Que vinho bebem?

Hoje escolhi este Merlot da EF para acompanhar uma alheira com grelos.

Não sei o que estava melhor, se a alheira (das boas, mesmo boas ) ou se o Merlot

Custa 10 ou 11euros, por este preço é um achado entre a oferta da Peninsula de Setubal.

Há pouco tempo, o Pingo Doce estava com os EF monocastas em promoção, a 7,99€. Incluía o Reserva e o Quinta da Mimosa. Comprei uns quantos, mas já foram todos... :)
Esse Carmenére é que ainda não consegui encontrar...

Também ja bebi esse e o Carmenére, são ambos muito bons, ainda no outro dia a minha mulher dizia que até agora, tudo o que bebemos da Ermelinda Freitas, mesmo das gamas mais baixas é bom e dei-lhe razão.
Da EF normalmente só compro estes três monocastas que citei antes

Nos restantes, nomeadamente no Castelão (Quinta ds Mimosa) há quem faça bem melhor na PS, na minha opinião, claro.

O que vão meter na mesa no jantar de consoada ? Estou indeciso entre Callabriga e Pó de Poeira

Ainda não sei onde vai ser, quanto mais o que se vai beber...

Isto com Covid a evoluir como tem evoluído, ainda fecham esta porra toda antes do Natal :sh)

Mas para a véspera para acompanhar o bacalhau, prefiro um branco com madeira, bem apurado. Para o dia de Natal, para acompanhar Cabrito assado, será um tinto com alguma idade.

Última edição:
Já tinha passado pela Garrafeira São joão em tempos.

Agora descobri lá um vinho a bom preço e comecei a ver com mais calma, têm muitos vinhos a preço bem simpático.
E têm literalmente tudo.
O site é bastante fraco e diria que nem metade tem.

Façam uma visita à loja que vale a pena.
Penso que eles devem ser um misto de distribuidor/garrafeira. É que de facto nunca estive numa loja que tivesse tanta oferta incluindo todos os vinhos da moda de 100 e tal euros.

Outra loja que tem um site super manhoso, e que depois em loja têm imensa oferta, actual e com bons preços é a Nectar das Avenidas.
Garrafeira Néctar das Avenidas

São duas garrafeiras da zona de Lisboa e aconselho a visitar, mas com, calma e com a carteira vazia, senão o estrago vai ser grande.
Eu fui lá só buscar a compra que fiz on-line e como ia cheio de pressa não tive muito tempo para andar a ver, mas ia-me desgraçando em dois vinhos. [:D]

Boa dica

A escolha de hoje para um peixe grelhado

Uma monocasta (Cercial) do Dão que nem é uma escolha frequente cá de casa, mas que vale todo o valor da prateleira.

Dou-lhe um 18/20
Preço (zero) oferta
Mas julgo que anda pelos 20€...

Intenso no final de boca mas suave, não tem aquela acidez tipica dos verdelhos, ou dos rabigatos e viozinhos durienses, mas antes uma frescura leve e de taninos suaves

Comprem-no!

910111cf0af087e78734533e48748460.jpg

O que vão meter na mesa no jantar de consoada ? Estou indeciso entre Callabriga e Pó de Poeira

Eu sou um fã do pó de poeira. O branco e o tinto são clientes habituais cá de casa. Diria que mais o branco até, mas o tinto tb é um velho amigo.

Para o Natal também ainda não pensei nisso.
Talvez vá finalmente abrir o Hexagon de 2009 que tenho ali. Ou então uma Malhadinha, tenho a vertical 2010 a 2013 que já está mesmo boa para ser bebida.

Em termos de brancos não sei mesmo ainda. Vai depender um pouco do que for acompanhar (tb ainda não está decidido o menu).

Quinta do Poço do Lobo Reserva 1995, um vinho de 26 aninhos mas ninguém diria, ainda cheio de fruta, com bons terciários a surgirem, muito límpido, cheio de vida, com algum tanino e um fim de boca muito interessante.

Decantado por 2 horas e provado aos poucos ao longo dessas 2h, deu para ver a evolução do vinho à medida que abria, desde o cheiro a cabedal velho muito intenso assim que se abriu a garrafa, até ao surgir da fruta vermelha e especiarias, com algum cacau/café.

Vale bem os 20€ que pedem por ele, bela experiência!
6fe0dd693a95a139e58705994548a927.jpg
a36a0563e65191967660600c879c6f0e.jpg

Quinta do Poço do Lobo Reserva 1995, um vinho de 26 aninhos mas ninguém diria, ainda cheio de fruta, com bons terciários a surgirem, muito límpido, cheio de vida, com algum tanino e um fim de boca muito interessante.

Decantado por 2 horas e provado aos poucos ao longo dessas 2h, deu para ver a evolução do vinho à medida que abria, desde o cheiro a cabedal velho muito intenso assim que se abriu a garrafa, até ao surgir da fruta vermelha e especiarias, com algum cacau/café.

É de facto um vinho muito bom, quando o bebi o que mais me impressionou foi a sua elegância, com o bom balanço entre a fruta e barrica, e já com algumas notas terciárias bem enquadradas no conjunto.

É um vinho que aguenta ainda mais uns anos guardado, o que não deixa de ser impressionante.

Um espumante do Alto Douro, Vértice Millésime Brut 2011, 93 pontos Robert Parker, aroma a frutos secos e floral, na boca faz lembrar caramelo caramelizado com toques de laranja, é bastante complexo e personalizado, muito interessante.

Nota: 18,0

Preço: 23€

Indicação de consumo: Beber ou guardar

PJisHsY.jpeg

HhUCMrb.jpg

Já tinha passado pela Garrafeira São joão em tempos.

Agora descobri lá um vinho a bom preço e comecei a ver com mais calma, têm muitos vinhos a preço bem simpático.
E têm literalmente tudo.
O site é bastante fraco e diria que nem metade tem.

Façam uma visita à loja que vale a pena.
Penso que eles devem ser um misto de distribuidor/garrafeira. É que de facto nunca estive numa loja que tivesse tanta oferta incluindo todos os vinhos da moda de 100 e tal euros.

Outra loja que tem um site super manhoso, e que depois em loja têm imensa oferta, actual e com bons preços é a Nectar das Avenidas.
Garrafeira Néctar das Avenidas

São duas garrafeiras da zona de Lisboa e aconselho a visitar, mas com, calma e com a carteira vazia, senão o estrago vai ser grande.
Eu fui lá só buscar a compra que fiz on-line e como ia cheio de pressa não tive muito tempo para andar a ver, mas ia-me desgraçando em dois vinhos. [:D]

Fui a Garrafeira São João buscar a encomenda!
Que loja fantástica e pelo que vi tem bons preços e imensa variedade, vou começar a ir lá mais vezes

Comprei este vinho o ano passado, quando abri detestei.
Abri outra hoje para a acompanhar um belo bacalhau.
Está no ponto e muitíssimo equilibrado

593ee77433aff69e1eb6513caca5edd6.jpg

6fe0dd693a95a139e58705994548a927.jpg
a36a0563e65191967660600c879c6f0e.jpg

Eu bebi o de 1990

Screenshot-2021-12-09-21-23-02-278-com-miui-gallery.jpg

Em

IMG-20211209-212228.jpg

IMG-20211209-212240.jpg

[:D]

E também gostei.

Voltar
Superior