Que vinho bebem?

Lembro me de ler aqui que ou se bebiam muito jovens ou se esperava uns bons anos.

Tenho aqui o mítico Ferreira de 2018 que vou oferecer e gostava de dar uma indicação sobre o assunto... Apesar da pessoa perceber de vinhos.

Vintage: beber até aos 5 anos, depois não beber entre os 5 e os 15 anos, beber a partir daí.

Vintage: beber até aos 5 anos, depois não beber entre os 5 e os 15 anos, beber a partir daí.

Era mesmo isto que tinha vaga ideia de teres escrito aqui.

Mas o caso agrava-se[:D]​​​

​​​​​​Se por um lado no vinho está no limiar dos 5 anos, por outro o Sr já não tem idade para que lhe recomende guardar um vinho por 15 anos... Quer dizer, o homem até pode durar bem mais, mas o risco de não o chegar a abrir já é considerável

Era mesmo isto que tinha vaga ideia de teres escrito aqui.

Mas o caso agrava-se[:D]​​​

​​​​​​Se por um lado no vinho está no limiar dos 5 anos, por outro o Sr já não tem idade para que lhe recomende guardar um vinho por 15 anos... Quer dizer, o homem até pode durar bem mais, mas o risco de não o chegar a abrir já é considerável

Se ele é apreciador de Vintage novos avança.

Há quem prefira os Ruby, outros preferem os Tawny.

Aconselho a quem for para os lados do Fundão, Covilhã ou arredores a fazer uma visita in loco a Quinta do Termos.
Compram lá vinho de qualidade e a bom preço!!

Não percebo muito de Portos... Relembrem-me lá a janela temporal para se beber um colheita/vintage?

A norma, nos Vintage, é que deves beber nos primeiros 5 anos, se gostas de um vinho potente, cheio de fruta, jovem e intenso, ou depois de 20/25 anos, para o deixares crescer o que tema acrescer e estabilizar na garrafa... claro que já bebi com 10 e 15 anos e estão excelentes...

Os colheitas é beber quando quiseres, porque não evoluem na garrafa, uma vez que já contactaram abundantemente com o oxigénio quando estavam no casco.
Aqui o ideal é comprares o vinho tão em cima da data do engarrafamento quanto possível, para estar o mais fresco que se puder e não ter andado para aí aos tombos sabe-se lá como...

Lembro me de ler aqui que ou se bebiam muito jovens ou se esperava uns bons anos.

Tenho aqui o mítico Ferreira de 2018 que vou oferecer e gostava de dar uma indicação sobre o assunto... Apesar da pessoa perceber de vinhos.

Tenho a certeza que vai estar sempre bom... se for bebido agora vai ter as tais notas doces, de fruta acabada de esmagar quase, potente, retinto... com o tempo... 15, 20 ou 25 anos, ou mais, vai ganhando outras características,... a cor abre, a doçura vai-se esfumando, e surgem sabores mais de compota... um bom Vintage velho é uma experiencia...

Isto faz sentido a este preço ?

82bcb93f460a50597a096f7c5e688979.jpg

Garrafeira nacional está a vender a 32.9€....

Garrafeira 5 estrelas ainda mais barato mas é o 2018.

Isso bem procurado, a 25€ era caro 😂

para aproveitar a promoção de 25%+15% do continente vou comprar alguns vinhos, já tenho estes na lista:
-post scriptum
-quinta nova
-Meandro do Vale Meão DOC Douro Vinho Tinto
-Pombal do Vesuvio DOC Douro Vinho Tinto
-Duorum DOC Douro Vinho Tinto

nesta faixa de preço o que é que me recomendavam mais?
obrigado

Se queres ficar pelos Douro tintos nessa gama também recomendo

Callabriga
CARM Reserva
Burmester Reserva
Maritávora Reserva Nº2

Last edited:
para aproveitar a promoção de 25%+15% do continente vou comprar alguns vinhos, já tenho estes na lista:
-post scriptum
-quinta nova
-Meandro do Vale Meão DOC Douro Vinho Tinto
-Pombal do Vesuvio DOC Douro Vinho Tinto
-Duorum DOC Douro Vinho Tinto

nesta faixa de preço o que é que me recomendavam mais?
obrigado

Manoella

Bem, isto estava um bocado perdido na 3ª ou 4ª página...

Digam-me uma coisa, como vocês gerem os vossos brancos? São mais sazonais com eles? Isto é, compram (essencialmente) para beber? Seja durante o ano ou agora no calor, que puxa mais.

Quando guardam, e sabendo que poderá depender muito do vinho/região/etc, até onde se sentem à vontade levar até consumir? 4, 5 anos? Mais, menos?

Pergunto isto porque ando numa de experimentar cisas diferentes e compor a minha (pequena) garrafeira e, apesar de ter muito poucos vinhos brancos neste momento, começo a pensar de valerá a pena comprar se posso não os beber a curto/médio prazo... enquanto que num tinto estou obviamente muito mais à vontade no geral, beba agora, daqui a 3 anos, 5 ou mais.

Ps: Ficam guardados na cave sem condições controladas artificialmente, apesar de num local sempre fresco e ao abrigo da luz.

Last edited:
Bem, isto estava um bocado perdido na 3ª ou 4ª página...

Digam-me uma coisa, como vocês gerem os vossos brancos? São mais sazonais com eles? Isto é, compram (essencialmente) para beber? Seja durante o ano ou agora no calor, que puxa mais.

Quando guardam, e sabendo que poderá depender muito do vinho/região/etc, até onde se sentem à vontade levar até consumir? 4, 5 anos? Mais, menos?

Pergunto isto porque ando numa de experimentar cisas diferentes e compor a minha (pequena) garrafeira e, apesar de ter muito poucos vinhos brancos neste momento, começo a pensar de valerá a pena comprar se posso não os beber a curto/médio prazo... enquanto que num tinto estou obviamente muito mais à vontade no geral, beba agora, daqui a 3 anos, 5 ou mais.

Ps: Ficam guardados na cave sem condições controladas artificialmente, apesar de num local sempre fresco e ao abrigo da luz.
Os brancos bons aguentam e beneficiam de alguns anos de garrafa, e alguns anos é 5+. Ou seja, um branco de 2018 bom, nesta altura, está "novo".

Back