Que vinho bebem?

Bebidos esta semana, que incluiu visita ao Alentejo:

Pouca Roupa (T) 2014 IGT Alentejo - pouco tem de alentejano. Genérico, mas bebeu-se. Sempre é melhor do que Caiado, que é a meia garrafa e/ou vinho da casa disponível em vários outros comedouros de Sintra.

Domini (T) 2013 Douro - não deixou nenhuma impressão, nem boa nem má, tão anódino me pareceu; acho que a JMF ainda tem muito que trabalhar aqui.

Terra Lenta Premium (T) 2014 DOC Alentejo - um dos vinhos servidos no Alentejo. Agradável, jovem, frutado, fresco. Tenho pena de não ter bebido mais deste.

Pátria Selection (T) 2013 DOC Alentejo - o outro vinho no Alentejo. Mais pesado e castiço, mas também gostei. Os restantes machos (locais, eu sou turista) à mesa decidiram que era melhor do que o Terra Lenta e eu não me senti muito à vontade para discordar e acompanhei-os a bebê-lo. Irónico que um vinho chamado "Pátria" use qualificativos puramente publicitários em inglês como "Selection".

Château Andriet (T) 2010 AOC Bordeaux Supérieur - veio em vez de outro que estava na carta mas que afinal não havia. Este teve o mérito de não estar na carta mas haver. Esforçaram-se por vender-mo apontando para a palavra "Supérieur" no rótulo, mas "Supérieurs" sem muita graça já eu comprei a 5€ no Intermarché. Este já tinha visto à venda no Corte aí por 10€ (nem vou dizer quanto me cobraram pela garrafa na conta final, porque fama de parvo já eu devo ter por aqui com o meu entusiasmo cromo por coisas de que continuo a não saber nada). Resignei-me porque sempre era o único dos 2 ou 3 tintos franceses disponíveis (e a preço que não fosse totalmente louco) que eu nunca tinha bebido e o que eu mais gosto de fazer é experimentar coisas novas - e até saiu bastante bom. Complexo e até intenso, coisa que estes Bordéus de gama baixa raramente são.

Última edição:
O jantar de hoje

a452ce9778bc9144179d57dc457de5b0.jpg

O Espinhal de Cima era um vinho com 15,5% de álcool, o que se notava à entrada na boca. Com a abertura foi ganhando corpo. Jeitoso.

O Duas Quintas, de 1996, sofreu do mesmo mal de outras garrafas do mesmo vinho, mesmo de colheitas diferentes: perdeu muito corpo ao longo dos anos. Ganhou com o facto de ser decantado e deixado durante 30 minutos a respirar. Ganhou ainda mais ao ser deitado no copo. Mas estes vinhos perdem a complexidade toda.

O Riesling foi só uma experiência com uma garrafa vinda da Alemanha. Não era apreciador, e continuo a não ser.

O Abraço: um lixo. Vinho demasiado fácil, sem ponta de interesse. Daquelas marcas que compram vinho a uma Adega e lhes dizem para fazer qualquer coisa daquilo, vendido em grandes quantidades. Lixo puro, até deixa um gajo mal disposto. Fui ver quem tinha engarrafado aquilo, e confirmei a desilusão: Adega Cooperativa de Vila Real. Estes fulanos não acertam uma.

Bebidos recentemente:

Beronia Reserva (T) 2011 DOCa Rioja - um bom reserva, com muita madeira.

Château du Haut Guérin (T) 2013 AOC Côtes de Bordeaux (Blaye) - um daqueles Bordéus baratuchos, genéricos e sem graça que eu trago do Intermarché. Mas como são muito leves, acompanham bem refeições em casa.

Lambrusco rosé do Pingo Doce - nostalgia de uma bebida de dias de festa. [:cool:]

Casal do Ramilo Touriga Nacional (T) - 2012 Regional Lisboa - primeira vez que bebi um varietal TN. Como leigo, esperava algo de parecido, mas melhor, com os Douros e Dãos de lote incluindo TN. Não era nada disso - acabei por o achar estranho, muito intenso e até carrascão.

O Abraço: um lixo. Vinho demasiado fácil, sem ponta de interesse. Daquelas marcas que compram vinho a uma Adega e lhes dizem para fazer qualquer coisa daquilo, vendido em grandes quantidades. Lixo puro, até deixa um gajo mal disposto. Fui ver quem tinha engarrafado aquilo, e confirmei a desilusão: Adega Cooperativa de Vila Real. Estes fulanos não acertam uma.

http://www.abracowines.com/

Este sítio fez-me lembrar este outro:

http://www.nfi-pintarola.com/ - que é um bom exemplo de como tentar vender um vinho através de capelinhas de hipsters barbudos.

No mesmo sítio onde vi o cartaz dos Pintarola estavam a promover outros vinhos de Lisboa, incluindo também os desta (nova?) empresa:

http://encostadavila.pt/

Penso que "Porão Velho" era uma marca da defunta Adega Cooperativa de Torres Vedras. O engraçado neste é que o criador do sítio e o do rótulo não devem saber muito de vinhos, porque criaram inadvertidamente uma nova região demarcada: a "D.O.C. Lisboa".

Mas eu não devia gozar com estes projectos, até porque sempre devem ajudar a que mais algum do vinho produzido na região dita "de Lisboa" seja engarrafado e vendido como IGP ou DOC em vez de enfiado em BiB "de Pias" ou exportado a granel.

Última edição:
Vinho branco até 5€, o que aconselham?
(Costumo beber Monte Velho, mas quero variar)

Aconselho precisamente o Tons duorum do comentário acima do SPV. É um vinho suave e doce qb. Para mim é muito bom mesmo.

Se preferes mais acidos/frescos para um peixe grelhado ou um marisco (sem ser v. verdes) prefiro o Cabriz ou um Beyra. Estes mais no verão e bem frescos. O Tons é mais um vinho para qualquer ocasião.

comprei umas quantas garrafas:

2014 Portal do Fidalgo Alvarinho Vinho Verde branco
2013 Ermelinda de Freitas Reserva Syrah tinto

2012 Cortes de Cima tinto

o que acham??

http://www.abracowines.com/

Este sítio fez-me lembrar este outro:

http://www.nfi-pintarola.com/ - que é um bom exemplo de como tentar vender um vinho através de capelinhas de hipsters barbudos.

No mesmo sítio onde vi o cartaz dos Pintarola estavam a promover outros vinhos de Lisboa, incluindo também os desta (nova?) empresa:

http://encostadavila.pt/

Penso que "Porão Velho" era uma marca da defunta Adega Cooperativa de Torres Vedras. O engraçado neste é que o criador do sítio e o do rótulo não devem saber muito de vinhos, porque criaram inadvertidamente uma nova região demarcada: a "D.O.C. Lisboa".

Mas eu não devia gozar com estes projectos, até porque sempre devem ajudar a que mais algum do vinho produzido na região dita "de Lisboa" seja engarrafado e vendido como IGP ou DOC em vez de enfiado em BiB "de Pias" ou exportado a granel.

Tal e qual. Ficamos a descobrir, logo no início do site, que "Encosta da Vila" "produz actualmente uma marca.." O vinho fica a cargo de outros. Fartei-me de rir com o "D.O.C. Lisboa". É engraçado como é que a CVR LX ou a ASAE/IVV não apanha isto...
Apesar disto, cada vez mais, Lisboa apresenta vinhos de excelente qualidade, alguns bastante diferenciados, e a preços muito bons. Sou suspeito porque é a minha região...

Voltar
Superior