Quem tem culpa?

Já meteste a tabela prática de responsabilidade, já meteste inclusive a resposta, e a mesma da 50/50 curiosamente... Portanto sim, o que digo aplica-se.

Estamos num fórum, há que aceitar as opiniões, pelos vistos só se aceita quando é favorável? Não pode ser logicamente assim. Aqui les o que queres, e por vezes, o que não queres.

Vieste pedir opiniões do caso, eu dei a minha, tão simples quanto isso. E a minha, acho que dá 50/50 porque nenhum dos 2 tomou precauções nas manobras.

Quando chegar a decisão, e certamente tendo proteção jurídica, se não achares justa a posição, segues com o caso para o CIMPAS.

Sim devemos ter uma condução defensiva, mas se não o fizermos, por distração por exemplo, o responsável no caso de um acidente, é quem não cumpriu as regras.

Está tudo dito aqui

A condução defensiva deve ser praticada obvio, isso nem se discute, agora dizer que a culpa é 50/50 quando o carro B se atravessa no meio da via é algo sem noçao

Isso é o mesmo que dizeres que a culpa é 50/50 se por exemplo houvesse colisão entre 2 veiculos por causa de um não ter respeitado um stop , se calhar tinha se conseguido evitar o acidente com uma condução defensiva, mas o culpado é o gajo que não respeitou o Stop

Aqui é igual o carro B virou á direita e de repente meteu se no meio da via sem necessidade, logo é 100% culpado.

[/U][/B]

Está tudo dito aqui

A condução defensiva deve ser praticada obvio, isso nem se discute, agora dizer que a culpa é 50/50 quando o carro B se atravessa no meio da via é algo sem noçao

Isso é o mesmo que dizeres que a culpa é 50/50 se por exemplo houvesse colisão entre 2 veiculos por causa de um não ter respeitado um stop , se calhar tinha se conseguido evitar o acidente com uma condução defensiva, mas o culpado é o gajo que não respeitou o Stop

Aqui é igual o carro B virou á direita e de repente meteu se no meio da via sem necessidade, logo é 100% culpado.
Aqui há tempos levei uma traseirada.
Nem o vi. De repente pumba, fez-se chocapic. Se calhar devia ter visto e devia ter-me desviado no âmbito da condução defensiva. Curiosamente não ficou 50 50.

Já meteste a tabela prática de responsabilidade, já meteste inclusive a resposta, e a mesma da 50/50 curiosamente... Portanto sim, o que digo aplica-se.

Estamos num fórum, há que aceitar as opiniões, pelos vistos só se aceita quando é favorável? Não pode ser logicamente assim. Aqui les o que queres, e por vezes, o que não queres.

Vieste pedir opiniões do caso, eu dei a minha, tão simples quanto isso. E a minha, acho que dá 50/50 porque nenhum dos 2 tomou precauções nas manobras.

Quando chegar a decisão, e certamente tendo proteção jurídica, se não achares justa a posição, segues com o caso para o CIMPAS.

Há pouco achavas que tinhas mais anos de condução que toda a gente, agora queres ensinar-me a a participar em fóruns de discussão.... O que disseste aplica.se a ti não a mim.... Discutir num fórum não é aceitar o que nos dizem, sem qualquer argumentação válida.... É discutir, é argumentar ...

Como vês, pensamos de forma diferente, para mim a tabela da.me razão a 100%, pq aplico o esquema 11

Fico contente por haver muita gente aqui a ver o acidente e como realmente aconteceu... sem é o discurso formatado e da condução defensiva.

Essa postura defensiva deve ser tomada em tudo na vida, até nos fóruns :)

Última edição:
Lá por alguém achar que tem um atrelado e fazer algo que não é correcto, não lhe vou bater, isto se tiver uma conducao defensiva, com distância... Daí que 50/50 faz sentido nenhum dos 2 teve qualquer condução defensiva ou tomou medidas para não se dar o acidente.

Atrelado? Já agora de que é culpa?

18447525_1615596965138361_5922913510595850076_n.jpg

18424216_1311532665561153_1934464466943752033_n.jpg

Última edição:
Há pouco achavas que tinhas mais anos de condução que toda a gente, agora queres ensinar-me a a participar em fóruns de discussão.... O que disseste aplica.se a ti não a mim.... Discutir num fórum não é aceitar o que nos dizem, sem qualquer argumentação válida.... É discutir, é argumentar ...

Como vês, pensamos de forma diferente, para mim a tabela da.me razão a 100%, pq aplico o esquema 11

Fico contente por haver muita gente aqui a ver o acidente e como realmente aconteceu... sem é o discurso formatado e da condução defensiva.

Essa postura defensiva deve ser tomada em tudo na vida, até nos fóruns :)

Mais anos de carta que toda a gente? Estás a meter os pés pelas mãos, só constatei um facto, se tens dificuldade em o aceitar já não me assiste tal coisa.

Nao se aplica o esquema que se quer, e o 10 é o mais aplicável, até porque falamos de inversao de marcha, como está retratado no 10 bem claro.

Não entendo isto:

"Fico contente por haver muita gente aqui a ver o acidente e como realmente aconteceu... sem é o discurso formatado e da condução defensiva."

