Que fazer?

Que fazer?

• Ajeitar a junta da colaça

Votos: 0 0,0%
  • Trocar o motor

• Comprar carro

• Deixar andar

• Outra opção

• Total de eleitores
    0
...
Admito que me custa desfazer de um carro que em termos de carroçaria está impecável, o problema está todo no motor e gastei bastante dinheiro nos últimos 2 anos. Em dezembro passado paguei cerca de 1140€, depois em fevereiro mais 200€, em maio 1200€, outubro 260€, novembro 100€ e o ano ainda não acabou...

EscapeLivre reparar é sempre uma opção. Eu tenho cá um carro com 20 anos e não tenho intenções de o vender... até porque o carro não anda muito, está em bom estado e tenho uma elevada estima por e de onde ele veio...

No entanto se me começasse acontecer o que já aconteceu ao neapo nos últimos tempos, teria muita pena, mas, como referi, tudo tem um fim e a vida segue para a frente.
Mas ele lá saberá tomar a melhor decisão.

Acho que depende mais da situação financeira do user do que do próprio carro.

Embora seja adepto de reparar, eu pessoalmente já teria alguma dificuldade em manter esse carro e correr o risco de ficar apeado e chegar atrasado ao trabalho ou a compromissos importantes.

De qualquer forma o carro não está imobilizado pelo que acho que começava a procurar com calma outras alternativas e não reparava esse.

gastar milhares de euros, nem que seja 2 mil euros, em 1/2 anos com esse carro simplesmente não é uma solução exequível. sei que fica mais caro encontrares outro, mas será mais recente, com metade dos kms e com uma revisão preventiva tens dinheiro e carro para mais uns anos.

Acho que depende mais da situação financeira do user do que do próprio carro.

Embora seja adepto de reparar, eu pessoalmente já teria alguma dificuldade em manter esse carro e correr o risco de ficar apeado e chegar atrasado ao trabalho ou a compromissos importantes.

De qualquer forma o carro não está imobilizado pelo que acho que começava a procurar com calma outras alternativas e não reparava esse.

É isto que eu penso. Estar a investir às centenas num carro quase sem valor comercial e sem garantias de andar descansado... Isso está a pedir uma reforma urgente e a aquisição de algo consideravelmente mais recente.

Vou dar o meu ponto de vista de ignorante na matéria:
Tenho um carro já com 18 anos, em termos de carroçaria está bom, 0 acidentes, valor comercial deve rondar os 1000€. Ora pago de IUC 39€, o seguro é menos de 200€, o combustível anda pelos 130€ mês. Se 500 ou 600€ matarem o assunto é só uma vez e pronto.
Se comprar um carro vou ter mensalidades por pagar por N de tempo, seguro e IUC mais caros. É verdade que será um carro mais recente logo com menor tempo a passar no mecânico, contudo se tiver um acidente, tal como o carro atual fico sem ele, vai-me pesar mais na carteira, vou poupar no combustível (pretendo que seja GPL), mal o compro desvaloriza ainda mais.

Alguém poderá elucidar-me se estou a pensar corretamente?

Não há certo nem errado nestas coisas, neapo . Do ponto de vista financeiro é mt mais logico reparares o clio, admitindo que esse grande problema fica resolvido.

Podemos entender que dos 200 aos 300 mil são necessárias algumas intervenções mais dispendiosas. Se isto significa o fim de um carro? para mim não. Compreendo a quebra de confiança mas há muito aquela ideia de um carro tem de durar 300 ou 400 mil só com óleos e filtros e um alternador, mas não corresponde à realidade.

Um carro vai envelhecendo, vai dando mais algumas chatices , mas por outro lado não se gasta fortunas num carro novo ou recente.

Há aqui um pormenor: tu adquiriste o carro em novo, sabes o historial todo. Se o tivesses comprado com 200 mil km e aos 220 já andava mt problemátio, era de desconfiar, agora assim..

É isto que eu penso. Estar a investir às centenas num carro quase sem valor comercial e sem garantias de andar descansado... Isso está a pedir uma reforma urgente e a aquisição de algo consideravelmente mais recente.

Sem valor comercial? Há tantos clios dessa altura à venda a 7 mil euros e afins...se são vendidos ou não tb n sei lol, mas...

Bem, de qq forma, o carro ta longe de apresentar velhice cronica.

Não há certo nem errado nestas coisas, neapo . Do ponto de vista financeiro é mt mais logico reparares o clio, admitindo que esse grande problema fica resolvido.

Podemos entender que dos 200 aos 300 mil são necessárias algumas intervenções mais dispendiosas. Se isto significa o fim de um carro? para mim não. Compreendo a quebra de confiança mas há muito aquela ideia de um carro tem de durar 300 ou 400 mil só com óleos e filtros e um alternador, mas não corresponde à realidade.

