Que raio de mentalidade

DarkRose

New member
Porque é que as pessoas pensam que ter um curso superior é importante hoje em dia? Tudo bem que abre mais as portas ao emprego, mas não o garante!
Basta ver o montes de licnciados que anda por aí sem emprego ou com postos de trabalho que não têm nada a ver como que estudaram.

É isso e gabarem-se dos filhos que muitas vezes tiraram um curso que nem saída tem ou é dos mais fáceis...

exacto... dou-te o meu exemplo... provavelmente vou seguir engenharia quimica (tenho muitas outras possibilidades), mas nao vou tirar o curso que desde pequeno queria: professor de matematica ou professor de biologia e geologia... ha que olhar para o futuro, e fazer um bom "negocio", ao escolher um curso que depois compense o esforço (economico e pessoal) que faço agora ...

Por norma todas as pessoas deveriam ter a certeza de que um curso superior tem de ser mais uma ferramenta de raciocínio e não um simples diploma.

Mal irá este mundo quando a virtude de saber pensar seja imposta à simples manutenção de títulos.

e o que se diz, de ums pais babados, pela filha, que tem o 12º ano, emigrou para a Suiça, e que enquanto trabalhava nas limpezas não sabia muito bem o que fazia, e quando a filha mudou de trabalho, agora sim... é uma Senhora.... tem um gabinete só para ela, e quem quiser entrar tem que bater a porta ????? [:vm)]

[:)]

Por norma todas as pessoas deveriam ter a certeza de que um curso superior tem de ser mais uma ferramenta de raciocínio e não um simples diploma.

apr:)

Sb

O curso, seja ele qual for, é um ponto de partida! É uma realização pessoal! Eu tenho um amigo que tirou Geografia e terminou com uma boa média! Hoje, trabalha em algo que não tem nada a ver! É vendedor de uma conhecida marca de bikes e é uma pessoa profissionalmente realizada!

Porque é que as pessoas pensam que ter um curso superior é importante hoje em dia? Tudo bem que abre mais as portas ao emprego, mas não o garante!
Basta ver o montes de licnciados que anda por aí sem emprego ou com postos de trabalho que não têm nada a ver como que estudaram.

É isso e gabarem-se dos filhos que muitas vezes tiraram um curso que nem saída tem ou é dos mais fáceis...

Ter um curso superior É importante hoje em dia. Sempre foi e sempre será. Agora, como já referiram, há cursos e cursos. Não é necessário tirar um curso superior para ser alguém na vida, mas também não podes desvalorizar dessa maneira quem andou a estudar (ou a trabalhar) para tirar um curso superior e tentar fazer pela sua vida ...

Quanto a este comentário, não podia concordar mais.

O curso, seja ele qual for, é um ponto de partida! É uma realização pessoal! Eu tenho um amigo que tirou Geografia e terminou com uma boa média! Hoje, trabalha em algo que não tem nada a ver! É vendedor de uma conhecida marca de bikes e é uma pessoa profissionalmente realizada!

Exacto, há outra vertente na importância de um curso superior, sentir-se realizado na matéria que gosta! Se puder trabalhar na área porreiro, senão paciência!

É normal que os pais queriam os melhores para os filhos e isso, geralmente, passa por tentar dar um curso superior aos filhos, é legitimo.

No entanto acho que as pessoas tem que se começar a capacitar que não vale a pena tirar um curso por tirar, ou tirar um curso sem saída ou com a saída congestionada ou, para mim pior, que das poucas saídas sejam o ensino.
Mais vale um curso profissional onde ensinem uma função (de preferência bem), pois daqui a uns anos e vão faltar certos profissionais (pelo menos a ver pelo andar das coisas). aí um canalizador ou um bom carpinteiro se calhar irá ganhar melhor que muito licenciado.

Uma das boas medidas deste Governo, é o incentivo e aumentos dos cursos profissionais...

Exacto, há outra vertente na importância de um curso superior, sentir-se realizado na matéria que gosta! Se puder trabalhar na área porreiro, senão paciência!
Seria "paciência" se o ensino universitário não saísse caro aos bolsos do Estado![;)]

Infelizmente muita gente esquece-se que por cada aluno que anda a "tirar" um curso o Estado gasta milhares de € por ano.[8b]

Boas.

Isso de ter um curso superior hoje em dia ser importante ou não é muito relativo. Tudo depende do curso que tens e se está ou não vocacionado para a área onde estás a tentar entrar.

Entre duas pessoas que concorrem à área "X", tendo uma o 12º ano e a outra um curso na área "X" regra geral o recrutador escolhe a que tem o curso superior pois em teoria tem uma maior possibilidade de trazer mais conhecimento e da sua curva da de aprendizagem na área ser menor. Mas isto é tudo em teoria.

