Quem é o culpado neste acidente?

[:D] Esse post só serviu para te mostrares ridículo.

Não sei se tens alguma incapacidade, mas pelos vistos foste o único que não entendeu o caso. Por outro lado deves ter entendido, mas estás-te a tentar armar em engraçado sem graça.

Aqui ninguém atirou culpas a ninguém,
Explicando-te detalhadamente, o senhor do carro circulava na "via mais à esquerda" (de um total de 3 vias) da faixa de rodagem tal como eu. Vem um indivíduo numa mota e tenta ultrapassar o Sr. do carro (quando iam ambos em andamento) num espaço minúsculo entre este e o passeio. O Sr. do carro desviou-se de uma imperfeição da estrada e embateu na mota.
Pode ter espelhos, mas estando na via mais à esquerda, pressupõe-se que ninguém irá passar. É aí que reside a dúvida. Se existe alguma alínea do código que diga que a mota pode ultrapassar na via mais à esquerda quando já lá circulam carros.

A faixa não era só do Sr. do Focus. Este ia na faixa mais à esquerda, porque ia a fluir mais rápido tal como eu e outros condutores a estavam a utilizar. Ele não bateu na tampa, e não olhou certamente para o espelho porque ponderou que não houvesse ninguém a ultrapassar posto que não haviam mais faixas à sua esquerda.

Presumo que o homem preferisse pisar a tampa do esgoto do que se meter em trabalhos e riscar a lateral do carro.

O que não tem ponta por onde se pegue, é o teu post. Se calhar devias dedicar-te à pesca, pois debates racionais onde seja necessário utilizar maturidade não foi o que demonstraste saber fazer com aquilo que escreveste. [;)]

Papel ridículo fizeste tu com o teu post inicial! Eu teria vergonha de o ter escrito, com tantos pontapés nos conceitos do trânsito.

Neste último já se consegue perceber minimamente, mas foi necessário apelar ao ridículo para que saísse alguma coisa! Só não foste claro - talvez propositadamente - sobre se o tal Focus que circulava à esquerda não teria espaço mais à direita; é que bestas a ocupar a esquerda sem necessidade é o que mais se vê!

Nota muito negativa para ti, não só pelo conteúdo do primeiro post mas, sobretudo, pela "fuga" do local. Mas que falta de civismo! Oxalá nunca venhas a necessitar de um testemunho...

99,99% das vezes em que o motociclista está a fazer lane splitting, é dado como culpado dos acidentes pelas seguradoras.

-----------------------------------------------------------

E tu, realmente, podias ter parado não? Um acidente com um ferido, ainda que aparentemente ligeiro, era o mínimo, para além de seres testemunha.[8b]

sempre que tenho de fazer manobras desse genero controlo os espelho sempre que possivel. ja foram inumeras as vezes em que ia matando um gajo de mota á pala dessa brincadeira. ha alturas em que so dou por eles ou porque fazem sinais de luzes, ou porque oiço o escape deles a berrar. deviam ser obrigados a andar sempre com os farois acesos. em todo o caso, a culpa é da mota. a unica situaçao em que a mota poderia ter razao era se conseguisse provar que o gajo do focus fez de proposito, mas provar isso....

As motas já são obrigadas a andar com o médio sempre aceso há uns bons anos. A minha mota tem 10 anos e médio nem dá para desligar. Só se apaga quando desligo o motor.

sempre que tenho de fazer manobras desse genero controlo os espelho sempre que possivel. ja foram inumeras as vezes em que ia matando um gajo de mota á pala dessa brincadeira. ha alturas em que so dou por eles ou porque fazem sinais de luzes, ou porque oiço o escape deles a berrar. deviam ser obrigados a andar sempre com os farois acesos. em todo o caso, a culpa é da mota. a unica situaçao em que a mota poderia ter razao era se conseguisse provar que o gajo do focus fez de proposito, mas provar isso....

Eu não sou motociclista, mas se considerar a forma como uma boa parte dos automobilistas se comportam na estrada, não restam muitas opções aos motociclistas, de tal forma que já tratam todos por igual. Rara é a vez que, numa AE com 3 vias de circulação, não tenho que vir da via mais à direita para a mais à esquerda por causa das bestas que não saem da via do meio!

Os motociclistas acabam for se infiltrar por onde podem, porque já devem estar saturados dessas bestialidades! E se juntarmos a isso a estupidez de muitos que ainda os apertam propositadamente na estrada...

Culpa têm todos quantos não colaboram em benefício da segurança de todos e na fluidez do trânsito!

Uma via de circulação numa faixa de rodagem serve apenas para circularem veiculos em fila, não lado a lado.

Circulação lado a lado é em vias diferentes da mesma faixa.

Compreendo o porquê dos condutores de motas "passarem por onde der", mas arriscam-se...

Quem anda á chuva molha-se, não vale a pena vir-se queixar depois...

Na situação descrita é perfeitamente indicado que o focus se desviou de uma tampa...

Já me aconteceu semelhante, e a reacção tem de ser quase sem pensar, porque se em vez de nos desviarmos do obstáculo "perdermos tempo" a ver se ha mais alguêm a "partilhar a via onde só pode circular um" arriscamo-nos a ficar, no mínimo, a pé, na pior das hipóteses sair de maca...

Zigue-zaguear pelo meio do trânsito pode ser prático mas a lei não o contempla e acarreta riscos, não se venham queixar depois...

Explicando-te detalhadamente, o senhor do carro circulava na "via mais à esquerda" (de um total de 3 vias) da faixa de rodagem tal como eu. Vem um indivíduo numa mota e tenta ultrapassar o Sr. do carro (quando iam ambos em andamento) num espaço minúsculo entre este e o passeio. O Sr. do carro desviou-se de uma imperfeição da estrada e embateu na mota.
Pode ter espelhos, mas estando na via mais à esquerda, pressupõe-se que ninguém irá passar. É aí que reside a dúvida. Se existe alguma alínea do código que diga que a mota pode ultrapassar na via mais à esquerda quando já lá circulam carros.

Pressupõe-se mal. Ora vejamos: se vai um motociclo na via de trânsito da esquerda (havendo um total de 3 vias de trânsito nesse sentido) e vem lá outro motociclo, este último não pode ultrapassar o primeiro motociclo? Claro que tu assim vais pensar que sim visto serem 2 motociclos e a via ser larga o suficiente para ambos, correcto?

E no caso de ser um automóvel ligeiro que se encontre na via mais à esquerda, por que razão este há-de pressupor que ninguém o irá ultrapassar? O código impossibilita isso? Aliás, basta pensar nos exames teóricos que se faz e lembrar deste exemplo: aparece uma imagem com 1 via de trânsito naquele sentido, tendo uma linha contínua, e encontra-se um automóvel ligeiro a circular nela e pergunta se naquele local é proibido ultrapassar. A resposta é não, porque independentemente de haver só 1 via ou haverem 3 vias no mesmo sentido e circular na via mais à esquerda, não estás impossibilitado de ser ultrapassado.

Neste caso o que se pode alegar é que o espaço de manobra para o motociclo era insuficiente para ser efectuada a ultrapassagem em segurança, aí poderá haver influência caso hajam testemunhas ou simplesmente pelas fotografias e/ou auto da ocorrência das autoridades.

Ou seja, a mim não me admirava que as seguradoras dessem 50-50, isto porque o motociclo não tomou as devidas precauções ao efectuar a manobra de ultrapassagem (espaço insuficiente para a mesma) e porque o automóvel ao desviar-se de um obstáculo na estrada não tomou as devidas precauções (olhar para os espelhos retrovisores).

Back