Quem tem prioridade?

adms87

New member
Boas!

Quem é que na vossa opinião tem que dar prioridade na situação do link abaixo?

http://tinyurl.com/nfjpdz7

Apenas tem indicação de que a faixa da direita vai terminar e tem as setas no chão...mas não existe nenhuma sinalização de obrigatoriedade de que quem vem da direita ter que deixar passar o da esquerda. Em muitos casos eu vejo essa sinalização como esta p.e.:

http://tinyurl.com/ofrjfpr

Quem muda de faixa deve "perder a prioridade" (não sei se este é o termo correcto), mas quem vai na faixa de rodagem que não termina, deverá prevalecer em relação aos carros na faixa que "encolhe".

Se uma via de circulação termina, e quem nela segue tem que tomar a via imediatamente á esquerda, ou á direita, evidentemente que é a esses (que mudam de via) que cabe o dever de ceder prioridade a quem circula na via onde vão entrar.

Se a via de trânsito da direita é suprimida, quem circula nesta é que tem de ceder a prioridade, em virtude de ter de fazer uma mudança de via de trânsito.

Quem circula na via da esquerda, mantêm o seu sentido de marcha.

Boas!

Apenas tem indicação de que a faixa da direita vai terminar e tem as setas no chão...mas não existe nenhuma sinalização de obrigatoriedade de que quem vem da direita ter que deixar passar o da esquerda. Em muitos casos eu vejo essa sinalização como esta p.e.:

Á retaguarda , a poucos metros de passar por debaixo da ponte/viaduto,tem o sinal A4c, passagem estreita, logo , quem circula na via mais à direita , é informado do estreitamento de via/fila, do lado direito.
Por conseguinte, sendo obrigados a tomar a outra fila mais à esquerda por desaparecimento da outra, devem ceder a passagem a quem já lá circula. No entanto, não se perdia nada com a colocação do sinal B1 .

O sinal A4c não faz muito sentido, na minha opinião, por se tratar de uma via de sentido único de tráfego e não dois.

O H32 que está à saída do túnel, é que podia ter o B1 anexado.

Mas se repararem a linha a tracejado termina a meio, quase como se houvesse uma fusão entre as duas faixas e não propriamente supressão da faixa da direita.

O sinal A4c não faz muito sentido, na minha opinião, por se tratar de uma via de sentido único de tráfego e não dois.

O H32 que está à saída do túnel, é que podia ter o B1 anexado.

Se fosse apenas esse pintelho na nossa sinalização a nível nacional , estávamos bem mas, na tugalandia , qualquer um sinaliza uma via :sh).

Mas se repararem a linha a tracejado termina a meio, quase como se houvesse uma fusão entre as duas faixas e não propriamente supressão da faixa da direita.

Quem manda é a sinalização vertical.
Lê o artigo 7º do Código da Estrada.

Mas o H32 não manda nada. É um sinal de informação apenas [:p]

Artigo 7.º
Hierarquia entre prescrições
1 - As prescrições resultantes dos sinais
prevalecem sobre as regras de trânsito.
2 - A hierarquia entre as prescrições resultantes
da sinalização é a seguinte:
1.º Prescrições resultantes de
sinalização temporária que modifique
o regime normal de utilização da via;
2.º Prescrições resultantes dos sinais
luminosos;
3.º Prescrições resultantes dos sinais
verticais;
4.º Prescrições resultantes das marcas
rodoviárias.
3 - As ordens dos agentes reguladores do
trânsito prevalecem sobre as prescrições
resultantes dos sinais e sobre as regras de
trânsito.

O 3º está acima do 4º, logo , qualquer sinal, seja ele de perigo, regulamentação( cedência de passagem, proibição, obrigação , prescrição específica), indicação, mensagem variável, turístico-cultural , estão sempre acima das marcas rodoviárias, sejam elas longitudinais, transversais, reguladoras de estacionamento e paragem,orientadoras de sentidos de trânsito ou diversas e guias.

Last edited:
Artigo 63º, nº1, marcas M16, M16a e M16b---Setas de desvio.
Regulamento de sinalização de Trânsito .

