Quem casou pela igreja

citação:Originalmente colocada por Tó Zé

Infelizmente muitos casais dizem à boca cheia que só casaram porque quiseram cumprir o ritual ou por pressões familiares, o que revela logo falta de carácter e alguma hipocrisia. Não acreditam, não vão à Igreja! Tenho assistido em muitos casamentos que algumas pessoas nem sequer se sabem comportar dentro do templo, noivos e convidados. O que realmente interessa é chegar ao local da boda para encher o pandulho e apanhar um rosca. É triste mas é a realidade!

nem mais... é casamentos e baptizados... a mim faz-me confusão a falta de bom comportamento das pessoas nas igrejas ... enfim...

Caso em Junho próximo pela Igreja.

Fiz o CPM o mês passado e embora na altura o tivesse encarado como mais uma obrigação, hoje dou-me por vencido. Valeu muito a pena.:)

citação:Originalmente colocada por Jorge Correia

A questão "casar" seja pela Igreja ou pelo Civil deveria ser assumida com responsabilidade, vontade e com nocão da importância do passo que se está a dar na vida, há de facto um antes e um depois na vida de um indíviduo depois do casamento.

Enquanto se vive junto com a companheira (eu estive assim durante 4 anos) há sempre uma margem de conforto no sentido em que não há um "contrato" e uma promessa com outra parte, "quer espaço"? Siga... és livre!!! "quer independência"? A porta da rua é serventia da casa cariño... [8D]

A partir do momento em que se assina o papel estasse a jurar uma cooperação longa e exclusiva com outra "sociedade"! :D

Pouco mais tenho a acrescentar, o Jorge disse quase tudo e bem!;)

citação:Originalmente colocada por Nephilim

citação:Originalmente colocada por mcabral

Eu e a minha namorada não pretendemos casar pela igreja nem baptizar os nossos futuros filhos.

Nem queiram saber quando falamos nisso à nossa família...[8)]

:( á conta da familia já tive para casar e acabou o namoro pouco depois...[:I] pois já a familia estava mais interessada no casamento que eu[:0] decidiam tudo já nem era perdido nem achado no meio daquela triste novela[xx(]

Acho k o melhor é casar em segredo...chegar á familia apresentar logo a mulher mas já casada.;)

Pois, isso também começou a acontecer quando se começou a falar em casamento (acho que era mais naquela lógica de quem paga é que manda). Mas como o casamento foi adiado indefinidamente o assunto acalmou.

Não há nada como viver em união de facto...

para mim a união de facto... veio desburucratizar tudo...

ou seja... dão-se mal vai 1 para cada lado e acabou-se pode ser bom ou mau

o casamento seja ele qual for... pode ajudar 1 pc à reconciliação do casal

citação:Originalmente colocada por GJP

Infelizmente muitos casais dizem à boca cheia que só casaram porque quiseram cumprir o ritual ou por pressões familiares, o que revela logo falta de carácter e alguma hipocrisia. Não acreditam, não vão à Igreja! Tenho assistido em muitos casamentos que algumas pessoas nem sequer se sabem comportar dentro do templo, noivos e convidados. O que realmente interessa é chegar ao local da boda para encher o pandulho e apanhar um rosca. É triste mas é a realidade!

nem mais... é casamentos e baptizados... a mim faz-me confusão a falta de bom comportamento das pessoas nas igrejas ... enfim...

Que tipo de comportamento? Nunca vi nada de coisas anormais nas cerimónias onde fui. :D

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Que tipo de comportamento? Nunca vi nada de coisas anormais nas cerimónias onde fui. :D

1º atender telems
2º falar como se tivessem no café
3º não respeitar (acabar com a conversa) no momento mesmo da celebração do casamento ou do baptizado...
4º toda a gente e + alguma a por-se em frente de todos para tirarem fotos...

chega? é o que me lembro... e acho que ja são bem graves

citação:Originalmente colocada por Omega

CPM significa Centros de Preparação para o Matrimónio

O que é o CPM

O CPM é um movimento da Igreja que tem como objectivo dedicar-se à preparação dos noivos para o Matrimónio.

Tem como finalidade promover sessões com pedagogia e metodologia própria, baseadas na revisão de vida e testemunho vivencial (…), apoiados na reflexão e no diálogo conjugais.

O CPM pretende ajudar os noivos a:

Preparar o seu matrimónio

Reflectir sobre o seu noivado

Dialogar sobre a validade das suas ideias e dos seus comportamentos

para, desta forma:

despertar ou fazer crescer a fé em Jesus Cristo;

validar as suas ideias e os seus comportamentos, principalmente através do testemunho de outros noivos e casais;

fazer a aprendizagem de diálogo entre os dois;

reflectir sobre situações que afectam a harmonia das relações entre os elementos do casal de modo a desenvolver atitudes de superação dessas situações;

desenvolver atitudes e valores que desencorajem o recurso ao divórcio e ao aborto, contribuindo para a estabilidade da família.

formar no âmbito do planeamento familiar, capacitando os novos casais no sentido de uma paternidade consciente e responsável.

http://www.cpm-portugal.pt/

Esse texto é ridiculo em todos os sentidos.

