Que vinho bebem?

Não, não sou da zona, mas apesar de achar que são vinhos em que é mais difícil harmonizar com comida, talvez tenha alguma preferência pela Bairrada e Dão, a relação preço/qualidade também é imbatível em relação a outras regiões.
Os do Douro são talvez os vinhos mais perfeitos em termos de enologia, os do Alentejo talvez os mais harmoniosos para conjugar com comida.
Não esquecendo as outras regiões, de Lisboa a Quinta do Monte d´Oiro e Casal Santa Maria (que ainda não provei), do Tejo a Quinta da Alorna e de Setúbal a Bacalhôa e António Saramago, e etc.. etc.. nas outras regiões.

Como disse conheço relativamente bem Douro, Alentejo e zona da grande Lisboa, incluindo península de Setúbal.
O dão e bairrada nem por isso, tive algumas más experiências.
Concordo que o Douro é o mais harmonioso

As últimas coisas

bd37da48ff2d0c0e116118e770c4988f.jpg

2d3df218af11e1a401bc9aafa3f09393.jpg

0ea7ad538b8738aa01342e91f5973224.jpg

8e9f77f9ab331bc8229d6bf4104d0e3c.jpg

20e810bb5bbf75100a2e3ef2519c666d.jpg

107941cd98291090accb8c4919b143e1.jpg

aa577ac4484ca3698e3d4fdb62f68c68.jpg

6b7fca8aa34797bbf19d0d1926c3579d.jpg

4da8b60c1355c6375470c7aca5eefd6d.jpg

A Quinta da Alorna é uma das casas de vinho de maior "pedigree" do País, e já vai na quinta geração e dois séculos de história [;)]

Alguém sabe? O vinho Alvarinho que esta casa produz é produzido com uvas de vinhas situadas no Ribatejo? É que tinha a ideia que Alvarinho era líquido que só brotava lá no topo do país...

Sim senhor, e que tal o Solar dos Lobos Grande Escolha e o Oboé 17?

O Solar dos Lobos é um excelente vinho, bastante suave, mas teve o azar de ser aberto a seguir ao Blog (este, um senhor vinho).

O Oboé 17 foi bebido com um t-bone, e tem de ser. Talvez se note o álcool um pouco menos que o Bafarela 17 (e agora lembrei-me que ainda lá tenho uma de 2011 em casa). Correspondeu, mas não é um vinho para todas as ocasiões.

Nessa lista ainda faltaram um Valle Pradinhos Reserva e um par de Pachecas.

O Solar dos Lobos é um excelente vinho, bastante suave, mas teve o azar de ser aberto a seguir ao Blog (este, um senhor vinho).

O Oboé 17 foi bebido com um t-bone, e tem de ser. Talvez se note o álcool um pouco menos que o Bafarela 17 (e agora lembrei-me que ainda lá tenho uma de 2011 em casa). Correspondeu, mas não é um vinho para todas as ocasiões.

Nessa lista ainda faltaram um Valle Pradinhos Reserva e um par de Pachecas.

O Blog já provei o de 2011 e lembro-me de não gostei nada, tinha um estilo demasiado carregado e desafinado, achei um vinho estranho acima de tudo, na altura até me deu um pouco de ressaca, coisa que nunca tive com outro qualquer vinho.
O Oboé deve queimar as goelas com a sua percentagem alcoólica [:D], há muitas opiniões divergentes acerca desse vinho.

O Blog já provei o de 2011 e lembro-me de não gostei nada, tinha um estilo demasiado carregado e desafinado, achei um vinho estranho acima de tudo, na altura até me deu um pouco de ressaca, coisa que nunca tive com outro qualquer vinho.
O Oboé deve queimar as goelas com a sua percentagem alcoólica [:D], há muitas opiniões divergentes acerca desse vinho.

O Blog era de 2013, o ano que lhe deu fama. Espectacular.

Tou cá com uma vontade de comprar um 100 Hectares 18. [:D]

Atendendo a que a minha cara metade se interessa por vinhos, gostava de lhe oferecer um programa daqueles que tem uma visita às vinhas, adegas (produção), palestra onde se aborde as questões técnicas de forma superficial, e uma prova de vinhos.

Alguém já fez um programa destes que aconselhe em particular?

Dou prioridade a eventos localizados na zona do Alentejo/Península de Setúbal... Por conveniência de deslocação.

Ora bem, já chegou a minha encomenda [kiss], então temos:

Quinta do Poço do Lobo - Reserva 2015 (Bairrada):

IMG-2128.jpg

IMG-2132.jpg

Quinta das Bágeiras - Garrafeira 2016 (Bairrada):

IMG-2126.jpg

IMG-2131.jpg

Quinta de Lemos - Touriga Nacional 2012 (Dão):

IMG-2129.jpg

Quinta da Alorna - Marquesa de Alorna Grande Reserva 2011 (Tejo):

IMG-2127.jpg

IMG-2133.jpg

O 2011 tem Touriga, alicante e Syrah, o 2013 é bi-varietal. Não é exactamente o mesmo vinho. [;)]

O 2011 tem Touriga, alicante e Syrah, o 2013 é bi-varietal. Não é exactamente o mesmo vinho. [;)]

Pois é, parece que sim, eu bebi a garrafa com o rótulo preto, depois há a versão ainda mais topo de gama que dão o nome Alicante + Syrah.
Gera um pouco de confusão porque são ambos Blog, com rótulos de cor diferente e mesmo as garrafas têm desenhos diferentes.
Mas de qualquer das formas já na altura falavam muito bem do vinho que eu bebi e não gostei:

https://www.portalalentejano.com/blog-2011-de-tiago-cabaco-em-destaque-na-revista-de-vinhos/

Blog 2011 » VIVER VINHOS » Vinhedos de Experiências

Que vinho bebem?

Hoje fiz uma prova cega a dois vinhos que considero acessíveis e com uma boa relação qualidade/preço ~6/7€.

6a8429903f5fb6249453e078991a4bfa.jpg

5e9538adc70cd1f809578e24a0560524.jpg

Já conhecia ambos mas nunca os tinha testado ao mesmo tempo.

O Duorum é um vinho mais encorpado e redondo, sente-se um bocado a Madeira e enche-nos a boca.
O Carm é um vinho mais leve e com uma ponta final mais engraçada, tem um toque de acidez no final. O sabor vai evoluindo até à ponta final quase como se tratasse de um motor NA enquanto que no caso do Duorum parece que tem um Turbo associado.

Gosto mais do Carm mas são ambas boas opções.

Eu o Carm sempre foi um dos meus vinhos de eleição. Mas o Reserva.

Ainda há uns dias comprei 2 garrafas a cerca de 11€

Gostava de saber o truque! [:D]

Atendendo a que a minha cara metade se interessa por vinhos, gostava de lhe oferecer um programa daqueles que tem uma visita às vinhas, adegas (produção), palestra onde se aborde as questões técnicas de forma superficial, e uma prova de vinhos.

Alguém já fez um programa destes que aconselhe em particular?

Dou prioridade a eventos localizados na zona do Alentejo/Península de Setúbal... Por conveniência de deslocação.

Se pretenderes ficar lá a dormir também, recomendo a Herdade dos Grous. É um sitio muito fixe, e o restaurante é bom.

Back