Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
citação:Originalmente colocada por JDEM
citação:Originalmente colocada por BrunoTRF
pelo civil
festa da igreja é para dar a ganhar ao padre!!
SE fosse assim como dizes o meu padre ganhou literalmente trocos! Gostei de casar pela Igreja e gostei de fazer o CPM (Curso Para o Matrimónio) contra as minhas expectativas.
Depende muito do padre, o que me casou tenho grande respeito pelas opiniões e é uma pessoa excelente como ser humano!
citação:Originalmente colocada por Omega
CPM significa Centros de Preparação para o Matrimónio
O que é o CPM
O CPM é um movimento da Igreja que tem como objectivo dedicar-se à preparação dos noivos para o Matrimónio.
Tem como finalidade promover sessões com pedagogia e metodologia própria, baseadas na revisão de vida e testemunho vivencial (…), apoiados na reflexão e no diálogo conjugais.
O CPM pretende ajudar os noivos a:
Preparar o seu matrimónio
Reflectir sobre o seu noivado
Dialogar sobre a validade das suas ideias e dos seus comportamentos
para, desta forma:
despertar ou fazer crescer a fé em Jesus Cristo;
validar as suas ideias e os seus comportamentos, principalmente através do testemunho de outros noivos e casais;
fazer a aprendizagem de diálogo entre os dois;
reflectir sobre situações que afectam a harmonia das relações entre os elementos do casal de modo a desenvolver atitudes de superação dessas situações;
desenvolver atitudes e valores que desencorajem o recurso ao divórcio e ao aborto, contribuindo para a estabilidade da família.
formar no âmbito do planeamento familiar, capacitando os novos casais no sentido de uma paternidade consciente e responsável.
http://www.cpm-portugal.pt/
citação:Originalmente colocada por Nephilim
O que é o CPM
O CPM é um movimento da Igreja que tem como objectivo dedicar-se à preparação dos noivos para o Matrimónio.
Tem como finalidade promover sessões com pedagogia e metodologia própria, baseadas na revisão de vida e testemunho vivencial (…), apoiados na reflexão e no diálogo conjugais.
para, desta forma:
validar as suas ideias e os seus comportamentos, principalmente através do testemunho de outros noivos e casais;
reflectir sobre situações que afectam a harmonia das relações entre os elementos do casal de modo a desenvolver atitudes de superação dessas situações;
desenvolver atitudes e valores que desencorajem o recurso ao divórcio e ao aborto, contribuindo para a estabilidade da família.
formar no âmbito do planeamento familiar, capacitando os novos casais no sentido de uma paternidade consciente e responsável.
Esse texto é ridiculo em todos os sentidos.
1ª fala de jesus cristo por falar pois ele nunca foi exemplo em materia de casamento para ninguem, pelo menos analizado pela historia do cristianismo.
depois o que tem o casamento da igreja a ver com a rejeição ao divórcio? o que a igreja a ver com a degradação de um casal ou a opção para se eles divorciarem?
Acho piada a estes textos católicos pk são enganadores e em nada contribuem para melhorar a sistema actual das coisas na materia dos casamentos e das pessoas em geral.
Os divórcios tanto ocorrem com casamentos pela igreja ou pelo civil, isso de rejeitar o divórcio só traz é xatices e na pratica é uma péssima "politica" pois há casais que se espancam psicologicamente e até fisicamente e aguenta o sacrificio de estarem casados por teorias da treta impostas pela igreja qdo se casaram.
O divórcio é tão natural como o casamento, aliás até ha mais divórcios que casamentos por isso esse texto é complectamente sem nexo.
citação:Originalmente colocada por Jorge Correia
Interessante este diálogo entre o Nephilim e o Omega.
Ando com uma situação semelhante a uma das aqui expostas.
Casei pelo civil, tenho um bebé mas nem eu nem a minha mulher queremos que seja baptizado.
Entendemos que essa opção de ser baptizado na fé católica ou outro culto caberá a ele um dia.
Curiosamente a família de ambos anda um pouco "de candeias ás avessas" com essa decisão e em grande parte por causa da questão enraízada que as almas de crianças não baptizadas irão para o purgatório se algo "correr mal".