Um carro vai envelhecendo, vai dando mais algumas chatices , mas por outro lado não se gasta fortunas num carro novo ou recente.

Há aqui um pormenor: tu adquiriste o carro em novo, sabes o historial todo. Se o tivesses comprado com 200 mil km e aos 220 já andava mt problemátio, era de desconfiar, agora assim..

Adquiri com 100k KM em segunda mão, em 2012, e ele tem matricula de 2006.

Adquiri com 100k KM em segunda mão, em 2012, e ele tem matricula de 2006.

Oh :sh) não ligues. A pensar no Polo comprado novo cá de casa misturei as ideias e deu esta beleza realmente.

Neste caso é de 2004, estaria tentado a trocar, mas ao contrário do teu, este não tem os interiores em bom estado, e nem ABS nem AC tem, mas nao dá problemas e sei o historial todo dele, lá a maria vai lutando contra desembacear sem AC em dias de inverno [:D]

O problema da sofagem é porque o homem quando rectificou, quase de certeza que depois não sangrou o sistema e tens ar no circuito, e por isso não aquece. (ainda agora me aconteceu!)
Vai lá ao mecânico e diz-lhe isso, ele arranja em 30 minutos ou menos (devia ter saído de lá arranjado).

Aproveitas a desculpa da sofagem e questionas do resto, e logo vês o que ele fez, e daí em diante decides...

Por 600eur eu manteria o carro, se estás satisfeito com ele.

NOTA: os orçamentos de boca normalmente depois saiem mais caro (diria que sempre...), analisa isso bem.

Boa sorte

Sem sombra de dúvidas que tentaria seguir esta via e de facto, não seria o primeiro a não sangrar... ou se sangrou, não o fez correctamente.

não diz nada de ter comprado carro novo. ele não comprou novo, comprou com meia dúzia de anos, só não diz com quantos kms. aposto que uns 80 ou 90 mil. já tem o carro há 12 anos.

Sem valor comercial? Há tantos clios dessa altura à venda a 7 mil euros e afins...se são vendidos ou não tb n sei lol, mas...

Bem, de qq forma, o carro ta longe de apresentar velhice cronica.

não sei se isso é verdade ou não, um carro com 18 anos e motor básico a pedirem 7000€??? nem de 2012, ano em que ele adquiriu o carro. ainda estes dias vi um de 2011 com cerca de 100 mil - qualquer coisa mais - a 3750€. precisava, obviamente, de pintura e mais alguma coisa. sem necessitar de pintura andavam a 6500€ de média, embora houvesse mais caros, claro.

Conselho, começa pelo básico.

Verifica se o sistema de refrigeração está sangrada ou se precisa de um termostato novo. Com 235.000 km não me admirava que tivesse que levar um novo. Infelizmente é um componente quase sempre ignorado pelos mecânicos.

Depois disto se realmente ainda estiver com os sintomas da junta então pensas em outros voos.

Do meio para o frio e do frio para o meio.

Se é entre o frio e o meio, é pedir outra opinião.

Quando a junta cede, e um canal do circuito de refrigeração passa a comunicar com, um de óleo, câmara de combustão ou com o exterior, o sintoma acaba por ser aquecer.

Entre o fio e o meio, e sofagem sem funcionar. Provavelmente é o termostato.

Tem algum outro sintoma? Que teste foi feito para validar a junta? Foi analisado o anticongelante? O carro perde anticongelante? O circuito de refrigeração ganha pressão? Deita fumo branco? Há vestigios de óleo no anticongelante?

não diz nada de ter comprado carro novo. ele não comprou novo, comprou com meia dúzia de anos, só não diz com quantos kms. aposto que uns 80 ou 90 mil. já tem o carro há 12 anos.

Comprei com 6 anos e 100.000km, como referi atrás. Tem atualmente 242000km

Se é entre o frio e o meio, é pedir outra opinião.

Quando a junta cede, e um canal do circuito de refrigeração passa a comunicar com, um de óleo, câmara de combustão ou com o exterior, o sintoma acaba por ser aquecer.

Entre o fio e o meio, e sofagem sem funcionar. Provavelmente é o termostato.

Tem algum outro sintoma? Que teste foi feito para validar a junta? Foi analisado o anticongelante? O carro perde anticongelante? O circuito de refrigeração ganha pressão? Deita fumo branco? Há vestigios de óleo no anticongelante?

