Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Obviamente que o senhor pode ser muito bom vendedor, mas de mecânica não percebe muito.
Então a 180 ia gastar menos do que a 160? [8b] Tenham dó!...
Para gastar o menos possível, tenta carregar no acelerador só o necessário para que o carro desenvolva, ou que mantenha a velocidade, conforme a tua vontade.
Tenta usar sempre as mudanças o mais altas possíveis, mas se quiseres aumentar de velocidade, e fores p. ex. em 4ª, se vires que tens de ir mais ao fundo com o pedal do acelerador para ele desenvolver, então é preferível reduzir para 3ª e avançar com menos carga de acelerador. Ou seja, quanto mais fundo carregares no acelerador, mais ele gasta. Por vezes é preferível usar uma mudança mais baixa, mas com menos curso de acelerador usado.
Outra coisa: não faças as descidas com o carro em ponto morto. Engrena antes uma mudança alta Pois assim o consumo é zero. Se for em ponto morto consome o necessário para manter o motor no ralenti.
Desculpem lá o testamento. [;)]

Olá.

Ele n disse k gastava menos a 180, o que ele disse foi pra eu esticar o carro até aos 180 porque o carro "desenjorrava" e começava a gastar menos.

Obrigada pelas dicas de condução. :sh)

Eu costumo dizer que este motor CRDI parece uma máquina de cozer pelo menos na Matrix cá de casa. :)
Não gosto do barulho que faz, apesar de não ser excessivamente incomodativo.

Nas acelerações é um bocado lenta, mas também é uma carrinha mais pesada e alta, o que a prejudica.

De salientar Shiva, que até aos 10.000 km tivemos muito cuidado com as rotações... Velocidades elevadas só mesmo a partir desta kilometragem. (10.000).

Vais ver que os consumos vão baixando, aproveita e faz um diário de bordo [;)]

Um abraço, by Filas

turbo e consumos (uno td)

turbo e consumos (uno td)

A condução que faço é cuidada e calma (a maior parte das vezes) no entanto em cidade o carro faz-me cerca de 6,5 l/100 de média.

Como tenho o carro ainda a pouco tempo, sendo os consumos anunciados de 5,5 (em cidade), pensei que, como acontece habitualmente o construtor anunciou consumos irreais.

No entanto, em ae, com uma velocidade mais ou menos estavel de 140 km, o carro consumiu menos de 5l/ 100, e o construtor anunciava 5,5 aos 120 Km/h.

Tendo o carro um turbo que entra as 2000 rpm será que o problema é que este carro é algo fraco em baixas, ou seja, enquanto o turbo nao entra nao tem muita "força" disponivel, o que leva a consumos mais altos pelo esforço mais alto?

A condução que normalmente faço, passa por nunca usar o turbo (ou seja, abaixo das 2000 rpm), no entanto questiono-me:

Será que devo conduzir acima dessas rotações (usando o turbo) para melhorar os consumos, ou não há nada a fazer?

Olá.

Ele n disse k gastava menos a 180, o que ele disse foi pra eu esticar o carro até aos 180 porque o carro "desenjorrava" e começava a gastar menos.

Obrigada pelas dicas de condução. :sh)

Percebi mal então...
Todavia, de modo algum aconselho a fazer isso. Principalmente com tão pouca quilometragem.
Depois há também a questão legal: o vendedor está disposto a pagar a multa se ela aparecer?
Se queres que o motor fique solto, basta utilizar o motor em toda a gama de rotações possíveis e em todas as mudanças, mas sempre sem "obrigar" o motor a chegar às mais altas. Ou seja, deves deixar o motor embalar. Aliás, a pior coisa que se pode fazer nos primeiros quilómetros é andar largos períodos sempre à mesma velocidade. Cumps. [;)]

Eu costumo dizer que este motor CRDI parece uma máquina de cozer pelo menos na Matrix cá de casa. :)

Nas acelerações é um bocado lenta, mas também é uma carrinha mais pesada e alta, o que a prejudica.

De salientar Shiva, que até aos 10.000 km tivemos muito cuidado com as rotações... Velocidades elevadas só mesmo a partir desta kilometragem. (10.000).

Um abraço, by Filas

Provavelmente, o motor da tua Matrix é de 3 cilindros e o da Shiva232 é de 4. Isso faz toda a diferença em termos de ruído e vibrações. [;)]

A condução que normalmente faço, passa por nunca usar o turbo (ou seja, abaixo das 2000 rpm), no entanto questiono-me:

Será que devo conduzir acima dessas rotações (usando o turbo) para melhorar os consumos, ou não há nada a fazer?

Se não precisas usar rotações mais altas, não o faças. Os consumos não vão descer certamente.

Um abraço, by Filas

O barulho k faz lembra uma máquina de coser como disseste, mas é muito silencioso. Os motores antigos tinham 3 cilindros e eram mais ruidosos, o meu ja tem 4, telavez seja isso.

Também n é nada lento nas acelerações, mas eu tava habituada a um 1.9 de 1997, por isso notei uma grande diferença.

Cumps.

