Queimar embraiagem!!!

Se quiséssemos fazer as coisas bem feitas, até para manter o carro
parado em plano devíamos usar o travão-de-mão, e nunca o de pé.
No entanto, eu também tenho o hábito de usar a embraiagem (diesel)
em ligeiras subidas quando andamos naquela indecisão do pára-arranca
para fazer ponto-de-embraiagem. A vantagem é que num diesel até pode
ser uma subida mais íngreme que, regra geral, ele aguenta-se na mesma.

Mas não entendo como é que alguém diz que é muito complicado não deixar
descair um carro a gasolina ao arrancar numa subida. A técnica é
sempre a mesma. Eu depois de tirar a carta andei muitos anos com um
Alfa 33 a carburadores e habituei-me depressa aos pontos-de-embraiagem,
e eu era um côxo a conduzir. Aliás, no 33 até podiam ter o carro em
plano com a 1ª engatada, se largassem a embraiagem devagar para ele
andar, ele ficava sempre na mesma até chegar a um ponto em que ia
abaixo :D Agora no 206 que é diesel é o contrário: raramente uso
o acelerador, a não ser quando estou a fazer manobras a subir de
marcha-atrás.

Se estraga? Ehpá, um disco de embraiagem é feito do mesmo material
(e trabalha de acordo com o mesmo princípio) que as pastilhas dos
travões. Façam uso devido ou indevido da embraiagem, o disco vai-se
gastar. A diferença é entre gastar mais cedo ou mais tarde.

citação:Arte de queimar embraiagem: Ford Fiesta Techno que, com uma corda de 5 metros da estrada, tentou puxar um Jimny que estava com a carroçaria assente numas raizes de um pinheiro! Obvio: não mexeu o jipe um milimetro. E queimou o disco da embraiagem

e dps vão à marca pedir garantias...e dps a marca não dá garantia e vêm aqui se queixar...

bah...[8][8][8][8]

mesmo à tuga!![xx(]

O ppl é muitas das vezes inconsciente e esquecem-se que existem carros que podem de facto puxar objectos e que estão preparados para esse efeito. A L200 com as redutoras é como quando vocês colocam uma bicicleta a pedal com a cremalheira traseira de maior diametro, é um funcionamento semelhante ao de um guincho. Se houver aqui ppl entendido em mecânica pode explicar melhor essas desmultiplicações.
E outra coisa que o ppl se esquece é o binário, eu actualmente tenho um civic 1.8 e é obvio que não com este carro nunca me arriscaria a desenrascar quem quer que seja numa situação de atascanso, pois não sou masuquista. Se calhar na situação do Jimny um tipo com um BMW 535 D mesmo sem redutoras tinha feito o mesmo serviço que a L200 na maior das facilidades.

E se eu tivesse um barco ou roulote ou algo do género e que necessitasse do carro para os andar a puxar nunca poderia apostar num Civic a gasolina aí avançava para uma opção a diesel.

Nota: com todos os carros a gasóleo que tenho andado ponto de embraiagem é tão simpes como a libertar!!! A gasolina é que já tem de se dar um cheirinho de acelerador. Agora acredito que se falarmos de carros a gasolina com muita potencia aí o binário tb é muito alto, contudo os carros que se vendem cá são na sua maioria carros de baixa cilindrada consequentemente baixo binário, por isso deixo a mensagem "Muito cuidado ao desenrascar ppl atascado, tenham em conta a viatura que têm nas mãos!!".
Curiosidade: Tradicionalmente os carros americanos de grande cilindrada têm sempre binário para dar e para vender. E lá têm um ditado acerca dos combustíveis " A Europa poupa e nós gastamos!!!" ;)

citação:Originalmente colocada por martins.art

conclusão da historia:se não têm que fazer aos euros e tão-se borrifando para o vosso carro,nas filas,nos semaforos e nos stops e etc tenham sempre a 1ª engrenada e ao arrancar toca a calcar o pedal,mas se gostam do vosso carro e cuidam bem dele desengatem e usem os travões,é para isso que eles existem.[:I];)
O que é que estar com a 1ª engrenada tem a ver com gastar os discos da embraiagem? :s

citação:Originalmente colocada por worldtiki

conclusão da historia:se não têm que fazer aos euros e tão-se borrifando para o vosso carro,nas filas,nos semaforos e nos stops e etc tenham sempre a 1ª engrenada e ao arrancar toca a calcar o pedal,mas se gostam do vosso carro e cuidam bem dele desengatem e usem os travões,é para isso que eles existem.[:I];)
O que é que estar com a 1ª engrenada tem a ver com gastar os discos da embraiagem? :s

nada, no maximo estragavas as molas.

