Que vinho bebem?

Fico cheio de curiosidade de experimentar este.

19 valores num branco da região Vinho Verde com 11º (preconceito meu) deve ser algo absolutamente especial.

Isto da graduação é curioso, mas desde que a Niepoort enveredou pelo caminho de fazer vinhos de baixa graduação alcoólica perdeu muito, na minha opinião.

Ainda vale muito a pena, e já não vais na altura exactamente certa para o beber, que era no ano passado, e é um vinho fora da caixa.

Tens que criar o momento certo para a abrir.

Eu pelo menos detesto dar pérolas a porcos. Esse nível de vinho é bom partilhar com quem realmente lhe dê o valor.

Ainda no passado Domingo num almoço de família se serviu um James Martin 20 anos com a mesma ligeireza com que se servia um Cutty Sark ou um Vat 69.

Eu provei mas depois até preferi uma aguardente velha fim de século. Ou seja neste caso estive no papel de “porco” [:D]
wAAACH5BAEKAAAALAAAAAABAAEAAAICRAEAOw==

Eu não preciso de criar o momento certo, seja lá o que isso for para ti. Isto é para ser bebido quando assim eu o entender, e convém não esperar muito que senão ainda faleço antes.[:D]

Essa de dar pérolas a porcos era uma expressão que um ex user deste fórum costumava usar, o v7. Déjà vu!

Last edited:
Eu não preciso de criar o momento certo, seja lá o que isso for para ti. Isto é para ser bebido quando assim eu o entender, e convém não esperar muito que senão ainda faleço antes.[:D]

Essa de dar pérolas a porcas era uma expressão que um ex user deste fórum costumava usar, o v7. Déjà vu!

My rule! [:p]

Há 3 anos atrás julguei que ia deixar as minhas BV´s e Reservas Ferreirinha, e a minha mulher ainda acabava a vendê-las ao desbarato no Custo Justo [:)]

Fico cheio de curiosidade de experimentar este.

19 valores num branco da região Vinho Verde com 11º (preconceito meu) deve ser algo absolutamente especial.

Isto da graduação é curioso, mas desde que a Niepoort enveredou pelo caminho de fazer vinhos de baixa graduação alcoólica perdeu muito, na minha opinião.

Não é só um preconceito teu...
Há muita gente que ainda classifica o vinho pelo grau.
Ainda há pouco tempo num almoço estava-se a provar um vinho banal e uma pessoa diz. Eh lá granda vinho olhem que isto tem 14.5º não é qualquer vinho que tem esta categoria. [:D]

Preciso comprar umas garrafinhas para uma festa, não bebo e nem percebo nada de vinhos...

Maduro branco e tinto
Verde Tinto
Monte velho branco, casal Garcia, o tal da lixa.....etc

Algo bom e barato ou promoção que se recomende?

Preciso comprar umas garrafinhas para uma festa, não bebo e nem percebo nada de vinhos...

Maduro branco e tinto
Verde Tinto
Monte velho branco, casal Garcia, o tal da lixa.....etc

Algo bom e barato ou promoção que se recomende?

Qual o orçamento?
E queres essas opções todas?

Ontem bebi o Dona Maria tinto 2017, estava muito interessante. Tenho muita curiosidade para experimentar o reserva.

No dia anterior tinha bebido o Porca de Murça tinto também de 2017, e achei o Dona Maria mais afinado e "no ponto"

Ambos estão em promoção no PD a 8 euros. Boas opções para quem quer comprar vinhos nesta ordem de valores.