1ª fala de jesus cristo por falar pois ele nunca foi exemplo em materia de casamento para ninguem, pelo menos analizado pela historia do cristianismo.

depois o que tem o casamento da igreja a ver com a rejeição ao divórcio? o que a igreja a ver com a degradação de um casal ou a opção para se eles divorciarem?

Acho piada a estes textos católicos pk são enganadores e em nada contribuem para melhorar a sistema actual das coisas na materia dos casamentos e das pessoas em geral.

Os divórcios tanto ocorrem com casamentos pela igreja ou pelo civil, isso de rejeitar o divórcio só traz é xatices e na pratica é uma péssima "politica" pois há casais que se espancam psicologicamente e até fisicamente e aguenta o sacrificio de estarem casados por teorias da treta impostas pela igreja qdo se casaram.
O divórcio é tão natural como o casamento, aliás até ha mais divórcios que casamentos por isso esse texto é complectamente sem nexo.

É a tua opinião Nephilim.

Tu relevaste o que achaste importante.
Eu relevo, a vermelho, o que eu acho importante....

Olha Omega e eu aí tb concordo.:)

Mas o que sublinhas-te a vermelho acaba por ser mais uns conselhos de psicologia do que religião propriamente dito, que aliás em certos aspectos a igreja tem cumprido bem em algun aspectos.
Podem ser conselhos importantes, nesse aspecto dou-te razão.;)

:)

CPM significa Centros de Preparação para o Matrimónio

O que é o CPM

O CPM é um movimento da Igreja que tem como objectivo dedicar-se à preparação dos noivos para o Matrimónio.

Tem como finalidade promover sessões com pedagogia e metodologia própria, baseadas na revisão de vida e testemunho vivencial (…), apoiados na reflexão e no diálogo conjugais.

O CPM pretende ajudar os noivos a:

Preparar o seu matrimónio

Reflectir sobre o seu noivado

Dialogar sobre a validade das suas ideias e dos seus comportamentos

para, desta forma:

despertar ou fazer crescer a fé em Jesus Cristo;

validar as suas ideias e os seus comportamentos, principalmente através do testemunho de outros noivos e casais;

fazer a aprendizagem de diálogo entre os dois;

reflectir sobre situações que afectam a harmonia das relações entre os elementos do casal de modo a desenvolver atitudes de superação dessas situações;

desenvolver atitudes e valores que desencorajem o recurso ao divórcio e ao aborto, contribuindo para a estabilidade da família.

formar no âmbito do planeamento familiar, capacitando os novos casais no sentido de uma paternidade consciente e responsável.

http://www.cpm-portugal.pt/

Esse texto é ridiculo em todos os sentidos.

1ª fala de jesus cristo por falar pois ele nunca foi exemplo em materia de casamento para ninguem, pelo menos analizado pela historia do cristianismo.

depois o que tem o casamento da igreja a ver com a rejeição ao divórcio? o que a igreja a ver com a degradação de um casal ou a opção para se eles divorciarem?

Acho piada a estes textos católicos pk são enganadores e em nada contribuem para melhorar a sistema actual das coisas na materia dos casamentos e das pessoas em geral.

Os divórcios tanto ocorrem com casamentos pela igreja ou pelo civil, isso de rejeitar o divórcio só traz é xatices e na pratica é uma péssima "politica" pois há casais que se espancam psicologicamente e até fisicamente e aguenta o sacrificio de estarem casados por teorias da treta impostas pela igreja qdo se casaram.
O divórcio é tão natural como o casamento, aliás até ha mais divórcios que casamentos por isso esse texto é complectamente sem nexo.

Com 2 casamentos consegues fazer 3 divórcios?[:0]

citação:Originalmente colocada por mcabral

Com 2 casamentos consegues fazer 3 divórcios?[:0]

Por ano actualmente há mais divórcio que casamentos...é um dado estatistico.:)

citação:1º atender telems
3º não respeitar (acabar com a conversa) no momento mesmo da celebração do casamento ou do baptizado...

por acaso, fui a um casamento, que a meio da cerimonia na Igreja um dos convidados diz bem alto, e passo a citar:
"O NOIVO É UM BOI!!"
claro que provocou reaçoes dispares, entre aqueles que riram á gargalhada e aqueles que condenaram tamanha blasfemia :D

citação:Originalmente colocada por Der Teufel

por acaso, fui a um casamento, que a meio da cerimonia na Igreja um dos convidados diz bem alto, e passo a citar:
"O NOIVO É UM BOI!!"
claro que provocou reaçoes dispares, entre aqueles que riram á gargalhada e aqueles que condenaram tamanha blasfemia :D

[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

isso há quase sempre mas é na boda...

o bom dos casamentos é que 1 gajo come quase semrpe bem :D muito bem mesmo e quase sempre com muito marisco... [B)]

citação:Originalmente colocada por Der Teufel

"O NOIVO É UM BOI!!"