citação:Originalmente colocada por Boxer

(...)
Se estraga? Ehpá, um disco de embraiagem é feito do mesmo material
(e trabalha de acordo com o mesmo princípio) que as pastilhas dos
travões. Façam uso devido ou indevido da embraiagem, o disco vai-se
gastar. A diferença é entre gastar mais cedo ou mais tarde.

O meu R19 tem 140000 km e a embraiagem ainda é a de origem. E já está farta de levar esfregas. :D

Devemos pensar na embraiagem como as pastilhas de um travão, ou seja quando accionamos o travão as pastilhas encostam ao disco, neste caso quando não pressionamos na embraiagem o disco de embraiagem (analogia:pastilhas) está a exercer pressão no volante do motor, havendo sincronização de velocidade entre o motor e o resto da transmissão.
Quando pressionamos na embraiagem esta afasta-se do volante do motor (analogamente é como quando libertamos os travões ou seja as pastilhas afastam-se dos discos) e isto porquê? Como sabem o motor não para de funcionar ou seja o volante do motor que está ligado à cambota está sempre a rodar, daí ter-se adoptado esta solução de pressionar um disco de material semelhante aos travões a que chamamos embraiagem, para propagar a força de rotação do motor ao resto da transmissão.

Agora do meu senso comum imaginar situações que estraguem o disco: puxar objectos, ou seja o volante do motor roda sobre o disco de embraiagem que não se mexe, na gíria diz-me que o disco de embraiagem está a patinar! Acelerar a fundo e depois libertar a embraiagem (vulgo arrancar a cavar/patinar).
Quanto ao manter a embraiagem pressionada não tem grande mal embora possa fazer o sistema mecânico que imprime a força do disco de embraiagem contra o volante perder alguma força.

Agora de experiência ppl vou vos dar um exemplo da minha condução e da minha mulher:
Eu aprendi sempre na condução em não andar com embraiagem em baixo pois o carro fica solto e não transmite segurança, e um bom condutor, sempre que pode, trabalha com a caixa de velocidades, e quem tirar carta de pesados sabe que é isso que nos ensinam. Ou seja quando é para meter a mudança é sim ou não, o nim é a embraiagem em baixo.

A minha mulher quando vai numa descida e como não lhe apetece reduzir a mudança fica acampada na embraiagem e no travão, ou seja o carro anda sempre solto, faz-me isso nas curvas e onde calha. Até a posso gabar de ser bom condutora pois em 11 anos de carta nunca teve problemas, mas confesso que me faz um pouco de impressão aquele estilo de condução um pouco agarrado a vícios.

Quando levo o carro que ela conduz à oficina levo sempre com a piada o carro tem levado uns bons apertões na embraiagem! A consequencia disto não é muito grave contudo reflecte-se no aspecto de uma embraiagem bem regulada, agarra logo, no momento em que levantamos ligeiramente o pedal da mesma. Um carro conduzido pela minha mulher uns tempos, só quando o pedal está quase em cima é que a embraiagem agarra. E depois diz-me que o carro está com um problema e descai, pois pudera! Com o timing de ter de deixar o pedal vir quase até acima para fazer o disco agarrar.

Por isso de vez enquando é necessário regular a embraigem quer seja pelo desgaste natural da mesma ou de uns bons apertões. É como nas bicicletas que o cabo do travão fica um bocado solto e já não puxa os travões o suficiente para fazer agarrar as axilas ao aro da roda.

