Que sinal é este?

Turistapt

New member
Ok... podem gozar à vontade [:cool:]
Hoje surgiu-me uma dúvida ao ver este sinal:
vqm6w8.jpg

A minha questão é: um sentido proibido, não é sempre e para todos proibido?? O que reparei é que alguns ligeiros seguiam em frente...
Isto é um sentido proibido apenas para pesados?? ou o sinal do pesado quer dizer que é sentido proibido para todos, menos pesados autorizado?? ou seja, os ligeiros não podem passar...

Fiquei mesmo intrigado :confused::confused:
Alguém me pode explicar???

Esse sinal pode significar que o sentido é proibido a pesados, excepto os autorizados, ou que o trânsito é proibido, sendo o resto igual.

Isto porque existem algumas aplicações de sentido proibido que na verdade são trânsito proibido. Neste caso (provavelmente) o adequado seria este sinal, com a excepção dos veículos autorizados:

prod_img_0130917001336746628_41413.jpg

Por vezes compreende-se porque um sentido proibido acaba por ter mais impacto do que um sinal branco que muitos nem reparam ou não respeitam, mas neste caso não faz grande sentido.

Quanto ao sinal de sentido proibido ter anotações, é possível. Por exemplo em Coimbra existe uma rua de sentido único que troca de sentidos a certas horas da noite para a recolha do lixo, visto ser estreita e inclinada. Tem para isso um sinal de sentido proibido com a placa de X a X horas.

Esse sinal pode significar que o sentido é proibido a pesados, excepto os autorizados, ou que o trânsito é proibido, sendo o resto igual.

Isto porque existem algumas aplicações de sentido proibido que na verdade são trânsito proibido. Neste caso (provavelmente) o adequado seria este sinal, com a excepção dos veículos autorizados:

Por vezes compreende-se porque um sentido proibido acaba por ter mais impacto do que um sinal branco que muitos nem reparam ou não respeitam, mas neste caso não faz grande sentido.

Quanto ao sinal de sentido proibido ter anotações, é possível. Por exemplo em Coimbra existe uma rua de sentido único que troca de sentidos a certas horas da noite para a recolha do lixo, visto ser estreita e inclinada. Tem para isso um sinal de sentido proibido com a placa de X a X horas.

Realmente estou intrigado... pois verifiquei vários ligeiros a passarem sem problema algum (pareciam-me pessoas residentes na cidade que conhecem o local)... e isto fica num cruzamento e não existe indicação para quem vira à direita (ou seja para o tal sinal) de que não o pode fazer... acho que realmente a colocação de sinais em Portugal continua a deixar muito a desejar.
Pessoalmente nunca tinha visto um sinal como o que coloquei, mas estou mais tentado para a possibilidade de ser apenas sentido proibido para pesados... ou então a malta que mora naquela cidade, deve gostar de apanhar multas [kiss]

Já agora, em http://motards.no.sapo.pt/codigo.html existe um igual, mas com uma mota e dizem que é "Painel adicional (indicador de veículo): Motociclo. Podem ser adicionados, ao sinal principal, de forma a especificar a quem é destinado. Neste caso: Sentido Proibido, mas apenas para Motociclos"

Em todo o caso, não há mais opiniões?? Nenhum perito em sinalética :confused::confused:

Última edição:

é isso mesmo[;)]

Mas não te esqueças que o trânsito de pesados pode, por questões especificas da via, ser proibido apenas neste sentido, pelo que o sinal de trânsito proibido não faria sentido.

Mas dadas as circunstâncias que relatei, pensam que aquele sinal deve ser interpretado como trânsito proibido para todos os veículos, ou mesmo só para os pesados :confused::confused::confused:

Ok, para quem quiser resolver puzzles o local é https://www.google.pt/maps/@39.4114...ata=!3m4!1e1!3m2!1slvjtv3FjVhYvzxjwEDIngg!2e0

Com o Street View dá para ver claramente a situação. E como referi vê-se veículos e motas (e o próprio carro Street View) a circular no sentido proibido [:cool:]

Lá está, neste caso parece-me simplesmente para evitar que os camiões se vão enfiar em pleno centro das Caldas, até porque a via de onde provêm é uma circular á cidade e podia ter essa tentação. Justifica-se plenamente na minha opinião.

Lá está, neste caso parece-me simplesmente para evitar que os camiões se vão enfiar em pleno centro das Caldas, até porque a via de onde provêm é uma circular á cidade e podia ter essa tentação. Justifica-se plenamente na minha opinião.

Ou seja, os ligeiros das Caldas não são malucos por multas, e por isso não estão a cometer nenhuma infração, certo?? [;)] Será então mesmo isto?
Na minha cidade nunca tinha visto este sinal daí a curiosidade com que fiquei eheh...

Ou seja, os ligeiros das Caldas não são malucos por multas, e por isso não estão a cometer nenhuma infração, certo?? [;)] Será então mesmo isto?
Na minha cidade nunca tinha visto este sinal daí a curiosidade com que fiquei eheh...

Claro que não, isso já foi respondido e confirmado logo no inicio.

Eu referia-me apenas á justificação para ser sentido proibido e não trânsito proibido.

Neste caso os veiculos pesados autorizados serão com certeza os dos Bombeiros (edificio azul claro do lado esquerdo) e provavelmente os TP e serviços de limpeza municipal.

Mas não te esqueças que o trânsito de pesados pode, por questões especificas da via, ser proibido apenas neste sentido, pelo que o sinal de trânsito proibido não faria sentido.

Sim, correcto, mas isso vai de encontro ao que disse. Eu referi que provavelmente o sinal ideal serial o trânsito proibido, devido à excepção de veículos autorizados. Pode efectivamente ser apenas sentido proíbido.

Até porque a esquadra da PSP fica logo a seguir!

Voltar
Superior