Este fim de semana bebi este vinho, bastante curioso. Uma oferta de Natal, vinho de 2014, 2 anos em imersão (dizem que 1 ano em imersão equivale a 3 anos de guarda em garrafeira), e que indicava guardar 3 - 5 anos, portanto decidi beber já, que a data de validade estava a passar! [:cool:]

A verdade é que o vinho quando o abri parecia ter uns 20 anos, pelo menos, cheiro intenso a mofo, típico "sótão da avó", cavalo, suor, tudo a indicar um vinho muito velho e muito oxidado (que pela idade dele não bateria certo)... decidi filtrar e decantar (até porque estava cheio de rolha que partiu [:D]) e aos poucos foi abrindo e revelando um aroma muito bonito e delicado mas bem envelhecido. No entanto na boca era ainda fresco, cheio de acidez e fruta fresca e extremamente macio. A cor de tijolo de oxidação e o aroma, não batiam certo com um vinho de perfil ainda jovem na boca, com muita fruta ainda. Bem interessante!

image.pngimage.pngScreenshot 2023-01-16 at 10.23.15.png​​​

Não é só um preconceito teu...
Há muita gente que ainda classifica o vinho pelo grau.
Ainda há pouco tempo num almoço estava-se a provar um vinho banal e uma pessoa diz. Eh lá granda vinho olhem que isto tem 14.5º não é qualquer vinho que tem esta categoria. [:D]

Eu não parto do principio que um vinho com muita graduação é bom, mas olho para um vinho com pouca graduação com algum cepticismo, é diferente [;)]

No Sábado num jantar com amigos, depois de um Quinta do Portal branco com as entradas, aquele feito com moscatel mas que não é nada doce, creio que já falei aqui, um belo vinho branco de preço moderado, foram estas duas que estavam divinais a acompanhar o prato principal.

IMG-0552.jpg

• Like
Reactions: Jol
Ganhei uma série de garrafas da minha sogra querida, duas delas Dona Ermelinda Grande Reserva de 2013, que devem estar no ponto para beber...
Também 6 garrafas de Quinta dos Castelares Grande Reserva de 2015 e uma série garrafas de Esporão Reserva, Quinta Nova, Cortes de Cima e outras coisinhas boas para dias "normais"... Meu figado não vai gostar.

Ganhei uma série de garrafas da minha sogra querida, duas delas Dona Ermelinda Grande Reserva de 2013, que devem estar no ponto para beber...
Também 6 garrafas de Quinta dos Castelares Grande Reserva de 2015 e uma série garrafas de Esporão Reserva, Quinta Nova, Cortes de Cima e outras coisinhas boas para dias "normais"... Meu figado não vai gostar.
Só eu é que não tenho uma sogra assim 😅

E várias garrafas de whisky (old parr, double blacks), cognac/aguardente (courvoisier, Barros) e alguns vinhos Madeira.

Se bem me recordo, esse vinho saiu para o mercado há uns 2 anos entre os 4€ e 5€. Já foi açambarcado.
Gosto muito, imenso dos vinhos dessa casa, mas 16€ é o preço dos topo de gama deles (Quid pro quo e Opaco). São vinhos que valem o triplo.

Do Douro, Niepoort Batuta 2010, em grande forma, não se nota estados de desenvolvimento, está bastante harmonioso e redondo, cada vez gosto mais destes vinhos com pouca extração, ficam finos, precisos e elegantes mas ao mesmo tempo complexos e profundos, e bebem-se com extrema facilidade, não vale a pena complicar.

Nota: 18,5

Preço: 60€

Indicação de consumo: Beber ou guardar

AlgjYlG.jpg

YEXnXSP.jpg

Guru NM, um vinho elaborado a partir de 3 colheitas de anos distintos, 2010, 2013 e 2015. Foram produzidas apenas 1599 garrafas.

Vinho de cor amarela/ dourada, é complexo e requintado e os aromas florais, cítricos, e mel predominam.
Com uma equilibrada e delicada acidez.

Dos melhores vinhos brancos que já provei, se não mesmo o melhor.
47F77653-CA86-4BBF-8E13-BC609645D1CE.jpg - Click image for larger version  Name:	47F77653-CA86-4BBF-8E13-BC609645D1CE.jpg Size:	101.8 KB ID:	14216394

Da Wine&Soul ficam quase sempre duas referências: Compramos um vinho do caraças e dexamos uma pipa de massa no vendedor [:D]

Back