Que vinho bebem?

Por falar em paladar estranho...estava há dias a ver um video no Youtube e lembrei-me da conversa de há uns tempos atrás sobre o cheiro a suor de cavalo.
Quem falava no vídeo dizia que outra similitude para esse cheiro seria o cheiro a guache.

4 vinhos correntes, já conheço todos excepto o Quinta do Monte d´Oiro (conheço o reserva e estou curioso para ver o nível deste):

IMG-0434.jpg

E hoje para o almoço, abri o Quinta do Pinto Vinhas do Lasso 2015, bonita cor dourada, de nariz bem mineral e algo floral, de boca ligeiramente mineral com toques de limão e frutado, médio corpo, é um vinho competente, mas não extraordinário.

IMG-0437.jpg

IMG-0438.jpg

Ora bem, hoje abri o Conceito 2003, então vamos lá esmiuçar o vinho.
Começando pela rolha, não é de 2003, é recente (provavelmente 2018), de cor é acastanhado, ligeiramente turvo. De nariz essencialmente notas licorosas e madeira, na prova pouca fruta e notas de madeira e ligeiras notas licorosas com um pouco de couro à mistura.
Em conclusão, eu não apreciei o vinho, principalmente ao nível do aroma, chega a ser enjoativo, está num patamar de desenvolvimento muito para além do que eu gosto, nem sequer está num estado próximo ao da viragem, já por lá passou há muito.

IMG-0432.jpg

IMG-0429.jpg

IMG-0430.jpg

Pena, tinha tudo para ser um momento inesquecível.
Mas a tua descrição encaixa bem com a de um vinho velho... perdem fruta e ganham madeira, mais licorados, às vezes por sobre-maturação das uvas...

Pena, tinha tudo para ser um momento inesquecível.
Mas a tua descrição encaixa bem com a de um vinho velho... perdem fruta e ganham madeira, mais licorados, às vezes por sobre-maturação das uvas...

Nunca pensei que estivesse num estado de desenvolvimento destes, ainda para mais lendo o artigo do próprio produtor a falar do vinho, enganei-me redondamente no que fiquei a pensar do vinho.
Por comparação diria que o Vila Santa Reserva 2004 que abri há pouco tempo era um vinho muito mais capaz que este, não deixa de ser irónico, visto que um é vinho corrente e o Conceito já é de um patamar bem mais superior.

Hoje é dia de Piriquita Reserva, sempre um valor seguro pelos seus 7€ e qq coisa.

A acompanhar em arroz de polvo com filetes do mesmo, "fresquinho" (a uns 16ºC) está muito bom!

Voltar
Superior