Não sei se foi feito algum teste, apenas me disseram de boca.
O anticongelante está no nível desde que foi metido algures em maio.
Não há fumos no escape.
Quando abri para ver o anticongelante não vi quaisquer manchas ou sujidade, apenas liquido amarelo do anticongelante.
A sofagem só funciona se meter a 27C, antes disso é sempre ar frio, o mecânico disse que era necessário tirar o tabliet e mexer numas palhetas, que não valia a pena o trabalho e custo.

Conselho, começa pelo básico.

Verifica se o sistema de refrigeração está sangrada ou se precisa de um termostato novo. Com 235.000 km não me admirava que tivesse que levar um novo. Infelizmente é um componente quase sempre ignorado pelos mecânicos.

Depois disto se realmente ainda estiver com os sintomas da junta então pensas em outros voos.

Verdade e muitas vezes alguns, ainda dizem que é totalmente normal e não faz diferença...

Não percebo a "aflição" que é, trocarem um termostato.

Comprei com 6 anos e 100.000km, como referi atrás. Tem atualmente 242000km

Não sei se foi feito algum teste, apenas me disseram de boca.
O anticongelante está no nível desde que foi metido algures em maio.
Não há fumos no escape.
Quando abri para ver o anticongelante não vi quaisquer manchas ou sujidade, apenas liquido amarelo do anticongelante.
A sofagem só funciona se meter a 27C, antes disso é sempre ar frio, o mecânico disse que era necessário tirar o tabliet e mexer numas palhetas, que não valia a pena o trabalho e custo.

E agora a questão que se impõe... será que quando colocaram o liquido de refrigeração, dentro do carro colocaram a temperatura no máximo?

Carros há, que se não fizer isso, o circuito como se disse não fica em condições e depois não dá ar correctamente.

Em todo o caso, se ponteiro anda constantemente a oscilar entre frio e meio... o termostato não estará bem.

não sei se isso é verdade ou não, um carro com 18 anos e motor básico a pedirem 7000€??? nem de 2012, ano em que ele adquiriu o carro. ainda estes dias vi um de 2011 com cerca de 100 mil - qualquer coisa mais - a 3750€. precisava, obviamente, de pintura e mais alguma coisa. sem necessitar de pintura andavam a 6500€ de média, embora houvesse mais caros, claro.

Como disse, li a parte de 2012 como ele tendo comprado novo, engano meu.

Mas sim se fores ver , e repito é somente o PVP, não quer dizer que sejam vendidos a esse preço, há muitos de 2012 entre os 5 e 7 mil euros, isto com poucos KM, os carros ainda andam mt caros.

Vou dar o meu ponto de vista de ignorante na matéria:
Tenho um carro já com 18 anos, em termos de carroçaria está bom, 0 acidentes, valor comercial deve rondar os 1000€. Ora pago de IUC 39€, o seguro é menos de 200€, o combustível anda pelos 130€ mês. Se 500 ou 600€ matarem o assunto é só uma vez e pronto.
Se comprar um carro vou ter mensalidades por pagar por N de tempo, seguro e IUC mais caros. É verdade que será um carro mais recente logo com menor tempo a passar no mecânico, contudo se tiver um acidente, tal como o carro atual fico sem ele, vai-me pesar mais na carteira, vou poupar no combustível (pretendo que seja GPL), mal o compro desvaloriza ainda mais.

Alguém poderá elucidar-me se estou a pensar corretamente?

Não acho que sejas ignorante. Estás a pedir opinião para depois tomares a tua decisão. É perfeitamente correto fazeres isso e é para isso que o fórum serve!

Quanto ao reparares ou não o carro só tu podes avaliar isso mesmo. Se achas que os €600 te resolvem o problema (e mesmo que não resolva), se gostaras/tens estima pelo carro, se achas que não compensa o investimento num carro novo (com seguro contra todos os riscos minimizas o custo de um eventual acidente) etc, etc ...então deixa-te estar.

Eu pessoalmente, considero que um carro deve ser trocado no momento em que já não nos sentimos confortáveis (a todos os níveis) com ele. Se ainda não chegaste a esse ponto e se financeiramente achas que continua a valer a pena "investir" nesse carro, então deixa-te estar.

Aqui terás sempre várias visões/soluções para as tuas questões, mas a decisão é sempre tua. E essa será sempre a melhor decisão...

Olha na minha opinião, caso recorras a outro mecânico tenta contar tudo o que já aqui relataste pois só assim ele poderá fazer um diagnóstico mais correcto.

Por vezes levar carros aos mecânicos e esconder certas coisas não é bom.

Pois se o mecânico que te falou na junta resequida soubesse da história anterior já não te falaria nisso, ou demostrava-te que ese serviço não tinha sido feito.
Ou então está a agir de má fé.

Voltar
Superior