Que vinho bebem?

Pegando na ideia do Diamond e revendo as minhas notas / fotos, realço, sem qualquer ordem, os seguintes! 2022 foi um muito bom ano em termos de provas, feiras, jantares, visitas a produtores etc! Que 2023 seja pelo menos parecido! Fazer esta lista foi mesmo muito complicado...

Top 5 tintos:

- Quinta do Crasto Vinha da Ponte​ 2012 - Douro
- Quinta do Vale Meão 2012 - Douro
- Pintas 2012 - Douro​
- Quinta do Mouro Rótulo Dourado 2012 - Alentejo
- Palácio da Bacalhoa 2004 - Setúbal

Top 5 brancos:

- Quinta da Pellada Primus 2017 - Dão
- Parcela Única Anselmo Mendes 2017 - Vinho Verde
- PR1V1L3G.1UM Márcio Lopes 2019 - Vinho Verde
- Principal Grande Reserva 2015 - Bairrada
- Quinta da Rede Reserva da Família 2012 - Douro

Top 5 Vinhos do Porto:

- Kopke Colheita 1966
- Kopke Branco 30 Anos
- Burmester Tordiz 40 anos
- Calem Vintage 1985
- Vasques de Carvalho 40 anos

Esse é um belo artigo do Douro.

E desta vez parece que foram um pouco mais comedidos nas notas.

Mas olhando para a lista há um que se destaca claramente. Poeira 2019. Menos de 40€ e 19 pontos.
Depois o FingerPrint e o Dona Matilde Reserva, dois vinhos menos conhecidos, ambos com 18 pontos e ambos já bebi e paguei menos de 20€ !
O Quinta do Portal, que já se falou aqui e que gosto bastante também se consegue a menso de 20€ e também recebe 18 pontos.
Deste Grupo de sub 20€ com 18 pontos só nunca bebi o Vinha do Ataíde. Se bem que já tinha visto boas reviews ao vinho.

Gostei de ver boas notas em vinhos abaixo de 20€ e menos conhecidos! [kiss]

E começo ano com o pináculo dos vinhos. ♥

Para a semana já deverá estar nas minhas mãos!

Tens que criar o momento certo para a abrir.

Eu pelo menos detesto dar pérolas a porcos. Esse nível de vinho é bom partilhar com quem realmente lhe dê o valor.

Ainda no passado Domingo num almoço de família se serviu um James Martin 20 anos com a mesma ligeireza com que se servia um Cutty Sark ou um Vat 69.

Eu provei mas depois até preferi uma aguardente velha fim de século. Ou seja neste caso estive no papel de “porco” [:D]

Tens que criar o momento certo para a abrir.

Eu pelo menos detesto dar pérolas a porcos. Esse nível de vinho é bom partilhar com quem realmente lhe dê o valor.

Ainda no passado Domingo num almoço de família se serviu um James Martin 20 anos com a mesma ligeireza com que se servia um Cutty Sark ou um Vat 69.

Eu provei mas depois até preferi uma aguardente velha fim de século. Ou seja neste caso estive no papel de “porco” [:D]

O James Martin também não é nada de especial por isso pode ser servido com ligeireza...

Esse é um belo artigo do Douro.

E desta vez parece que foram um pouco mais comedidos nas notas.

Mas olhando para a lista há um que se destaca claramente. Poeira 2019. Menos de 40€ e 19 pontos.
Depois o FingerPrint e o Dona Matilde Reserva, dois vinhos menos conhecidos, ambos com 18 pontos e ambos já bebi e paguei menos de 20€ !
O Quinta do Portal, que já se falou aqui e que gosto bastante também se consegue a menso de 20€ e também recebe 18 pontos.
Deste Grupo de sub 20€ com 18 pontos só nunca bebi o Vinha do Ataíde. Se bem que já tinha visto boas reviews ao vinho.

Gostei de ver boas notas em vinhos abaixo de 20€ e menos conhecidos! [kiss]

Esse Poeira é de facto qualquer coisa, com a particularidade de não ter um preço astronómico. Jorge Moreira a mostrar mais uma vez o porquê de ser uma das referências do Douro.

Fica uma correção ao artigo, tal como aconteceu aquando da prova, o Maritávora está aqui referenciado com um preço 3 vezes superior ao real.

Esse Fingerprint...

E começo ano com o pináculo dos vinhos. ♥

Para a semana já deverá estar nas minhas mãos!
Isso deve dar uma sangria espectacular!

Tenho muita curiosidade para provar um barca velha. Ver se qualquer um amigo ou familiar mais abastado me convida 😅

Da região Vinho Verde, Aphros Melissae 2018, minha 3ª garrafa deste vinho, continua um belíssimo vinho, mas o seu desenvolvimento já denota um fechar do leque, já há menos explosão de sentidos, por isso, é para beber no máximo durante este ano, para aproveitar o que de belo ele tem para mostrar.

Muito exótico, tropical, fora da caixa, uma explosão de sentidos.

Nota: 19,0

Preço: 25€

Indicação de consumo: Beber

xL0oBRn.jpg

TjpN0tU.jpg

Do Dão, Casa de Cello Quinta da Vegia Superior 2015, vinho afinadíssimo, macio, redondo, muita fruta de qualidade, termina aveludado, muito bem.

Preço: 45€

Indicação de consumo: Beber ou guardar

P7qHBrL.jpg

DEKyXVr.jpg

i18Bdw4.jpg

Da região Vinho Verde, Aphros Melissae 2018, minha 3ª garrafa deste vinho, continua um belíssimo vinho, mas o seu desenvolvimento já denota um fechar do leque, já há menos explosão de sentidos, por isso, é para beber no máximo durante este ano, para aproveitar o que de belo ele tem para mostrar.

Muito exótico, tropical, fora da caixa, uma explosão de sentidos.

Preço: 25€

Indicação de consumo: Beber

Fico cheio de curiosidade de experimentar este.

19 valores num branco da região Vinho Verde com 11º (preconceito meu) deve ser algo absolutamente especial.

Isto da graduação é curioso, mas desde que a Niepoort enveredou pelo caminho de fazer vinhos de baixa graduação alcoólica perdeu muito, na minha opinião.

Back