Percebi mal então...
Todavia, de modo algum aconselho a fazer isso. Principalmente com tão pouca quilometragem.
Depois há também a questão legal: o vendedor está disposto a pagar a multa se ela aparecer?
Se queres que o motor fique solto, basta utilizar o motor em toda a gama de rotações possíveis e em todas as mudanças, mas sempre sem "obrigar" o motor a chegar às mais altas. Ou seja, deves deixar o motor embalar. Aliás, a pior coisa que se pode fazer nos primeiros quilómetros é andar largos períodos sempre à mesma velocidade. Cumps. [;)]

Ok. Vou seguir o teu conselho. Bgda [;)]

Não deves conduzir um Uno igual ao que eu tive! O Uno TD só tem força já bem perto das 3000 rpm que é quando o ponteiro do turbo dispara! Antes das 3000 em 4ª e 5ª o carro desenvolve muitooooooooooo devagar! antes das 2000 então nem anda. Aliás, a caixa do Uno é super curta já para compensar o fraco desempenho do motor abaixo das 3000 rpm.

sim, so ganha "alma" la pelas 3000.

O que quis dizer é que conduzia sempre antes de o turbo entrar (porque mesmo que passe das duas mil, o turbo ainda mal afecta o desempenho, so la pelas 3 mil e que dispara).

Mas o que queria saber é como posso melhorar os consumos. e tu como ja tiveste um quais eram os teus consumos em cidade e com que andamento os melhoravas?

Ou era "pedal to the metal?" lol

Esse carro tem bomba injectora,por isso não é por andares com o turbo fechado que ele vai gastar menos...se vais abaixo das 2000 e pisas o acelerador a fundo,ele só vai injectar mais gasoleo e não o queimar direito...o ideal é endares entre as 2500/3500 e sem acelerações ou desalerações bruscas,e conseguirás fazer melhores consumos

Esses consumos são normais. [;)] Diria até bastante bons!! No meu, que o tive durante quase 300 000kms, fazia medias de 6.5-7 em cidade, e em estrada aberta, se fosse ate 100km/h gastava cerca de 4.5, 5, e a fundo, o maximo que gastou foi 8 e qq coisa. Esses consumos a 140 são muuito bons! tão bons que duvido um bocado. é que a essa velocidade o motor ja vai a quase 4000rpm... Não sei quantos kms tem o teu carro, mas por precaução manda ver como estão os bronzes e se possivel, troca-os. foi aí que o meu deu problemas e 'matei' o carro. :( Está a gastar-te muito óleo?

esta quase a fazer 200 mil... ainda esta na rodagem lol.

os bronzes? nao podes ser mais especifico?

em 4000 km que andei com ele, ainda n consumiu oleo... pelo menos que reparasse. estava no minimo quando peguei nele e continua no minimo (tenho de mudar o oleo eu sei... mas agora estou em exames).

quanto a veracidade dos consumos, sao verdade e foram feitos na A8.

Fiz cerca de 400 km ida e volta ate alvaizer sendo 150 km na A8, 25 na IP (nao me lembro qual) e outros 25 para chegar a terrinha. O carro ia cheio (5 pessoas).

Isso e que me levou a pensar que se usasse mais o turbo talvez o consumo fosse menor pois o carro ia em menor esforço...

Ja agora... e muito barulhento o carro a 140:X

Os bronzes sao tambem conhecidos como capas de bielas. no meu caso, uma delas simplesmente fragmentou-se, e nos poucos klms q andou assim, empenou a cambota, quase destruiu uma biela, e empenou tudo. resultado, motor para o lixo.quanto ao oleo, estás a arriscar-te muito em andar assim com o carro, e ainda pra mais por 30€ ou 40€. Muda isso o quanto antes, coloca um bom oleo semi-sintetico, (de preferencia selenia turbo-diesel) ja que nao está a gastar oleo. tira o filtro do ar e ve se nao tem babas de oleo. se nao tiver, optimo! se tiver, é sinal que ja esta a passar algum oleo pelos segmentos, mas nada de alarmante. O meu durou 300 000kms com 3 track-days, 2 ou 3 vezes ao algarve sempre entre as 4500-5000rpm, 2 vezes a madrid, inumeras noites de "estupidez" com provas de arranques, 3 road-books. por isso, se cuidares dele como deve ser, deve-te durar prai ate aos 500 000kms, lol.

Quanto aos consumos, não duvido do teu testemunho, mas nao sei como fizeste as contas. :)

Boas... Nunca conduzi nenhum uno td mas pelo que li aqui o comportamento do motor é identico ao do corsa 1.5 td; como tenho um, posso dar-te uma dica em relação ao andamento: tenta manter-te numas rotações proximas do binário máximo do motor [;)], por exemplo se ele atingir o binário máximo às 2500, alteras um pouco a tua condução e mexes na caixa mais próximo destas rotações... No corsa td já vi que funciona: se andar sempre com rotações em que o turbo dispara, até faz turbilhão no depósito [:D] , se, por outro lado, andar antes das 2000 o motor não tem o rendimento certo e vai gastar mais.

Já agora, por curiosidade qual é a faixa de rotações em que esse motor é mais vivo?

Cumps

Voltar
Superior