Quem tem prioridade?

Pois, por vezes complica-se o que é fácil.
Como não existe sinalização vertical ou marcações no pavimento a indicar quem tem ou quem perde a prioridade, aplica-se a regra da prioridade.
tem prioridade quem circula pela direita, excepto nas AE, IC's, IP's e seus acessos em que tem prioridade quem circula na faixa mais à esquerda (o que me parece ser o caso).
Limpinho limpinho!! [:D]

O Artigo 30º do C.E., prioridade à direita, só se aplica em entroncamentos ou cruzamentos, o que não é o caso.

Aqui aplica-se a mudança de via de trânsito.

O Artigo 30º do C.E., prioridade à direita, só se aplica em entroncamentos ou cruzamentos, o que não é o caso.

Aqui aplica-se a mudança de via de trânsito.

Pois, eu assumiria que em qualquer bifurcação, devessemos dar prioridade a quem vem da direita. Mas se não é o caso, admito então que quem tem prioridade é o da esquerda [;)] e vê-se tantas situações semelhantes com o sinal de cedência de passagem que pensei que aqui fosse diferente :sh)

Será por causa de dúvidas ( ou certezas) destas que as pessoas mudam de faixa de rodagem sem olharem pelos espelhos, e ainda acham que têm razão?
Isso acontece mesmo muitas vezes!

Pois, por vezes complica-se o que é fácil.
Como não existe sinalização vertical ou marcações no pavimento a indicar quem tem ou quem perde a prioridade, aplica-se a regra da prioridade.
tem prioridade quem circula pela direita, excepto nas AE, IC's, IP's e seus acessos em que tem prioridade quem circula na faixa mais à esquerda (o que me parece ser o caso).
Limpinho limpinho!! [:D]

Então e se a via a suprimir fosse a da esquerda, neste caso, os carros que lá transitam tinham prioridade sobre os da faixa à direita? É que não me parece...
Foste o único que até agora me convenceu [;)]

:confused::confused::confused:

Então e se a via a suprimir fosse a da esquerda, neste caso, os carros que lá transitam tinham prioridade sobre os da faixa à direita?

Nesse caso vinha da esquerda, logo não tinha prioridade. Entendeste mal a minha dúvida...

Nesse caso vinha da esquerda, logo não tinha prioridade. Entendeste mal a minha dúvida...

Eu não entendi nada mal a tua dúvida (aliás fui o primeiro a responder-te e bem, já agora).

Parece é que não entendeste o que eu escrevi (como um "suponhamos" ao MigMondeo). Lê outra vez...

Eu não entendi nada mal a tua dúvida (aliás fui o primeiro a responder-te e bem, já agora).

Parece é que não entendeste o que eu escrevi (como um "suponhamos" ao MigMondeo). Lê outra vez...

Ups:sh) estou no telemóvel, peço desculpa...

E por estas e por outras que anda tanta gente pelas faixas do lado esquerdo...mais um caso que se beneficia quem anda pela esquerda,na situaçao que se apresenta o que me irrita mais e os xicos-espertos que aproveitam para ultrapassar nestas zonas,precisamente quando alguem esta a tentar sair da faixa da direita e na maioria dos casos ainda ficam todos ofendidos [8b]...
comigo e pisca para a esquerda e ver se nao vai ninguem ao lado,infelizmente nao se pode ser brando neste tipo de manobra ,pois ja me aconteceu ir a meio da faixa e ter xicos a ultrapassar... la esta beneficio de circular pela esquerda,muitos deles andam alguns km pela faixa do lado esquerdo para depois chegar a estas zonas e sentirem-se os donos da estrada:sh)

E por estas e por outras que anda tanta gente pelas faixas do lado esquerdo...mais um caso que se beneficia quem anda pela esquerda,na situaçao que se apresenta o que me irrita mais e os xicos-espertos que aproveitam para ultrapassar nestas zonas,precisamente quando alguem esta a tentar sair da faixa da direita e na maioria dos casos ainda ficam todos ofendidos [8b]...
comigo e pisca para a esquerda e ver se nao vai ninguem ao lado,infelizmente nao se pode ser brando neste tipo de manobra ,pois ja me aconteceu ir a meio da faixa e ter xicos a ultrapassar... la esta beneficio de circular pela esquerda,muitos deles andam alguns km pela faixa do lado esquerdo para depois chegar a estas zonas e sentirem-se os donos da estrada:sh)

Olha que às vezes é a esquerda que suprime[;)]

Então e se a via a suprimir fosse a da esquerda, neste caso, os carros que lá transitam tinham prioridade sobre os da faixa à direita? É que não me parece...

E porque não? Tens alguma sinalização que te diga o contrário?
Já reparaste que nenhuma das vias acaba?
Acaba é a linha do eixo da via. [;)]

Olha, bom exemplo.
Então, segundo alguns comentários atrás, e mesmo tratando-se de um IC, quem segue pela esquerda vai ter de deixar passar todos os outros porque a via onde segue termina. Certo? [8b]

Qual a dúvida?

E não é um IC, é uma via urbana.

Qual a dúvida?

E não é um IC, é uma via urbana.

Por acaso no mapa parecia que era a continuação do IC 19 mas fui ver outra vez e vi que estava enganado.
Mas, assim sendo, é exactamente como escrevi no meu primeiro comentário a este tópico. [;)]

Nas AE e vias equiparadas e seus acessos é suprimida a via da direita, tem prioridade quem circula mais à esquerda, nas outras vias é suprimida a da esquerda, tem prioridade quem circula pela direita.

No caso de supressão de vias, não se aplica a questão da prioridade - nos casos em que não haja sinalização -, mas simplesmente de mudança de via de trânsito.

E porque não? Tens alguma sinalização que te diga o contrário?
Já reparaste que nenhuma das vias acaba?
Acaba é a linha do eixo da via
. [;)]

E reparaste no sinal de supressão de via à direita?

É que apesar de acabar a linha do eixo da via, a sinalização vertical informa explicitamente da supressão à direita e ainda acresce informação pintada no pavimento.

Não existe qualquer dúvida que a via da esquerda tem prioridade e que quem circula à direita terá de mudar de via, perdendo assim a prioridade.

Bem, para a finalizar a discussão...digo apenas que vou continuar a encostar-me à direita, em hora de ponta, quando a fila da esquerda já tiver dezenas de carros independentemente de acharem que sou um chico-esperto e me olharem com ar de desprezo e não me deixarem passar muitas vezes [:p]

Back