Que vinho bebem?

Isto de comprar, rotular e escalonar vinhos "através" do palato de outros, ou de patamares de preços, nao costuma funcionar!

Nada substitui a experiênciacao, e alguma aprendizagem sobre as caracteristicas de cada vinho e a descoberta dos gostos de cada um.

Dá cá o papel para eu assinar por baixo...
Como já alguém disse: não se pode pedir experiência emprestada...

Hoje ao almoço, Royal Palmeira Eminência 2013, vinho superior, fumados e frutos tropicais, baunilha, cheio e untuoso, boa acidez, equilibrado, vai-se transformando no copo, pede decanter, ainda tem muitos anos pela frente, é um grande vinho.

EH4LL5w.jpeg

Isto de comprar, rotular e escalonar vinhos "através" do palato de outros, ou de patamares de preços, nao costuma funcionar!

Nada substitui a experiênciacao, e alguma aprendizagem sobre as caracteristicas de cada vinho e a descoberta dos gostos de cada um.

Até porque para isso, já existem aplicações, dezenas de listas pela internet fora, e revistas especializadas a fazerem esse serviço.

E de que adianta eu dizer que o melhor vinho até 10€ é o Maria Manca Perna Torta Reserva Vinhas Velhas Pisado ao luar produção limitada a 50 garrafas, se ninguém lhe consegue deitar a mão?

Não há nada como experimentar muito!

Até porque para isso, já existem aplicações, dezenas de listas pela internet fora, e revistas especializadas a fazerem esse serviço.

E de que adianta eu dizer que o melhor vinho até 10€ é o Maria Manca Perna Torta Reserva Vinhas Velhas Pisado ao luar produção limitada a 50 garrafas, se ninguém lhe consegue deitar a mão?

Não há nada como experimentar muito!

Isto! [;)]

Quinta do Vallado a 5 e picos e Quinta do Cidrô Touriga Nacional a 11 e picos no Pingo Doce.

Estão com os 25% em vinhos do Douro e mais alguma promoção em cima? Costumam ter a promo do IVA, ou 10€ em compras acima de 50€, etc?

Sinceramente, Vallado nem a 3€ voltaria a comprar... o vinho de 2019 estava muito fraco.

Estão com os 25% em vinhos do Douro e mais alguma promoção em cima? Costumam ter a promo do IVA, ou 10€ em compras acima de 50€, etc?

Sinceramente, Vallado nem a 3€ voltaria a comprar... o vinho de 2019 estava muito fraco.

Sinceramente nem reparei que promoção era.... Vi o preço e trouxe uma de cada.

O Vallado vou esquecer dele. É um vinho que tipicamente tem uma boa guarda. Há uns anos abri uma de 2008 e estava muito bom.

Ao almoço abri este de 2010... Já passou o seu pico, mas não estava cadavérico ainda.

IMG-20210319-130500904-HDR.jpg

A promoção do PD esta semana é que em 50€ de compras oferecem-te 100% do dinheiro da tua compra de vegetais e frutas.

Depois tem lá umas letras pequenas e dizer que a oferta é até 10€ de compras de vegetais e fruta [:D]

Não tenho colocado aqui as últimas opções.

Vamos aos Brancos:

IMG-8899.jpg

Já tinha ouvido falar de vinhos "Mãos", mas nunca tinha comprado. Numa compra de brancos para o dia a dia (na casa dos 10€) acabei por selecionar este.
Um vinho típico do Douro, com Rabigato, Viosinho, Gouveio e ainda Codega do Larinho (uma casta que n conhecia).
Tem um estágio de 10 meses em barricas novas.

Nisto resulta num vinho muito interessante, já com alguma complexidade. Com um toque um pouco fumado e algumas presença cítrica.
Gostei bastante.
Ficou-me a 13.95€ pelo que acho que vale bem o preço.

Na mesma compra optei também por este.

IMG-8898.jpg

Um Arrepiado Verdelho. Sou fã da casta.
Mas curiosamente aqui, não sei se foi do estágio que teve em inox, o aroma a frutos exóticos e maracujá que se sente no nariz, desaparece na boa.
Numa prova cega nunca diria que era Verdelho e apontaria a um Pinot Grigio.
Não vou voltar a comprar. Mas por exemplo a minha mulher gostou bastante e preferiu ao Maos...
Custou-me 9€

A promoção do PD esta semana é que em 50€ de compras oferecem-te 100% do dinheiro da tua compra de vegetais e frutas.

Depois tem lá umas letras pequenas e dizer que a oferta é até 10€ de compras de vegetais e fruta [:D]

Não está mal, a sangria também precisa de fruta. Nesse caso será 80% vinho e 20% fruta... [:D]

Não tenho colocado aqui as últimas opções.

Vamos aos Brancos:

IMG-8899.jpg

Já tinha ouvido falar de vinhos "Mãos", mas nunca tinha comprado. Numa compra de brancos para o dia a dia (na casa dos 10€) acabei por selecionar este.
Um vinho típico do Douro, com Rabigato, Viosinho, Gouveio e ainda Codega do Larinho (uma casta que n conhecia).
Tem um estágio de 10 meses em barricas novas.

Nisto resulta num vinho muito interessante, já com alguma complexidade. Com um toque um pouco fumado e algumas presença cítrica.
Gostei bastante.
Ficou-me a 13.95€ pelo que acho que vale bem o preço.

Na mesma compra optei também por este.

IMG-8898.jpg

Um Arrepiado Verdelho. Sou fã da casta.
Mas curiosamente aqui, não sei se foi do estágio que teve em inox, o aroma a frutos exóticos e maracujá que se sente no nariz, desaparece na boa.
Numa prova cega nunca diria que era Verdelho e apontaria a um Pinot Grigio.
Não vou voltar a comprar. Mas por exemplo a minha mulher gostou bastante e preferiu ao Maos...
Custou-me 9€

(Rabigato, Viosinho, Gouveio e ainda Codega do Larinho*) Um "Rezingão", mas sob outro nome! [;)]

Tenho a certeza que o iria apreciar

* A Codega do Larinho e o Rabigato é a "rainha" das castas brancas no Alto Douro e Trás os montes

Agora uns Tintos.

IMG-8682.jpg

Não me lembro se já tinha bebido 100% Castelão.
O Pegos Claros tem tido muito boas reviews. E comprei duas de Grande Escolha de Vinhas de 100 anos. Vinho do Top30 da Grande Escolhas.
E tinha já em tempos comprado esta também, então resolvi abrir.
Esperava um pouco mais de textura. Mas é um vinho bastante equilibrado. Fiquei com muita curiosidade para o Grande escolha, que cuata 2.5x mais.
Mas este Reserva para um vinhos de 8€ é capaz de ser uma das melhores opções sub 10 que há.

IMG-8678.jpg

Já aqui tinha dito uma vez que a primeira vez que bebi um vinho de Talha ou Anfora, que não gostei. Soube-me demasiado a argila.
Mas entretanto tenho experimentado outros. Este por sua vez mal se nota o estágio, e não diria que tinha passado pela anfora.
Para além que sendo de 2017, estava cheio cheio cheio de depósito. Mais do que já apanhei em vinhos de 20 anos.
Este tinha sido oferta por isso não paguei nada por ele. Mas ronda os 20€. O que na minha opinião não vale nem perto.

Penso que nunca bebi vinhos de talha. Alguma sugestão para iniciante onde seja evidente a argila?

Na minha opinião e no meu gosto não entram.

Brincando um pouco, vinho é em madeira. A argila é boa para o azeite e para conservar salpições! [:p]

salpições= salpicões [:p]

Crédito ao Luis

Last edited:
Back