Que vinho bebem?

Seguindo as vossas sugestões acho que vou por isto
a3e4cccc3154d4ed505eca6c12198e5a.jpg

Eu levo uma garrafa para o "encontro". Também não conheço mas li coisas boas e vinha uma magnum de "graça".

É um vinho que espero que seja próximo do Quinta do Noval em perfil.

Hummmm acho que a única ligação é mesmo o facto de a Noval ter comprado a Quinta do Passadouro há uns 2 ou 3 anos...

Hummmm acho que a única ligação é mesmo o facto de a Noval ter comprado a Quinta do Passadouro há uns 2 ou 3 anos...

E o facto das vinhas serem a 10 minutos uma da outra. [:D]

Claro que há a arte de fazer o vinho na adega, mas as uvas e o terreno e o sol e a água e tudo o resto, há-de ser muito parecido.

Eu até que me fazia convidado mas estão proibidos ajuntamentos com mais de 5 pessoas. [:D]

E já não estou a contar com as donzelas do SalvadorP! [:)][:D]

Pois eu fiz-me de convidado e ninguém passou bola, fizeram de conta! Quero pensar que acham que eu sou o que está no meu avatar

E o facto das vinhas serem a 10 minutos uma da outra. [:D]

Claro que há a arte de fazer o vinho na adega, mas as uvas e o terreno e o sol e a água e tudo o resto, há-de ser muito parecido.

O terroir, como usa dizer-se, é semelhante, sem dúvida... mas a enologia era diferente.
De uma maneira ou de outra, são ambos bons.... ainda que a vistinha, a mim, me fuja para o Noval.

Pois eu fiz-me de convidado e ninguém passou bola, fizeram de conta! Quero pensar que acham que eu sou o que está no meu avatar

Xiiii, não vi a tua "posta"... mas também não dizes qual é a tua contribuição... e há joia para entrar no clube... [:D][:D]

Já pensastes em recomendar 1 ou 2 copos destas pomadas no tópico ali ao lado...? parece-me que ia mesmo a calhar ... [:D][:D]

Não podem beber, teriam de tirar a máscara...[:D][:D]

Já agora, como guardam os vossos vinhos? Eu tenho na garagem (cave) e comecei a fazer o inventário, mas estão a apanhar pó e gostaria de os ter "mais perto". Pensei nas caves climatizadas que dão para ter dentro de casa e manter a temperatura e humidade controlados, mas tenho receio de levarem com luz todos os dias e os estragarem.

Ou seja, tem a parte estética destas caves terem portas transparentes, mas o vinho acaba a levar com muita luz. Isto não me preocupa para vinhos recentes e/ou para consumir em pouco tempo, mas tenho vinhos maiores de idade que tenho receio por eles.

O que aconselham?

O terroir, como usa dizer-se, é semelhante, sem dúvida... mas a enologia era diferente.
De uma maneira ou de outra, são ambos bons.... ainda que a vistinha, a mim, me fuja para o Noval.

A bem da ciência claro, é levar uma garrafinha de cada a outro encontro [:D] e provar as duas lado a lado.

Não podem beber, teriam de tirar a máscara...[:D][:D]

Já agora, como guardam os vossos vinhos? Eu tenho na garagem (cave) e comecei a fazer o inventário, mas estão a apanhar pó e gostaria de os ter "mais perto". Pensei nas caves climatizadas que dão para ter dentro de casa e manter a temperatura e humidade controlados, mas tenho receio de levarem com luz todos os dias e os estragarem. Mas tenho a luz da garrafeira desligada (tem um botão on/off), para mim não faz sentido ter a luz ligada 24h por dia.

Ou seja, tem a parte estética destas caves terem portas transparentes, mas o vinho acaba a levar com muita luz. Isto não me preocupa para vinhos recentes e/ou para consumir em pouco tempo, mas tenho vinhos maiores de idade que tenho receio por eles.

O que aconselham?

Tenho os vinhos para serem bebidos nos próximos 2 anos na garrafeira climatizada, leva 18 tintos, 5 champanhe e 12 brancos. À medida que bebo uma garrafa vou colocando outra e está sempre cheio. As garrafas são escuras para proteger da luz, e não me parece que faça muita diferença ao vinho (não é como na cerveja, onde a luz estraga de facto muito mais).

O resto está na cave, protegido do sol e a temperatura constante ~20ºC. Se me assaltam a arrecadação vai ser uma chatice [:D].

Tenho os vinhos para serem bebidos nos próximos 2 anos na garrafeira climatizada, leva 18 tintos, 5 champanhe e 12 brancos. À medida que bebo uma garrafa vou colocando outra e está sempre cheio. As garrafas são escuras para proteger da luz, e não me parece que faça muita diferença ao vinho (não é como na cerveja, onde a luz estraga de facto muito mais).

O resto está na cave, protegido do sol e a temperatura constante ~20ºC. Se me assaltam a arrecadação vai ser uma chatice [:D].

Olha que sei de um caso onde foram mais de 200 garrafas.
E segundo se diz, algumas barca velha e muitos james martin...

Se a luz dá para desligar, já ajuda. Acho que vou ver isso. Comprar a cave para ter os vinhos a consumir no curto prazo e manter o grosso de stock na cave.

Agora que comecei a fazer o inventário também me comecei a assustar com o que lá anda. Pelo menos as mais exclusivas terei de tirar porque nunca se sabe. Acho que este ano também tenho bebido mais, atendendo a muito tempo em casa.

Agora falta convencer a mulher da necessidade de uma cave de vinhos dentro de casa...

Olha que sei de um caso onde foram mais de 200 garrafas.
E segundo se diz, algumas barca velha e muitos james martin...
Começo a ter esse receio. Pouco a pouco, quando são algumas garrafas, facilmente se entra nos milhares de euros de valor.

Pior ainda era um tipo que tinha um cofre com dinheiro numa garagem...agora já não tem.

Se a luz dá para desligar, já ajuda. Acho que vou ver isso. Comprar a cave para ter os vinhos a consumir no curto prazo e manter o grosso de stock na cave.

Agora que comecei a fazer o inventário também me comecei a assustar com o que lá anda. Pelo menos as mais exclusivas terei de tirar porque nunca se sabe. Acho que este ano também tenho bebido mais, atendendo a muito tempo em casa.

Agora falta convencer a mulher da necessidade de uma cave de vinhos dentro de casa...

Há um truque fácil que que resulta sempre, compras a cave e um anel de diamantes. Metes o anel na cave junto a uma garrafa de champanhe e um cartão especial.

Ela abre, encontra a surpresa, e vai adorar a cave para sempre!

Back