Que vinho bebem?

Ora bem, hoje ao jantar, Alves de Sousa Quinta da Gaivosa Vinha de Lordelo 2011, grande grande vinho, forte personalidade, claramente vinhas (muito) velhas, altamente complexo, rico, muita especiaria, eucalipto, fumados, final muito persistente, extremamente saboroso, uma maravilha.

UbzvDDE.jpg

Bela descrição... daquelas que me deixa com vontade de provar.
A cor sugere mais evolução do que 2011... deve estar no ponto óptimo de consumo, não?

Dizes claramente vinhas velhas porquê? concentração e riqueza de sabores? elegância?

Bela descrição... daquelas que me deixa com vontade de provar.
A cor sugere mais evolução do que 2011... deve estar no ponto óptimo de consumo, não?

Dizes claramente vinhas velhas porquê? concentração e riqueza de sabores? elegância?

Está em óptimo ponto de consumo, mas tem estrutura para muitos anos de vida pela frente.
Claramente vinhas velhas, devido à concentração, complexidade e riqueza de sabores, está tudo lá e mais alguma coisa, só consegues ter um vinho deste tipo com vinhas muito velhas (com mais de 100 anos e mais de 30 castas autóctones).
O problema em provar estes vinhos é que depois ficamos muito mais exigentes... [:D]

Vocês são uns chatos!

Black Angus do Arkansas (picanha), selada na frigideira (apenas a gordura da peça), com sal grosso.
Depois pimenta, noz moscada, louro e alho vai ao forno 20m a 200°
Maravilha!!!!

63e1257f2638f6184e1586a362a1de00.jpg

7113666f02ca123ffa986274c745e339.jpg

469ae3038b8567eb6c4c250a59d76a0c.jpg

d4e704f42e318cfc7ac3e74c79a74ded.jpg

O vinho? Bom este está cada vez melhor, mais 1 a 2 anos e está soberbo

Acho piada é a pomba e circunstância que ele dá aos vinhos, vai buscar grandes enólogos, mas depois apresenta o vinho de entrada destes, como se aquilo fosse representativo de alguma coisa...
Lembro-me uma vez que falou do Dão, escolheu um vinho de 3€ e meio... como se aquilo fosse o supra sumo do Dão e representativo da região!
Ele pode conhecer muitos enólogos de Portugal, mas não tem a noção do que representa cada um na sua região (hierarquia), e nem tem noção dos patamares dos vinhos por região.

IMG-20210109-202322.jpg

Lá acabei por provar o vinho...gostei,mas se se trata de um vinho com preço acima da média(bebi em casa de amigos, não sei) nào valerá o preço.
Até gostei mais do Opaco.

Ontem no programa Missão 100% Português da RTP foram à Quinta da Pacheca, tem bom aspecto [kiss]

Para o Rasec também é um bom programa, falaram no Pudim Abade de Priscos, até há uma espécie de bola de berlim com o creme de pudim lá dentro. [:D]

Voltar
Superior