Existem áreas onde um curso superior pode ser muito importante pois traz valor acresentado nessa área bem como é uma poderosa ferramenta que te ajuda/ensina a pensar. Os meus Profs. da faculdade das cadeiras da área diziam sempre: "Quando acabarem o curso pouco sabem sobre o mundo lá fora; levam é daqui uma poderosa ferramenta para pensar e produzir raciocínio lógico". De facto tenho de concordar com eles.

Por exemplo, eu terei engenharia informática e cada vez mais sinto que o curso foi o melhor que me aconteceu. E porquê? Porque é lá que estão as minhas bases. Independentemente do projecto onde trabalho ou da ferramenta que vá utilizar as bases estão lá. A ferramenta/negócio, com mais ou menos formação chega-se lá, agora as bases, bom, isso já é outro assunto. Daí que de facto um curso superior, quando bem leccioando e vocacionado, possa ser uma mais valia.

Abraço,
McDriver

Um curso é sempre um acréscimo de conhecimento. Seja ele direccionado para a área de empregabilidade. Espero que com o passar do tempo os portugueses percebam da utilidade que tem um curso superior.

Relativamente aos pais, é natural que se gabem. Ao ver um filho mostrar que tem conhecimentos e que conseguiu atingir um determinado objectivo. Os pais que não ficam contentes com a conclusão de um curso superior não são concerteza bons pais. Assim, como também ficam, quando os filhos conseguem tirar a carta de condução, quando arranjam emprego, também ficam pelo objectivo alcançado.

Cada um deve lutar para um grande objectivo. Ser feliz. Se a felicidade passa por exercer uma determinada profissão que se encontre sobrelotada, porque não tirar o curso e esperar uma oportunidade. Enquanto isso trabalha-se numa outra área. Ou é preferível trabalhar numa área desinteressante para saber que vai ter estabilidade (que neste país é = 0)?

A mentalidade portuguesa é errada mas no sentido errado. Porque preferem ser infelizes no emprego a troca de um bom ordenado. É errada porque colocam à frente dos sonhos, os bens materiais.

Estou a pensar nisso porque é assim, o meu percurso escolar não foi regular desde o 12º, tive de repetir a matemática entrando já tarde no ensino superior e depois mudei de curso após 2 anos no anterior.

Os meus pais conhecem pessoas cujos filhos formaram-se jovens (23/24 anos) e dizem-me que eles passam o tempo a perguntar se eu já estou formada e que eles de certeza que por trás pensam que eu ainda ando nisto.

Ora acontece que os cursos desses filhos é tudo gestão, economia, psicologia, etc, nada a ver com Engenharia, isto sem dizer que os cursos que mencionei têm forçosamente de ser fáceis, mas em relação ao meu de certeza que sim!

Só um é que é formado em engenharia informática, tem 24 anos e aí eu tenho de me calar...mas agora não me venham comparar com cursos daqueles!!

E o melhor foi uma senhora que se estava a queixar a minha mãe que os netos nunca quiseram continuar a estudar. A minha mãe disse "ah mas isso depende de cada um, olhe as minhas filhas" e vai a gaja "ah mas a sua filha mais velha é diferente, sempre fez as coisas de seguida..." isto uma avó cujos netos nem o 12º tem!!!!

Posso já me estar a formar tarde em relação à média, mas não sou por exemplo como a minha vizinha que se formou ainda jovem mas o trabalho que tem é andar a fornecer medicamentos e está muitas vezes em casa e nem entrou no curso que sempre quis.

Última edição:
Estou a pensar nisso porque é assim, o meu percurso escolar não foi regular desde o 12º, tive de repetir a matemática entrando já tarde no ensino superior e depois mudei de curso após 2 anos no anterior.

Os meus pais conhecem pessoas cujos filhos formaram-se jovens (23/24 anos) e dizem-me que eles passam o tempo a perguntar se eu já estou formada e que eles de certeza que por trás pensam que eu ainda ando nisto.

Ora acontece que os cursos desses filhos é tudo gestão, economia, psicologia, etc, nada a ver com Engenharia, isto sem dizer que os cursos que mencionei têm forçosamente de ser fáceis, mas em relação ao meu de certeza que sim!

Só um é que é formado em engenharia informática, tem 24 anos e aí eu tenho de me calar...mas agora não me venham comparar com cursos daqueles!!

Posso já me estar a formar tarde em relação à média, mas não sou por exemplo como a minha vizinha que se formou ainda jovem mas o trabalho que tem é andar a fornecer medicamentos e está muitas vezes em casa e nem entrou no curso que sempre quis.

