Que vinho bebem?

O vale dona maria não sei, mas sobre o vinha grande a crítica aponta para os 15 anos. É o ponto alto. A própria garrafa também indica que tem grande potencial de envelhecimento. Daí ter falado em não menos de 10 anos. Terei de esperar. Mas tenho muita coisa na adega...

Eu não perdia muito tempo e espaço com um Vinha Grande, colocava no seu lugar um Quinta da Leda por exemplo.

Eu não perdia muito tempo e espaço com um Vinha Grande, colocava no seu lugar um Quinta da Leda por exemplo.
Estás a falar como se houvesse falta de espaço...

Há lugar para todos. A seguir ainda virá mais calabriga e só depois o quinta da leda.

Ando a tentar fazer testes de rajada para ter melhor noção dos vários segmentos dentro de cada casa.

Isto dos vinhos é também uma prova de auto-conhecimento... Eu creio que gosto mais dos Ruby!

O meu gosto pessoal em vinhos vai mais em torno da fruta que do contributo da madeira. Aliás acho um trabalho notável quando ela lá está mas não se nota demasiado. Então quando se sobrepõe fico sempre desapontado.

Se calhar é por isso que prefiro os Ruby... :confused::confused:

Isso é bom. Tens gostos mais baratos.

Podes experimentar os Tawny sem indicação de idade ou Reserva.

Nem por acaso, tenho aqui em casa o Sandeman 10 anos e és capaz de gostar deste. É um pouco mais frutado que o Offley em que se nota mais a madeira, também mais ligeiro no paladar.

Faz uma ponte interessante entre a madeira e o frutado.

Claro que mesmo assim lhe falta o corpo do Tawny 20 anos que tinha cá em casa, mesmo que nunca me tivesse entendido com ele.

Champagne até 50 paus por garrafa o que aconselham? Moet é o valor mais seguro?

Brutos não rose, presumo? Moet só se estiver em promoção. Na gama de preço do Moet prefiro claramente um Laurent Perrier ou Jacquart brut mosaique. O Veuve Cliquot também é bom mas custa um tudo nada mais. Mas esticando até aos 50 paus iria para um bollinger, que já é outro escalão.[:cool:]

Para preços “mais comedidos” também gosto do Taittinger Brut
Esse tem preço idêntico ao moet, são também idênticos?

Mas talvez moet seja mais seguro tendo em conta que será para algumas pessoas. E tem avaliação idêntica ao bollinger, mais caro. Na prática em vez de três de bollinger dá para comprar quatro de moet...

Pois, quando comprei este LBV achei estranho não referenciar, e também nos vintage não via referência a serem ruby ou tawny.

Mas faz sentido o que dizes. Neste caso já sei que o meu caminho será pelos tawny, e especialmente explorar os colheita, que parece que são os que existem em menor oferta. [s)]

O facto de gostares mais de um não te deve deixar o outro de parte...
Se me permitires, avança, naturalmente, para o que gostas... começa por comprar um 10 anos e um 20 anos para perceberes as diferenças... encontras boas relações preços-qualidade nas marcas da Sogevinus: Kopke, Barros, Burmester... tenta, por exemplo: um Calém ou um Barros 10 anos e um Burmester 20 anos...
Não te esqueças, bebe-os ali nos 10 a 12.º... nesta altura do ano basta meia hora fora de casa...

Depois aventura-te nos colheitas... por exemplo, bebi este Natal um Kopke 1979 que era delicioso...

Como não deves deixar de fora os ruby, tenta uma combinação de que gosto muito: cheesecake com cobertura de frutos vermelhos e um bom LBV ou, claro, um Vintage... escolhe assim: se gostares de mais secos. tens, p. ex., um Dows, se preferires com um perfil mais exuberante e frutado (mais adocicado também) tens um Graham's...

É pena que não exista muita oferta de tawny colheita. Gosto de saber o ano do vinho que estou a beber... [:D]

Mas vou começar pelos básicos, conhecer diversas marcas e pelos 10 anos. Para "treinar" um pouco o palato antes de passar para os 20 anos e acima.

Haver há... só que entras no patamar de vinhos mais caros... não sei de onde és, mas se quiseres dar uma passeio até ao belíssimo cais de Gaia, em Vila Nova de Gaia, tens muitas marcas que te deixam fazer provas de colheitas...

My bad. Estava a ver anos recentes, mas parece que são como os vintage, só são feitos em anos de qualidade, e tem outro senão, que é de ficarem pelo menos 7 anos em madeira. Ou seja, não haverá nada muito recente, pois o mínimo são 7 anos mas podem ser engarrafados com bem mais. Estarei atento porque pretendo comprar um ano específico.

Já agora, vocês que percebem de vinhos, esta promo valerá a pena? Preciso de mandar vir umas coisas da GN e faltam dois euros para ter portes grátis. Bem sei que estes conjuntos devem ter vinhos para despachar vinagres, mas atendendo ao lote no geral, fiquei na dúvida...

https://www.garrafeiranacional.com/...go-para-o-comeco-de-2021/assortment-gn-1.html

Eu não comprava... fazem esses packs para escoarem velharias que devem estar passadas... mas isso sou eu e os meus gostos, claro...

O Cem Reis é assim tão bom?!
Estive a ver o 3º Episódio do Wine Show enquanto jantava e um dos actores quando bebeu o Cem Reis até soltou uma lágrima todo emocionado. [:D]

Nunca bebi... não sei... sendo um shiraz a 100% fico com algumas reservas...
Mas creio que é preciso perceber que esses programas têm tanto de informativo como de espectáculo... faz-me lembrar o Top Gear...

No Champanhe, se é para "impressionar" ou "agradecer", é oferecer Moet ou Veuve, nunca falha, são marcas premium facilmente reconhecíveis, toda a gente aprecia o gesto. Se é para alguém que realmente gosta e aprecia então fugia um pouco do mainstream e ia para produtores mais pequenos, porque demonstra que se fugiu ao básico. Um dos melhores Champanhes que bebi recentemente foi um Henriot Brut Souverain, está no mesmo segmento de preço, mas eu gostei mais.

Mas como diz um amigo meu, se é para beber, Murganheira tem coisas melhores e mais baratas!

Isto dos vinhos é também uma prova de auto-conhecimento... Eu creio que gosto mais dos Ruby!

O meu gosto pessoal em vinhos vai mais em torno da fruta que do contributo da madeira. Aliás acho um trabalho notável quando ela lá está mas não se nota demasiado. Então quando se sobrepõe fico sempre desapontado.

Se calhar é por isso que prefiro os Ruby... :confused::confused:

Lá está, são os gotos de cada um... eu tenho andado mais numa de Vintages... mas também porque dei muito mais atenção aos tawnies antes...
Moral: é beber para a frente... [:D][:D]

Voltar
Superior