Mais curioso ainda que sendo o meu casamento "internacional"ambas as famílias têem uma base católica sendo a minha "não praticante".
A questão do casamento pela Igreja deveria era ser levada mais a sério pois, na minha opinião, grande parte dos noivos casam com a mesma facilidade com que acendem um cigarro, desculpem a frontalidade mas conheco casos desses, que evidentemente também se dão no casamento civil, com a diferença que o primeiro responsabiliza o casal perante Deus e a comunidade religiosa (voto sagrado).
Quantos indivíduos não vão á igreja e cumprem os sacramentos porque apenas se sentem culpados, pecadores e pagãos se não o fizerem?
Em suma gostaria de referir que as religiões são necessárias... há quem precise de estar ligado a uma comunidade ou canalizar a sua fé através das rezas e da frequência a locais de culto.
Ás vezes penso que só numa igreja, num local sagrado e no meio de individuos espíritualmente desenvolvidos, algumas pessoas põem a mão na consciência acerca do mal que fazem a outros e em ultima instância a si próprias.![]()
citação:Originalmente colocada por JGTB
Eu sou solteiro e católico não praticante. Sinceramente, só sou católico porque me baptizaram com um ano de idade. De resto, estou-me borrifando para a Igreja. Nem me benzer eu sei.
Portanto, se fosse só por mim, não me casava pela Igreja. Mas como ainda não sei com quem é que me vou casar, caso o faça, é melhor não responder.
citação:Originalmente colocada por carlos pinto
não e´s hipócrita porque acreditas em deus,apenas não o conheçes,eu sim se casasse era hipócrita visto ser ateu!citação:Originalmente colocada por NunoS
Eu não sou casado (e também sou bom rapaz. Fica já aqui o anúncio para potenciais interessadas....), mas a fazê-lo acho que seria apenas por civil, pois sou agnóstico e como tal, sentiria-me hipócrita ao optar por uma cerimónia religiosa.![]()
citação:Originalmente colocada por Nephilim
O que é o CPM
para, desta forma:
Esse texto é ridiculo em todos os sentidos.
1ª fala de jesus cristo por falar pois ele nunca foi exemplo em materia de casamento para ninguem, pelo menos analizado pela historia do cristianismo.
depois o que tem o casamento da igreja a ver com a rejeição ao divórcio? o que a igreja a ver com a degradação de um casal ou a opção para se eles divorciarem?
Acho piada a estes textos católicos pk são enganadores e em nada contribuem para melhorar a sistema actual das coisas na materia dos casamentos e das pessoas em geral.
Os divórcios tanto ocorrem com casamentos pela igreja ou pelo civil, isso de rejeitar o divórcio só traz é xatices e na pratica é uma péssima "politica" pois há casais que se espancam psicologicamente e até fisicamente e aguenta o sacrificio de estarem casados por teorias da treta impostas pela igreja qdo se casaram.
O divórcio é tão natural como o casamento, aliás até ha mais divórcios que casamentos por isso esse texto é complectamente sem nexo.
É a tua opinião Nephilim.
Tu relevaste o que achaste importante.
Eu relevo, a vermelho, o que eu acho importante....
citação:Originalmente colocada por neoxic
Nessas coisas é difícil um gajo piar e normalamente a escolha resume-se a : igreja no local x ou igreja no local y. Tb há a hipótese de ser capela no local Z[}]...
citação:Originalmente colocada por Tó Zé
Infelizmente muitos casais dizem à boca cheia que só casaram porque quiseram cumprir o ritual ou por pressões familiares, o que revela logo falta de carácter e alguma hipocrisia. Não acreditam, não vão à Igreja! Tenho assistido em muitos casamentos que algumas pessoas nem sequer se sabem comportar dentro do templo, noivos e convidados. O que realmente interessa é chegar ao local da boda para encher o pandulho e apanhar um rosca. É triste mas é a realidade!
citação:Originalmente colocada por mcabral
Eu e a minha namorada não pretendemos casar pela igreja nem baptizar os nossos futuros filhos.
Nem queiram saber quando falamos nisso à nossa família...[8)]