Que vinho bebem?

Se for 3 litros como é que se chama ?

Cá tens os nomes das meninas :)
18227ce4f61a1210019b7f5bf77aa546.jpg

Eu penso que o termo tinto maduro se usa onde isso é efectivamente um assunto. Ou seja, onde os tintos que mais se bebem são verdes, inclusivamente muitas pessoas até os produzem... Como por exemplo no alto Minho. Aí sempre ouvi perguntar se queria um tinto maduro ou um tinto verde.

Tal como no Pico me perguntavam na adega de queria um vinho de cheiro ou um tinto normal.

Lá para cima, para o Minho principalmente, não se ouve outra coisa 😅

Em toda a região norte que eu saiba se usa esses termos ... Não sabia que para o Sul nao se usava.

Sempre fiz a distinção ...

Verde Tinto
Maduro Tinto
Verde Branco
Maduro Branco

Em toda a região norte que eu saiba se usa esses termos ... Não sabia que para o Sul nao se usava.

Verde Tinto
Maduro Tinto
Verde Branco
Maduro Branco

Também estou surpreendido, sempre ouvi e disse esses termos..

Verde Tinto
Maduro Tinto
Verde Branco
Maduro Branco
A questão é que "maduro" não significa nada excepto que não é da região dos vinhos verdes.

Não te diz se é alentejano, Bairrada, Douro, dão, Lisboa, Tejo, Açores etc.

O user tinha pedido um maduro alentejano, no fundo é uma redundância porque se é alentejano, não pode ser da região dos vinhos verdes.

Verde Tinto
Maduro Tinto
Verde Branco
Maduro Branco

Também estou surpreendido, sempre ouvi e disse esses termos..

São termos só usados no Norte.
Para o Sul ninguém usa essa expressão.

Mas como diz o Rasec, não tem muita lógica usar fora da zona dos vinhos verdes.
E até acho errado porque induz ainda mais em erro que um vinho verde é apanhado antes de amadurecer...

E dizer um Alentejano maduro, então não existe. Porque não há alentejano verde.

Olá a todos,

Para fazer um brilharete na noite de Natal (vamos ter prova cega), que vinho tinto recomendam até 50€?
Nessa gama tenho em casa Mouchão 2014, Quinta da Leda 2019 ou o Gloria Reynolds art & tradition 2007 e estou inclinado para levar este último, o que acham da escolha?

Olá a todos,

Para fazer um brilharete na noite de Natal (vamos ter prova cega), que vinho tinto recomendam até 50€?
Nessa gama tenho em casa Mouchão 2014, Quinta da Leda 2019 ou o Gloria Reynolds art & tradition 2007 e estou inclinado para levar este último, o que acham da escolha?

O Leda está muito novo, o GR A&T não tive o prazer de beber e não sei como estará em evolução, não sei quantos anos aguentará, mas o Mouchão deve estar num ponto bom para ser bebido. Tenho uma do mesmo ano que ando a olhar para ela ...

Olá a todos,

Eu escolhia o Glória Reynolds, deve se encontrar no ponto óptimo de consumo, visto que recentemente o último que saiu cá para fora é o de 2011.

Do Douro, Duas Quintas Reserva 2014, desta vez trago uma desilusão, e logo com o Duas Quintas Reserva que foi dos primeiros vinhos a despertar-me para os altos voos...

Mas quer-me parecer que talvez a culpa será do ano (2014), já são vários vinhos desse ano que não correspondem às expectativas das colheitas anteriores dos produtores.

Falando do vinho, tem boa estrutura e textura, intercalada com boa acidez, mas o final é péssimo, muito amargor e agressividade, neste estado é melhor guardá-lo durante mais uns anos a ver se atenua o amargor e a agressividade.

Nota: 17,0

Preço: 29€

Indicação de consumo: Guardar

6EYzWGi.jpg

3Qvy4un.jpg

F9mOyhL.jpg

Obrigado pelas indicações, vou apostar no Gloria Reynolds. O Mouchão ainda deve aguentar-se durante mais algum tempo, depois partilho aqui a pontuação 😁

Última encomenda (e que encomenda :))

Lista:
  • Guru No Millésime - Vinho proveniente de 3 colheitas diferentes (2010, 2013 e 2015), é um vinho branco com origem em vinhas velhas com cerca de 60 anos. Foram produzidas apenas 1599 garrafas. Foi eleito o “Melhor Vinho Branco do Ano” na gala de “Melhores do ano 2020” da Revista VINHO Grandes Escolhas.
  • Sou Alvarinho 2018 Branco - Garrafa nº 1666. Obteve na escala de RP 92/100 entre outros prémios que este vinho da Quinta de Santiago arrecadou.
  • Quinta da Boa-Vista 2016 Tinto - Um vinho que já conheço e que gostei imenso. Obteve 91/100 na escala de RP
  • Curriculum Vitae 2015 Tinto - Vinificação e envelhecimento no centro de vinificação da Quinta Vale D. Maria. 95 pontos RP e 94 pontos Wine Enthusiast Magazine
  • Legado 2014 - Não tenho nada para dizer, é abrir isto, beber e esperar que valha cada cêntimo. [:D]

Quanto custou o Legado ? Esse vinho é dos melhores do Mundo.

E até acho errado porque induz ainda mais em erro que um vinho verde é apanhado antes de amadurecer...

É um perfeito disparate de quem não percebe nada de nada, não sejas condescendente. [;)]

Mas quem usa isso tanto usa acima do Douro como abaixo do Tejo, pessoal pouco informado há em todo o lado

Pois, só se deve chamar vinho verde a um vinho da região dos vinhos verdes.
Agora pergunto,como se denomina um Alvarinho produzido no Alentejo?

Pois, só se deve chamar vinho verde a um vinho da região dos vinhos verdes.
Agora pergunto,como se denomina um Alvarinho produzido no Alentejo?

A resposta vai soar palerma... mas é o que é .... chama-se um Alvarinho produzido no Alentejo [:)][:)] (e acrescento, todos os que provei, eram muito fraquinhos!)

A resposta vai soar palerma... mas é o que é .... chama-se um Alvarinho produzido no Alentejo [:)][:)] (e acrescento, todos os que provei, eram muito fraquinhos!)

Pois, será isso ou próximo disso
A questão é que um Alvarinho não é aquilo a que se possa chamar um vinho maduro mas também não será neste caso um verde porque não é produzido na região dos vinhos verdes.

Back