Então mas porque eu tenho uma visão do acidente que não é igual a tua já não vejo o acidente como ele é e o meu discurso está formatado... OK, pelos vistos já sabes a resposta a tudo, já tens todas as certezas... Concluo que o tópico já não vale para mais nada sem ser a típica palmada nas costas...

Estás num fórum de discussão público, tens de aceitar todas as opiniões (que é isso que vieste cá fazer). É simples, eu tenho a minha opinião, estás a descredibilizar a mesma só porque não te agrada é algo imaturo.

Independentemente do que o veículo B iria fazer ou não (virar á esquerda ou inverter o sentido da marcha), teria que seguir atrás do veículo A, visto deslocarem-se numa via de sentido único com uma só faixa de rodagem.

100% culpa do veículo B.

Ver anexo 141045

Ver anexo 141046
Esse caso não tem nada a ver com o caso aqui retratado. Não misturem as coisas porque há aqui pessoal que não tem poder de abstração.
O veículo pesado tem o direito de fazer essa manobra. Agora o caso aqui descrito, trata-se de um ligeiro, trata-se de uma inversão de marcha e a passagem por 2 estradas diferentes. Ou seja, tudo ao contrário dessa situação.
Quem extrapolar o que seja a partir dessa situação corre um elevado risco de se enganar.

Ah aqui é do camião?
Avisa-me a que horas andas na estrada, para eu ficar em casa!
Até te respondia, posso estar enganado sim, mas do que vi de 2 fotos mal amanhadas a partir do telemóvel foi a ideia que fiquei, agora que tu gostas muito de picares, isso de avisar para sair... Mas estamos na primária? Não consegues argumentar sem descredibilizar? Continua a embirrar com tudo e todos que ajudas somente a criar discussoes sem sentido.

Porque é que a resposta não me surpreendeu. Como sempre o pesado é sempre culpado.

Então faço pergunta. Então para se virar não se tem de abrir, ou limpas telhados, ou sobes passeios.
O facto de não conseguir fazer a curva, não invalida que tenha de varrer vias. O outro carro não cai do céu, já estava ao lado dele, mesmo com razão, não tinha de continuar a manobra se estava outro carro ao lado dele...

O facto de não conseguir fazer a curva, não invalida que tenha de varrer vias. O outro carro não cai do céu, já estava ao lado dele, mesmo com razão, não tinha de continuar a manobra se estava outro carro ao lado dele...
Diz a que horas andas na estrada. O carro estava do lado dele. Pois estava, apareceu como? Talvez, fosse daqueles. "passa que dá tempo" ainda para mais num ângulo morto.

Ver anexo 141045

Ver anexo 141046

A culpa é do camião porque atravessou a via da direita sem dar prioridade aos carros que nela circulavam.

Tem todo o direito de fazer essa manobra visto ser a unica forma possivel de virar à direita, mas, não deixa de ter de respeitar as prioridades.

Quanto à situação do topico não é muito diferente. O veiculo B não poderia ter atravessado a via sem dar prioridade aos carros que lá circulavam: o A.

A culpa é do camião porque atravessou a via da direita sem dar prioridade aos carros que nela circulavam.

Tem todo o direito de fazer essa manobra visto ser a unica forma possivel de virar à direita, mas, não deixa de ter de respeitar as prioridades.

Ultrapassar pela direita também não deixa de não respeitar o codigo da estrada

Ultrapassar como assim?

Sim ultrapassar, o meu colega (estrangeiro ou não) não seria "passado" de realizar a manobra daquelas com um veicula á sua frente. Pois a probabilidade de ter sido uma tentativa de ultrapassagem é muito. E como eu não conhecesse o condutor Português no que toca a situações com pesados, para muitos era banilos das estradas por completo.

Se eu mencionasse, as situações que já passei.

Nas rotundas nem se fala, é meter á cão, ultrapassagens á tesoura, em vias de aceleração, bem que gostam de apertar até não ter fim (nem aceleram, nem deixam meter, nem muito menos vão para esquerda se assim tiverem oportunidade). Então aqui no Porto, é o prato do dia, é desde da Arrábida(Gaia) até ao Freixo ou vice versa. Já disse para mim, um dia vou limpar um gajo, e vou arrasta-lo metros, pois pode ser que aprendam

Última edição:
Artigo 14. do Código da Estrada .*
"1 —Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela
via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utiizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção. 2 —Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.
3 —Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento. 4 —Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 60 a € 300."

Pelo que parece foi em meio urbano, e se a via for a mais conveniente para o Megane, pode passar pela direita.

O camião, devia de ter tomado as devidas precauções ao fazer tal manobra já que perde prioridade.

Artigo 14. do Código da Estrada .*
"1 —Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela
via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utiizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção. 2 —Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.
3 —Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento. 4 —Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 60 a € 300."

Pelo que parece foi em meio urbano, e se a via for a mais conveniente para o Megane, pode passar pela direita.

O camião, devia de ter tomado as devidas precauções ao fazer tal manobra já que perde prioridade.

2 vias? Onde é que tás a ver 2 filas no mesmo sentido. Aquilo até tem linha continua (mas o desgraçado do homem tem que a pisar). È tão difícil de entender que aquilo é 1+1. E esquece lá as teorias do código da estrada que neste caso não se aplica, há excepções para o nosso lado, como circular e entrar nas rotundas.

Voltar
Superior