Quem tem razão?

Alpiger

Suspenso
cruzamentoyf0.png

O desenho é rude mas passo a explicar:

O carro "A" avança do seu STOP pois não vem ninguem da esquerda.
Ao chegar ao centro da via, o carro "B" embate no "A".
O condutor do carro "B" diz que tem prioridade pois o "A" tem lá um STOP mas o condutor do carro "A" diz que só tem que dar prioridade a quem segue da esquerda para a direita e não a quem está no centro da estrada para virar e como este tem lá um STOP, tem de parar para lhe dar prioridade.

Isto é uma situação que vejo todos os dias e por vezes já ia acontecendo comigo.

Last edited:
Penso que quem tenha razão seja o carro A, pois tendo os dois um STOP o carro que está à direita é o que tem prioridade.

Os STOPS estão pintados no chão, certo!? Mas mesmo que não tivessem, lá vai, o veículo A tem prioridade sobre o veículo B porque mesmo com um sinal de STOP apresenta-se pela direita, teria de ceder prioridade sim se o veículo B não tivesse lá o sinal...

Pelo que entendo... há dois stops... mas entre esses dois há outra ordem... a direita... e aí oA tem prioridade sempre em relação ao B

O culpado é a mulher! Ninguém a mandou sair da cozinha... [:D]

Apesar de ambos os condutores terem stop, o condutor do veículo B deve de ceder passagem ao condutor do veículo A pois este apresenta-se à sua direita.

Desconheço o local mas evitaria imensas chatisses se o trânsito estivesse regulado por sinalização luminosa (semáforos).

Os STOPS estão pintados no chão, certo!? Mas mesmo que não tivessem, lá vai, o veículo A tem prioridade sobre o veículo B porque mesmo com um sinal de STOP apresenta-se pela direita, teria de ceder prioridade sim se o veículo B não tivesse lá o sinal...

Não existem não e bem assim. No caso específico qdo um stop em formato sinalização horizontal não é acompanhado por um stop em formato sinalização vertical então o mesmo "transforma-se" numa mera cedencia de prioridade (sem que haja necessidade de parar o carro). Neste caso se nenhum tem sinalização vertical então a prioridade é do A pois apresenta-se da direita. Se o A tiver sinalização vertical com placa de stop já não tenho tanta certeza. A lógica diz-me que tera sempre prioridade pois o B tem de ceder a mesma face a um veiculo que se apresente da direita.

Apesar de os dois terem STOP, o veículo A tem prioridade, porque está pela direita do B. O B só tem é que esperar!

Desconheço o local mas evitaria imensas chatisses se o trânsito estivesse regulado por sinalização luminosa (semáforos).

Se calhar se não houvesse sinalização era mais práctico. Regra da direita e tá a andar.

... Se o A tiver sinalização vertical com placa de stop já não tenho tanta certeza. A lógica diz-me que tera sempre prioridade pois o B tem de ceder a mesma face a um veiculo que se apresente da direita.

Nesse caso perde prioridade, prevalece a hierarquia entre sinais.

Nesse caso perde prioridade, prevalece a hierarquia entre sinais.

Mas naquela situação um ter um STOP com sinalização vertical e outro ter apenas o STOP no chão não faz muito sentido, era preferivel o STOP para um e o sinal de cedência de passagem para outro.

Mas naquela situação um ter um STOP com sinalização vertical e outro ter apenas o STOP no chão não faz muito sentido, era preferivel o STOP para um e o sinal de cedência de passagem para outro.

Pois mas neste burgo há muitas coisas sem sentido mesmo, no trânsito e não só, mas isso fica lá para os Srs. Engº de tráfego discutirem.
Na minha "terra" existe um cruzamento em que o (ex.) condutor do veículo A tem um sinal de STOP vertical para além das marcas do chão

Back