceu no CRDI cá de casa. [;)]

Eu é que não levava o carro aos 160 km/h com tão poucos km.

Um abraço, by Filas

Eu n sei fazer esses cálculos, mas tinha um Renault Clio 1.9 k fazia tipo 700 km com os mm litros. Este era suposto tb fazer os 700 km, mas n faz. O depósito leva 45 lts mas eu só lá consigo por 35, quando entra na reserva.

è bastante facil de fazer multiplicas o nº de litros que gastaste por 100 e divides pelo nº de km que fizeste.

no teu caso 35x100:500=7

aparte disso e normal que gaste pelo menos mais 1L enquanto o motor esta na rodagem, tens a certeza que no livro diz que sao 1000 km? e que tenho um dci e eles dizem que a rodagem sao 3500 Km.

Tens de esperar mais um pouco até os consumos baixarem...

É a minha opinião, pelo menos foi o que aconteceu no CRDI cá de casa. [;)]

Eu é que não levava o carro aos 160 km/h com tão poucos km.

Um abraço, by Filas

Pois, vou esperar... k remédio [:cool:]

Os 160 km/h foram aconselhados pelo vendedor da hyundai para o carro gastar menos [:D] ... ele até disse 180 .. lol

Não querendo falar do que não sei (1.5 CRDI)... apenas quero salientar o facto de que os consumos variam (e muito) consoante o "peso" do pé direito.

Posso dizer que para o mesmo percurso e trânsito, o meu Polo tanto pode
gastar 4 como 8 l/100kms.

Naturalmente que para gastar os 4 litros é conveniente respeitar os limites de velocidade impostos por lei em metade do percurso e no restante não ultrapassar mais do que 20/30 kms/h do permitido.

E não esquecer as mudanças altas, a velocidade estabilizada, etc...

Só este pequeno detalhe permite mudanças notórias nos consumos!

(para além de reduzir o risco de acidente :sh) - com esta me vou embora [:D] )

Cumps.

Eu até não sou mto acelera, mas ando mais em mudanças altas ... deve ser por isso :(

è bastante facil de fazer multiplicas o nº de litros que gastaste por 100 e divides pelo nº de km que fizeste.

no teu caso 35x100:500=7

aparte disso e normal que gaste pelo menos mais 1L enquanto o motor esta na rodagem, tens a certeza que no livro diz que sao 1000 km? e que tenho um dci e eles dizem que a rodagem sao 3500 Km.

Sim mas se são 7 lt são + 2 k o anunciado. No livro até diz k n é preciso fazer rodagem, apenas para ter cuidado nos primeiros 1000 km.

Fora esta questão dos consumos, devo dizer k estou mto satisfeita com o carro: anda bem, gosto da posição de condução, é espaçoso por dentro (embora n pareça). Agora vamos ver se a mecanica se porta bem [;)]

Eu até não sou mto acelera, mas ando mais em mudanças altas ... deve ser por isso :(

Quando eu digo mudanças altas é a 4.ª e 5.ª.

Se o percurso for plano respeito mais ou menos a seguinte regra:

1.ª arranque e até aos 20/30 km/h
2.ª a partir dos 20 km/h
3.ª a partir dos 30 km/h
4.ª a partir dos 40 km/h, e
5.ª a partir dos 60/70 km/h.

E assim, o motor quase nunca passa acima das 2500 rpm (excepto AE).

É claro que não ando a olhar sempre para o velocímetro/taquímetro a tentar respeitar estes limites dado que depois de conhecer o carro e as suas potencialidades já ocorre com naturalidade.

Só há um problema... É que o acelerador por vezes é viciante :sh) [8b] [br:)]
(e então no Polo que aquilo sobe que nem uma flecha!)

Cumps.

Eu acho quase impossível fazer consumos abaixo dos 5 lts aos 100 kms.
A minha média em 13.000 kms com o Astra anda entre os 5.2/5.8 lts, isto em percurso +/- 80% dentro da cidade. Valores tb diferentes dos que a marca anuncia mas aceitáveis.[:blush:]

O melhor depósito que fiz foi há pouco tempo: 800 km. Ou seja, uma média de 4,5 l/100km (36L). Na zona da grande Lisboa mas... com algum cuidado e quase sem AE.

O normal é os 5,0 - 5,5 l/100km (de frizar que o Polo tem patas de elefante).

Cumps.

Pois, vou esperar... k remédio [:cool:]

Os 160 km/h foram aconselhados pelo vendedor da hyundai para o carro gastar menos [:D] ... ele até disse 180 .. lol

Obviamente que o senhor pode ser muito bom vendedor, mas de mecânica não percebe muito.
Então a 180 ia gastar menos do que a 160? [8b] Tenham dó!...
Para gastar o menos possível, tenta carregar no acelerador só o necessário para que o carro desenvolva, ou que mantenha a velocidade, conforme a tua vontade.
Tenta usar sempre as mudanças o mais altas possíveis, mas se quiseres aumentar de velocidade, e fores p. ex. em 4ª, se vires que tens de ir mais ao fundo com o pedal do acelerador para ele desenvolver, então é preferível reduzir para 3ª e avançar com menos carga de acelerador. Ou seja, quanto mais fundo carregares no acelerador, mais ele gasta. Por vezes é preferível usar uma mudança mais baixa, mas com menos curso de acelerador usado.
Outra coisa: não faças as descidas com o carro em ponto morto. Engrena antes uma mudança alta Pois assim o consumo é zero. Se for em ponto morto consome o necessário para manter o motor no ralenti.
Desculpem lá o testamento. [;)]

Desde 2004 fiz a rodagem a 5 carros diesel e a experiência diz-me que é preciso mais que 1 600 km para os consumos baixarem.

Como referência:

2 Corsas 1.3 CDTi 70cv: perto dos 10 000 km
1 Mégane 1.5 DCi 100cv: perto dos 7 500 km
1 Astra 1.3 CDTi 90cv: perto dos 10 000 km
1 307 SW 1.6 HDi 110cv: perto dos 5 000 km

Agora tudo influencia os consumos. O que a marca anuncia é sempre difícil de cumprir. Tem atenção aos trajectos que fazes, acelerações, travagens, etc.

Cmpts

Obviamente que o senhor pode ser muito bom vendedor, mas de mecânica não percebe muito.
Então a 180 ia gastar menos do que a 160? [8b] Tenham dó!...
Para gastar o menos possível, tenta carregar no acelerador só o necessário para que o carro desenvolva, ou que mantenha a velocidade, conforme a tua vontade.
Tenta usar sempre as mudanças o mais altas possíveis, mas se quiseres aumentar de velocidade, e fores p. ex. em 4ª, se vires que tens de ir mais ao fundo com o pedal do acelerador para ele desenvolver, então é preferível reduzir para 3ª e avançar com menos carga de acelerador. Ou seja, quanto mais fundo carregares no acelerador, mais ele gasta. Por vezes é preferível usar uma mudança mais baixa, mas com menos curso de acelerador usado.
Outra coisa: não faças as descidas com o carro em ponto morto. Engrena antes uma mudança alta Pois assim o consumo é zero. Se for em ponto morto consome o necessário para manter o motor no ralenti.
Desculpem lá o testamento. [;)]

pelo que me deu a entender, o vendedor estava era a querer dizer que se um motor for mais puxado/esticado, por uns bons quilometros, ganha mais folego e que nessa altura, ao voltar a andar a velocidades mais baixas, o motor aguenta-se melhor e está mais "à vontade", gastando menos combustível.

Por acaso, já tenho ouvido coisas desse género... Agora não sei se será verdade :confused:

Voltar
Superior