Que vinho bebem?

20190609-002141.jpg

Para comemorar amanhã a Vitória...ou esquecer a derrota.[:D]

Ora bem, provei três vinhos extraordinários que de alguma maneira significam muito e/ou são muito acarinhados pelos produtores.
Qualquer um deles muito provavelmente aguenta outros tantos anos em garrafa.

Começando pela Península de Setúbal, António Saramago Cinquenta 2009, o vinho foi criado para comemorar os seus 50 anos de enologia, vinho cheio, denso e muito concentrado, não aveludado mas cremoso, equilíbrio entre fruta e madeira, acidez fantástica a ser a carta de recomendação. Nunca bebi nada sequer parecido a este vinho, muito bom e com muita personalidade.

IMG-1325.jpg

IMG-1326.jpg

Passando para o Dão, Quinta de Lemos Dona Georgina 2008, bastante concentrado, fino e aveludado, potente, parece ter muito menos anos, tem alguma irreverência de um vinho jovem. Estabiliza para lá das 2 horas no decanter. É daqueles vinhos que apetece ter os anos todos para fazer a prova vertical. Deste, dizem ser o ano que é mais puro Dão. O mais famoso é o de 2005.

IMG-1342.jpg

Para terminar e no Douro, Alves de Sousa Reserva Pessoal 2008, 7 anos de estágio no mínimo antes de ser lançado (2 em barricas e 5 em garrafa), proveniente de vinhas com mais de 80 anos e produção reduzida de 5000 garrafas. Vinho muito afinado, potente, rico, elegante e fresco, com um final interminável, fica na memória.

IMG-1360.jpg

IMG-1364.jpg

Mais uma selecção espectacular essa Diamond.

O AS já conhecia, e só tive o prazer de fazer uma muito muito muito ligeira prova, pelo que n tive capacidade para explorar.

Já me tinha esquecido de confirmar as minha opções.
Depois de equacionar as vossas opiniões, avancei com estes dois:

IMG-20190612-090137.jpg

Efetivamente, são vinhos que satisfazem qualquer um [;)]

Mais uma selecção espectacular essa Diamond.

O AS já conhecia, e só tive o prazer de fazer uma muito muito muito ligeira prova, pelo que n tive capacidade para explorar.

Obrigado! [;)]
Pois, o problema das provas é mesmo esse, quantidades mínimas de vinho que torna impossível ficar com uma opinião mais fundamentada, pelo menos dão para descartar os vinhos que não nos interessam.

O Chaminé Tinto custa 4,75, não se bebe mal.

Esse também já bebi, mas prefiro outros nessa faixa de preços.

No outro dia comprei uma "bazuca" de 1,5 litros de Monte dos Amigos Select, que é da mesma cooperativa do Herdade de S. Miguel, numa promoção do Continente por 5,99€ e bebia-se muito bem, levei para acompanhar uns petiscos em casa de um amigo e 4 pessoas mandámos abaixo a garrafa apenas com meio queijo e pão de Mafra, sendo que uma dessas 4 pessoas era a minha mulher que deve ter bebido 1/2 copo. [:D]

Curiosamente na semana passada tinha 15% de desconto em talão no Continente e esse vinho estava com a mesma promoção pelo que comprei mais uma e mandei logo uma mensagem aos convivas a avisar que já tinha reposto o stock pelo que no primeiro fim de semana de Julho está marcado novo petisco. [:D]

O que achaste do vinho do Carlos Lucas?

Não sou grande "crítico de vinhos"....[;)]
Até ia para comprar o branco..mas não havia.
Supostamente,confirmei o que tinha lido sobre o mesmo,um vinho sem grandes "manipulações",sabor muito agradável e aquilo que se aproximará de um "vinho de agricultor".
Não sei como se dirá em "enologuês".[;)]

Não sou grande "crítico de vinhos"....[;)]
Até ia para comprar o branco..mas não havia.
Supostamente,confirmei o que tinha lido sobre o mesmo,um vinho sem grandes "manipulações",sabor muito agradável e aquilo que se aproximará de um "vinho de agricultor".
Não sei como se dirá em "enologuês".[;)]

Porreiro :), sim, do que li ele no Automático aborda a coisa de uma maneira mais pura.
Tenho ali na lista umas duas referências dele, a ver se no futuro experimento.

Voltar
Superior