Artigo 63.º
Marcas orientadoras de sentidos de trânsito
1 - As marcas orientadoras de sentidos de trânsito são as seguintes:
M15, M15a, M15b, M15c, M15d, M15e e M15f - setas de selecção: utilizam-se para orientar os sentidos de trânsito na proximidade de cruzamentos ou entroncamentos e significam, quando apostas em vias de trânsito delimitadas por linhas contínuas, obrigatoriedade de seguir no sentido ou num dos sentidos por elas apontados; estas setas podem ser antecedidas de outras com igual configuração e com função de pré-aviso, as quais podem conter a indicação de via sem saída;

M16, M16a e M16b - setas de desvio: são de orientação oblíqua ao eixo da via e repetidas, indicando a conveniência de passar para a via de trânsito que elas apontam, ou mesmo a obrigatoriedade de o fazer em consequência de outra sinalização.
2 - A marca M16b deve ser utilizada conjuntamente com a marca M4.
3 - Em vias de sentido único podem ser utilizadas setas de configuração igual às de selecção, com a finalidade de confirmar o sentido de circulação.

Last edited:
Mas o H32 não manda nada. É um sinal de informação apenas [:p]

Pois, por vezes complica-se o que é fácil.
Como não existe sinalização vertical ou marcações no pavimento a indicar quem tem ou quem perde a prioridade, aplica-se a regra da prioridade.
tem prioridade quem circula pela direita, excepto nas AE, IC's, IP's e seus acessos em que tem prioridade quem circula na faixa mais à esquerda (o que me parece ser o caso).
Limpinho limpinho!! [:D]

Boas!

Isso á entrada da VCI?Quando tirei a carta "quem perde prioridade" é quem muda de faixa/via,é quase igual quando vais entrar na via acelaração da VCI,tens de ceder.

PS:Se não me engano,foi nessa entrada que vi um individuo,numa mota(pesada).A primeira vez que o vi,tava ele na via acelaração,quando dou por ele(passado 1 minuto) já tava ele na via mais esquerda,sempre a dar a gásapr:)

Last edited:
Boas!

Com dúvidas destas, espero nunca me encontrar contigo na estrada...[:D]

Artigo 63º, nº1, marcas M16, M16a e M16b---Setas de desvio.
Regulamento de sinalização de Trânsito .

Artigo 63.º
Marcas orientadoras de sentidos de trânsito
1 - As marcas orientadoras de sentidos de trânsito são as seguintes:
M15, M15a, M15b, M15c, M15d, M15e e M15f - setas de selecção: utilizam-se para orientar os sentidos de trânsito na proximidade de cruzamentos ou entroncamentos e significam, quando apostas em vias de trânsito delimitadas por linhas contínuas, obrigatoriedade de seguir no sentido ou num dos sentidos por elas apontados; estas setas podem ser antecedidas de outras com igual configuração e com função de pré-aviso, as quais podem conter a indicação de via sem saída;

M16, M16a e M16b - setas de desvio: são de orientação oblíqua ao eixo da via e repetidas, indicando a conveniência de passar para a via de trânsito que elas apontam, ou mesmo a obrigatoriedade de o fazer em consequência de outra sinalização.
2 - A marca M16b deve ser utilizada conjuntamente com a marca M4.
3 - Em vias de sentido único podem ser utilizadas setas de configuração igual às de selecção, com a finalidade de confirmar o sentido de circulação.

Não era isto que eu queria. Eu queria o artigo que fala que na supressão de vias, quem vem da via "suprimida" tem que dar prioridade, independentemente de vir da direita. Esse é apenas o regulamento das setas de desvio. [;)]

Pois, por vezes complica-se o que é fácil.
Como não existe sinalização vertical ou marcações no pavimento a indicar quem tem ou quem perde a prioridade, aplica-se a regra da prioridade.
tem prioridade quem circula pela direita, excepto nas AE, IC's, IP's e seus acessos em que tem prioridade quem circula na faixa mais à esquerda (o que me parece ser o caso).

Foste o único que até agora me convenceu [;)]

Neste caso, quem vem da direita, a via onde circulava acabou. E perante isto, é obrigado a mudar de via. Como tal, é obrigado a ceder a prioridade. Não é preciso existirem sinais.

A regra da direita aplica-se a cruzamentos e entroncamentos.

Back