Que fazer?

Que fazer?

• Ajeitar a junta da colaça

Votos: 0 0,0%
  • Trocar o motor

• Comprar carro

• Deixar andar

• Outra opção

• Total de eleitores
    0

neapo

New member
Comprei em finais de 2012 o meu primeiro carro, sendo o Clio III fase II de 2006, 1.2 a gasolina, até hoje continuo com ele. Tem atualmente 242000km, faço maioritariamente autoestrada, gasto cerca de 130€ por mês em gasolina

Aos 235000 km (maio passado) rebentou a correia de distribuição e nessa altura foi colocado um jogo novo, retificado o motor, descarbonizado, bomba de água, válvulas, óleo e filtro de óleo - este serviço foi feito num mecânico A que não costumo ir, mas na altura era o que estava mais próximo.
Passado uns meses levei o carro à inspeção e disseram-me que ele estava afogar. Levei o carro à revisão no mecânico B, mudaram os filtros, encontraram óleo no filtro de ar e corrigiram o problema.
Passado um mês da revisão, fiquei sem bateria, fui ao mecânico B para validar se a bateria que tinha ainda dava para aproveitar ou precisava de nova e aproveitei para pedir que ele visse o termostato pois a sofagem não aquece e o ponteiro move-se nas subidas e descidas. Nova bateria colocada e disse-me que precisava de começar a ver outra alternativa pois a junta da colaça estava a dar as últimas (ou estava em pedra, nem percebi). Ele não vende carros e eu questionei as várias hipóteses que tinha, ele disse que as hipóteses eram: ajeitar a junta da colaça por 500 a 600€, meter um motor com menos km por uns 2k ou comprar outro carro.​

Neste momento estou a pensar em marcar uma 2ª opinião junto da Bosch Car Service para me verem o carro e dizerem o que ele tem e se vale a pena ajeitar ou o melhor é trocar, acham que vale a pena fazer isto?

Admito que me custa desfazer de um carro que em termos de carroçaria está impecável, o problema está todo no motor e gastei bastante dinheiro nos últimos 2 anos. Em dezembro passado paguei cerca de 1140€, depois em fevereiro mais 200€, em maio 1200€, outubro 260€, novembro 100€ e o ano ainda não acabou...

Na vossa opinião que devo fazer?​

Ouve uma nova opinião e depois decide. Mas, se tiveres possibilidade de comprar algo mais recente, aí a partir de 2015 para cá e com poucos km, começaria a sondar o mercado.

Não percebi uma coisa: os 500/600 resolve o problema da junta em definitivo?

Se sim, sera uma boa opção, isto porque tens um carro que ainda é algo recente e de resto se o tentares vender agora ou dar de retoma isso pode penalizar mt enquanto não for arranjado.

Motor novo eu fugia dessa opção.
Deixar andar: não faças isso...

Comprar outro carro: nao é má ideia mas tb depende do que se quer gastar.

Como está o carro para lá do motor? equipamento, interior, exterior etc? Se estiver em bom estado eu equacionava ficar com ele.

Depois na casa dos 200-300 mil é quando surgem umas quantas despesas e parece que é tudo ao mm tempo !M Mas é normal, à excepção disso da cabeça.

Idealmente. Mas talvez até 125.000, para não esticar demasiado. Quantos km fazes por ano?

Faço 1000 por mês, sobretudo autoestrada e muito pára arranca antes de lá chegar.

996 disse:
O ponteiro da temperatura move-se, do meio para cima, ou do meio para baixo?

Do meio para o frio e do frio para o meio.

EscapeLivre disse:
Não percebi uma coisa: os 500/600 resolve o problema da junta em definitivo?

Se sim, sera uma boa opção, isto porque tens um carro que ainda é algo recente e de resto se o tentares vender agora ou dar de retoma isso pode penalizar mt enquanto não for arranjado.​

O mecânico disse que sim, no máximo assim por olho fica resolvido

Fora estes problemas de motor, o carro está impecável, ninguém diria nem lhe dão os anos de vida.

