sempreabrir
Well-known member
Este deve ser pomada
Um ordenado mínimo[
]
Um ordenado mínimo[
Este deve ser pomada
![]()
Um ordenado mínimo[]
O que acham destes preços?
![]()
Estão bons, não são incríveis, mas estão na parte de baixo dos preços desses vinhos on-line.
Tenho uma dessas Vale Pardinhos TN. Ainda não abri.
Essa garrafeira é das que tem melhores preços na zona da Grande Lisboa. Penso que já tinha recomendado aqui em tempo. E antes os preços eram ainda melhores.
Hoje , como sobremesa, maçã assadas.
Estão bons, não são incríveis, mas estão na parte de baixo dos preços desses vinhos on-line.
Tenho uma dessas Vale Pardinhos TN. Ainda não abri.
Essa garrafeira é das que tem melhores preços na zona da Grande Lisboa. Penso que já tinha recomendado aqui em tempo. E antes os preços eram ainda melhores.
Trouxe a Cryseia, não encontrei melhor preço online
Mas o preço ainda melhorou, trouxe quase 500 paus![]()
Isso já é reforço para o Natal ou nem chegam a dezembro? []
Trouxe a Cryseia, não encontrei melhor preço online
Mas o preço ainda melhorou, trouxe quase 500 paus![]()
O Chryseia ainda é muito novinho, só para guarda mesmo.
é uma oferta, mas é claramente um valor seguro e em constante evolução, o dono que decida se quer beber já, guardar ou temperar em vinha de alhos []
tenho uma de 2016 e já vale o dobro do de 2022
Comprei há uns poucos anos uma de 2016 que custou menos de 50€...
Mas consigo arranjar por exemplo Chryseia de 2018 por 72€, já tem 7 aninhos e já é seguro beber.![]()
Já faz algum tempo que tenho visto pela net fora determinadas histórias sobre o rumo que o vinho está a levar em determinadas regiões importantes, nomeadamente com alguns produtores mais poderosos, desde vinhos já consagrados como vinhos que obtêm pontuações máximas sabe-se lá como...
Quem tem coragem para expor a situação fá-lo (e acho muito bem), mas pelo que vejo grande parte dos enófilos bebe rótulos e suposições, sem conseguir dissecar um vinho, se é bom ou não, e o pior de tudo, continuam a beber maus vinhos e a pagar bem por isso e a julgar que são bons.
Há situações para todos os gostos, desde vinhos caríssimos que não oferecem rigorosamente nada a vinhos caríssimos que são uma lotaria (dentro de uma caixa uns saem bons, outros razoáveis e outros maus, não há rigor de qualidade).
E muito resumidamente é isto: a pessoa tem uma ideia/ilusão com um determinado vinho, quer muito experimentar, e depois fica atónito quando tem uma má experiência, e questiona-se "afinal é isto o grande vinho?" depois uns aceitam a mediocridade e outros não...
Vou deixar aqui um video que é perfeito para perceber o tema: https://www.instagram.com/reel/DRLG9GaEWtK/?igsh=ZjJmM2k5bHpsdG8w
Por vezes abrir um grande vinho é um pouco como ver um filme europeu de cinema de autor.
Uma pessoa fica a pensar que não gostou porque não percebe nada de cinema. Portanto deve ser culpa nossa, falta de cultura, não percebeu a mensagem...
[]
Por acaso tenho apanhado grandes barretes e dou comigo a pensar se o meu gosto não evoluiu no sentido de vinhos mais descomplicados.
Eu quando era novo também via uns filmes mais intelectuais e agora quero mais é descontrair.
Eu muito dificilmente apanho barretes, só me lembro do Cartuxa Colheita 2017 que já tinha comprado (e até está num patamar de preço que eu não costumo comprar) há alguns anos e bebi recentemente, bem, e sendo bonzinho é vinho de 5€ no máximo, é assim uma coisa completamente deslavada, nada a ver com o Cartuxa Reserva (que pouco mais custa), esse vinho já tem cabeça, tronco e membros...
Depois lembro-me do Falcoaria Grande Reserva 2018, mas não é bem um barrete, a estrutura está lá, a fruta está lá, o vinho está bastante desafinado e agressivo, mas eu até acredito que com muitos anos de guarda o vinho possa vir a surpreender.
Agora um grande barrete apanhei eu recentemente com um vinho estrangeiro (argentino) altamente pontuado pelos supostos melhores críticos, preço alto também a condizer, vinícola famosa, e o vinho é basicamente um bag in box... era assim uma coisa completamente descaracterizada, pouca fruta, sem estrutura, sem nada de relevante; e como já não foi o primeiro barrete que apanhei dessa vinícola, calculo que seja como o brasileiro desse video disse, numa caixa há os bons, os assim assim e os maus, porque não há um controlo de qualidade elevado, daí a probabilidade de apanhar vinhos maus é elevada.
E fiquei lixado com F porque a loja onde comprei não me reembolsa o valor do vinho, e sempre foram quase 140€, daí a minha relutância em arriscar fora de Portugal, a única excepção foi com um Riesling alemão magnifico que bebi.