Que vinho bebem?

Vinho do Eng. Bento dos Santos... aquele gastrónomo que tinha o programa "sentido do gosto" na RTP. O homem tem um conhecimento muito vasto nessas matérias, faz algum sentido que tenha criado um bom vinho :)

Esse mesmo! [:cool:]

E já agora, esqueci-me destes dois:

- Quinta da Alorna Reserva Touriga Nacional & Cabernet Sauvignon 2011
- Vale de Nabais Reserva Tinto 2011 (Aldi)

A descrição destes vinhos no rótulo é igual, mesmas castas, mesmo tempo de barrica, etc... ambos produzidos pela Quinta da Alorna.
O meu objectivo era conseguir perceber se são ou não o mesmo vinho.
O primeiro veio da loja da Alorna em Almeirim. O segundo vende-se no Aldi. Os preços são semelhantes - €5,45 para o primeiro, €4,98 para o segundo.
Numa primeira análise, pareceram-me ligeiramente diferentes. Da segunda vez, pareceram-me iguais. :P Ou seja, há que experimentar de novo, até porque acabei por os beber em situações distintas, o que provavelmente desvirtuou a "comparação".
Conclusão? Gosto dos dois e preciso de mais garrafas... [:p][:D]

E aqui alguém guarda vinho em casa? Alguém tem garrafeira com condições para guardar vinhos 10/15/20 anos?

No outro dia bebi um Vallado tinto de 2000 e um de 2013 e as diferenças são abismais. E já percebi ha uns tempos que para mim os vinhos com 10/15 anos são os que mais aprecio.

E aqui alguém guarda vinho em casa? Alguém tem garrafeira com condições para guardar vinhos 10/15/20 anos?

No outro dia bebi um Vallado tinto de 2000 e um de 2013 e as diferenças são abismais. E já percebi ha uns tempos que para mim os vinhos com 10/15 anos são os que mais aprecio.

Estás como o C Silvino.10/15 anos estão no ponto.[:D]

Um vinho um pouco pesado, mas que passou a ser uma das minhas regiões preferidas de Bordeaus!

i_Phone_Foto_2016_01_24_17_23_24.jpg

Pessoalmente não. Até gostaria de ter.

Mas tenho uma cave escura.
(esta frase soa um pouco assustadora. o que está a acontecer a este tópico?[:)])

Uma lista de vinhos:

http://visao.sapo.pt/actualidade/vi...53-bons-vinhos-portugueses-para-beber-em-2016

Edit:

Já estou com saudades em beber outra vez:

Marquês de Borba Reserva 2012

É uma referência dos vinhos de João Portugal Ramos e do Alentejo, desde a sua primeira edição, em 1997. Impressiona com a cor retinta, o aroma muito concentrado, o paladar elegante e potente, com taninos firmes bem envolvidos pelo corpo, e o final longo, próprio de um vinho sedutor. Para beber e guardar. > €29,99

Última edição:
Ui que belo tópico! [:p]

Estas foram na consoada, ao intervalo...[:p]

fe2528967960d7808d46846d505d4159.jpg

256f1cd58f4735ce03ded01a3ca26d32.jpg

As ultimas compradas...
5c219293f2bfee50d2c0ca363a97646e.jpg

Tudo Nutribén sem lactose...[:p]
f336c7b449f899335d437b82eb8a3d93.jpg

Preferencialmente alentejanos mas há pingas do Douro e estrangeiras faxavor...apr:)

Gosto de fazer degustação às cegas e ocasionalmente com amigos retiramos os rótulos.....por vezes há grandes surpresas e algumas frustrações...:rolleyes:

Posto isto, uma refeição para mim sem vinho é um lanche, i love it!! [:D]

Li este teu post com atenção, e quero só focar-me neste ponto que sublinhei para afirmar isto. Decantar vinhos deve começar logo nas reservas, e seguir pelos adultos [ 4 e 8 anos] até ás preciosidades com 10, 12 ou 20 anos.

Foi isto que aprendi, (e pratico) num curso de vinhos que fiz há uns anitos atrás no JMF Vnhos aqui em Azeitão com os enólogos da empresa. Depois, só um idiota irá tentar enganar os amigos decantando uma mixórdia como se fosse uma pérola.

Francamente, um apreciador de vinhos não fará algo do género com amigos, e muito menos com os que sabem o que é um vinho.

Porque era isso mesmo o que eu estava a sugerir e/ou incentivar.

um... Beaujolais Noveau 2015 da marca do E.Leclerc, mais por brincadeira que outra coisa. :D

Dos Beaujolais Nouveau que bebi nos últimos dois anos, esse (bebido à discrição no dia respectivo) foi o que mais me agradou.

E pois foi por ver aqui a tua referência a ele que me deu curiosidade e o comprei, cibanarius. [:cool:]
E por coincidência, abri-o hoje para ver que tal. Bela pinga, bem aromático e descontraído. Um tanto ou quanto guloso, até.
Gostei. Para o ano, já sei. Só tenho é que te agradecer :)

No outro dia provei uma coisa que nunca tinha provado. Chateau Villefranche Sauternes de 2011. O vinho é feito com as uvas infectadas por Botrytis o que resulta um branco doce, muito complexo no nariz, na boca muito untuoso e fresco. Um final longo.
Vai muito bem com queijos fortes ou sozinho à sobremesa.

Gostei!

imgsize.php

É isso mesmo.

Há três maneiras de "matar o borrego" e fazer um branco doce. Ou se usam as uvas infectadas com Botrytis, ou se deixam as uvas a ganhar açúcar na videira, ou, como se faz em PT a maioria das vezes, interrompe-se a fermentação com frio.

Depois há o ice wine que as uvas são apanhadas já congeladas em Janeiro a latitudes muito a norte. Mas isso é outro animal e muito caro.

Mas aconselho a perderem o amor a 30€ e comprar um destes franceses e servirem com queijo roquefort.

Voltar
Superior