Porque é que o teu é mais difícil? Tiraste algum dos outros?

Calar porquê? Para não dar os parabéns a esses e outros que acabaram?

se pensas que tirar uma engenharia é sequer comparavel, a nivel de dificuldade, com, por exemplo, marketing, sociologia, psicologias e esses cursos da treta que nao dao emprego nenhum, ou estas por fora disto tudo, ou es bastante ingenuo...

ela disse "calar" porque reconhece que tirar uma engenharia informatica relativamente jovem, nao e para qualquer um, exige um trabalho e esforço acima da media para se conseguir fazer tudo a tempo....

Ó Hugo não é estranho que a maioria dos que se licenciam no IPS são da Escola Superior de Ciencias Empresariais? De certeza que os alunos da minha escola não são burros!! Óbvio que um curso com matemáticas e outras cenas é mais dificil que cursos em que so tens de pegar no livro e estudar. Pelo menos nas queimas vejo sempre mais licenciados dessa escola!

Disse calar no sentido de argumentar, porque claro esses que acabaram merecem os parabéns.

se pensas que tirar uma engenharia é sequer comparavel, a nivel de dificuldade, com, por exemplo, marketing, sociologia, psicologias e esses cursos da treta que nao dao emprego nenhum, ou estas por fora disto tudo, ou es bastante ingenuo...

ela disse "calar" porque reconhece que tirar uma engenharia informatica relativamente jovem, nao e para qualquer um, exige um trabalho e esforço acima da media para se conseguir fazer tudo a tempo....

É isso, tu entendeste.

E atenção, não me estou a vitimizar nem nada disso, isto é só um desabafo.

Mas isso é normalíssimo!
Eu tenho 22 anos, estou no 4º ano de uma Engenharia (já perdi um ano e meio), e já ouço bocas dessas dos meus pais, tudo depende do benchmark que tens à tua volta.
No meu caso tenho uma prima que nunca perdeu um ano na vida, e tirou medicina: claro que contra isto não tenho argumentos! [:)]

O que realmente interessa é estares bem contigo própria, e teres a consciência de que dás sempre o teu melhor e te empenhas em tudo o que fazes, a partir daí que se lixe o que os outros dizem ou deixam de dizer.
Sei que haverá sempre aqueles melhores que eu, e sei que muitos há também piores, mas eu só sei competir comigo mesmo, e se der o meu melhor, sei que a água irá chegando sempre ao meu moinho.
As bocas ou comentários dos pais aparecem sempre, bons quando te safas, menos bons quando algo te correr pior, mas no fundo sabes que só dizem isto porque se preocupam contigo e te querem ver a voar sozinha com as tuas próprias asas.

Cumprimentos

Ter um curso superior É importante hoje em dia. Sempre foi e sempre será. Agora, como já referiram, há cursos e cursos. Não é necessário tirar um curso superior para ser alguém na vida, mas também não podes desvalorizar dessa maneira quem andou a estudar (ou a trabalhar) para tirar um curso superior e tentar fazer pela sua vida ...

Quanto a este comentário, não podia concordar mais.

Atenção que eu não disse que tirar um curso era completamente desprovido de importância. Só que nem todos nos dão uma vida melhor nem são sinal de prestígio.
Significa que temos conhecimentos, mas quantos não o tiram e esquecem logo o que aprenderam?

DarkRose, se achas que tirar um curso não é um bem assim tão necessário, porque é que estás a pensar em licenciar-te ou estás a fazer de tudo para que isso aconteça?

Já agora, creio que não seja muito ético as pessoas julgarem os outros pelos cursos que tiram. Se são mais fáceis ou não, se têm menos saídas... Enfim, cada um sabe de si.

Acho até que muita gente tira cursos porque gostam da área... Se conseguírem arranjar emprego, ainda bem. Senão, tenta-se outra coisa. Ao menos nunca ficam com o remorso que nunca terem tirado um curso que gostavam, tendo possibilidade para isso.

Acho que cada curso tem o seu quê de dificuldade, aliada à moticação de cada um. Já imaginaste ter de saber o ossos das mãos e dos pés e descrevê-los?

Óbvio que um curso com matemáticas e outras cenas é mais dificil que cursos em que so tens de pegar no livro e estudar. Pelo menos nas queimas vejo sempre mais licenciados dessa escola!

O estar na queima é sinal de muito ou pouco trabalho? Eu por exemplo saía muitas vezes e depois até fazia directas para trabalhos e para estudar. Porque lido bem com a pressão.

Voltar
Superior