Figurinha triste fez ele! Se não conseguia sentir respeito pelo acto e cerimónia a que ia assistir, mais valia ter um momento de lucidez e esperar no exterior da Igreja![8)][8)][8)]

o casamento pela igreja é bonito... retirando isso... não significa nada para mim (pelo menos nada pessoal... historicamente é outra coisa). Faço as minhas juras e as minhas promessas perante quem amo... e papeis, só mesmo para o IRS...

Eu acho que a Igreja Católica tem atitudes bastante criticáveis e,
mediante o poder que detém sobre as massas, devia avaliar melhor as
repercussões dos conselhos e "ensinamentos" que transmite.
Os poucos princípios básicos em que assenta são, no entanto, de
percepção bastante óbvia para qualquer pessoa decente: amar e respeitar,
ajudar os outros quando possível, usar a cabeça para pensar, etc...
Livre arbítrio também é muito importante e, no entanto, acho que é nessa
área que a Igreja mais castra as pessoas, sobretudo as que a seguem
incondicionalmente.

Eu sou ateu, comprei casa no início do ano, moro sozinho e sou solteiro.
Para estar com alguém, casamento não é uma hipótese. E a minha casa
há-de ser sempre a "minha" casa. Hoje em dia, e cada vez mais, nada nos
é dado como certo, e eu sinto uma necessidade de garantir o meu
bem-estar e a minha auto-suficiência ao máximo.
Mesmo que, por algum desígnio da loucura, pensasse em casar-me, nunca
o faria pela igreja.

Aliás, um namoro que acabei há coisa de um ano e picos não recomeçou
precisamente porque, para ela, casamento pela igreja era condição
única e essencial.

citação:Originalmente colocada por Boxer

única e essencial.

caramba... ela tb tinha de ceder... e acabar por isso... [8]

única e essencial.

caramba... ela tb tinha de ceder... e acabar por isso... [8]

Bem, o namoro não acabou por causa disso. Simplesmente não recomeçou
por causa disso ;)
Mas foi melhor para os dois: ela nunca iria ser feliz, pois nunca
iria ter o que queria, e eu não ia reagir bem a andar ali sob pressão
constante para fazer uma coisa que não quero e na qual não acredito.

incondicionalmente.

o faria pela igreja.

única e essencial.

[^] O Boxer é um individuo assertivo. Muitas vezes isso pode ser confundido com arrogancia ou agressividade mas a verdade é que o que falta a muitos de nós é precisamente a assertividade, ou seja, sermos coerentes com as nossas conviccoes, sejam elas religiosas, sociais ou politicas.

O facto de ter recusado uma relacao por uma questao socio-cultural apenas me faz tirar-lhe o chapeu.

O livre arbitrio é de facto um osso duro de roer para politicos e religiosos.

citação:Originalmente colocada por Jorge Correia

incondicionalmente.

o faria pela igreja.

única e essencial.

[^] O Boxer é um individuo assertivo. Muitas vezes isso pode ser confundido com arrogancia ou agressividade mas a verdade é que o que falta a muitos de nós é precisamente a assertividade, ou seja, sermos coerentes com as nossas conviccoes, sejam elas religiosas, sociais ou politicas.

O facto de ter recusado uma relacao por uma questao socio-cultural apenas me faz tirar-lhe o chapeu.

O livre arbitrio é de facto um osso duro de roer para politicos e religiosos.

Livre arbítrio é um dos meus valores primordiais, mas apesar de
tentar usá-lo em pleno ao longo da minha vida, tento ao mesmo tempo
exercer alguma cautela quando o deixo transparecer, para não ferir
susceptibilidades (a não ser que queira, como é óbvio :)).

Tenho os meus valores, para mim, mas respeito quem não partilha deles
e tento colocar-me no lugar dos outros, não necessariamente para
aceitar a posição de terceiros, mas antes para demonstrar a minha
duma forma inofensiva.

Acho que não custa nada pararmos dois segundos para pensarmos no que
vamos dizer e como vamos dizê-lo, e pode ser a diferença entre
desencadear uma série de atitudes depreciativas por parte da pessoa
que nos está a ouvir, ou mantê-la interessada no tema sem a transtornar,
o que ajuda a que oiçam a nossa opinião e a entendam.
Só assim é que se pode manter um diálogo.

Claro que numa discussão "conjugal" é mais complicado, os ânimos
exaltam-se e acabamos por dizer as coisas que não queremos, ou da
forma que não queremos.

Voltar
Superior