Cumps

citação:Originalmente colocada por Raistaparta

Já queimei uma embraiagem a subir uma rua muito inclinada em marcha-atrás, quando desci a rua não percebi que não tinha saída e o pior é que o espaço para passar entre os carros estacionados dos dois lados da rua era tão pequeno que não tive hipótese de fazer inversão de marcha, solução: voltar para trás a subir aquilo tudo em marcha-atrás mas obrigado a fazer sempre ponto de embraiagem pela rua acima porque aquilo era tão apertado e com curvas que tinha que ir mesmo muito devagar para não levar nenhum espelho comigo. Quando cheguei lá acima saía fumo do carro e o cheiro a ferôdo ficou mais de uma semana.[:o)]
Aconteceu-me o mesmo ontem, tive que subir uma rampa de 200 metros estreita em marcha-atrás, quando cheguei lá acima, era só fumo e cheiro a ferodo... se não queimei a embraiagem andou lá perto... Ibiza 1.4 tdi van

citação:Originalmente colocada por Nephilim

citação:Originalmente colocada por worldtiki

nada, no maximo estragavas as molas.

Pelo que sei,ao estar parado com a 1ª engrenada provoca desgaste no disco de embraiagem e no rolamento,desgaste este que é desnecessário uma vez que estamos parados,e que vai provocar barulhos estranhos na embraiagem.Na minha carrinha se tiver parado e não tiver o pé no pedal da embraiagem ouço um "tlac tlac tlac" se carregar no pedal o barulho desaparece.O carro do meu sogro ainda não tem 40Mkm e já faz o mesmo,o do meu pai tem quase 200Mkm e não faz nada,o meu sogro tá sempre com o carro engatado quando tá parado,o meu pai não,acho que não deve ser só coincidência;para além de não ser nada confortável tar muito tempo com o pé no pedal à espera que o trânsito avance.
Aos mecãnicos,tou errado?
cumps

A minha embraiagem ta toda moida por causa disso!
o antigo dono sabia o que é o travão!

Já vi respostas complectamente falsas[:I][:I][8D]

Um carro parado numa subida sem usar travão, está em ponto de embraigem que conciste um o disco está a roçar(patinar) contra o volante do motor mantendo a força suficiente para aguentar o peso do carro.

Iste roçar produz um calor imenso que queima complectamente o disco.

Em ponto morto um carro NÃO GASTA EMBRAIGEM E A ANDAR PRATICAMENTE TAMBEM NÃO.:)

É no periodo do ponto que gasta, e claro a por e tirar velocidades e e a arranquar.

Uma embraigem pode fazer mais de 200milk e estás em bom estado , outras com 10000 podem estar queimadas.[xx(]

Tudo depende como se conduz;)

há por aí muita mulher a keimar embraiagem nas filas de trânsito...só mesmo para se colarem no da frente knd eles arrancam e assim n darem passagem aos outros ^^

assim como o hábito de conduzir com o pé em cima da embraiagem com o carro em andamento (AE por exemplo), também provoca um desgaste enorme no disco.

Em ponto morto gasta embraiagem se estiver a carregar no pedal, embora o desgaste seja mínimo.
A forma de meter velocidades, a sensibilidade com o acelerador também podem influenciar o desgaste da embraiagem.
O Jimny deve ter assentado o chassis e não a carroçaria, digo eu...

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Já vi respostas complectamente falsas[:I][:I][8D]

Um carro parado numa subida sem usar travão, está em ponto de embraigem que conciste um o disco está a roçar(patinar) contra o volante do motor mantendo a força suficiente para aguentar o peso do carro.

Iste roçar produz um calor imenso que queima complectamente o disco.

Em ponto morto um carro NÃO GASTA EMBRAIGEM E A ANDAR PRATICAMENTE TAMBEM NÃO.:)

É no periodo do ponto que gasta, e claro a por e tirar velocidades e e a arranquar.

Uma embraigem pode fazer mais de 200milk e estás em bom estado , outras com 10000 podem estar queimadas.[xx(]

Tudo depende como se conduz;)

Então tinha alguma razão no que disse,se calhar não expliquei foi da melhor forma.
O meu sogro sempre que para numa fila,trava o carro com o travão de pé mas ao mesmo tempo está com a 1ª engrenada e com o pedal da embraiagem a fundo,ou seja,ele não está a fazer ponto de embraiagem porque tem o carro travado,mas isto também provoca desgaste na embraiagem pelo facto de tar com o carro engatado e parado,ou estou enganado.Ao fazer isso não há desgaste?
cumps

Back