Então neapo na minha opinião e se se confirma o facto de em 600 euros o motor fica tratado, eu diria que ainda merece mais uma oportunidade.

Por norma aceita-se muito mal a ideia de gastar 1000, 2000 ou 3000 entre os 10 / 20 anos de vida e na casa 200 a 300 mil KM mas as coisas são mesmo assim, e raramente compensa um carro mais recente do ponto de vista matemático.

Omega eu diria que ainda vai em meia vida e nem perto do fim de vida.

Vale a pena ter ir ao mecânico A questionar afinal como é que fez retificação do motor etc e não viu como estava a junta da colaça? Ou simplesmente cago em tudo isto e quando arder, ardeu?

Rectificar o motor implica abrir o motor, é impossível voltar a por a junta velha tem de ser nova.

Agora o mecânico pode é não o ter feito.

Nada como questionar o que realmente foi feito.

num bosch car service ou similar (midas, feuvert, roady, norauto, etc), tanto podes ter a sorte de te identificarem o problema como saíres de lá a pensares que é isto e mais aquilo e nem ser nada disso. há uns quantos anos o meu irmão foi a uma dessas e saiu de lá com um orçamento de mais de 400€ num caro com cerca de 15 anos e 200 mil. foi ao meu mecânico, pagou 75€ e ele disse que passados poucos anos o problema iria revelar-se novamente. já vai fazer 20 anos, o mecânico morreu novo há menos de 1 ano e a peça ainda lá continua, com carro a caminho dos 300 mil.

eu tentaria nalgum mecânico a sério verificar o problema. alguém que pesquises ou que te recomendem 2 ou 3 pessoas. aí veria o que fazer, mas se tivesse sido comigo, se calhar quando foi para pagar mais de 1000€ da segunda vez já não o faria. ainda estes dias vi um clio de 2011 que precisava de uma pintura e com poucos kms a 3750€, penso que lá para o reino dos algarves. por isso estares a investir no teu para valer 3500€ no fim acho que mais vale pedires qualquer coisa ou dares o que tens e comprares algo, nem que seja de 2012 para cima. são 250 mil,

o motor está a dar o berro outra vez, é um carro com praticamente 20 anos daqui a pouco... acho sinceramente que não vale muito a pena. carros desses mais básicos não faltam por aí e é uma questão de procurares até ao natal ou ano novo com calma e ires vendo e experimentando o que apareça por aí. [;)]

Vale a pena ter ir ao mecânico A questionar afinal como é que fez retificação do motor etc e não viu como estava a junta da colaça? Ou simplesmente cago em tudo isto e quando arder, ardeu?

Tendo em conta que o teu carro está impecável no resto inclusive no motor para lá desse problema, não me pareces ser o tipo de pessoa que gosta de deixar o carro andar até à ultima a fazer figuras tristes de deitar fumo azul ou branco ou ficar apeado a qualquer altura.

O melhor a meu ver é ou compras outro carro ou arranjas esse a confirmar-se o valor baixo de 600 euros, cada opção tem os seus prós e contras.

Quanto ao mecânico, bem que podes lá ir, mas imagino que ele te vá dizer pa beberes um chazinho que isso passa. Ou se for uma pessoa decente talvez dê pa ter uma conversa digna desse nome.

O problema da sofagem é porque o homem quando rectificou, quase de certeza que depois não sangrou o sistema e tens ar no circuito, e por isso não aquece. (ainda agora me aconteceu!)
Vai lá ao mecânico e diz-lhe isso, ele arranja em 30 minutos ou menos (devia ter saído de lá arranjado).

Aproveitas a desculpa da sofagem e questionas do resto, e logo vês o que ele fez, e daí em diante decides...

Por 600eur eu manteria o carro, se estás satisfeito com ele.

NOTA: os orçamentos de boca normalmente depois saiem mais caro (diria que sempre...), analisa isso bem.

Boa sorte

Voltar
Superior